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Postagens exclusivas Opasgarage:

MUFLA INTERNA
Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. RECEPTOR DE ONDAS CURTAS.
Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel. O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente

FUSCA DO AMOR
Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”. Em

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI
Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

TRAILERS E REBOQUES
Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da

FUSCÃO PRETO
Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.

ESTRIBO DE APOIO PARA KOMBI
Um dos acessórios antigos disponíveis para a Kombi era o estribo ou batente de apoio. Geralmente fixado nas extremidades do pára-choque, tinha a função

CINZA LONDRINO
Cor utilizada pela VW do Brasil para a linha 1984 e 1985. Código Universal: L-9958. Código de Plaqueta: 033.

TAPETES 1950-1955
Todos os Fuscas fabricados até julho de 1959 eram equipados com jogo de 4 (quatro) tapetes individuais, feitos em borracha. A partir do lançamento do

SACADOR ORIGINAL DE CALOTA
Retirar a calota pode ser um momento delicado. O sacador de calota, também conhecido como gancho ou saca calotas, é uma ferramenta utilizada para facilitar a

POSIÇÃO DAS LANTERNAS
Lanterna do Fusca Split, utilizada até 1º/out/1952. Para facilitar a restauração de nossos Fuscas, segue, adiante o gabarito da posição das lanternas. Isso evitará que

OURO VILA RICA METÁLICO L6006
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 (Fusca 1300/1500, TL, Variant, Brasilia, SP1/2, Passat L/LS) e 1976 (Variant, Brasília, SP2, Passat). Código L6006. Código

TABELA NACIONAL DE MOTORES REFRIGERADOS A AR
Todo motor montado na linha de produção possui um número que o identifica. No caso do motor refrigerado a ar, o número fica inscrito na

PETRI
Petri: tradição e qualidade. Petri é uma das mais tradicionais marcas de volante de direção do mercado internacional. Sua logomarca é o desenho de um

PROTETOR NO PÁRA-CHOQUE
O Fusca, certamente, é o veículo para o qual mais se produziu acessórios. Despojado em itens de segurança, conforto e beleza, a indústria local nos

ROSCA FINA, MÉDIA E GROSSA
Sem adentrar neste tópico nas modificações ocorridas ao longo tempo na alavanca de câmbio do Fusca, rapidamente abordaremos as medidas da rosca da alavanca (e,

CINZA LOBO – L1220
Kombi 1969 na rara cor cinza lobo. Cor introduzida pela VW do Brasil em fevereiro de 1969 para os seguintes modelos: Fusca Pé-de-Boi (Tipo

PRIMEIRO VOLKSFEST CURITIBA 2018
Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril, o primeiro Volksfest de Curitiba, no Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba (PR).

BANCO INTEIRIÇO
Anúncio de janeiro de 1967. Ainda sob a influência dos veículos fabricados até 1950, principalmente os sedans, cuja maioria saia de fábrica com o

KOMBI 1966
Kombi 1966. Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel

WALITA
Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita. Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,

VERDE ESMERALDA – L514
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente para o Karmann-Ghia entre 1964 a 1966. Código L514.

BEGE AREIA – L572
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi

SÉRIE ESPECIAL VERDE CRISTALINO
No segundo semestre de 1984, já como modelo 1985, A VW do Brasil lançou no mercado um Fusca Série Especial, com produção aproximada de 2.800

BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO
A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão

1952
Fusca 1952. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1952.

CARBURADORES SOLEX/BROSOL
Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por

CHAPA PROTETORA DO MOTOR – COMPARATIVO 1200 x 1300
Acima, diferença entre a chapa protetora traseira dos motores 1200 e 1300. A chapa original dos motores 1200 tinha dois vincos paralelos. A lata

PLATINA METÁLICO L1225
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1972 e 1973 nos modelos SP1, SP2, TL 2 e 4 portas. e Variant. Código L1225. TL

RADIO BECKER
Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios

TRINCO DO QUEBRA-VENTO
Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956

TEXAS BROWN – L271
Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas

ENFEITANDO A VELHA SENHORA
Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T
Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. FADER
“Fader” da Blaupunkt em catálogo alemão. O “Fader” é um dispositivo para variar ou alternar o volume do som dentre dois ou mais alto-falantes
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EMBELEZA HORRORES!
Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era
FRISO PROTETOR DA QUINA DE PORTA
Para evitar aquelas batidinhas nas quinas da portas, tão comuns em espaços apertados, principalmente em garagens e estacionamentos, os donos do Fusquinha tinham o hábito
VOLANTE BOBO
No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante
FRISO DA CALHA DE TETO
No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios. O friso era feito de um plástico flexível
TERMÔMETRO
No verão … … ou no inverno … … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada
ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE
A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc. Um
LAVADOR DE PÁRA-BRISA BALEATO
O Fusca fabricado até 1959 não vinha de fábrica com o lavador de pára-brisa. Somente a partir de 1960 a VW do Brasil introduziu o
ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS
Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que
VASO DE FLOR PARA O PAINEL DO FUSCA!
Certos modismos não se explicam. Os vasinhos de flores instalados no painel dos carros eram uma mania na Europa nos anos 50 e 60. Os
TETO SOLAR KARMANN GHIA
A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando
VENEZIANAS
As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia
BATENTES DE PROTEÇÃO DO PÁRA-CHOQUES VERMELHOS
O vermelho sempre esteve associado à esportividade nos carros. Pequenos detalhes também propiciam esse efeito. Nos anos 50, na Alemanha, era oferecido batentes de proteção
HELLO, BYE BYE!
Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha
POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES
Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma
CATAVENTO KADRON
A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no
VINCADAS E LISAS
O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,
BUZINA FER
A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,
BRASÃO DO CAPUZ
O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não
MALETA DE PIQUENIQUE CONAP
Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote
SEU FUSCA NÃO PODE PARAR!
Hoje em dia, para quem tem carros antigos movidos a bateria de 6v, ter um carregador de bateria é quase que obrigatório. No início dos
RADIO ZILOMAG
A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e
LANCHEIRA KOMBI
Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira
RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR
Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do
LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS
A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder
TANQUE EXTRA DE GASOLINA FISCHER
A empresa alemã F. & R. Fischer criou, no início dos anos 50, um tanque de combustível adicional para o fusca. A ausência de marcador de
DISCO DE VINIL
Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,
A BANDA VOLKSWAGEN
Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL MOTOMETER
Anúncio de maio de 1956. Como os leitores deste blog sabem, o Fusca não tinha marcador de combustível até meados de 1961. Para suprir
FRISO PROTETOR LATERAL
Anúncio de novembro de 1979. O friso protetor lateral foi uma febre no final dos anos 70 e início dos anos 80. Não era usado
PALÁCIO DA ALVORADA
Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já
TETO DE VINIL
Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –
SACADOR DE CALOTA
Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a
DEFLETOR DA CAIXA DO AR QUENTE
O sistema de ar quente do fusca, além de – obviamente – aquecer o interior do veículo nos dias mais frios, ajudava desembaçar o pára-brisa.
O SONHO DE TER UM KDF!
A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi
PESCANDO DE FUSCA!
Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o
VISUALIZADOR DE SEMÁFORO
É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal