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Postagens exclusivas Opasgarage:

RÁDIO INDERG
A empresa nacional Inderg Indústria Eletrônica Ltda, então sediada à Rua Princesa Isabel, 86, São Paulo (SP), fabricou, na década de 1960 e 1970, rádios

BRUNO TRESS
Filho do comerciante alemão Emil Tress e de Guilhermina Tress, Bruno Tress nasceu em Osrterode, na Prússia Oriental. Deflagrada a Primeira Guerra Mundial, foi

FERRAMENTA ESPECIAL
A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho

VOLKSFEST 2019
“Parabéns aos organizadores! Que evento de alto nível!” “Tenho ido em todos os eventos que posso. Tanto aqui no Brasil quanto na Espanha.,

MARROM AVELÃ METÁLICO L6019
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981, nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código da plaqueta: 088. Código Universal: L 6019.

CANELA SECA
Fusca 1500. Canela Seca é o nome popular dado ao Fusca 1300 fabricado entre agosto de 1970 a outubro de 1974, com a bitola

RÁDIO JANDAL
Fusca 1500 com rádio Jandal. Os rádios feitos pela Jandal Eletrônica Ltda, eram um dos mais bonitos já feitos na década de 1960 e 1970.

BANCOS RECLINÁVEIS
Dentre os diversos sistemas de reclinamento de bancos disponíveis na década de 50 a 80, destacamos, inicialmente, o modelo feito pela Borbacar Indústria e Comércio

RELÓGIO VDO PARA FUSCA
Relógio VDO para Fusca Oval. Um dos acessórios mais desejados para equipar o Fusca Oval era (e ainda é!) o relógio de horas feito

1969: A NOVIDADE DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Fusca: sem espelho retrovisor externo. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho retrovisor externo.

SUPORTE DA BUZINA
Fusca: buzina aparente nos modelos mais antigos. Até o lançamento da versão Luxo do Fusca, ocorrido em junho de 1949, o besouro utilizava a buzina

ZÜNDFOLGE
Motor refrigerado a ar. “Zündfolge” é uma palavra alemã que, literalmente, significa “acendimento”. Encontra-se inscrita na base de sustentação do dínamo do motor do

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1950-1959
1950-1952. 1950-1952 (até outubro) Volkswagenwerk G.m.b.H

1967
Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.

EUREKA
Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a

CONTA-GIROS AERO-TACH
Anúncio do acessório na década de 1960. O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para

VW TL – ACESSÓRIOS
TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no

QUEBRA JOELHO
Porta-treco: acessório de grande utilidade. Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou

CARBURADOR 28 PCI
Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966. Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,

CINZEIRO NA ALAVANCA DE CÂMBIO
Na década de 1950 era comum os proprietários fumantes agregarem cinzeiros adicionais ao Fusca, de modo a facilitar o descarte das cinzas e das xepas

APRILIA
A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,

POMERODE É UMA FESTA!
No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode

TABELA DE NUMERAÇÃO DE CAIXAS DE CÂMBIO
Caixa de câmbio. Todas as caixas de câmbio utilizadas pelo Fusca e derivados continham uma numeração própria, iniciada por uma letra do alfabeto. Essa

UM “HELP” PARA O FUSCA!
Na década de 1960, tempo em que o Fusca era Rei, diversas eram as opções de kits de emergência no mercado feitos especialmente para o

MANGUEIRA TRASEIRA DO AR QUENTE
Até 1961, as mangueiras traseiras do ar quente do Fusca eram metálicas. Instaladas entre a mufla e a carroceria, tinham a função de conduzir o

ESPELHO RETROVISOR INTERNO – 1958/59 VERSUS 1960
Espelho retrovisor interno do período 1958/1959. Com o lançamento do modelo 1958, ocorrido em 1º de agosto de 1957, o Fusca foi presenteado com

BANCO RECLINÁVEL – HÜLS
Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO
Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

QUEM AMA O FEIO BONITO LHE PARECE
VW Country Buggy: utilitário feito na Austrália. O Country Buggy foi um veículo produzido pela VW da Austrália (VW Australasia) entre 1967 e 1968,

RÁDIO YAMAGUSHI
Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968. Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

VW ILTIS
VW Iltis (Tipo 183). O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

FASCINAÇÃO
Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças. Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.
Suspensão dianteira: montagem na fábrica. A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois
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CALIBRADOR DE PNEUS
Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita
LINDBERGH: DO AVIÃO AO FUSCA
Charles Lindbergh, aviador, em foto dos anos 20. A vida de Charles Lindbergh é uma das biografias mais fascinantes do século XX. Quem tiver oportunidade
LUZ DE LEITURA
Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em
CALOTA CUBO RÁPIDO
Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,
LUZ DE ESTACIONAMENTO
Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa
ENCONTRO POMERODE 2011 – VOLKS FRIENDS
Organizado pelo Pomer Volks Fusca Clube, aconteceu neste domingo, 04.12.2011, um dos maiores encontros de fuscas do sul do Brasil, o 5º Volks Friends. Pomerode
TRAVA DO FREIO DE MÃO
Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu
RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)
Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho. Apenas os modelos top de
PARAFUSOS
Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da
DESCANSA PÉS DO PASSAGEIRO
Uma das cerca de 2.500 modificações ocorridas no fusca ao longo dos anos, foi a introdução, em agosto de 1959, do descanso inclinado para os
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS
Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares
LANTERNÃO L. HUBER. O PREDECESSOR DA FAFÁ NO BRASIL
Logo nos primeiros anos de produção do fusca no Brasil, começaram a surgir diferenças, ainda que sutis, com o besouro produzido na Alemanha. Esse descompasso tornou-se mais marcante a
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – VDO
A empresa VDO (http://www.vdo.com.br/) foi fundada por Adolf Schindling no final da década de 1920, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A VDO surgiu da incorporação de
PONTEIRA DE ESCAPAMENTO
O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,
BÚSSOLA
Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma
KITCAR
O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para
ASPIRADOR DE PÓ
Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de
BECK
Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o
EQUALIZADOR MARANTZ
Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de
RÉGUA PARA MARCAR O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Até a 1a. série de 1961, o fusca não possuia marcador de combustível. Algo inimaginável nos dias atuais, afinal, como são saber quanto de combustível
LANTERNAS DIANTEIRAS
Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época
UNISTRA
Abril de 1957. Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal
GLUP! PLOC! POP! … BOLHA!
Há mais em comum entre a bolha e o Fusca do que podemos imaginar. E não se trata de nenhuma bolha especulativa – no mercado imobiliário
VACUÔMETRO DIVERTIDO PARA FUSCA!
O vacuômetro mede a depressão do ar na entrada do coletor de admissão. Serve tanto para monitorar o consumo de combustível, quanto para indicar diversas
LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC
As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção.
“TIP TOP” E “INFLA-TIRE”
Anúncio de dezembro de 1968. Nos anos 60, a empresa Farloc do Brasil S.A. importou, para comercialização no Brasil, o kit TIP TOP. O kit consistia em
BEFOR
Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como
ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA
Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último
VELOCÍMETRO
Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande
GUIATEC
Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,
ESTRIBOS
Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.
RELÓGIO DE PAINEL 1957-1961
Os fuscas fabricados até o início de 1961 não vinham de fábrica com marcador de combustível. O fim da era do fusca oval e a
GELA SACO, ESFRIA BUNDA … PERAÍ, ESQUENTA TUDO!
Gela saco no Fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo? Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950
PÁRA-CHOQUES NORJA
Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959
Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis
TOCA-DISCOS, VITROLA, PARA O FUSCA!
Nos anos 60, possuir uma vitrola dentro do carro para tocar seus LPs preferidos era algo para poucas pessoas. O toca fitas de cartucho e K7 surgiriam anos depois. Hoje, uma