Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
CAFETEIRA
O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no
FAROL AUXILIAR CARELLO DINAFLOY
A Indústria Eletro Metalúrgica Dinafloy Ltda, detentora da marca Carello, fabricou diversos tipos de faróis auxiliares para veículos nos anos 60, 70 e 80. Anúncio de
CHAPÉU DE BRUXA
O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o
ACENDEDOR DE CIGARROS
A concepção de que cigarro faz mal à saúde é mais ou menos recente. Até o final dos anos 70 e início dos anos 80 não havia
TROCA DE ÓLEO
Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a
13º ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE FUSCAS – BLUMENAU 2011
Realizado nesse fim de semana, em Blumenau (SC). Uma visão do encontro sob a ótica dos acessórios de época.
TRAVA DE MAÇANETA INTERNA
Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir
DÍNAMO DUPLO
O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função
TRANS AIR
Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência. Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas
CONVERSOR DE VOLTAGEM PARA RÁDIO 6V-12V
O fusca utilizou o sistema de voltagem de 6 volts até dezembro de 1967. A partir de janeiro de 1968 o sistema de voltagem foi alterado
BEE CATCHER
Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com
ALARGADOR DE BITOLA
O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da
TRAVA DE CÂMBIO
Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item
PUTA QUE O PARIU!
Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,
CHAVE GERAL
Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é
PROTETOR DOS BATENTES DE PORTA
Pequenas e incomuns. Pode-se assim qualificar as capas dos batentes de porta, acessório de época para o Fusca. Feitas na Alemanha (AUTAB), a rigor, serve
FREIO
Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida
TRAVA DE DIREÇÃO
Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição
BANANINHA
Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.
BUZINA FANFARE
O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o
ROSSI
Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA PANTOGRÁFICO (DJALMA, JOKON)
O limpador de pára-brisa pantográfico surgiu como acessório do Fusca nos anos 50, ainda na era dos modelos split window. Os primeiros modelos pantográficos foram
VIDEO FUSCA COM ACESSÓRIOS DE ÉPOCA
O vídeo acima mostra acessórios de época bem raros. Quantos você consegue contar? São dezenas. Percebe-se alguns items da Motometer (medidor combustível, medidor temperatura óleo,
BOTÃO DE BUZINA COM RELÓGIO
Os relógios de Fusca são itens raros e caros. Considerando a saga do besouro no Brasil (de 1950 a 1996), apenas os Fuscas split, fabricados entre
ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT
O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do fusca,
POLICRISTAL
A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio
COFRE ANTONINHO
Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA), desenvolveram-se, localmente,
LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA
Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por
VELOCÍMETRO COM HODÔMETRO PARCIAL
Disponível desde o início dos anos 50, o velocimetro com hodômetro parcial é um acessório bem procurado e díficil de ser achado. Eram fabricados pela
CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA
Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual
PORTA CHAPÉU
Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o
RIMI
Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os
FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM
Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação
KAMEI
Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,
ANTENAS TRUFFI
“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos
REGULADOR DE VOLTAGEM
Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
FUSCA DE AUTOESCOLA. ACESSÓRIOS.
Fusca de Autoescola: volante e pedais duplos. Até o início da década de 1990, o motorista que quisesse obter sua Carteira Nacional de
FUSCA 1300 1972
Em 1972 o Fusca 1300 dividia a linha de montagem com o Fusca 1500, conhecido por Fuscão. Em razão desse apelido, o 1300 passou a
PLANSCH-STOP
Plansch-Stop: acessório alemão. O Plansch-Stop é um acessório alemão fabricado na década de 1950 que consiste em uma junta de vedação instalada sob a
FUSCA 1966
Linha de produção do Fusca em 1966. Na década de 1960, ano após ano, a Volkswagen do Brasil batia recordes de produção. Não podia ser
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL DEHNE
Medidor de combustível Dehne. Até o primeiro trimestre de 1961, o Fusca saia de fábrica sem o marcador de combustível. Para sanar essa ausência, diversas
KOMBI 1980
Kombi 1980. O modelo 1980 da Kombi, lançado em outubro de 1979, trouxe poucas inovações em relação ao modelo anterior. Uma das novidades foi a
O CORPO HUMANO NAS PARTES E PEÇAS DE FUSCA
Homem e Fusca: perfeita integração! Diversos nomes populares de partes, peças e acessórios do Fusca, Kombi, Karmann-Ghia, Zé do Caixão, Variant, SP2 e TL
BRASÍLIA 1973
Brasília 1973. O Brasília, carro de design 100% nacional, projetado por José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, teve seu lançamento oficial ocorrido no dia 08
PROTETOR DE CORROSÃO (ZIEBART, RUBBER JET-CAR, QUANTIL)
Anúncio de 1977. Em meados da década de 1970 foi lançado no mercado nacional um produto à base de petróleo que prometia proteger o
DEBRUM DO PARA-LAMA
Debrum do para-lama. O debrum do para-lama (em inglês: fender beading), também conhecido por vivo ou galão, é o material utilizado entre os para-lamas e
SENSOR DE MEIO-FIO
O sensor de meio-fio auxiliava o ato de estacionar. O sensor ou antena de meio fio é um acessório de época que tem por objetivo
FUSCA 1962
Fusca 1962. O Fusca modelo 1962 foi lançado em 22 de janeiro de 1962 pela Volkswagen do Brasil, chassi nº B 056.577. A partir dessa
ADORNO PLÁSTICO DE CALOTA
Adorno de calotas. O adorno ou disco plástico, inserido entre a calota e a roda, é um acessório alemão bastante simples para embelezar
FUSCA 1960
Fusca 1960 na cor verde mango. O Fusca modelo 1960 foi lançado no Brasil no dia 28 de setembro de 1959, depois que a Volkswagen
AZUL GELEIRA L334
Azul geleira. Cor utilizada pela VW do Brasil entre setembro de 1959 e outubro de 1960. Código L334.
EVOLUÇÃO DOS AMORTECEDORES DO FUSCA
Tipos de amortecedores utilizados no Fusca. O amortecedor (em inglês: shock absorber; em alemão: stossdampfer) é uma das partes fundamentais da suspensão do Fusca, responsável
FUSCA 1600 (1975-1982)
Fusca 1600. O Fusca 1600 foi uma versão do besouro fabricada entre maio de 1975 a junho de 1982, sucedendo o Fusca 1600-S, conhecido por
RADIO MOTOROLA
Rádio Motorola para Fusca em anúncio de julho de 1963. A empresa Motorola foi fundada em 1928 na cidade de Chicago, Illinois, por Paul V.
DIFERENCIAL TRAVANTE DA KOMBI
Lama: elemento natural da Kombi equipada com diferencial travante. O diferencial travante da Kombi era um opcional disponível para a velha senhora introduzido pela Volkswagen
COMPRESSOR WELBA NACIONAL. RARO VENENO DE ÉPOCA PARA O FUSCA!
Em março de 1962 uma singela nota na Revista 4 Rodas chamava a atenção do leitor para o lançamento de um novo equipamento para incrementar
RODAS BOLO DE NOIVA: NASCIDAS PARA CORRER!
Rodas bolo de noiva da Scorro: nasceram para competir! A fabricante nacional de rodas Scorro foi fundada pelo italiano Salvatore Grilli, que imigrou para o
METALÚRGICA DOURADO
Estojo de ferramentas fabricado pela Metalúrgica Dourado. A empresa nacional Metalúrgica Dourado foi um conhecido fabricante de macacos e estojos de ferramentas para Fusca, Kombi,
BBT – O FANTÁSTICO MUNDO DE BOB!
BBT: potência mundial de peças VW. A BBT é um empresa belga, com sede na cidade de Brecht, distrito da Antuérpia, fornecedora de partes e
SUPORTE DE FIXAÇÃO DA BATERIA
Bateria para Fusca. A bateria do Fusca sempre foi fixada no assoalho do veículo, do lado direito, embaixo do banco traseiro. Ao longo do
BORRACHA DE PORTA (1950-1996)
Borracha de porta do Fusca. A guarnição ou borracha da porta do Fusca, que tem a função de vedar o local contra a entrada
KOMBI 1964
Kombi 1964. A Kombi 1964 foi numerada a partir do chassi de nº B4 070.309 (janeiro) até o chassi de nº B4 082.742 (dezembro).
FUSCA 1950 COM PEÇAS DE 1938?
Fusca 1950. Não gostaria de importunar os leitores a respeito da recente descoberta do Fusca 1950 com apenas 14.000 km em São Paulo, cuja repercussão
BLITZ. UM DESCONHECIDO CAÇA MULATA NACIONAL
O caça mulata de para-brisa em ação! O caça-mulata de para-brisa já foi abordado por nós em um post mais antigo (clique aqui
KOMBI 1965
Kombi 1965. A Kombi 1965 era disponível para o grande público nas versões Luxo (tipo 204), Standard (tipo 231), Furgão (tipo 211), 6 Portas (tipo
BUGGY MEYERS MANX
Buggy Meyers Manx: a origem de um estilo. Bruce Franklin Meyers (1926-2021) é considerado o inventor do buggy, veículo com carroceria em fibra de vidro
QUE ACESSÓRIO É ESSE?
Berço de estepe original de um Fusca 1952. Como nossos leitores já sabem, o Fusca até início de agosto de 1955 tinha o
FUSCA 1967
Fusca 1967 Luxo. O Fusca modelo 1967 foi lançado no dia 16 de janeiro de 1967, começando pelo chassi nº B7 336.101 e terminando o
PINTURA ELETROSTÁTICA, EPÓXI OU A PÓ. SEU USO NA RESTAURAÇÃO DO FUSCA.
Aplicação da tinta a pó. A pintura eletrostática, também conhecida como pintura a pó ou pintura epóxi, é um processo de pintura realizado em metais
FORRAÇÃO DE TETO 1960-1973
Padrão da forração de teto de 1965 a 1973. A forração de teto do tipo pintadinho/furadinho foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em 1960.
O FUSCA 1954 DE PETER NIELSEN. UM SHOW DE ACESSÓRIOS RAROS!
Fusca 1954. Peter Nielsen é um entusiasta de Fuscas e de acessórios de época. Morador da cidade de Silkeborg na Dinamarca, Peter é proprietário de um
DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO
Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do