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VISITA À GARAGEM DO VOVÔ
“Como a ave que volta ao ninho antigo Depois de um longo e tenebroso inverno Eu quis também rever o lar paterno O meu primeiro
LOGOTIPO VW
Uma das maneiras de se observar o nível de originalidade de um Fusca é ficar atento à existência do logotipo VW ou VW/Audi nas partes
CONDUÍTE DO CABO VELOCIMETRO
Cano-guia do cabo do velocímetro em um Fusca split. Todos os Fuscas fabricados até o início de 1964, com tanque alto, possuíam um conduíte metálico que
O CAMPEÃO DO MUNDO!
Data histórica. O dia 17 de fevereiro de 1972 foi uma data especial para a Volkswagen: finalmente o Fusca superara a marca de produção do
COMUTADOR DE LUZ ALTA E BAIXA
Dirigir à noite exige habilidades extras do motorista. Boa visão, reflexos em dia, cautela e controle dos comandos do veículo são essenciais para uma direção segura. No
TAPETE DO TÚNEL
Feito em borracha, esse tapete era colocado sobre o túnel central do chassi do fusca. Acessório de época, obviamente. A peculiariedade desse tapete é
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS KÖHLER
Já falamos sobre os relógios de porta-luvas no tópico http://www.opasgarage.blogspot.com.br/search/label/REL%C3%93GIO%20DE%20PORTA-LUVAS. Hoje, porém, fotos especiais do relógio de porta-luvas feito pela empresa alemã Köhler (pronuncia-se quêla
CAIXA DE FÓSFOROS
As antigas caixas de fósforos ainda hoje possuem uma legião de colecionadores. A caixa de fósforo sempre foi muito usada, ainda mais quando na época
A EVOLUÇÃO DO VIDRO TRASEIRO
A janela traseira do Fusca é, sem dúvida, o maior símbolo de sua evolução ao longo do tempo. A despeito das centenas de outros aprimoramentos
CATÁLOGOS ANTIGOS
Os acessórios sempre perfilaram o automóvel, desde sua invenção há mais de um século. Os primeiros acessórios fabricados iam de simples mantas para proteger as damas
OS NOMES E APELIDOS DO FUSCA
Esse artigo foi escrito pelo meu amigo Laércio Becker, grande admirador do besouro, cujo texto foi originalmente publicado no site: http://www.webartigos.com/artigos/os-nomes-e-apelidos-do-fusca/87424/. Na minha avaliação, é a
RADIO BLAUPUNKT CAPRI
Mais uma da série rádios tipo pic-nic. Trata-se do modelo CAPRI fabricado pela alemã Blaupunkt no início dos anos 60. O rádio propriamente dito fica
CHAVE DE PARAFUSO ILUMINADA
Para quem quisesse complementar as ferramentas de seu fusca com um toque de modernidade e criatividade, compraria, no final dos anos 60, um estojo de
RADIO PHILIPS ELOMAR RAW4E
A empresa Philips foi fundada em 1891 por Gerard Philips, um primo da mãe do filósofo alemão Karl Marx. A empresa repousou suas fundações em
ESTOJO DE DOCUMENTOS
Anos 50. A empresa americana Cobbs Manufacturing Co., do estado de Iowa, fabricou um estojo para guarda dos documentos do carro, feito em vinil, com
ESTOJO MAGNÉTICO PARA CHAVES
O estojo magnético para chaves extras foi fabricado nos anos 50 pela empresa americana Cobbs Manufacturing Co., do estado de Iowa. Era feito em vinil
FARÓIS AUXILIARES CIBIE
Faróis auxiliares, do tipo neblina ou de longo alcance (também conhecido como faróis de milha), eram acessórios bastante comuns no fusca. Diversos foram os fabricantes:
MOSQUITEIRO
Dá-se o nome de mosquiteiro à tela utilizada normalmente em camas ou janelas para proteger o ambiente da entrada de pernilongos (muriçocas), moscas e outros
ESPELHO COM RELÓGIO VDO
Os relógios de um modo geral são acessórios bastante raros. Quando conjugado com o espelho retrovisor interno, só há um: VDO. Dupla função: espelho e relógio
T R I M O L
Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM
A empresa IAM – acrônimo de Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente
QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA
Anúncio de dezembro de 1965. A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia. Como o
BANEFRA
No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands
D R Ä G E R
Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários
O FUSCA DE TOGA !
Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,
GRADE DA BUZINA
Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de
O FIM DO BARULHO DA KOMBI!
Os proprietários das Kombis antigas sabem que a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM ANTENA
De fábrica, espelho retrovisor externo no fusca somente a partir do modelo 1969. Antes disso era acessório. E não tinha lugar específico para ser instalado.
NESTOR
Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época, fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é
CHEGA MAIS … VEM CÁ MEU BEM!
Nos anos 60, ter um Fusca era o sonho de consumo da maioria dos brasileiros (e brasileiras também!) Naquele tempo, o Fusca nas mãos de
CAÇA MULATA COM ESPELHO
O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional
DIA NACIONAL DO FUSCA (DNF) CURITIBA 2012
Ocorreu neste domingo, dia 22.01.2012, a comemoração do Dia Nacional do Fusca (DNF), ocorrido na PUC-PR. Segue algumas fotos desse mega evento. Aproximadamente 1.100 carros
GANCHO DE REBOQUE
Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa
RODAPÉ E BARRA TRANSVERSAL DO BANCO
Os Fuscas fabricados até a 1ª série de 1959 não possuíam o rodapé embaixo do banco traseiro. Esse acabamento embaixo do banco do fusca, conhecido como
TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50
Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,
BANCO TIPO CONCHA
Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o
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BANCOS PROCAR P91
Sistema de catraca do banco 91 da Procar. A empresa Procar foi uma gigante brasileira no ramo de acessórios automotivos no Brasil nas décadas de

BARRA DE TORÇÃO
Barra de torção da suspensão traseira. A barra de torção da suspensão traseira do Fusca funciona como uma mola, absorvendo impactos e permitindo o movimento

DISCO DE VEDAÇÃO DO DISTRIBUIDOR
Distribuidor do Fusca, tampa alta, com disco de vedação plástico (acima do rotor). A partir de abril de 1966, motor nº B-380.780, a Volkswagen

REFORÇO TRIANGULAR DO CAPUZ DIANTEIRO
Reforço triangular na parte interna do capuz dianteiro. Entre 1949 e o início de 1955, o capuz dianteiro do Fusca possuía uma chapa de reforço

FARÓIS HELLA: DATA
Farol simétrico Hella para Fusca: 12P é o código que identifica a data de fabricação. Os faróis fabricados pela empresa alemã Hella para o Fusca

MORUMBI MOTOR
Folder em formato de Variant 1972. Panfleto em formato do modelo Variant 1972, na cor platina metálico, editado pela concessionária paulistana Morumbi Motor, então

FUSCA 1984
Fusca 1984. O Fusca 1984 foi lançado no início de janeiro de 1984, com número de chassi detentor das letras ZEP em sua composição. Exemplo

BATENTE DA SUSPENSÃO TRASEIRA
Indicação do uso do batente da suspensão traseira. O batente de borracha da suspensão traseira do Volkswagen Fusca é um componente que limita o curso

DREWS
Drews: esportivo de dois lugares. Drews é uma marca alemã de carros esportivos feitos com componentes da Volkswagen entre 1948 e 1955. A pequena montadora

CHEVRON
Para-barro em um Fusca oval, com o emblema Chevron. O nome Chevron é utilizado popularmente para designar algumas partes, peças e acessórios do Fusca na

COR DA CAIXA DE CÂMBIO
Caixa de câmbio bipartida do Fusca. Num processo de restauração do Fusca, deve-se atentar quanto à cor da caixa de câmbio do besouro. Sim, houve

QUAL É O MELHOR ANO DO FUSCA OVAL PARA RESTAURAR?
Fuscas ovais saindo da fábrica de Wolfsburg em 1957. O Fusca oval foi lançado oficialmente em março de 1953 e perdurou até julho de 1957.

DUPLO SETE
Chapa inferior interna da churrasqueira traseira. O Fusca Split e Oval fabricado até julho de 1957, possui uma particular característica na grelha interna do vidro

DUPLA CARBURAÇÃO RIECHERT
Logomarca da empresa. A empresa Riechert Motorentechnik foi fundada em 1958 na cidade alemã de Neuss pelo engenheiro Bernd Riechert. O senhor Riechert trabalhava na

MATCHING NUMBER
Fusca Matching Number. No meio do antigomobilismo, houve–se muito falar da expressão inglesa “matching number“. O que seria isso? O que significa? A expressão designa

BOMBRIL
Bombril na base do respiro do óleo. Bombril é a designação popular dada ao filtro do respiro do óleo dos motores refrigerado a ar planos,

KOMBI 1971
Kombi Luxo. Chassis: BH 217.335 até o chassi nº BH 245.651. Motor refrigerado a ar de 1.500 cm3, com 52 hp, iniciado pelas letras BH,

TETINHA
Tetinha no Fusca. Em 3 de maio de 1955, a partir do chassi nº 1-0871.207, os Fuscas destinados aos EUA, Canadá e Guam passaram a

TERMOSTATO DA TAMPA DO MOTOR
Aletas adicionais de refrigeração da tampa do motor acionadas por termostato. Desde a década de 1950 o motor do Fusca era equipado, opcionalmente, com termostato,

MALAS DE VIAGEM IKA
Malas Ika para Volkswagen. Já abordamos as malas de viagem feitas pela curitibana IKA cujo post pode ser consultado clicando aqui. Hoje desejamos apenas compartilhar com nossos assinantes

FUSCA 1976: 1300 E 1300-L
Fusca 1300-L 1976 na cor marrom savana. Em outubro de 1975, a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca, disponível nas versões 1300,

AZUL ORIENTE – L 3010
Fusca 1300 Standard 1976 na cor azul oriente. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1976 nos veículos Fusca, Variant, Brasília e

PUXADOR DE PORTA. ACESSÓRIO
Puxador de porta: acessório da década de 1950 e 1960. Nas décadas de 1950 e 1960 havia disponível no mercado um puxador semelhante a

FUSCA 1500 LUXO 1973. CARACTERÍSTICAS
Fusca 1500 Luxo 1973. A linha 1973 do Fusca foi apresentada em novembro de 1972 em 3 (três) versões: 1300, o 1500 Luxo e o 1500 Standard,

A PLACA FAKE USADA PELA VOLKSWAGEN
Fusca conversível com a placa ABA 1993. A placa cinza ABA 1993 ficou conhecido por equipar o Fusca conversível na cor azul saturno utilizado pela

BARRA METÁLICA DO ENCOSTO DO BANCO TRASEIRO
Barra metálica no encosto do banco traseiro do Fusca 1500. O Fusca 1500 lançado em agosto de 1970 recebeu uma barra metálica na parte de

FRISOS DA CARROCERIA: GRAMPOS, ORÍFICIOS E GUARNIÇÕES
Friso no capô dianteiro. Os Fuscas Luxo de 1949 a 1952 eram equipados com frisos de alumínio vincados na cintura da carroceria e no capô

PNEUS B.F. GOODRICH
O Fusca foi equipado com pneus da marca B.F. Goodrich. A empresa B.F. Goodrich foi fundada em 1870 por Benjamin Franklin Goodrich em Ohio, Estados

BATERIA VARTA
Bateria Varta. As baterias da marca Varta equiparam o Fusca alemão desde a década de 1950, sendo um fornecedor oficial da Volkswagen. Aqui no Brasil,

FUSCA ÚLTIMA SÉRIE
Última Série: últimos Fuscas produzidos em 1986. Em 31 de outubro de 1986, a Volkswagen encerra a produção do Fusca no Brasil, após ter produzido 3.324.506

PROTETOR DE PAPO
Protetor de papo da Brasília. O protetor de papo ou peito de aço é um acessório instalado no VW Brasília (1973-1982) para proteger a chapa

MOEDEIRA
Moedeira: lugar para guardar as moedas dentro do Fusca. Um local adequado para guardar as moedas dentro do carro é algo de grande valia. Ter

NARIZ DE PLACA DO FUSCA SPLIT (1950-1952)
Nariz de Papa ou narigão: apelidos no nariz de placa dos Fuscas até 1952. O nariz de placa conhecido popularmente como nariz de Papa ou

SP2: CINTOS DE SEGURANÇA
SP2: cinto de segurança de 3 (três) pontos. O VW SP2, fabricado no Brasil entre 1972 e 1975, foi um veículo inovador em vários aspectos

LUZ AUTOMÁTICA DE FARÓIS E LANTERNAS
Equipamento da marca LBS instalado em uma Kombi corujinha. Na década de 1960 surgiu um acessório bastante avançado para a época: a luz automática

PORSCHE: O TRATOR DO POVO
Ferdinand Porsche: criador do trator do povo. Na Alemanha da década de 1930 políticas governamentais visavam popularizar diversos bens de consumo, tais como o nosso