Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CONCESSIONÁRIAS

RÁDIO INDERG

A empresa nacional Inderg Indústria Eletrônica Ltda, então sediada à Rua Princesa Isabel, 86, São Paulo (SP), fabricou, na década de 1960 e 1970, rádios

Leia mais »
BRUNO TRESS

BRUNO TRESS

  Filho do comerciante alemão Emil Tress e de Guilhermina Tress, Bruno Tress nasceu em Osrterode, na Prússia Oriental. Deflagrada a Primeira Guerra Mundial, foi

Leia mais »
BACHERT

FERRAMENTA ESPECIAL

A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho

Leia mais »
VOLKSFEST 2019

VOLKSFEST 2019

  “Parabéns aos organizadores! Que evento de alto nível!”    “Tenho ido em todos os eventos que posso. Tanto aqui no Brasil quanto na Espanha.,

Leia mais »
CANELA SECA

CANELA SECA

Fusca 1500.    Canela Seca é o nome popular dado ao Fusca 1300 fabricado entre agosto de 1970 a outubro de 1974, com a bitola

Leia mais »
JANDAL

RÁDIO JANDAL

Fusca 1500 com rádio Jandal. Os rádios feitos pela Jandal Eletrônica Ltda, eram um dos mais bonitos já feitos na década de 1960 e 1970.

Leia mais »
BANCOS RECLINÁVEIS

BANCOS RECLINÁVEIS

Dentre os diversos sistemas de reclinamento de bancos disponíveis na década de 50 a 80, destacamos, inicialmente, o modelo feito pela Borbacar Indústria e Comércio

Leia mais »
PEROHAUS

RELÓGIO VDO PARA FUSCA

Relógio VDO para Fusca Oval.   Um dos acessórios mais desejados para equipar o Fusca Oval era (e ainda é!) o relógio de horas feito

Leia mais »
FUSCA 1980

1980

Fábrica da VW no Brasil a pleno vapor na produção do Fusca no início de 1980.  

Leia mais »
BUZINA

SUPORTE DA BUZINA

Fusca: buzina aparente nos modelos mais antigos. Até o lançamento da versão Luxo do Fusca, ocorrido em junho de 1949, o besouro utilizava a buzina

Leia mais »
FUSCA 1949

ZÜNDFOLGE

Motor refrigerado a ar.   “Zündfolge” é uma palavra alemã que, literalmente, significa “acendimento”. Encontra-se inscrita na base de sustentação do dínamo do motor do

Leia mais »
FUSCA 1965

1965

Comercial antigo com as novidades para a linha 1965 do Fusca.

Leia mais »
FUSCA 1967

1967

Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.

Leia mais »
FUSCA 1963

1963

Propaganda oficial da VW do Brasil mostrando as novidades da linha 1963 do Fusca.

Leia mais »
EUREKA

EUREKA

Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a

Leia mais »
CONTA-GIROS

CONTA-GIROS AERO-TACH

Anúncio do acessório na década de 1960.   O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para

Leia mais »
TL - ACESSÓRIOS

VW TL – ACESSÓRIOS

TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no

Leia mais »
BLITZ

QUEBRA JOELHO

Porta-treco: acessório de grande utilidade.   Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou

Leia mais »
CARBURADOR 1100

CARBURADOR 28 PCI

Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966.   Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,

Leia mais »
APRILIA

APRILIA

A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,

Leia mais »
ENCONTROS

POMERODE É UMA FESTA!

  No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode

Leia mais »
BANCO RECLINÁVEL - HÜLZ

BANCO RECLINÁVEL – HÜLS

Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na

Leia mais »
APOIO DE BRAÇO

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO

Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

Leia mais »
RADIO YAMAGUSHI

RÁDIO YAMAGUSHI

Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968.   Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

Leia mais »
ILTIS

VW ILTIS

VW Iltis (Tipo 183).   O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

Leia mais »
CRIANÇAS

FASCINAÇÃO

Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças.   Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

Leia mais »
SUSPENSÃO DIANTEIRA

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.

Suspensão dianteira: montagem na fábrica.   A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »