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Postagens exclusivas Opasgarage:
SANDRINI. O VOLANTE HERMANO
Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria
ESCAPAMENTOS NORMA
A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de
VENTILADOR HELLA
Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA. Esse
MINI PORTA-TRECO
Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca. Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do
PORTA-LANTERNA
Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil. Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na
KOBASIL
A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500. Uma sequência de luzes acendia-se
PREGOS
O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com
1955
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885
PORCA REGULADORA DO CABO DA EMBREAGEM
Um pouco sobre as diferenças da porca reguladora do cabo de comando da embreagem do Fusca. Até maio de 1968, a porca reguladora era sextavada
ARPRA
A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes
KOJI
A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,
OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964
O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão
TELA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ E PARA-LAMAS
Acessório de época, usado nos EUA e Austrália, a tela protetora da parte dianteira do Fusca (capô e pára-lamas) evitava que insetos pudessem sujar demasiadamente
1956
Fusca 1956. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O
1954
Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas
1951
Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria
CAPA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ DIANTEIRO
A capa de proteção do capô dianteiro é um acessório de época que tinha por função proteger o capô contra pequenos pedriscos que podiam danificar
1950
Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi
CHAPAS DEFLETORAS DE ARREFECIMENTO DO AR
As duas chapas defletoras de arrefecimento utilizadas nos motores refrigerados a ar da VW têm por função direcionar o fluxo de ar forçado para as
VARETA DE ÓLEO 1200 x 1300
Diferenças entre a vareta de óleo do motor 1200 x 1300 e demais motores VW a ar. A vareta de cima é do 1200; a
LUZ DE ADVERTÊNCIA DO FREIO DE MÃO
Lembro-me a primeira vez que fui com o Fusca de meu pai à Faculdade. Mal e mal sabia dirigir, muito menos perceber alguma anormalidade no
MAPA RODOVIÁRIO
Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa
AZUL COBALTO – L1231
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.
TAMPA, COPINHO OU CALOTINHA DO TAMBOR DIANTEIRO
O copinho ou tampa do tambor dianteiro da roda do Fusca é diferente para a roda com 5 furos (utilizada até outubro de 1974, exceto
O FUSCA DO PADRE (OU AS CORES LITÚRGICAS DE UM FUSCA CONSAGRADO)
Ao chegar na oficina, deparei-me com um Fusca todo colorido que de plano me chamou a atenção.
INCOPLAST
A empresa INCOPLAST Indústria e Comércio de Botões e Derivados de Plásticos Ltda., de São Paulo (SP), fabricou belos botões de acrílico para o painel
RAIO
RAIO. Empresa fabricante de parafusos e arruelas. Foi fornecedora oficial da VW do Brasil juntamente com a MAPRI, FANAUPE e FIBAM. Parafuso RAIO de uma
BUJÃO DO ESCOAMENTO DO ÓLEO DO MOTOR
Os motores 1200 do Fusca, fabricados até julho de 1959, motor nº 3.072.319, possuíam o bujão de escoamento do óleo no próprio bloco do motor.
DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO
O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do
TAMPA DA CARCAÇA DA VENTOINHA
Diferença entre as tampas da carcaça da ventoinha nos motores de 6 e 12 volts. No motor VW a ar de 6 volts, a furação
A ASA DA PANAIR NO FUSCA
Por: Laércio Becker, de Curitiba-PR “Descobri que as coisas mudam E que tudo é pequeno Nas asas da Panair.” (Milton Nascimento e
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
O kit de primeiros socorros pode, a depender da situação, constituir-se em auxílio em pequenos acidentes envolvendo os ocupantes do veículo. Anúncio de maio
AZUL ASTRAL METÁLICO L1338
Quando vi aquela TL à minha frente, logo percebi que se tratava de um carro íntegro. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
EDMORBA
Edmorba, Acessórios e Peças para Autos Ltda, é uma empresa de distribuição de acessórios automotivos, fundada em São Paulo (SP) no ano de 1962. O
BACALHAU
O reforço da fixação do suporte do pára-choque traseiro ficou conhecido no Brasil como bacalhau ou língua de vaca, a depender da região. Ao longo
BAGAGEIRO BRASILIENSE
Bagageiros ou porta-bagagens eram comumente instalados no teto do veículo. Acessório que desde os anos 50 equipou o Fusca. De utilidade inegável, aumentava a capacidade
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CARRAPATINHO
Carrapatinho cinza: novidade em 1968. Carrapatinho é a designação popular dada à forração interna utilizada no Fusca para cobrir as caixas de rodas internas, cangalha,
VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO EXPRESS PARA MOTOR 1.100 e 1200
Veneno de época: como aumentar a potência do motor do Fusca. A dupla carburação da marca Express foi desenvolvida para o Fusca no início
EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA (1966-1996)
Limpador do para-brisa no Fusca. Conforme prometido, abordaremos hoje a segunda parte da evolução do limpador de para-brisa, desta feita, de 1966 a 1996. A
400.000 KOMBIS
Dia de festa: 400.000 Kombis produzidas em 1975. Em junho de 1975 a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 400.000ª Kombi: uma modelo
VIDROS TRIPLEX
Anúncio da empresa de setembro de 1963. A empresa Triplex do Brasil Ltda foi um fabricante de vidros e fornecedor oficial da VW
PRODUTOS ESSO PARA O FUSCA
Esso: extinta marca de postos de combustível. Os postos Esso iniciaram suas atividades no Brasil em 1912 e, após 100 (cem) anos em terras tupiniquins,
TRAJETÓRIA DO ENCOSTO DE CABEÇA. DE ACESSÓRIO A EQUIPAMENTO ORIGINAL.
Encosto de cabeça: acessório utilizado desde a década de 1950. O encosto de cabeça, também conhecido como “apoio de cabeça” ou “cabeceira”, tem a função
TRAVESSEIRO KAMEI
Travesseiro da Kamei. Kamei é uma empresa alemão fundada em 1949 na Alemanha, especializada em acessórios para a linha VW. O nome Kamei (pronuncia-se
RODAS TITANIO
Rodas Titanio: coqueluche da década de 1970. As rodas de liga leve tiveram o seu auge no Brasil na década de 1970. Lançadas como
250.000ª VARIANT
250.000ª Variant na linha de produção. No início de novembro de 1976, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 250.00ª Variant, um modelo 1977.
EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL
Quebra-Sol do Fusca. 1950-1957: Nesse período, o Fusca saia de fábrica com o quebra-sol instalado apenas do lado do motorista, encaixado no espelho retrovisor
FUSCA 1967: DIFERENÇA NAS MANGUEIRAS DO AR QUENTE
Fusca 1967: novo motor, agora com 1300 cm3. Em 1967 a VW do Brasil introduziu um novo motor para o Fusca, de 1.300 cm3, aposentando
BOUTIQUE DOS AUTOMÓVEIS
Boutique dos Automóveis: loja de acessórios automotivos de Juiz de Fora (MG). Boutique dos Automóveis é o nome de uma loja de acessórios automotivos fundada
EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Janeiro de 1969 a maio de 1969: braço longo. Como os leitores deste site sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho
MOTOR 1200-BR
Etiqueta com a identificação 1200-BR na capelinha. A partir de janeiro de 1967, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca com motor 1300, aposentando o
VIDROS SANTA MARINA
Foto antiga da fábrica da Santa Marina, em São Paulo (SP). A empresa Santa Marina foi uma fabricante brasileira de vidros para o Fusca, fornecedora
BOTÃO DE BUZINA DO VOLANTE CÁLICE
Botão de buzina do volante cálice em imagem de 1963. Um detalhe que às vezes passa despercebido para quem está restaurando um Fusca
CALOTA PARA RODA 4 FUROS CROMADA. DIFERENÇAS ENTRE A ORIGINAL E PARALELA
Fusca 1500 1972 com calota cromada. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971 do Fusca, a VW do Brasil lançou uma
VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO DIETZ PARA FUSCA 1200
Veneno de época: dupla carburação Dietz. Dietz foi uma marca americana de kit de dupla carburação para o Fusca 1100 e 1200, fabricada na década
HEBMÜLLER TETO RÍGIDO E STOLL COUPÉ. DUPLA ÚNICA!
Protótipo do Hebmüller com teto rígido (hard top). A empresa Stoll é uma alemã fundada na cidade de Bad Hauheim pela família Stoll, conhecida
REBITES PRA QUE TE QUERO!
Tipos de rebites. O rebite é uma pequena haste cilíndrica de metal, com cabeça cônica ou fendida em uma das extremidades destinada a ser
EVOLUÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO DO FUSCA
Caixa de direção do Fusca: fixada no quadro da suspensão dianteira do Fusca. A caixa de direção passou por uma série de modificações ao
BRASÃO DO CAPÔ DO FUSCA 1200 NACIONAL. DIFERENÇAS
Brasão do capô do Fusca 1200 nacional. Como os leitores deste blog já sabem, o brasão do capô dianteiro do Fusca, em homenagem a São
EMBLEMAS DE CONCESSIONÁRIAS
Emblema da concessionária curitibana Pavema. Desde a década de 1950 as revendedoras autorizadas Volkswagen se utilizavam de plaquetas ou emblemas fixadas no Fusca e
MEDIDAS DA CARROCERIA DO FUSCA
Carroceria do Fusca. Para quem está restaurando inteiramente um Fusca, com troca de partes da carroceria, importante ficar atento às suas medidas originais, evitando-se
FUNDIÇÃO MAGAL
Parque fabril da Fundição Magal. A Fundição Magal, indústria do ramo automobilístico, foi fundada na cidade de São Paulo em 1952 e é considerada
EVOLUÇÃO DO FILTRO DE AR
Filtro de ar: equipamento indispensável ao motor. O filtro do ar tem por finalidade filtrar as impurezas presentes no ar, tais como pó, fuligem e
FUSCA 1961
Fusca 1961 “segunda série”. 1961 foi um ano importante para a Volkswagen do Brasil. Em maio daquele ano a empresa atingiu a liderança na produção
RÁDIO BOSCH LD243
Anúncio de 1980. A empresa Robert Bosch foi fundada na Alemanha em 1888, fabricando componentes automotivos tais como dínamos, alternadores, motores de arranque, faróis,
POLIMATIC
Sede de Polimatic em Diadema (SP). A empresa brasileira Polimatic Eletrometalúrgica Ltda. foi um importante fabricante de peças e acessórios automotivos feitos, principalmente, de
CARBURADOR H-30-PICS PARA 1200
Carburador H-28-PCI: original do motor 1200. O carburador H-28-PCI, fabricado pela Solex, equipou o Fusca até dezembro de 1966. Ou seja, o besouro
FUSCA SÉRIE BRAVO
Fusca 1500 Standard. A partir do lançamento do Fusca modelo 1971, ocorrido em agosto de 1970, a VW disponibilizou ao mercado duas versões do Fusca
O QUE ACONTECEU COM O CAMPEÃO SUPREMO?
Linha Campeão Supremo da Firestone. A empresa Firestone foi fundada em 1900 nos Estados Unidos da América (USA) por Harvey Firestone. Foi a fornecedora oficial
CAPAS COPACABANA
Capas Copacabana: conjunto Mercur. Temos diversas publicações envolvendo a firma CAPAS COPACABANA, forte concorrente da PROCAR na década de 1960. Todavia, neste post, apresentamos um
ZZZUUUUUNNNEEEEEEEEEEE! OU SIMPLESMENTE ZUNE!
Zune: sofisticação e esportividade para o seu veículo. A Zune foi um grupo empresarial fundado por José Eduardo Nahas em 1976. O nome da empresa
BRINQUEDO PRA GENTE GRANDE!
Fusca da Playmobil. A Playmobil lançou no final do ano passado um Fusca azul e uma Kombi na sua linha de brinquedos. Tratam-se de produtos