Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
EDELWEISS, A FLOR DOS ALPES ENFEITANDO O FUSCA
Edelweiss: flor do amor que só é encontrada nos alpes europeus. Edelweiss é o nome de uma flor que floresce apenas nos alpes europeus, principalmente
CAPRI BLUE – L335
Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.
CARROS BRASILEIROS NOS RECENTES ENCONTROS DE VW NA EUROPA
Karmann-Ghia TC. Todos nós sabemos que os Volkswagens fabricados no Brasil estão cada vez mais na mira dos europeus. De fato, a maioria
HESSISCH OLDENDORF – 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE VOLKSWAGENS ANTIGOS
8º Encontro Internacional de Fuscas e derivados. A pequena cidade de Hessisch Oldendorf, localizada na Alemanha no distrito de Hamelin-Pyrmont, no estado de Baixa Saxônia,
AUTO ESTOJO ZELAX
Auto Estojo Zelax. Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou
EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO DO FUSCA
O espelho retrovisor interno do Fusca tem a óbvia finalidade de aumentar o campo de visão do motorista, sem a necessidade de virar para trás,
VARIANT PATRULHEIRO
Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas
EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA
Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar. As modificações dizem respeito
1981: 20.000.000 DE FUSCAS PRODUZIDOS
20.000.000º Fusca produzido no mundo. No dia 15 de maio de 1981 a Volkswagen comemorou a produção do 20.000.000º Fusca. A unidade de número 20.000.000 foi produzida
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO – METALÚRGICA CARTO
Espelho retrovisor externo: acessório original VW. Como os leitores deste blog sabem, até 1968 o Fusca saia de fábrica sem o espelho retrovisor
FUSCA 1300 GL
Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de
PROTETOR DA FORRAÇÃO FRONTAL DA KOMBI
Protetor dos óculos. O revestimento do painel dianteiro da Kombi, também conhecido por óculos, por estar muito próximo dos pés dos ocupantes, está mais sujeito
EVOLUÇÃO DO PAPELÃO DO PORTA-MALAS
Papelão utilizado de 1950 a 1º de outubro de 1952. O revestimento da mala dianteira do Fusca, conhecido popularmente como papelão do porta-malas,
BURETA DE CONSUMO
Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo
ZÉ DO CAIXÃO
VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela
CURITIBA VOLKSFEST 2022
Curitiba Volksfest 2022. Regado a muito chopp, boa comida e rock and roll, aconteceu entre os dias 30 de abril a 1º de maio de
A REPERCUSSÃO DA VENDA DO FUSCA 1952 EM ÁGUAS DE LINDÓIA
Fusca 1952 vendido em Águas de Lindoia. Entre os dias 21 a 24 de abril de 2022 ocorreu o 7º Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos
KOMBI TETO ALTO
O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente
EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA
Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível
LORENZ
Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960
DEFLETOR DE CHUVA
Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de
BOTÃO DE IGNIÇÃO (1950-1953)
Fusca 1950: ignição acionada por um botão no painel. Para quem não sabe, a ignição do motor do Fusca, nos seus primeiros anos de
CHAPA DE REFORÇO DO CAPÔ DIANTEIRO
Capô dianteiro do Fusca. O capô dianteiro passou para uma série de modificações ao longo da trajetória do Fusca, muitas das quais já foram abordadas
KITÃO VICSA. A SALVAÇÃO DOS FRACOS E OPRIMIDOS
Vicsa equipando e patrocinando os Fuscas da Divisão 3 em foto de 1973. A Ferropeças Villares S/A, com sede em São Bernardo do Campo (SP),
RELÓGIO DE HORAS NA HASTE DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO
Relógio de horas VDO. Na década de 1950 a empresa alemã VDO desenvolveu um relógio de horas para ser usado no Fusca, instalado
EVOLUÇÃO DOS CILINDROS DE FREIOS (1950-1966)
Montando o prato de freio do Fusca na fábrica da VW na Alemanha. O sistema de freio tem a função de desacelerar e parar completamente
O ÚLTIMO DA ESPÉCIE
Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre
BEGE PALHA – L7026
Fusca 1982 Standard na cor bege palha. A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código
OURO METÁLICO – LK1263
VW TL 1970. A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu
BEGE TRIGO – L7025
Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código
AZUL LAGUNA – L3040
Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:
SNOW TRACK
Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB
ADAC
ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de
PAINEL COCKPIT VDO
Painel Cockpit da VDO. Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de
EM TEMPOS DE GUERRA, UM VEÍCULO DISFARÇADO DE TANQUE: KÜBELWAGEN TIPO 823
Kübelwagen tipo 823: um tanque disfarçado. Todos sabem que Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, foi o responsável pela criação do KDF-Wagen, que viria
VERDE MÁRMORE METÁLICO – LK7024
Brasília modelo 1982 do acervo da VW do Brasil. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil nos modelos 1982 e 1983. Foi utilizada na Brasília em
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de
FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um
FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita
EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros
VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.
PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A
ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de
1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão
MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na
INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a
UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos
A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos
GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina
GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer
MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi
PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas
ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos
RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,
ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a
CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada
METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do
FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da
VEÍCULO DO ASSINANTE. FUSCA 1962
Fusca 1962 do assinante Caio Ramos. É notório que o Fusca desperta uma empatia incomum à maioria das pessoas, principalmente em crianças. Graças a
A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS
Calotas do Fusca. O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de
SUPORTE DO PARA-CHOQUE
Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no
PINTADOS OU GALVANIZADOS? A SAGA CONTINUA ….
Fusca 1952 com parafusos das dobradiças galvanizadas de preto. Continuando a série “Pintados ou Galvanizados?” iniciada neste tópico (clique aqui), hoje abordaremos os parafusos das
TRAVA DA MAÇANETA INTERNA GERINA
Funcionamento da trava de segurança. O acessório já foi abordado anteriormente (para mais informações, clique aqui). Hoje, um pequeno vídeo de seu funcionamento. Era
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO
Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca. Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen
RÁDIO CRUXEN
Anúncio de junho de 1968. Durante a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram
BRASILWAGEN
Sede da Brasilwagen em São Paulo. A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais
AZUL ATLAS L338
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA: PINTADOS OU GALVANIZADOS?
Parafusos da dobradiça de porta galvanizados. Os parafusos das dobradiças de porta são galvanizados, como na imagem acima, ou pintados da cor da carroceria? Essa
TREMENDÃO
Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969. A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo
SANTILLI
Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a
HAGUS
Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,