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FANIA
Anúncio de dezembro de 1964. A empresa FANIA Fábrica Nacional de Instrumentos Auto Veículos Ltda., foi fundada em 1961, em São Paulo (SP), atuando
CINZA PRATA L23
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 até 1966. Código L23. VW Sedan 1966.
GEDORE
A mundialmente conhecida fábrica de ferramentas GEDORE foi fundada em 1919 na cidade de Remscheid, Alemanha pelos irmãos Otto, Willi e Karl Dowidat. GEDORE é o acrônimo
AMARELO COLONIAL L-1268
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L-1268. VW Sedan 1500 1972.
CINZA CASCALHO L440
1) Cor utilizada pela VW alemã de agosto de 1959 a julho de 1960. Código L440. Código PPG 32061. Em alemão essa cor é chamada
AZUL ARARA L1337
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código da tinta: L1337. Código de Plaqueta: 013. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NIÁGARA L1339
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código L1339. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NÁPOLES L1047
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Em 1969 e 1970 era cor exclusiva do Zé do Caixão. A partir de agosto
VERDE ILHÉUS L1414
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1977. Código L1414. VW Sedan 1300 1977.
VERMELHO ANHAMBI L5016
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L5016. Código de plaqueta: 007. VW Sedan 1300 1978.
VERDE INDAIÁ L1417
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1980. No Fusca, foi utilizada apenas na linha 1979 e 1980. Código L1417. Código de plaqueta:
AMARELO SAFARI L1363
Cor utilizada pela VW entre 1973 e 1974. Código L1363. VW Sedan 1500 1974.
VERMELHO RUBI L5000
Cor utilizada pela VW entre 1974 e 1975. Código L5000. VW Sedan 1500 1974. VW SP2 1975. VW Karmann-Ghia TC 1974.
VERMELHO VILA VELHA L5015
Cor utilizada pela VW entre 1978 e 1979. Código L5015. Código de plaqueta: 006. VW Sedan 1300-L 1978.
ALAVANCA DE CÂMBIO NA COLUNA DE DIREÇÃO
Nos anos 50, parcela significativa dos automóveis, principalmente os fabricantes nos EUA, possuíam a alavanca de acionamento do câmbio na coluna de direção. O espaço
VERDE HIPPIE L1313
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1313. VW Sedan 1973.
VERMELHO CERÂMICA L1050
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1961 e janeiro de 1964. Código L1050. VW Sedan 1962 na cor vermelho cerâmica.
BEGE JAMAICA L7019
Cor utilizada pela VW entre 1979 e 1980. Código L7019. VW Sedan 1300-L 1979.
VERDE PAMPA L1420
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1980. Código L1420. VW Sedan 1300 1980.
LARANJA OUTONO L5004
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1975. Código L5004. VW Sedan 1300 1975. VW Brasília 1975.
VERDE ÁLAMO L9934
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1982 e 1983. Código L9934. VW Fusca 1983.
AZUL PAVÃO L1233
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1970 e 1972. Código L1233. VW Sedan 1500 1971.
VERMELHO MONTANA L30BR
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1973. Código L30BR. Entre 1969 e 1971 apenas o Karman-Ghia utilizou essa cor. Em 1972 toda
VERDE IGUAÇU L1219
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1219. VW Sedan 1500 1972.
CINZA ATLAS L9212
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código L9212. VW Fusca Última Série 1986.
AZUL SATURNO L3085
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código L-3085. Código de etiqueta: 045. VW Fusca 1993. Etiqueta da cor no Fusca Itamar.
BEGE URANO L7061
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1995 e 1996. Código L7061. VW Fusca 1995.
RETENTORES SABÓ
A SABÓ Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda., é uma das maiores fabricantes mundiais em soluções para vedação e condução para a indústria automobilística.
EMBLEMAS OU LETREIROS DA TAMPA DO MOTOR
VW Sedan 1200. Considerando a trajetória de quarenta anos do besouro no Brasil, os Fuscas fabricados até dezembro de 1966, chassi nº B 6-336.100, motor
BEGE ALABASTRO L7001
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1977. Código L7001. VW Sedan 1976.
VERMELHO ROYAL L9959
Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1984 e 1985. Código L5033. Código de plaqueta: 035. No Fusca, a cor foi usada apenas
VERDE CRISTALINO L6025
Cor utilizada pela VW do Brasil no Fusca Série Especial modelo 1985 e Fuscas 1986. Código LK-1430. Código de Plaqueta: 087. VW Fusca 1985.
VERMELHO CAPRI L9976
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986. Código L9976. Código de plaqueta: 072. VW Fusca 1986.
VERDE AMAZONAS OU JAVA GREEN – L518
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1963 a julho de 1967. Código L518. Nos EUA essa cor é chamada de “Java
AZUL ATLÂNTICO L360
Cor utilizada pela VW do Brasil entre a segunda quinze de janeiro de 1964 e 1966. Código L360. VW Sedan 1964.
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AZUL PASTEL L391
Cor de código L391 utilizada pela VW do Brasil entre 1961 a 1968, assim distribuída: ANO VEÍCULO 1961 Fusca 1962 Fusca 1963 Fusca e Kombi
VERDE BERILO L478
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1962. Código L478. Na Alemanha, a mesma cor foi utilizada entre agosto de 1960 a
BRANCO PAINA L9925
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir do modelo 1981 até 1986. Código Universal: L9925. Código de Plaqueta: 021. VW Fusca 1983.
BEGE NILO L370
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre março de 1955 a março de 1956. Código L370. Fusca 1956 na cor Nile Beige (Bege Nilo).
BEGE CLARO L-1075
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Código L-1075. VW Sedan 1300 1969. VW Kombi 1971.
AMARELO TEXAS L1364
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1973. Código L1364. VW Sedan 1500.
AMARELO MANGA L1265
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1971 e 1972. Código L1265. VW Sedan 1500.
ÓCULOS ANTIOFUSCANTE
Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um
CANGALHA
Cangalha do Fusca. Nome popular dado ao painel dianteiro inferior do Fusca, por lembrar o artefato feito em madeira ou ferro, que se coloca no
VERDE MARÍTIMO L1402
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Também conhecido como Verde Prússia. Código Universal: L1402. Código de plaqueta: 025. VW Sedan 1300
OCRE MARAJÓ L1271
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1271. VW Sedan 1500 1973. VW Brasília 1973. Kombi 1973.
THUNDER
Anúncio de dezembro de 1961. THUNDER Indústria e Comércio de Acessórios para Automóveis Ltda, então situada na Rua Santa Justina, 347, em São Paulo (SP),
GORDON
GORDON, empresa fabricante de acessórios para automóveis nos anos 60. Para o Fusca fabricou o espelho retrovisor interno com regulagem, do tipo dia/noite, que minimizava
AZUL DIAMANTE L50BR
Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de
FAMA
FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da
APPIA
Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara
ABOTOADURAS E PRENDEDOR DE GRAVATA
Consideradas o ponto mais alto da elegância masculina, exprimindo o bom gosto de quem as usa, as abotoaduras podem ser consideradas uma verdadeira joia, a depender dos
MARROM SAVANA L7005
Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.
VERDE MÍSTICO L1312
Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975. VW SP2. VW Brasília. VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).
AVON
A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz
EXTINTOR DE INCÊNDIO
Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº
O PAPO É SEGURANÇA!
O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma
GRAVADOR PARA FUSCA
Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido
RABO DE PEIXE
De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o
SABONETEIRA
Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do
ZAMAC
Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre
O PATINHO QUE VIROU CISNE!
Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram
METALÚRGICA CARTO
A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais
CARA DE GATO
O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com
PUMAKIT
Veneno para o besouro! A PUMA VEÍCULOS E MOTORES LTDA, então localizada na Av. Presidente Wilson, 4413, São Paulo (SP), fabricante dos veículos da marca
EXTENSOR DA TORNEIRINHA
Até o início de 1961 o Fusca não possuía marcador de combustível. O medidor de combustível só foi introduzido em abril de 1961, a partir
SÃO CRISTÓVÃO
Para os católicos, São Cristóvão é o santo protetor dos viajantes e motoristas e padroeiro dos taxistas. Seu dia é comemorado todo dia 25 de
CORRENTES DE PNEU
Em dias de muita neve ou lama, andar de Fusca exige um acessório importante: as correntes de pneu. O objetivo principal das correntes é evitar
O FRIO CHEGOU!
O frio chegou pra valer! Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar. Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma
RELÓGIO PARA KOMBI
Apesar de a Kombi ser um ótimo carro para passeios em família, a maioria delas foi – e ainda é – destinada ao trabalho. Exceto pela