Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

MEDIUM BROWN L70

Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

BORDEAUX RED L51

  Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.

Leia mais »
KARMANN GHIA

KARMANN-GHIA 1970

Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a

Leia mais »
PNEUS

RODÍZIO DE PNEUS

Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi.   A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

SAHARA BEIGE L272

Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

ICELAND GREEN L213

Fusca 1955 na cor Iceland green.   A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

LIGHT BEIGE L275

Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

JUNGLE GREEN L315

Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

REED GREEN – L313

Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº  1-823

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

BEGE EQUATORIAL – LK 7032

Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.

Leia mais »
FUSCA 1968 ALEMÃO

QUE LANTERNA É ESSA?

  Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO

MERLI

  Anúncio de setembro de 1963.   A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo

Leia mais »
EMPI

FUSCA GTV

Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.

Leia mais »
MAÇANETAS INTERNAS

MAÇANETA WALROD

Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação

Leia mais »
ENCONTROS

VOLKSFEST 2023

  Cartaz de 2023 do Volksfest Curitiba.   Entre os dias 6 e 7 de maio de 2023 ocorreu a 4ª edição do Volksfest, realizado

Leia mais »
FUSCA 1993

FUSCA ITAMAR (1993-1996)

Fusca 1993 na cor vermelho sport. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, que ficou popularmente

Leia mais »
FUSCA 1996

CINZA STONE LK4002

Fusca 1996 na cor cinza stone.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1996 do Fusca, código LK4002, código plaqueta 136. Cor

Leia mais »
FUSCA 1996

PARAFUSO ALLEN

Parafuso hexagonal Allen. O parafuso do tipo Allen é um fixador com cabeça hexagonal interna, patenteado em 1910 pelo industrial americano William G. Allen, daí

Leia mais »
FUSCA 1970 1300 SEGUNDA SÉRIE

FUSCA 1300 1971

Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao

Leia mais »
ALTO-FALANTE

ALTO-FALANTE PARA FUSCA

Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário

Leia mais »
NORDLAND

VISORES DE SOL PARA FUSCA

  Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado

Leia mais »
FUSCA 1970

FUSCA 1970

Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca

Leia mais »
FUSCA 1968

FUSCA 1968

Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO VOLANTE (1950-1959)

VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)

Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa

Leia mais »
BLUE DOT

BLUE DOT

Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e

Leia mais »
COLETOR DE ADMISSÃO

COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)

Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o

Leia mais »
FUSCA 1945

FUSCA 1945/6

Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

T R I M O L

    Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM

A empresa IAM – acrônimo de  Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente

Leia mais »

QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA

Anúncio de dezembro de 1965.  A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia.  Como o

Leia mais »

BANEFRA

No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands

Leia mais »

D R Ä G E R

 Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários

Leia mais »

O FUSCA DE TOGA !

Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,

Leia mais »

GRADE DA BUZINA

Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de

Leia mais »

O FIM DO BARULHO DA KOMBI!

Os proprietários das Kombis antigas sabem que  a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?

Leia mais »

NESTOR

Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época,  fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é

Leia mais »

CAÇA MULATA COM ESPELHO

O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional

Leia mais »

GANCHO DE REBOQUE

Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa

Leia mais »

TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50

Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,

Leia mais »

BANCO TIPO CONCHA

 Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o

Leia mais »

TRAVA DO QUEBRA-VENTO

Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o

Leia mais »

O PALADINO!

Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca!    Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido

Leia mais »

VIDRO LATERAL BASCULANTE

O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do

Leia mais »

O RÁDIO DO POVO

1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal

Leia mais »

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »