Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

MEDIUM BROWN L70

Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

BORDEAUX RED L51

  Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.

Leia mais »
KARMANN GHIA

KARMANN-GHIA 1970

Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a

Leia mais »
PNEUS

RODÍZIO DE PNEUS

Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi.   A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

SAHARA BEIGE L272

Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

ICELAND GREEN L213

Fusca 1955 na cor Iceland green.   A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

LIGHT BEIGE L275

Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

JUNGLE GREEN L315

Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

REED GREEN – L313

Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº  1-823

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

BEGE EQUATORIAL – LK 7032

Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.

Leia mais »
FUSCA 1968 ALEMÃO

QUE LANTERNA É ESSA?

  Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO

MERLI

  Anúncio de setembro de 1963.   A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo

Leia mais »
EMPI

FUSCA GTV

Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.

Leia mais »
MAÇANETAS INTERNAS

MAÇANETA WALROD

Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação

Leia mais »
ENCONTROS

VOLKSFEST 2023

  Cartaz de 2023 do Volksfest Curitiba.   Entre os dias 6 e 7 de maio de 2023 ocorreu a 4ª edição do Volksfest, realizado

Leia mais »
FUSCA 1993

FUSCA ITAMAR (1993-1996)

Fusca 1993 na cor vermelho sport. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, que ficou popularmente

Leia mais »
FUSCA 1996

CINZA STONE LK4002

Fusca 1996 na cor cinza stone.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1996 do Fusca, código LK4002, código plaqueta 136. Cor

Leia mais »
FUSCA 1996

PARAFUSO ALLEN

Parafuso hexagonal Allen. O parafuso do tipo Allen é um fixador com cabeça hexagonal interna, patenteado em 1910 pelo industrial americano William G. Allen, daí

Leia mais »
FUSCA 1970 1300 SEGUNDA SÉRIE

FUSCA 1300 1971

Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao

Leia mais »
ALTO-FALANTE

ALTO-FALANTE PARA FUSCA

Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário

Leia mais »
NORDLAND

VISORES DE SOL PARA FUSCA

  Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado

Leia mais »
FUSCA 1970

FUSCA 1970

Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca

Leia mais »
FUSCA 1968

FUSCA 1968

Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO VOLANTE (1950-1959)

VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)

Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa

Leia mais »
BLUE DOT

BLUE DOT

Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e

Leia mais »
COLETOR DE ADMISSÃO

COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)

Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o

Leia mais »
FUSCA 1945

FUSCA 1945/6

Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo

Leia mais »