Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT

O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do fusca,

Leia mais »

POLICRISTAL

A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio

Leia mais »

COFRE ANTONINHO

Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA),  desenvolveram-se, localmente,

Leia mais »

LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA

Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por

Leia mais »

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA

Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual

Leia mais »

PORTA CHAPÉU

    Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o

Leia mais »

RIMI

Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os

Leia mais »

FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM

Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação

Leia mais »

KAMEI

Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,

Leia mais »

ANTENAS TRUFFI

“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos

Leia mais »

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FUSCA 1965

1965

Comercial antigo com as novidades para a linha 1965 do Fusca.

Leia mais »
FUSCA 1967

1967

Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.

Leia mais »
FUSCA 1963

1963

Propaganda oficial da VW do Brasil mostrando as novidades da linha 1963 do Fusca.

Leia mais »
EUREKA

EUREKA

Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a

Leia mais »
CONTA-GIROS

CONTA-GIROS AERO-TACH

Anúncio do acessório na década de 1960.   O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para

Leia mais »
TL - ACESSÓRIOS

VW TL – ACESSÓRIOS

TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no

Leia mais »
BLITZ

QUEBRA JOELHO

Porta-treco: acessório de grande utilidade.   Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou

Leia mais »
CARBURADOR 1100

CARBURADOR 28 PCI

Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966.   Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,

Leia mais »
APRILIA

APRILIA

A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,

Leia mais »
ENCONTROS

POMERODE É UMA FESTA!

  No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode

Leia mais »
BANCO RECLINÁVEL - HÜLZ

BANCO RECLINÁVEL – HÜLS

Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na

Leia mais »
APOIO DE BRAÇO

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO

Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

Leia mais »
RADIO YAMAGUSHI

RÁDIO YAMAGUSHI

Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968.   Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

Leia mais »
ILTIS

VW ILTIS

VW Iltis (Tipo 183).   O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

Leia mais »
CRIANÇAS

FASCINAÇÃO

Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças.   Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

Leia mais »
SUSPENSÃO DIANTEIRA

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.

Suspensão dianteira: montagem na fábrica.   A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois

Leia mais »
CASA DE ACESSÓRIOS

HERMES MACEDO

Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

Leia mais »
KOMBI 1976

LANTERNA PRA TODA OBRA!

Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”,  com diversas modificações em relação ao

Leia mais »
BEGE FUSCAS ALEMÃES

SAND L90

Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90.   Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZURE BLUE L36

Azure Blue.   Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PASTEL GREEN – L11

Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

CORAL RED L351

 “Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE AGAVE L240

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERMELHO RUBI L456

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE MANGO L346

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE JADE L349

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZUL GLACIAL L363

Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

GLACIER BLUE – L334

Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

Leia mais »