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Postagens exclusivas Opasgarage:
BEGE ALABASTRO L7001
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1977. Código L7001. VW Sedan 1976.
VERMELHO ROYAL L9959
Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1984 e 1985. Código L5033. Código de plaqueta: 035. No Fusca, a cor foi usada apenas
VERDE CRISTALINO L6025
Cor utilizada pela VW do Brasil no Fusca Série Especial modelo 1985 e Fuscas 1986. Código LK-1430. Código de Plaqueta: 087. VW Fusca 1985.
VERMELHO CAPRI L9976
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986. Código L9976. Código de plaqueta: 072. VW Fusca 1986.
VERDE AMAZONAS OU JAVA GREEN – L518
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1963 a julho de 1967. Código L518. Nos EUA essa cor é chamada de “Java
AZUL ATLÂNTICO L360
Cor utilizada pela VW do Brasil entre a segunda quinze de janeiro de 1964 e 1966. Código L360. VW Sedan 1964.
AZUL PASTEL L391
Cor de código L391 utilizada pela VW do Brasil entre 1961 a 1968, assim distribuída: ANO VEÍCULO 1961 Fusca 1962 Fusca 1963 Fusca e Kombi
VERDE BERILO L478
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1962. Código L478. Na Alemanha, a mesma cor foi utilizada entre agosto de 1960 a
BRANCO PAINA L9925
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir do modelo 1981 até 1986. Código Universal: L9925. Código de Plaqueta: 021. VW Fusca 1983.
BEGE NILO L370
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre março de 1955 a março de 1956. Código L370. Fusca 1956 na cor Nile Beige (Bege Nilo).
BEGE CLARO L-1075
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Código L-1075. VW Sedan 1300 1969. VW Kombi 1971.
AMARELO TEXAS L1364
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1973. Código L1364. VW Sedan 1500.
AMARELO MANGA L1265
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1971 e 1972. Código L1265. VW Sedan 1500.
ÓCULOS ANTIOFUSCANTE
Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um
CANGALHA
Cangalha do Fusca. Nome popular dado ao painel dianteiro inferior do Fusca, por lembrar o artefato feito em madeira ou ferro, que se coloca no
VERDE MARÍTIMO L1402
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Também conhecido como Verde Prússia. Código Universal: L1402. Código de plaqueta: 025. VW Sedan 1300
OCRE MARAJÓ L1271
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1271. VW Sedan 1500 1973. VW Brasília 1973. Kombi 1973.
THUNDER
Anúncio de dezembro de 1961. THUNDER Indústria e Comércio de Acessórios para Automóveis Ltda, então situada na Rua Santa Justina, 347, em São Paulo (SP),
GORDON
GORDON, empresa fabricante de acessórios para automóveis nos anos 60. Para o Fusca fabricou o espelho retrovisor interno com regulagem, do tipo dia/noite, que minimizava
AZUL DIAMANTE L50BR
Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de
FAMA
FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da
APPIA
Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara
ABOTOADURAS E PRENDEDOR DE GRAVATA
Consideradas o ponto mais alto da elegância masculina, exprimindo o bom gosto de quem as usa, as abotoaduras podem ser consideradas uma verdadeira joia, a depender dos
MARROM SAVANA L7005
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.
VERDE MÍSTICO L1312
Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975. VW SP2. VW Brasília. VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).
AVON
A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz
EXTINTOR DE INCÊNDIO
Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº
O PAPO É SEGURANÇA!
O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma
GRAVADOR PARA FUSCA
Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido
RABO DE PEIXE
De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o
SABONETEIRA
Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do
ZAMAC
Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre
O PATINHO QUE VIROU CISNE!
Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram
METALÚRGICA CARTO
A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais
CARA DE GATO
O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com
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RADIO MOTOROLA
Rádio Motorola para Fusca em anúncio de julho de 1963. A empresa Motorola foi fundada em 1928 na cidade de Chicago, Illinois, por Paul V.

DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI
Lama: elemento natural da Kombi equipada com diferencial travante. O diferencial travante da Kombi era um opcional disponível para a velha senhora introduzido pela Volkswagen

COMPRESSOR WELBA NACIONAL. RARO VENENO DE ÉPOCA PARA O FUSCA!
Em março de 1962 uma singela nota na Revista 4 Rodas chamava a atenção do leitor para o lançamento de um novo equipamento para incrementar

RODAS BOLO DE NOIVA: NASCIDAS PARA CORRER!
Rodas bolo de noiva da Scorro: nasceram para competir! A fabricante nacional de rodas Scorro foi fundada pelo italiano Salvatore Grilli, que imigrou para o

METALÚRGICA DOURADO
Estojo de ferramentas fabricado pela Metalúrgica Dourado. A empresa nacional Metalúrgica Dourado foi um conhecido fabricante de macacos e estojos de ferramentas para Fusca, Kombi,

BBT – O FANTÁSTICO MUNDO DE BOB!
BBT: potência mundial de peças VW. A BBT é um empresa belga, com sede na cidade de Brecht, distrito da Antuérpia, fornecedora de partes e

SUPORTE DE FIXAÇÃO DA BATERIA
Bateria para Fusca. A bateria do Fusca sempre foi fixada no assoalho do veículo, do lado direito, embaixo do banco traseiro. Ao longo do

BORRACHA DE PORTA (1950-1996)
Borracha de porta do Fusca. A guarnição ou borracha da porta do Fusca, que tem a função de vedar o local contra a entrada

KOMBI 1964
Kombi 1964. A Kombi 1964 foi numerada a partir do chassi de nº B4 070.309 (janeiro) até o chassi de nº B4 082.742 (dezembro).

FUSCA 1950 COM PEÇAS DE 1938?
Fusca 1950. Não gostaria de importunar os leitores a respeito da recente descoberta do Fusca 1950 com apenas 14.000 km em São Paulo, cuja repercussão

BLITZ. UM DESCONHECIDO CAÇA MULATA NACIONAL
O caça mulata de para-brisa em ação! O caça-mulata de para-brisa já foi abordado por nós em um post mais antigo (clique aqui

KOMBI 1965
Kombi 1965. A Kombi 1965 era disponível para o grande público nas versões Luxo (tipo 204), Standard (tipo 231), Furgão (tipo 211), 6 Portas (tipo

BUGGY MEYERS MANX
Buggy Meyers Manx: a origem de um estilo. Bruce Franklin Meyers (1926-2021) é considerado o inventor do buggy, veículo com carroceria em fibra de vidro

QUE ACESSÓRIO É ESSE?
Berço de estepe original de um Fusca 1952. Como nossos leitores já sabem, o Fusca até início de agosto de 1955 tinha o

FUSCA 1967
Fusca 1967 Luxo. O Fusca modelo 1967 foi lançado no dia 16 de janeiro de 1967, começando pelo chassi nº B7 336.101 e terminando o

PINTURA ELETROSTÁTICA, EPÓXI OU A PÓ. SEU USO NA RESTAURAÇÃO DO FUSCA.
Aplicação da tinta a pó. A pintura eletrostática, também conhecida como pintura a pó ou pintura epóxi, é um processo de pintura realizado em metais

FORRAÇÃO DE TETO 1960-1973
Padrão da forração de teto de 1965 a 1973. A forração de teto do tipo pintadinho/furadinho foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em 1960.

O FUSCA 1954 DE PETER NIELSEN. UM SHOW DE ACESSÓRIOS RAROS!
Fusca 1954. Peter Nielsen é um entusiasta de Fuscas e de acessórios de época. Morador da cidade de Silkeborg na Dinamarca, Peter é proprietário de um

DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO
Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do

EDELWEISS, A FLOR DOS ALPES ENFEITANDO O FUSCA
Edelweiss: flor do amor que só é encontrada nos alpes europeus. Edelweiss é o nome de uma flor que floresce apenas nos alpes europeus, principalmente

CAPRI BLUE – L335
Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.

CARROS BRASILEIROS NOS RECENTES ENCONTROS DE VW NA EUROPA
Karmann-Ghia TC. Todos nós sabemos que os Volkswagens fabricados no Brasil estão cada vez mais na mira dos europeus. De fato, a maioria

HESSISCH OLDENDORF – 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE VOLKSWAGENS ANTIGOS
8º Encontro Internacional de Fuscas e derivados. A pequena cidade de Hessisch Oldendorf, localizada na Alemanha no distrito de Hamelin-Pyrmont, no estado de Baixa Saxônia,

AUTO ESTOJO ZELAX
Auto Estojo Zelax. Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO DO FUSCA
O espelho retrovisor interno do Fusca tem a óbvia finalidade de aumentar o campo de visão do motorista, sem a necessidade de virar para trás,

VARIANT PATRULHEIRO
Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas

EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA
Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar. As modificações dizem respeito

1981: 20.000.000 DE FUSCAS PRODUZIDOS
20.000.000º Fusca produzido no mundo. No dia 15 de maio de 1981 a Volkswagen comemorou a produção do 20.000.000º Fusca. A unidade de número 20.000.000 foi produzida

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO – METALÚRGICA CARTO
Espelho retrovisor externo: acessório original VW. Como os leitores deste blog sabem, até 1968 o Fusca saia de fábrica sem o espelho retrovisor

FUSCA 1300 GL
Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de

PROTETOR DA FORRAÇÃO FRONTAL DA KOMBI
Protetor dos óculos. O revestimento do painel dianteiro da Kombi, também conhecido por óculos, por estar muito próximo dos pés dos ocupantes, está mais sujeito

EVOLUÇÃO DO PAPELÃO DO PORTA-MALAS
Papelão utilizado de 1950 a 1º de outubro de 1952. O revestimento da mala dianteira do Fusca, conhecido popularmente como papelão do porta-malas,

BURETA DE CONSUMO
Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo

ZÉ DO CAIXÃO
VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela

CURITIBA VOLKSFEST 2022
Curitiba Volksfest 2022. Regado a muito chopp, boa comida e rock and roll, aconteceu entre os dias 30 de abril a 1º de maio de

A REPERCUSSÃO DA VENDA DO FUSCA 1952 EM ÁGUAS DE LINDÓIA
Fusca 1952 vendido em Águas de Lindoia. Entre os dias 21 a 24 de abril de 2022 ocorreu o 7º Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos