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MAIS SOBRE AS BANANINHAS. IDENTIFICANDO A ÉPOCA DE FABRICAÇÃO
Instalando as bananinhas no Fusca. Os indicadores de direção do Fusca, também chamadas popularmente de bananinhas, foram utilizadas no Fusca alemão até o chassi nº

CAPOTA DE KOMBI
Kombi pick-up com capota na caçamba: acessório. Enquanto a Kombi pick-up cabine simples foi lançada na Alemanha em 1952, sua estréia no Brasil

FELTRO DO PORTA-MALAS
Fuscas Split e Oval: o feltro saia de fábrica. O feltro de capô dianteiro do Fusca tinha a função de proteger a carroceria de

FUSCA 1977. REFORÇOS NA CARROCERIA.
Fusca 1977. Em outubro de 1976, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca modelo 1977, com uma série de alterações, algumas não tão visíveis

TRUFFI. MUITO ALÉM DA ANTENA
Setor de ferramentaria da fábrica da Truffi em 1954 . Empresa paulistana fundada por Victorio Truffi em 1952, principal fabricante de antenas para veículos do

GALÃO EXTRA UNIVERSAL DE COMBUSTÍVEL
Abastecendo o besouro. A capacidade do tanque de combustível do Fusca é de 40 (quarenta) litros, o suficiente para percorrer certa de 400 (quatrocentos) quilômetros.

KOMBI CARACOL. SUA CASA SOBRE RODAS
Kombi Caracol. O motorhome, ou casa sobre rodas, teve seu auge no Brasil na década de 1970 e 1980, período em que houve grande expansão

FUSCA BAJA
Fusca Baja. Os Fuscas Bajas surgiram na década de 1970 no sul da Califórnia como uma alternativa mais barata aos buggies que já faziam

BRUCUTU
Brucutu. O brucutu é o nome popular dado o ejetor de água do sistema de para-brisa, instalado entre o vidro do para-brisa e o

OLIVETTI, MAGNELLI, SECURIT E VOLKSWAGEN
Securit e Fusca: relação antiga. A empresa Tecnogeral S/A, sediada em São Paulo (SP), foi fundada em 1940 por Aldo Magnelli. Italiano de nascimento, Magnelli, apesar

O SP2 1974 EM DETALHES
VW SP2 na cor verde místico. O VW SP2 – tipo 149 – foi fabricado pela Volkswagen do Brasil entre junho de 1972 e

BOLSA DA FORRAÇÃO LATERAL. EVOLUÇÃO.
Bolsa lateral: de grande valia. A bolsa da forração lateral da porta do Fusca, também chamada de porta-mapas, porta trecos ou porta objetos, é de

OS ACESSÓRIOS MAIS ESTRANHOS JÁ FEITOS !
Uma chopeira dentro do carro! Época em que beber e dirigir não eram incompatíveis. Neste post abordaremos alguns dos acessórios automotivos mais estranhos já

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de

FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um

FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita

EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por

EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros

VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.

PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A

ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de

1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão

MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na

INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a

UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos

A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos

GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina

GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer

MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi

PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas

ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos

RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,

ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a

CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada

METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do

FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da
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MALAS DE VIAGEM IKA
Viajar com o Fusca, em família numerosa, sempre representou um desafio, uma vez que o besouro não é dotado de um porta-malas generoso. De qualquer
HINO DO CAROCHA
Hino em homenagem ao Fusca, composto em Paços de Brandão, Portugal, por uma Associação de amigos do Fusca. Foi cantado pela primeira vez no II
DATA
Diversas partes, peças e acessórios do Fusca possuem o ano de fabricação. Importante ficar atento a esse detalhe, tanto para identificar aspectos de originalidade do
ENCOSTO PALHINHA
Nos anos 50 e 60 os bancos do Fusca tinham uma função básica: acomodar o motorista e passageiros. E só! Naquele tempo, não havia uma
FRISO DO CONTORNO DO PÁRA-LAMA E DA SAIA TRASEIRA
Na época em que o cromado era sinônimo de elegância e sofisticação, colocar frisos adicionais no Fusca era ponto comum, fazendo com que o besouro
ALLMETAL
Anúncio de maio de 1962. Os batentes de proteção dos para-choques do Fusca foram acessórios quase que obrigatórios nos anos 60. Várias modelos estavam disponíveis
ESPELHO RETROVISOR INTERNO SWF
A firma alemã SWF (Special Werkzeugfabrik Feuerbach), fabricante de diversos componentes elétricos para o Fusca (bananinhas, relês, luz de ré, chaves de seta, limpadores de pára-brisas,
PORTA-TRECO PARA KOMBI
Anúncio de Setembro de 1963. A INDÚSTRIA DUEFF, da cidade de São Paulo, fabricou nos anos 60 porta-trecos exclusivos para a Kombi (também chamado de
PETRACCO-NICOLI
A INDÚSTRIA PETRACCO-NICOLI S.A., localizada na Rua Florêncio de Abreu, 180, São Paulo (SP) e com fábrica na Rua dos Alpes, 124, Bairro Cambuci,
DEFLETORES DO AR QUENTE PARA O PÁRA-BRISA
Anúncio de Fevereiro de 1957. Para otimizar o sistema de ar quente do Fusca, criou-se, nos anos 50, defletores de ar para serem instalados
FILTRO DE GASOLINA
Anúncio de dezembro de 1960. A empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS BROSOL LTDA., localizada na Rua Dutra Rodrigues, 131, foi fundada no
SAIA H
Painel traseiro no padrão H. Dá-se o nome de Saia H ao painel traseiro utilizado nos Fuscas fabricados até o modelo 1966 (todos os Fuscas
CHAVE DE SETA 4 X 1
Acessório alemão dos anos 50. Trata-se de um conjunto com 3 (três) chaves: duas laterais (uma em cada lado) e uma chave menor na parte superior. Pura
ESSA BRASÍLIA TEM FIBRA!
Em 1976, três anos após seu lançamento, o mercado já oferecia, em profusão, acessórios para a VW Brasília. A empresa DANYGLASS IND. COM. DE FIBRA
DA WEGA SÓ RESTOU O CUBO!
A METALÚRGICA WEGA LTDA., localizada na Rua Ibitinga, 471, São Paulo (SP), posteriormente incorporada pela REVESCAR REVESTIMENTO E ACESSÓRIOS PARA AUTOS LTDA., foi uma das
AYRTON SENNA E A UNIVEL
Anúncio de abril de 1969. Por diversas vezes falamos neste blog sobre acessórios feitos pela FÁBRICA DE MAÇANETAS UNIVERSAL LTDA., que, anos depois, passou
SUPORTE DE CIGARRO
No tempo em que fumar era símbolo de status, um pequeno e útil mimo podia ser instalado no cinzeiro do Fusca. Trata-se de um suporte metálico que
RODÃO
Anúncio de fevereiro de 1972. A empresa RODÃO Alinhamento e Balanceamento de Rodas, de São Paulo, foi uma das grandes empresas de acessórios dos anos
FILTRO DE ÓLEO FRAM
Se o Volks já é bom, imagine com um filtro de óleo FRAM. Mais econômico que um Volks? Só um Volks com filtro FRAM. Mais
PÁRA-BARRO
Nos tempos em que a estrada de chão chegava a ser uma regra no interior do país, o para-barro era um acessório bastante popular. Tinha
CAPA DA CHAVE DE SETA
A partir de agosto de 1959 o Fusca ganhou uma nova chave de seta, juntamente com um novo volante, que passou a ser conhecido como
ALAVANCA DE CÂMBIO COM RÉ
A empresa paulistana ICIPA PEÇAS DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS LTDA., fabricou, no início dos anos 70, uma alavanca especial para o Fusca: possuía um botão
FECHADURA DO PORTA-LUVAS
Maio de 1967. Além do porta-luvas acolher, por exemplo, o Manual do Proprietário e uma lanterna de emergência, deixar algo de mais valor sempre foi
EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS
Maio de 1945 até início de 1949 Características: Lente de vidro, carcaça de metal, friso fino de alumínio envolvendo a lente.
GARAGEM
Depois que Joseph comprou seu Fusca, veio uma grande preocupação: onde guardar o besouro. A maioria das residências nos centros urbanos na Alemanha – antigas
LIGUE O ESPELHO!
Em 1964, entrar numa loja de acessórios era um êxtase. Rodas, calotas, volantes, rádios, enfim, tudo do bom e do melhor para seu pequeno Volkswagen.
6 OU 12 VOLTS?
Fusca 1967, bege nilo. A despeito de muitos falarem que a mudança de voltagem do Fusca – de 6 Volts para 12 Volts – tenha ocorrido em 1967, na falada
ANTI-RUÍDO
Anúncio de novembro de 1968. A empresa TORO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO é, há décadas, líder no Brasil na fabricação de isoladores termoacústicos para a
TAPETES 1956-1959
O Fusca fabricado de 1956 até 1959 possuía presilhas do assoalho, que tinham a função de prender os tapetes, evitando que deslizassem. Acima, detalhe da
FEBOAN
Anúncio de novembro de 1972. Entre os inúmeros fabricantes de acessórios para o Fusca nos anos 60 e 70, destaco a empresa FEBOAN Indústria de
EMBELEZA HORRORES!
Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era
FRISO PROTETOR DA QUINA DE PORTA
Para evitar aquelas batidinhas nas quinas da portas, tão comuns em espaços apertados, principalmente em garagens e estacionamentos, os donos do Fusquinha tinham o hábito
VOLANTE BOBO
No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante
FRISO DA CALHA DE TETO
No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios. O friso era feito de um plástico flexível
TERMÔMETRO
No verão … … ou no inverno … … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada
ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE
A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc. Um