Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

T R I M O L

    Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM

A empresa IAM – acrônimo de  Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente

Leia mais »

QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA

Anúncio de dezembro de 1965.  A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia.  Como o

Leia mais »

BANEFRA

No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands

Leia mais »

D R Ä G E R

 Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários

Leia mais »

O FUSCA DE TOGA !

Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,

Leia mais »

GRADE DA BUZINA

Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de

Leia mais »

O FIM DO BARULHO DA KOMBI!

Os proprietários das Kombis antigas sabem que  a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?

Leia mais »

NESTOR

Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época,  fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é

Leia mais »

CAÇA MULATA COM ESPELHO

O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional

Leia mais »

GANCHO DE REBOQUE

Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa

Leia mais »

TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50

Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,

Leia mais »

BANCO TIPO CONCHA

 Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o

Leia mais »

TRAVA DO QUEBRA-VENTO

Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o

Leia mais »

O PALADINO!

Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca!    Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido

Leia mais »

VIDRO LATERAL BASCULANTE

O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do

Leia mais »

O RÁDIO DO POVO

1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal

Leia mais »

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

AR QUENTE

FUSCA SEM AR QUENTE

Sistema de ar quente do Fusca. Uma dúvida recorrente entre os admiradores de Fuscas diz respeito à presença (ou ausência) das aletas do ar quente

Leia mais »
BRASÍLIA 1975

BRASÍLIA 1975

Brasília 1975. Características básicas: tipo 102, numeração de chassi com inicial BA e motor de 1.584 cm3, de 60 hp (SAE) de carburação simples com inicial

Leia mais »
CONTA-GIROS

CONTA-GIROS

Conta-giros para o Fusca! O conta-giros ou tacômetro é um equipamento que indica as rotações do motor do carro por minuto, permitindo ao motorista trocar

Leia mais »
MOTORÁDIO

RÁDIO MOTORÁDIO

Rádio Motorádio. A MOTORÁDIO foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima em São Paulo, fabricante de rádios domésticos de mesa,

Leia mais »
BILSTEIN

O MACACO DO BESOURO

Macaco: ferramenta fundamental em qualquer veículo.   O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus do Fusca, constituindo-se num equipamento de

Leia mais »
BANDEIRA QUADRICULADA

A MÍSTICA DA BANDEIRA QUADRICULADA

A mística da bandeira quadriculada: inspirando acessórios! A bandeira quadriculada é utilizada em corridas de automóveis e representa o fim da prova para os competidores.

Leia mais »
LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

  Livrete de Serviços Técnicos.  Por ocasião da aquisição de um Fusca 0 km, o feliz proprietário recebia, junto com o Manual de Instruções, um

Leia mais »
ADMIRAL

TOCA-FITAS DE CARTUCHO

Toca-fitas de cartucho: acessório de época. Escutar a sua música preferida, quanto e quando quiser, é um complemento importante ao prazer de dirigir. Até o

Leia mais »
BEHR

VENTILADOR BEHR

Ventilador Behr instalado em um Fusca Split “standard”. Repare no cinzeiro na moldura central e no estojo de lâmpadas no porta-luvas, também acessórios. Empresa fundada

Leia mais »
FUSCA 1969

1969

O colorido dos veículos VW em 1969.   1969 foi a ano que o homem pisou na lua. Porém, aqui na terra o Fusca continuava

Leia mais »
1200

1200

Motor 1200: dezembro de 1953 a dezembro de 1966.   O motor 1200 do Fusca passou a ser utilizado a partir do dia 21 de

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

POLAR SILVER L324

Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre 4 de agosto de 1955 a julho de 1957. Código L324. Foi uma das cores mais populares

Leia mais »
ESCAPAMENTOS NORMA

CAVALO DE FERRO!

  Triciclo Renha. Paulo Sérgio Bittencourt de Souza Renha, ou simplesmente Paulo Renha, engenheiro mecânico de formação e projetista por vocação, criou na década de

Leia mais »
FUSCA 1982

MARROM CAFÉ L7027

 Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1982 (Fusca, Brasília, Passat, Gol e Voyage) e 1983 (Kombi Luxo com teto bege palha). Código

Leia mais »
TOSTÃO

TOSTÃO E SEU FUSCA!

Tostão, exímio jogador de futebol, e seu Fusca acessorizado!   Não há como não postar essas fotos de um Fusca pertencente ao jogador de futebol

Leia mais »
BRASÍLIA 1981

VERDE TRÓPICO L1422

 Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1982. Código Universal: L1422. Código Lazzuril: 1105. Código de Plaqueta: 026. Em 1981 foi utilizada no

Leia mais »
TOURING CLUB

TOURING CLUB

Pedro Benjamim Cerqueira Lima, fundador do Touring Club do Brasil.   O Touring Club do Brasil foi fundado no dia 9 de novembro de 1923,

Leia mais »
BRASÍLIA 1978

VERDE MANTIQUEIRA LK1418

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1978 e 1979 nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código LK1418. Código de Plaqueta: 084. Brasília

Leia mais »
VARIANT II 1980

AZUL NOTURNO L3032

 Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981 nos veículos Fusca, Variant II, Brasilia, Gol e Passat. Em 1982 também a Kombi Luxo

Leia mais »
BRASÍLIA 1980

CINZA GRANIZO L2015

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 na Brasília, Variant II, Gol e Passat. Código L2015. Código de plaqueta: 020.   Brasília 1980 na

Leia mais »
FUSCA 1963

FUSCA 1963

  Fusca 1963: vidro lateral basculante era umas das novidades.   O Fusca modelo 1963 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em 2 de dezembro

Leia mais »
FUSCA 1976

VINCOS

Os principais vincos externos da carroceria. Os vincos em uma chapa metálica tem a função de aumentar a resistência torcional e física do material. Essa

Leia mais »
CRISTAIS PRADO

DA COZINHA AO AUTOMÓVEL!

Peças para o Fusca: fornecedores inusitados!   A expansão da indústria automobilística no Brasil, principalmente na década de 1960, incentivou diversas empresas já instaladas a

Leia mais »
CONDENSADOR

CONDENSADOR

Condensador.   Condensador instalado no lado externo do distribuidor do Fusca. O condensador ou capacitor, é uma peça integrante do sistema de ignição do Fusca,

Leia mais »
CHAMPAGNE

CHAMPAGNE PRA COMEMORAR!

Kombi 1978 na série especial Champagne.   Um espumante, ou mais especialmente um legítimo “champagne”, é sinônimo de celebração, sorvido em ocasiões muito especiais. Por

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PRETO

Fusca preto. Sim, o Fusca nasceu preto! Foi uma cor bastante popular nas primeiras décadas da indústria automotiva. É famosa a frase atribuída a Henry

Leia mais »