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Postagens exclusivas Opasgarage:

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

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LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

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CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

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LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

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TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

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RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

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PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

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RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

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PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

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BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

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KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

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ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

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BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

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EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

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LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

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UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

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LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

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BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

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ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

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VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

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GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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Postagens exclusivas Opasgarage:

1600

EMBLEMA 1600

Fusca 1600: 1975-1982.   O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

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1500 SUPER

1500 SUPER

 1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

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VIDROBRÁS

VIDROBRÁS

 Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

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RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL

Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

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BAGAGEIRO BEKOWA

BAGAGEIRO BEKOWA

Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

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EVOLUÇÃO DOS FRISOS DA CARROCERIA

FRISOS DA CARROCERIA

Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

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ALAVANCA DE CAMBIO HURST

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST

  Alavanca esportiva Hurst.   A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

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AFOGADOR

AFOGADOR (1950-1996)

Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

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CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

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MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

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1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

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VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

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EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

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LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

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CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

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FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

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CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

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POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

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1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

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FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

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ATOGAS

ATOGAS

Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

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FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

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