Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
MANGUEIRA TRANSFERIDORA DE AR
Mangueira transferidora de ar: acessório de época. A partir do lançamento do Fusca 1963 no Brasil, a Volkswagen mudou o sistema do lavador do para-brisa,
CHAVE PISTOLINHA
Chave de ignição do tipo pistolinha. A chave de ignição do tipo pistolinha foi introduzida pela Volkswagen em 1958 no Fusca. O apelido é uma
PADRÃO DOS NÚMEROS DE CHASSI (1950-1959)
Pensando em ter um Fusca alemão? Com o objetivo de facilitar a identificação do padrão correto dos números do chassi no túnel do Fusca, publicamos
VOLKSFEST 2024
Volksfest 2024. Aconteceu nos dias 4 e 5 de maio de 2024, a 5º edição do Volksfest Curitiba, no bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.
KOMBI 1961
Kombi Luxo 1961. As Kombis do início da década de 1960, além de raras, receberam uma rica gama de cores, desde a versão de entrada
FAROL HELLA COM GRADE DE PROTEÇÃO
Hella e Fusca: estreita relação. A firma alemã Hella foi fornecedora oficial de produtos para a Volkswagen, tais como faróis, lanternas, buzina, chaves de
ALMOFADAS DO BANCO TRASEIRO DO FUSCA SPLIT
Fusca 1949 Luxo com as almofadas no banco traseiro. Com o lançamento do Fusca Luxo em junho de 1949, a Volkswagen introduziu um par
CALOTAS DISCO VOADOR
Disco voador: apelido de calota de Fusca. Na década de 1980 era comum os proprietários de Fusca, Brasília, Gol, Variant trocarem as calotinhas originais
FUSCA 1974
Fusca 1974 nas versões 1300 e 1500. 1974 foi um ano particularmente especial para a Volkswagen. Nunca se vendeu tanto Fusca no Brasil! Foram 239.393
AZUL SAFIRA L3001
Fusca 1300 1974 na cor azul safira. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1974, código L3001, código de plaqueta 023.
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO FIXADO NO QUADRO DA PORTA
Espelho retrovisor externo fixado no quadro da janela da porta. Como os leitores deste blog já sabem, o espelho retrovisor externo do Fusca só
1983. O ANO EM QUE O FUSCA VIROU FUSCA!
Fusca 1983. O Fusca modelo 1983 foi lançado em setembro de 1982, a partir do chassi nº 9BWZZZ11.ZDP.000.001. As versões disponíveis eram o Fusca Standard e
PROTETOR DE VÁLVULA PARE-BEM
Protetor de válvula Pare-Bem. Na década de 1960 encontrava-se disponível no mercado um acessório que prometia proteger a válvula da câmara, retardando o esvaziamento
KADRON
Vídeo apresentando alguns acessórios da Kadron. Dupla carburação da Kadron. Dupla carburação Kadron para motores 1300 e 1500. Emblema metálico da Kadron no suporte
VIDROS SEKURIT
Anúncio da Sekurit de fevereiro de 1956. Os vidros da marca Sekurit – atualmente pertencente ao grupo Saint-Gobain – equiparam os Fuscas alemães junto com
RADIO BLAUPUNKT MODELOS A610B e A51
Rádio Blaupunkt A610B em um Fusca (1950-1952). Hoje em dia, ter um rádio instalado no carro é algo bastante comum. A maioria dos veículos
CIBRASIL
Anúncio no Jornal O Globo, de 11.10.1955. A Cibrasil foi uma financeira fundada em 1951 que atuava com financiamento imobiliário e com títulos de capitalização
COURVIN CANELADO
Courvin canelado. O courvin canelado foi o padrão utilizado no revestimento da parte central dos bancos do Fusca Standard entre outubro de 1979 e
FUSCA 1979 (1300 e 1300-L)
Fusca 1979. O Fusca modelo 1979 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em outubro de 1978, a partir do chassi nº BJ 819.853 (1300)
AMARELO TROPICAL L6015
Fusca na cor amarelo tropical. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979, código L6015, código de plaqueta 013.
ACESSÓRIOS DO ZÉ!
Batente de proteção de para-choque: acessório para o VW 1600 de 1969. O Volkswagen 1600, vulgo Zé do Caixão, disponível ao público entre janeiro
PIJAMINHA
Tecido pijaminha. Pijaminha é a designação popular dada ao padrão do tecido central utilizado nos bancos dianteiros e traseiros do Fusca entre 1964 e
ARAME DE FRENO OU DE TRAVAMENTO
Arame de freno ou de travamento. O arame de freno ou de travamento é um método usado para frenar duas ou mais unidades, de
EMBLEMA 1600
Fusca 1600: 1975-1982. O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar
1500 SUPER
1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada
VIDROBRÁS
Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom
FUSCA ITAMAR. CARROCERIA. CARACTERÍSTICAS
O Fusca Itamar, fabricado no Brasil entre 1993 a 1996, possui algumas características de carroceria peculiares, distinguindo-o do modelo que lhe precedeu (1986) em vários
RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL
Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual
BAGAGEIRO BEKOWA
Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,
ALETAS DE REFRIGERAÇÃO DO VW SP2
SP2: veículos de série com as aletas de refrigeração do motor. O VW SP2 foi lançado oficialmente em 26 de junho de 1972, representando
FRISOS DA CARROCERIA
Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em
CERTIDÃO DE NASCIMENTO: FINALMENTE DISPONÍVEL!
Certidão de nascimento: finalmente disponível. Depois de décadas aguardando, finalmente os colecionados e aficionados pela marca poderão pedir a certidão de nascimento do seu xodó!
1970: 1.000.000 DE VOLKSWAGEN
8 de julho de 1970: a VW do Brasil atingiu a produção de 1.000.000 de veículos. No dia 8 de julho de 1970, por volta
ALAVANCA DE CÂMBIO HURST
Alavanca esportiva Hurst. A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no
PQP TRASEIRO – ACESSÓRIO DE ÉPOCA
PQP móvel. Já tratamos outrora da evolução do PQP traseiro original do Fusca (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos uma alça traseira que substituiu
AFOGADOR (1950-1996)
Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
MEDIUM BROWN L70
Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.
BORDEAUX RED L51
Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.
KARMANN-GHIA 1970
Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a
RODÍZIO DE PNEUS
Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi. A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,
SAHARA BEIGE L272
Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida
ICELAND GREEN L213
Fusca 1955 na cor Iceland green. A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de
LIGHT BEIGE L275
Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,
JUNGLE GREEN L315
Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº
REED GREEN – L313
Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 1-823
PLATTENWAGEN: O COMEÇO DE TUDO!
Antiga foto do Plattenwagen de 1946. Plattenwagen é o nome alemão de um veículo plataforma desenvolvido em 1946 dentro da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg
BEGE EQUATORIAL – LK 7032
Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.
QUE LANTERNA É ESSA?
Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer
MERLI
Anúncio de setembro de 1963. A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo
NÃO ENTRE NUMA FRIA! CUIDADOS COM OS CABRITOS.
Vendedor anunciando a venda de um Zwitter 1952. Na data de hoje deparei-me com um anúncio da venda de um Fusca Zwitter 1952, documentado,
EVOLUÇÃO DAS TAMPAS DO BERÇO DE ESTEPE (1950-1996)
Retirada do varão do freio de mão. Para propiciar a retirada do varão do freio de mão da alavanca de câmbio, o Fusca possuía
FUSCA GTV
Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.
MAÇANETA WALROD
Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação
VOLKSFEST 2023
Cartaz de 2023 do Volksfest Curitiba. Entre os dias 6 e 7 de maio de 2023 ocorreu a 4ª edição do Volksfest, realizado
FUSCA ITAMAR (1993-1996)
Fusca 1993 na cor vermelho sport. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, que ficou popularmente
CINZA STONE LK4002
Fusca 1996 na cor cinza stone. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1996 do Fusca, código LK4002, código plaqueta 136. Cor
PARAFUSO ALLEN
Parafuso hexagonal Allen. O parafuso do tipo Allen é um fixador com cabeça hexagonal interna, patenteado em 1910 pelo industrial americano William G. Allen, daí
MARCADORES DE TEMPERATURA DO ÓLEO
Medidor de temperatura do óleo do motor da Stork. O medidor da temperatura do óleo do motor é um equipamento comum nos veículos atuais, sendo
FUSCA 1978 (1300 E 1300-L)
Fusca 1300-L 1978. O Fusca modelo 1978 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em outubro de 1977, a partir do chassi nº BJ 632.356 (Fusca
1979: 5.000.000 DE VEÍCULOS VW PRODUZIDOS
O 5.000.000º Volkswagen foi um Fusca. No dia 5 de novembro de 1979 a Volkswagen do Brasil comemorou um feito histórico: saiu da
FUSCA 1300 1971
Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao
ALTO-FALANTE PARA FUSCA
Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário
PÉ-DE-BOI (1965-1970): UM FUSCA COM ROUPAS DE TRABALHO!
Fusca Pé-de-Boi. A partir de 1949, o Fusca passou a ser fabricado em duas versões: a Luxo (ou Exportação) e a Standard. Como o próprio
VISORES DE SOL PARA FUSCA
Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado
FUSCA 1970
Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca
MANOPLA DE VOLANTE DE DIREÇÃO
Manopla auxiliar de direção em um Fusca oval. A manopla para volante de direção é um antigo acessório automotivo destinada a facilitar as manobras do
FUSCA 1968
Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts
VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)
Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa
BLUE DOT
Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e
COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)
Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o
ICIPA. ACESSÓRIOS ESPORTIVOS PARA O FUSCA!
Icipa: acessórios esportivos para o Fusca. A empresa nacional Icipa Peças de Máquinas e Acessórios Ltda, localizada na Rua Fábia, nº 264, São Paulo (SP),
FUSCA 1945/6
Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo