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Postagens exclusivas Opasgarage:

LUZ DE NEBLINA

O tráfego rodoviário impõe uma série de inconvenientes aos motoristas, dentre os quais a neblina, em especial na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente

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CALHA DE CHUVA

A calha de chuva é um acessório simples, barato e de fácil instalação, sendo uma boa solução para manter os vidros desembaçados em dias de

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GARAGEM RETRÁTIL

Coisa de alemão. A empresa METALLBAU KARL LENDERS fabricou nos anos 50 uma garagem portátil   que podia ser usada para guardar o Fusca. Era

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REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE

É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade:

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CELERON

Bucha de celeron do Fusca. Celeron é um laminado industrial, duro e denso, fabricado através de aplicação de calor e pressão em camadas de tecido

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METALÚRGICA MICRO LTDA

Bocal de abastecimento do óleo do Fusca feito pela MICRO. A METALÚRGICA MICRO LTDA, sediada em São Paulo (SP), foi fabricante de peças para a

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IRMÃOS LANTIERI LTDA

 A empresa IRMÃOS LANTIERI LTDA foi uma das grande fabricantes de matéria-prima para a confecção de bancos para automóveis no Brasil. A empresa foi fundada

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FORIN

A empresa FORIN S/A Indústria e Comércio foi fabricante de fechaduras, batentes de porta, trinco do capô e bocal de abastecimento do óleo do Fusca.

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FORNECEDORES DE TAPETES

Tapetes da marca Fisco. Fisco. Não! Não se trata da Receita Federal, Estadual ou Municipal. Fisco é marca da empresa alemã Schoeps, fabricante de tapetes

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BORCOL

Anúncio de dezembro de 1972. A BORCOL INDÚSTRIA DE BORRACHA LTDA., de São Paulo (SP), fundada em 1959, é a maior fabricante da América do

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DIANA

Borracha do assoalho do Fusca feito pela DIANA. A empresa DIANA PRODUTOS TÉCNICOS DE BORRACHA S.A., de São Bernardo do Campo (SP), foi fornecedora oficial

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ELASTIC

 ELASTIC S/A Indústria de Artefatos de Borracha, de Diadema (SP), empresa fabricante de borrachas, fornecedora da VW do Brasil. Borracha da tampa do cabeçote do

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NARIZ DE PLACA

A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite

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PERUCA DE FUSCA

A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da

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AZUL BÁLTICO L3019

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.

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AZUL CAIÇARA L3000

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000.  VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.

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BEGE GOBI L80BR

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.

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AZUL GOLFO L390

1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf

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VERDE TURQUESA L380

Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de

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VERDE FOLHA L1210

Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970

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BRANCO POLAR L8003

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.

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VERMELHO MÁLAGA L5007

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br)   Kombi Luxo 1977.

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BRANCO LÓTUS L282

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,

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BRANCO PÉROLA L87

Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).

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1600

EMBLEMA 1600

Fusca 1600: 1975-1982.   O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

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1500 SUPER

1500 SUPER

 1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

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VIDROBRÁS

VIDROBRÁS

 Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

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RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL

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Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

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BAGAGEIRO BEKOWA

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Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

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EVOLUÇÃO DOS FRISOS DA CARROCERIA

FRISOS DA CARROCERIA

Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

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ALAVANCA DE CAMBIO HURST

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST

  Alavanca esportiva Hurst.   A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

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AFOGADOR

AFOGADOR (1950-1996)

Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

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CORDONÊ (1973-1979)

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Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

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MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

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1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

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VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

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EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

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LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

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CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

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FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

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CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

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POLAINA

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Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

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1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

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FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

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ATOGAS

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Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

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FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

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