Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
ESCAPAMENTOS NORMA
A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de
VENTILADOR HELLA
Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA. Esse
MINI PORTA-TRECO
Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca. Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do
PORTA-LANTERNA
Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil. Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na
KOBASIL
A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500. Uma sequência de luzes acendia-se
PREGOS
O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com
1955
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885
PORCA REGULADORA DO CABO DA EMBREAGEM
Um pouco sobre as diferenças da porca reguladora do cabo de comando da embreagem do Fusca. Até maio de 1968, a porca reguladora era sextavada
ARPRA
A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes
KOJI
A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,
OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964
O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão
TELA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ E PARA-LAMAS
Acessório de época, usado nos EUA e Austrália, a tela protetora da parte dianteira do Fusca (capô e pára-lamas) evitava que insetos pudessem sujar demasiadamente
1956
Fusca 1956. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O
1954
Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas
1951
Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria
CAPA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ DIANTEIRO
A capa de proteção do capô dianteiro é um acessório de época que tinha por função proteger o capô contra pequenos pedriscos que podiam danificar
1950
Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi
CHAPAS DEFLETORAS DE ARREFECIMENTO DO AR
As duas chapas defletoras de arrefecimento utilizadas nos motores refrigerados a ar da VW têm por função direcionar o fluxo de ar forçado para as
VARETA DE ÓLEO 1200 x 1300
Diferenças entre a vareta de óleo do motor 1200 x 1300 e demais motores VW a ar. A vareta de cima é do 1200; a
LUZ DE ADVERTÊNCIA DO FREIO DE MÃO
Lembro-me a primeira vez que fui com o Fusca de meu pai à Faculdade. Mal e mal sabia dirigir, muito menos perceber alguma anormalidade no
MAPA RODOVIÁRIO
Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa
AZUL COBALTO – L1231
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.
TAMPA, COPINHO OU CALOTINHA DO TAMBOR DIANTEIRO
O copinho ou tampa do tambor dianteiro da roda do Fusca é diferente para a roda com 5 furos (utilizada até outubro de 1974, exceto
O FUSCA DO PADRE (OU AS CORES LITÚRGICAS DE UM FUSCA CONSAGRADO)
Ao chegar na oficina, deparei-me com um Fusca todo colorido que de plano me chamou a atenção.
INCOPLAST
A empresa INCOPLAST Indústria e Comércio de Botões e Derivados de Plásticos Ltda., de São Paulo (SP), fabricou belos botões de acrílico para o painel
RAIO
RAIO. Empresa fabricante de parafusos e arruelas. Foi fornecedora oficial da VW do Brasil juntamente com a MAPRI, FANAUPE e FIBAM. Parafuso RAIO de uma
BUJÃO DO ESCOAMENTO DO ÓLEO DO MOTOR
Os motores 1200 do Fusca, fabricados até julho de 1959, motor nº 3.072.319, possuíam o bujão de escoamento do óleo no próprio bloco do motor.
DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO
O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do
TAMPA DA CARCAÇA DA VENTOINHA
Diferença entre as tampas da carcaça da ventoinha nos motores de 6 e 12 volts. No motor VW a ar de 6 volts, a furação
A ASA DA PANAIR NO FUSCA
Por: Laércio Becker, de Curitiba-PR “Descobri que as coisas mudam E que tudo é pequeno Nas asas da Panair.” (Milton Nascimento e
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
O kit de primeiros socorros pode, a depender da situação, constituir-se em auxílio em pequenos acidentes envolvendo os ocupantes do veículo. Anúncio de maio
AZUL ASTRAL METÁLICO L1338
Quando vi aquela TL à minha frente, logo percebi que se tratava de um carro íntegro. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
EDMORBA
Edmorba, Acessórios e Peças para Autos Ltda, é uma empresa de distribuição de acessórios automotivos, fundada em São Paulo (SP) no ano de 1962. O
BACALHAU
O reforço da fixação do suporte do pára-choque traseiro ficou conhecido no Brasil como bacalhau ou língua de vaca, a depender da região. Ao longo
BAGAGEIRO BRASILIENSE
Bagageiros ou porta-bagagens eram comumente instalados no teto do veículo. Acessório que desde os anos 50 equipou o Fusca. De utilidade inegável, aumentava a capacidade
METALRÁDIO
Espelho retrovisor externo, do tipo pino de porta, da marca METALRÁDIO, indústria brasileira, instalado num Fusca 1960. Acessório de época.
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
MIGNONETTE GREEN L14
Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1959. Em alemão a cor é conhecida por Reseda Grün. Código L14.
DIAMOND GREY L243
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1959. Código L243. Fusca 1958 na cor diamond grey. Código
LIGHT BRONZE L245
Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 e julho de 1958. Código L245. Fusca 1958 na cor light bronze. Beetle
FREIO DE MÃO A VARÃO
Vista geral do sistema de funcionamento do freio de mão a varão. Em abril de 1950 a Volkswagen alemã introduziu o sistema de
PRETO UNIVERSAL
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1995. Código L2077. Algumas tabelas dão conta de que o código universal do preto
BRANCO GEADA
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil em 1995 e 1996. Código Universal: L8020. Fusca 1996 na cor branco Geada. Etiqueta identificando
CINZA GRENOBLE METÁLICO
Cor utilizada no Fusca pela Volkswagen do Brasil em 1996. Código L4001. Estima-se que cerca de 400 (quatrocentos) Fuscas foram pintados nessa cor. É também
EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA (1950-1966)
Limpador de pára-brisa: essencial em dias de chuva. Vamos abordar a evolução dos braços e palhetas do limpador do para-brisa do Fusca em
BRANCO STAR
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Lazzuril: 1129. Código Universal L8012/011. Código de etiqueta: 011. Fusca 1994 na
VERDE PINUS METÁLICO L1447
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Universal: L1447. Código Lazzuril: 1447. Código de etiqueta: 082. Fusca 1994 na
BEGE ATHENAS METÁLICO L7057
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código Universal L7057. Código de etiqueta: 128. Fusca 1994 na cor bege
TAPETES DO ASSOALHO 1959-1996
Tapetes inteiriços: 1959-1973. Já abordamos a evolução dos tapetes dos assoalhos de 1950-1955 (clique aqui para saber) e de 1956-1959 (clique aqui para mais informações).
RÁDIO NISSEI
Rádio Nissei em um Karmann-Ghia. A empresa nacional Nissei S/A Indústria e Comércio foi uma importante fabricante de rádios (portáteis e de mesa), auto-rádios, toca-fitas,
KITCAR, MALETA EXCLUSIVA!
Maleta Kitcar. Já tratamos da maleta Kitcar neste blog (para saber mais, clique aqui). Todavia, hoje vamos falar de uma maleta da Kitcar exclusiva, bem
VERMELHO ROYAL 035
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1985. Código Lazzuril: 1118. Código Universal: 035. Código de plaqueta: 035. Fusca 1984 na
BEGE VIME L7033
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1984 e 1986. Código Universal: L7033. Código de plaqueta: 034. Fusca 1985 na cor bege vime.
AZUL MEDITERRÂNEO 41
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1985. Código Lazzuril: 1120. Código Universal: 41. Código de plaqueta: 041. Fusca 1985, na cor azul mediterrâneo.
MANOPLA DO CÂMBIO
Manopla da alavanca do câmbio do Fusca. A manopla de câmbio do Fusca é uma peça fixada na extremidade da alavanca, por meio de
PADRONAGEM DOS BANCOS (1967-1970)
Revestimento dos bancos a partir de 1967: faixa central em courvin trabalhado. Com o lançamento da linha 1967, além do novo motor 1300
CALOTA INTEIRIÇA
Calota inteiriça raiada: puro charme e sofisticação. Todos sabem que o Fusca, em todas as suas versões, era equipado com uma calota que cobria,
DEBRUM DA FORRAÇÃO LATERAL
Fusca 1951: forração de porta com debrum. Desde a década de 1950, a forração lateral interna do Fusca Luxo possuía um debrum que envolvia esses
TRAVA DO ENCOSTO DOS BANCOS DIANTEIROS
Botão para destravar o banco: novidade na linha 1976. Em novembro de 1975 a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca. Entre
BARNDOOR
Kombi Barndoor. Kombi até fevereiro de 1955: tampa única na traseira: característica das Barndoors. As Kombis fabricadas até fevereiro de 1955, chassi nº
MAIS SOBRE AS BANANINHAS. IDENTIFICANDO A ÉPOCA DE FABRICAÇÃO
Instalando as bananinhas no Fusca. Os indicadores de direção do Fusca, também chamadas popularmente de bananinhas, foram utilizadas no Fusca alemão até o chassi nº
CAPOTA DE KOMBI
Kombi pick-up com capota na caçamba: acessório. Enquanto a Kombi pick-up cabine simples foi lançada na Alemanha em 1952, sua estréia no Brasil
FELTRO DO PORTA-MALAS
Fuscas Split e Oval: o feltro saia de fábrica. O feltro de capô dianteiro do Fusca tinha a função de proteger a carroceria de
FUSCA 1977. REFORÇOS NA CARROCERIA.
Fusca 1977. Em outubro de 1976, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca modelo 1977, com uma série de alterações, algumas não tão visíveis
TRUFFI. MUITO ALÉM DA ANTENA
Setor de ferramentaria da fábrica da Truffi em 1954 . Empresa paulistana fundada por Victorio Truffi em 1952, principal fabricante de antenas para veículos do
GALÃO EXTRA UNIVERSAL DE COMBUSTÍVEL
Abastecendo o besouro. A capacidade do tanque de combustível do Fusca é de 40 (quarenta) litros, o suficiente para percorrer certa de 400 (quatrocentos) quilômetros.
KOMBI CARACOL. SUA CASA SOBRE RODAS
Kombi Caracol. O motorhome, ou casa sobre rodas, teve seu auge no Brasil na década de 1970 e 1980, período em que houve grande expansão
FUSCA BAJA
Fusca Baja. Os Fuscas Bajas surgiram na década de 1970 no sul da Califórnia como uma alternativa mais barata aos buggies que já faziam
BRUCUTU
Brucutu. O brucutu é o nome popular dado o ejetor de água do sistema de para-brisa, instalado entre o vidro do para-brisa e o
OLIVETTI, MAGNELLI, SECURIT E VOLKSWAGEN
Securit e Fusca: relação antiga. A empresa Tecnogeral S/A, sediada em São Paulo (SP), foi fundada em 1940 por Aldo Magnelli. Italiano de nascimento, Magnelli, apesar
O SP2 1974 EM DETALHES
VW SP2 na cor verde místico. O VW SP2 – tipo 149 – foi fabricado pela Volkswagen do Brasil entre junho de 1972 e
BOLSA DA FORRAÇÃO LATERAL. EVOLUÇÃO.
Bolsa lateral: de grande valia. A bolsa da forração lateral da porta do Fusca, também chamada de porta-mapas, porta trecos ou porta objetos, é de
OS ACESSÓRIOS MAIS ESTRANHOS JÁ FEITOS !
Uma chopeira dentro do carro! Época em que beber e dirigir não eram incompatíveis. Neste post abordaremos alguns dos acessórios automotivos mais estranhos já