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Postagens exclusivas Opasgarage:

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

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CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

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TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

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TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

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DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

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TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

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BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

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ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

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TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

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PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

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CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

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DEFLETOR DE ÓLEO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

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Postagens exclusivas Opasgarage:

COURVIN CANELADO (1980-1986)

COURVIN CANELADO

 Courvin canelado.   O courvin canelado foi o padrão utilizado no revestimento da parte central dos bancos do Fusca Standard entre outubro de 1979 e

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FUSCA 1979

AMARELO TROPICAL L6015

  Fusca na cor amarelo tropical. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979, código L6015, código de plaqueta 013.

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ACESSÓRIOS

ACESSÓRIOS DO ZÉ!

Batente de proteção de para-choque: acessório para o VW 1600 de 1969.   O Volkswagen 1600, vulgo Zé do Caixão, disponível ao público entre janeiro

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FORRAÇÃO DE BANCOS

PIJAMINHA

 Tecido pijaminha.   Pijaminha é a designação popular dada ao padrão do tecido central utilizado nos bancos dianteiros e traseiros do Fusca entre 1964 e

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1600

EMBLEMA 1600

Fusca 1600: 1975-1982.   O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

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1500 SUPER

1500 SUPER

 1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

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VIDROBRÁS

VIDROBRÁS

 Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

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RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL

Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

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BAGAGEIRO BEKOWA

BAGAGEIRO BEKOWA

Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

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EVOLUÇÃO DOS FRISOS DA CARROCERIA

FRISOS DA CARROCERIA

Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

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ALAVANCA DE CAMBIO HURST

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST

  Alavanca esportiva Hurst.   A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

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AFOGADOR

AFOGADOR (1950-1996)

Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

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CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

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MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

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1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

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VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

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EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

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LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

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CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

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FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

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CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

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POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

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1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

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FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

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