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Postagens exclusivas Opasgarage:

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

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BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

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KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

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ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

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BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

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EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

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LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

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UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

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LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

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BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

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ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

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VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

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GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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BILBAO

BILBAO

 Bilbao: produtos para a linha VW a ar. A Bilbao é uma empresa fundada em 1957 em São Paulo (SP), fabricante de polias do virabrequim, polias

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KOMBI 1961

KOMBI 1961

 Kombi Luxo 1961. As Kombis do início da década de 1960, além de raras, receberam uma rica gama de cores, desde a versão de entrada

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ENCONTROS

VOLKSFEST 2024

 Volksfest 2024. Aconteceu nos dias 4 e 5 de maio de 2024, a 5º edição do Volksfest Curitiba, no bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

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CHAVE DE IGNIÇÃO

CHAVE PISTOLINHA

 Chave de ignição do tipo pistolinha. A chave de ignição do tipo pistolinha foi introduzida pela Volkswagen em 1958 no Fusca. O apelido é uma

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CALOTA DISCO VOADOR

CALOTAS DISCO VOADOR

  Disco voador: apelido de calota de Fusca.   Na década de 1980 era comum os proprietários de Fusca, Brasília, Gol, Variant trocarem as calotinhas originais

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FUSCA 1974

FUSCA 1974

 Fusca 1974 nas versões 1300 e 1500. 1974 foi um ano particularmente especial para a Volkswagen. Nunca se vendeu tanto Fusca no Brasil! Foram 239.393

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FUSCA 1974

AZUL SAFIRA L3001

  Fusca 1300 1974 na cor azul safira.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1974, código L3001, código de plaqueta 023.

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PROTETOR DE VÁLVULA PARE-BEM

  Protetor de válvula Pare-Bem.   Na década de 1960 encontrava-se disponível no mercado um acessório que prometia proteger a válvula da câmara, retardando o esvaziamento

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KADRON

KADRON

   Vídeo apresentando alguns acessórios da Kadron. Dupla carburação da Kadron. Dupla carburação Kadron para motores 1300 e 1500. Emblema metálico da Kadron no suporte

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FUSCA 1950

VIDROS SEKURIT

 Anúncio da Sekurit de fevereiro de 1956. Os vidros da marca Sekurit – atualmente pertencente ao grupo Saint-Gobain – equiparam os Fuscas alemães junto com

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CIBRASIL

CIBRASIL

 Anúncio no Jornal O Globo, de 11.10.1955. A Cibrasil foi uma financeira fundada em 1951 que atuava com financiamento imobiliário e com títulos de capitalização

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COURVIN CANELADO (1980-1986)

COURVIN CANELADO

 Courvin canelado.   O courvin canelado foi o padrão utilizado no revestimento da parte central dos bancos do Fusca Standard entre outubro de 1979 e

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FUSCA 1979

AMARELO TROPICAL L6015

  Fusca na cor amarelo tropical. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979, código L6015, código de plaqueta 013.

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ACESSÓRIOS

ACESSÓRIOS DO ZÉ!

Batente de proteção de para-choque: acessório para o VW 1600 de 1969.   O Volkswagen 1600, vulgo Zé do Caixão, disponível ao público entre janeiro

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FORRAÇÃO DE BANCOS

PIJAMINHA

 Tecido pijaminha.   Pijaminha é a designação popular dada ao padrão do tecido central utilizado nos bancos dianteiros e traseiros do Fusca entre 1964 e

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1600

EMBLEMA 1600

Fusca 1600: 1975-1982.   O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

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1500 SUPER

1500 SUPER

 1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

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VIDROBRÁS

VIDROBRÁS

 Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

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RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL

Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

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BAGAGEIRO BEKOWA

BAGAGEIRO BEKOWA

Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

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EVOLUÇÃO DOS FRISOS DA CARROCERIA

FRISOS DA CARROCERIA

Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

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ALAVANCA DE CAMBIO HURST

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST

  Alavanca esportiva Hurst.   A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

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AFOGADOR

AFOGADOR (1950-1996)

Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

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