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MADE IN GERMANY
1949: lançamento da versão Luxo. Em junho de 1949, com o lançamento da versão Luxo do Fusca, a VW começou a implementar seu ambicioso

DEFLETOR DO QUEBRA-VENTO
O defletor de ar instalado no quebra-vento é um acessório de época utilizado para redirecionar o vento que entra no interior da cabine em direção

LINHA VW 1971
Em agosto de 1970 a VW do Brasil lança os modelos 1971. Acima, propaganda de época mostrando o Fusca 1500, o Karmann-Ghia TC e o

WAP
Lanternas WAP com luz de ré: um raro acessório de época. WAP é uma empresa brasileira fabricante de lanternas e demais guarnições plásticas e de

MODELINHO
Modelinho é a denominação popular dada ao Fusca fabricado entre outubro a dezembro de 1966, já com a carroceria de algumas características do modelo 1967.

FRISOS NOS VIDROS
Até 1950 o Fusca saía de fábrica SEM os frisos nos vidros, ou melhor, nas borrachas dos vidros. Assim, um Fusca 1950 não tinha friso

RÁDIO INDERG
A empresa nacional Inderg Indústria Eletrônica Ltda, então sediada à Rua Princesa Isabel, 86, São Paulo (SP), fabricou, na década de 1960 e 1970, rádios

BRUNO TRESS
Filho do comerciante alemão Emil Tress e de Guilhermina Tress, Bruno Tress nasceu em Osrterode, na Prússia Oriental. Deflagrada a Primeira Guerra Mundial, foi

FERRAMENTA ESPECIAL
A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho

VOLKSFEST 2019
“Parabéns aos organizadores! Que evento de alto nível!” “Tenho ido em todos os eventos que posso. Tanto aqui no Brasil quanto na Espanha.,

MARROM AVELÃ METÁLICO L6019
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981, nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código da plaqueta: 088. Código Universal: L 6019.

CANELA SECA
Fusca 1500. Canela Seca é o nome popular dado ao Fusca 1300 fabricado entre agosto de 1970 a outubro de 1974, com a bitola

RÁDIO JANDAL
Fusca 1500 com rádio Jandal. Os rádios feitos pela Jandal Eletrônica Ltda, eram um dos mais bonitos já feitos na década de 1960 e 1970.

BANCOS RECLINÁVEIS
Dentre os diversos sistemas de reclinamento de bancos disponíveis na década de 50 a 80, destacamos, inicialmente, o modelo feito pela Borbacar Indústria e Comércio

RELÓGIO VDO PARA FUSCA
Relógio VDO para Fusca Oval. Um dos acessórios mais desejados para equipar o Fusca Oval era (e ainda é!) o relógio de horas feito

1969: A NOVIDADE DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Fusca: sem espelho retrovisor externo. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho retrovisor externo.

SUPORTE DA BUZINA
Fusca: buzina aparente nos modelos mais antigos. Até o lançamento da versão Luxo do Fusca, ocorrido em junho de 1949, o besouro utilizava a buzina

ZÜNDFOLGE
Motor refrigerado a ar. “Zündfolge” é uma palavra alemã que, literalmente, significa “acendimento”. Encontra-se inscrita na base de sustentação do dínamo do motor do

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1950-1959
1950-1952. 1950-1952 (até outubro) Volkswagenwerk G.m.b.H

1967
Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.

EUREKA
Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a

CONTA-GIROS AERO-TACH
Anúncio do acessório na década de 1960. O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para

VW TL – ACESSÓRIOS
TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no

QUEBRA JOELHO
Porta-treco: acessório de grande utilidade. Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou

CARBURADOR 28 PCI
Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966. Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,

CINZEIRO NA ALAVANCA DE CÂMBIO
Na década de 1950 era comum os proprietários fumantes agregarem cinzeiros adicionais ao Fusca, de modo a facilitar o descarte das cinzas e das xepas

APRILIA
A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,

POMERODE É UMA FESTA!
No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode

TABELA DE NUMERAÇÃO DE CAIXAS DE CÂMBIO
Caixa de câmbio. Todas as caixas de câmbio utilizadas pelo Fusca e derivados continham uma numeração própria, iniciada por uma letra do alfabeto. Essa

UM “HELP” PARA O FUSCA!
Na década de 1960, tempo em que o Fusca era Rei, diversas eram as opções de kits de emergência no mercado feitos especialmente para o

MANGUEIRA TRASEIRA DO AR QUENTE
Até 1961, as mangueiras traseiras do ar quente do Fusca eram metálicas. Instaladas entre a mufla e a carroceria, tinham a função de conduzir o

ESPELHO RETROVISOR INTERNO – 1958/59 VERSUS 1960
Espelho retrovisor interno do período 1958/1959. Com o lançamento do modelo 1958, ocorrido em 1º de agosto de 1957, o Fusca foi presenteado com

BANCO RECLINÁVEL – HÜLS
Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na
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KOMBI TETO ALTO
O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente

EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA
Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível

LORENZ
Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960

DEFLETOR DE CHUVA
Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de

BOTÃO DE IGNIÇÃO (1950-1953)
Fusca 1950: ignição acionada por um botão no painel. Para quem não sabe, a ignição do motor do Fusca, nos seus primeiros anos de

CHAPA DE REFORÇO DO CAPÔ DIANTEIRO
Capô dianteiro do Fusca. O capô dianteiro passou para uma série de modificações ao longo da trajetória do Fusca, muitas das quais já foram abordadas

KITÃO VICSA. A SALVAÇÃO DOS FRACOS E OPRIMIDOS
Vicsa equipando e patrocinando os Fuscas da Divisão 3 em foto de 1973. A Ferropeças Villares S/A, com sede em São Bernardo do Campo (SP),

RELÓGIO DE HORAS NA HASTE DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO
Relógio de horas VDO. Na década de 1950 a empresa alemã VDO desenvolveu um relógio de horas para ser usado no Fusca, instalado

EVOLUÇÃO DOS CILINDROS DE FREIOS (1950-1966)
Montando o prato de freio do Fusca na fábrica da VW na Alemanha. O sistema de freio tem a função de desacelerar e parar completamente

O ÚLTIMO DA ESPÉCIE
Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre

BEGE PALHA – L7026
Fusca 1982 Standard na cor bege palha. A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código

OURO METÁLICO – LK1263
VW TL 1970. A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu

BEGE TRIGO – L7025
Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código

AZUL LAGUNA – L3040
Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:

SNOW TRACK
Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB

ADAC
ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de

PAINEL COCKPIT VDO
Painel Cockpit da VDO. Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de

EM TEMPOS DE GUERRA, UM VEÍCULO DISFARÇADO DE TANQUE: KÜBELWAGEN TIPO 823
Kübelwagen tipo 823: um tanque disfarçado. Todos sabem que Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, foi o responsável pela criação do KDF-Wagen, que viria

VERDE MÁRMORE METÁLICO – LK7024
Brasília modelo 1982 do acervo da VW do Brasil. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil nos modelos 1982 e 1983. Foi utilizada na Brasília em

SUPORTE RÁDIO/ALTO FALANTE PARA FUSCA 1500
Suporte para rádio e alto-falante: instalado embaixo do painel. Na década de 1970 surgiu um suporte para instalação de rádio e alto-falante feito especialmente

RODAS FUCHS
Rodas Fuchs no modelo 911S. As rodas Fuchs notabilizaram-se em todo o mundo pelo fato de terem sido utilizadas no modelo utilizado pelo Porsche 911

AVALIAÇÃO FUSCA 1959 – BRUNELLI VEÍCULOS
Fusca 1959. Continuando a série sobre avaliação de veículos à venda, hoje é a vez do Fusca 1959, disponível na Brunelli Veículos Antigos, conhecido vendedor

EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DO CAPÔ DIANTEIRO
Maçaneta ou alça do capô dianteiro. A alça ou maçaneta do capô dianteiro do Fusca é uma peça fixada em sua parte externa, em formato

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300-L 1976 – L’ ART AUTOMOBILE
Inauguramos, com este post, uma rápida avaliação de aspectos de originalidade de veículos à venda no mercado, dado o elevado investimento para sua aquisição, principalmente

AZUL REAL, DOVE BLUE, TAUBENBLAU – L31
Fusca 1967 na cor azul Real. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1967 e 1968 nos Fuscas e Kombi Luxo (com teto L87 branco

FUSCA 1980
Fusca 1980. O Fusca modelo 1980 foi lançado em outubro de 1979, a partir do chassi nº BJ 998.010 (Fusca 1300 e 1300-L). Naquele

VERMELHO DEL REY – L5017
Fusca 1980 1300 Std na cor vermelho Del Rey. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979 para a Brasília, Passat e Variant II e,

BRANCO ALASCA – L8010
Fusca branco Alasca 1979. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1979 e 1980 para Fusca, Brasília, Passat e Variant II. Código L8010.

ACESSORIO OFICIAL VW: IGNIÇÃO ELETRÔNICA PARA DISTRIBUIDOR COM PLATINADO
Catálogo de acessórios da Volkswagen do Brasil do ano de 1979. Repare na ignição eletrônica em cima do rádio. Na segunda metade da década

FUMAGALLI. O IMPÉRIO DAS RODAS DE AÇO!
Fusca 1969 equipado com rodas esportivas Fumagalli. A empresa Fumagalli S/A Indústria e Comércio, fabricante nacional de rodas para a indústria automobilística, foi fundada no

RÁDIO BLAUPUNKT: WOLFSBURG E EMDEN
Radio Blaupunkt Emden instalado em um Fusca alemão 1500 cabriolet de 1968. O rádio é, certamente, um dos acessórios do Fusca mais populares em

O 100.000º FUSCA BRASILEIRO
O 100.000º Fusca produzido no Brasil. Nos primeiros dias de fevereiro de 1963, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção do 100.000º Fusca fabricado

VDM. DE AVIÕES A CARROS. DE HÉLICES A VOLANTES.
Não bastasse ser um Hebmüller, o volante é VDM. VDM é uma empresa alemã do ramo de metalurgia, que foi fornecedora oficial da VW de

ARO DE BUZINA MODELO ARANHA
Aro de buzina modelo teia de aranha. Dentre os infindáveis acessórios fabricados para o Fusca, desenvolveu-se, aqui no Brasil, um aro de buzina exclusivo para

EVOLUÇÃO DA FECHADURA DO CAPÔ DIANTEIRO
Fechadura inferior utilizado de 1950-1958. O fechamento do capô dianteiro do Fusca opera-se por meio de uma fechadura instalada na saia dianteira, que se encaixa

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1960-1969
Plaqueta alemã: somente utilizada nos primeiros meses de 1960. Plaqueta 1960-1962. Volkswagen do Brasil S/A Tipo 11/ … Chassis Nº … Peso Bruto permitido Kg.