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Postagens exclusivas Opasgarage:

RÁDIO INDERG
A empresa nacional Inderg Indústria Eletrônica Ltda, então sediada à Rua Princesa Isabel, 86, São Paulo (SP), fabricou, na década de 1960 e 1970, rádios

BRUNO TRESS
Filho do comerciante alemão Emil Tress e de Guilhermina Tress, Bruno Tress nasceu em Osrterode, na Prússia Oriental. Deflagrada a Primeira Guerra Mundial, foi

FERRAMENTA ESPECIAL
A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho

VOLKSFEST 2019
“Parabéns aos organizadores! Que evento de alto nível!” “Tenho ido em todos os eventos que posso. Tanto aqui no Brasil quanto na Espanha.,

MARROM AVELÃ METÁLICO L6019
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981, nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código da plaqueta: 088. Código Universal: L 6019.

CANELA SECA
Fusca 1500. Canela Seca é o nome popular dado ao Fusca 1300 fabricado entre agosto de 1970 a outubro de 1974, com a bitola

RÁDIO JANDAL
Fusca 1500 com rádio Jandal. Os rádios feitos pela Jandal Eletrônica Ltda, eram um dos mais bonitos já feitos na década de 1960 e 1970.

BANCOS RECLINÁVEIS
Dentre os diversos sistemas de reclinamento de bancos disponíveis na década de 50 a 80, destacamos, inicialmente, o modelo feito pela Borbacar Indústria e Comércio

RELÓGIO VDO PARA FUSCA
Relógio VDO para Fusca Oval. Um dos acessórios mais desejados para equipar o Fusca Oval era (e ainda é!) o relógio de horas feito

1969: A NOVIDADE DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Fusca: sem espelho retrovisor externo. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho retrovisor externo.

SUPORTE DA BUZINA
Fusca: buzina aparente nos modelos mais antigos. Até o lançamento da versão Luxo do Fusca, ocorrido em junho de 1949, o besouro utilizava a buzina

ZÜNDFOLGE
Motor refrigerado a ar. “Zündfolge” é uma palavra alemã que, literalmente, significa “acendimento”. Encontra-se inscrita na base de sustentação do dínamo do motor do

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1950-1959
1950-1952. 1950-1952 (até outubro) Volkswagenwerk G.m.b.H

1967
Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.

EUREKA
Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a

CONTA-GIROS AERO-TACH
Anúncio do acessório na década de 1960. O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para

VW TL – ACESSÓRIOS
TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no

QUEBRA JOELHO
Porta-treco: acessório de grande utilidade. Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou

CARBURADOR 28 PCI
Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966. Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,

CINZEIRO NA ALAVANCA DE CÂMBIO
Na década de 1950 era comum os proprietários fumantes agregarem cinzeiros adicionais ao Fusca, de modo a facilitar o descarte das cinzas e das xepas

APRILIA
A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,

POMERODE É UMA FESTA!
No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode

TABELA DE NUMERAÇÃO DE CAIXAS DE CÂMBIO
Caixa de câmbio. Todas as caixas de câmbio utilizadas pelo Fusca e derivados continham uma numeração própria, iniciada por uma letra do alfabeto. Essa

UM “HELP” PARA O FUSCA!
Na década de 1960, tempo em que o Fusca era Rei, diversas eram as opções de kits de emergência no mercado feitos especialmente para o

MANGUEIRA TRASEIRA DO AR QUENTE
Até 1961, as mangueiras traseiras do ar quente do Fusca eram metálicas. Instaladas entre a mufla e a carroceria, tinham a função de conduzir o

ESPELHO RETROVISOR INTERNO – 1958/59 VERSUS 1960
Espelho retrovisor interno do período 1958/1959. Com o lançamento do modelo 1958, ocorrido em 1º de agosto de 1957, o Fusca foi presenteado com

BANCO RECLINÁVEL – HÜLS
Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO
Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

QUEM AMA O FEIO BONITO LHE PARECE
VW Country Buggy: utilitário feito na Austrália. O Country Buggy foi um veículo produzido pela VW da Austrália (VW Australasia) entre 1967 e 1968,

RÁDIO YAMAGUSHI
Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968. Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

VW ILTIS
VW Iltis (Tipo 183). O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

FASCINAÇÃO
Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças. Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.
Suspensão dianteira: montagem na fábrica. A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois
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MALAS DE VIAGEM IKA
Viajar com o Fusca, em família numerosa, sempre representou um desafio, uma vez que o besouro não é dotado de um porta-malas generoso. De qualquer
HINO DO CAROCHA
Hino em homenagem ao Fusca, composto em Paços de Brandão, Portugal, por uma Associação de amigos do Fusca. Foi cantado pela primeira vez no II
DATA
Diversas partes, peças e acessórios do Fusca possuem o ano de fabricação. Importante ficar atento a esse detalhe, tanto para identificar aspectos de originalidade do
ENCOSTO PALHINHA
Nos anos 50 e 60 os bancos do Fusca tinham uma função básica: acomodar o motorista e passageiros. E só! Naquele tempo, não havia uma
FRISO DO CONTORNO DO PÁRA-LAMA E DA SAIA TRASEIRA
Na época em que o cromado era sinônimo de elegância e sofisticação, colocar frisos adicionais no Fusca era ponto comum, fazendo com que o besouro
ALLMETAL
Anúncio de maio de 1962. Os batentes de proteção dos para-choques do Fusca foram acessórios quase que obrigatórios nos anos 60. Várias modelos estavam disponíveis
ESPELHO RETROVISOR INTERNO SWF
A firma alemã SWF (Special Werkzeugfabrik Feuerbach), fabricante de diversos componentes elétricos para o Fusca (bananinhas, relês, luz de ré, chaves de seta, limpadores de pára-brisas,
PORTA-TRECO PARA KOMBI
Anúncio de Setembro de 1963. A INDÚSTRIA DUEFF, da cidade de São Paulo, fabricou nos anos 60 porta-trecos exclusivos para a Kombi (também chamado de
PETRACCO-NICOLI
A INDÚSTRIA PETRACCO-NICOLI S.A., localizada na Rua Florêncio de Abreu, 180, São Paulo (SP) e com fábrica na Rua dos Alpes, 124, Bairro Cambuci,
DEFLETORES DO AR QUENTE PARA O PÁRA-BRISA
Anúncio de Fevereiro de 1957. Para otimizar o sistema de ar quente do Fusca, criou-se, nos anos 50, defletores de ar para serem instalados
FILTRO DE GASOLINA
Anúncio de dezembro de 1960. A empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS BROSOL LTDA., localizada na Rua Dutra Rodrigues, 131, foi fundada no
SAIA H
Painel traseiro no padrão H. Dá-se o nome de Saia H ao painel traseiro utilizado nos Fuscas fabricados até o modelo 1966 (todos os Fuscas
CHAVE DE SETA 4 X 1
Acessório alemão dos anos 50. Trata-se de um conjunto com 3 (três) chaves: duas laterais (uma em cada lado) e uma chave menor na parte superior. Pura
ESSA BRASÍLIA TEM FIBRA!
Em 1976, três anos após seu lançamento, o mercado já oferecia, em profusão, acessórios para a VW Brasília. A empresa DANYGLASS IND. COM. DE FIBRA
DA WEGA SÓ RESTOU O CUBO!
A METALÚRGICA WEGA LTDA., localizada na Rua Ibitinga, 471, São Paulo (SP), posteriormente incorporada pela REVESCAR REVESTIMENTO E ACESSÓRIOS PARA AUTOS LTDA., foi uma das
AYRTON SENNA E A UNIVEL
Anúncio de abril de 1969. Por diversas vezes falamos neste blog sobre acessórios feitos pela FÁBRICA DE MAÇANETAS UNIVERSAL LTDA., que, anos depois, passou
SUPORTE DE CIGARRO
No tempo em que fumar era símbolo de status, um pequeno e útil mimo podia ser instalado no cinzeiro do Fusca. Trata-se de um suporte metálico que
RODÃO
Anúncio de fevereiro de 1972. A empresa RODÃO Alinhamento e Balanceamento de Rodas, de São Paulo, foi uma das grandes empresas de acessórios dos anos
FILTRO DE ÓLEO FRAM
Se o Volks já é bom, imagine com um filtro de óleo FRAM. Mais econômico que um Volks? Só um Volks com filtro FRAM. Mais
PÁRA-BARRO
Nos tempos em que a estrada de chão chegava a ser uma regra no interior do país, o para-barro era um acessório bastante popular. Tinha
CAPA DA CHAVE DE SETA
A partir de agosto de 1959 o Fusca ganhou uma nova chave de seta, juntamente com um novo volante, que passou a ser conhecido como
ALAVANCA DE CÂMBIO COM RÉ
A empresa paulistana ICIPA PEÇAS DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS LTDA., fabricou, no início dos anos 70, uma alavanca especial para o Fusca: possuía um botão
FECHADURA DO PORTA-LUVAS
Maio de 1967. Além do porta-luvas acolher, por exemplo, o Manual do Proprietário e uma lanterna de emergência, deixar algo de mais valor sempre foi
EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS
Maio de 1945 até início de 1949 Características: Lente de vidro, carcaça de metal, friso fino de alumínio envolvendo a lente.
GARAGEM
Depois que Joseph comprou seu Fusca, veio uma grande preocupação: onde guardar o besouro. A maioria das residências nos centros urbanos na Alemanha – antigas
LIGUE O ESPELHO!
Em 1964, entrar numa loja de acessórios era um êxtase. Rodas, calotas, volantes, rádios, enfim, tudo do bom e do melhor para seu pequeno Volkswagen.
6 OU 12 VOLTS?
Fusca 1967, bege nilo. A despeito de muitos falarem que a mudança de voltagem do Fusca – de 6 Volts para 12 Volts – tenha ocorrido em 1967, na falada
ANTI-RUÍDO
Anúncio de novembro de 1968. A empresa TORO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO é, há décadas, líder no Brasil na fabricação de isoladores termoacústicos para a
TAPETES 1956-1959
O Fusca fabricado de 1956 até 1959 possuía presilhas do assoalho, que tinham a função de prender os tapetes, evitando que deslizassem. Acima, detalhe da
FEBOAN
Anúncio de novembro de 1972. Entre os inúmeros fabricantes de acessórios para o Fusca nos anos 60 e 70, destaco a empresa FEBOAN Indústria de
EMBELEZA HORRORES!
Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era
FRISO PROTETOR DA QUINA DE PORTA
Para evitar aquelas batidinhas nas quinas da portas, tão comuns em espaços apertados, principalmente em garagens e estacionamentos, os donos do Fusquinha tinham o hábito
VOLANTE BOBO
No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante
FRISO DA CALHA DE TETO
No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios. O friso era feito de um plástico flexível
TERMÔMETRO
No verão … … ou no inverno … … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada
ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE
A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc. Um