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Postagens exclusivas Opasgarage:

A DEMONIZAÇÃO DO ZÉ FRISINHO
Zé Frisinho: amor incondicional pelo Fusca! Faz tempo que estou querendo escrever sobre esse assunto. É comum se perceber no nosso meio uma série de

RELÓGIO NO CINZEIRO KIENZLE
Relógio de horas no cinzeiro. Os Fuscas Zwitter e ovais fabricados entre outubro de 1952 e agosto de 1957 vinham equipados de fábrica com

EVOLUÇÃO DO CINZEIRO TRASEIRO
Cinzeiro traseiro do Fusca. JUNHO DE 1949 A SETEMBRO DE 1952: Com o lançamento da versão Export/Deluxe em junho de 1949 (chassi 1-0106.639), foi introduzido

ATOGAS
Veneno alemão de época: Atogas. Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

FUSCA 1955
Fusca 1955. O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NOS ANÚNCIOS DE CARROS ANTIGOS!
Fusca 1300-L 1975. Isso mesmo. Não acredito em tudo o que você lê em anúncios de carros antigos. Não importa quem seja o vendedor.

FUSCA 1958
Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs

KOMBI 1975
Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1952 SPLIT DA L’ART DE L’AUTOMOBILE
Fusca 1952 à venda na L’Art. Seguimos com mais uma avaliação de um Fusca alemão do ano de 1952 à venda na empresa L’Art de

JUPITER GREY L225
Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.

MEDIUM BLUE L37
Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.

DARK BLUE L32
Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.

PEARL GREY L21
Pearl Grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21. Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.

FJORD BLUE L434
Fusca Fjord Blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

KALAHARI BEIGE L343
Kalahari Beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código

GARNET RED L358
Garnet Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

PRAIRIE BEIGE L378
Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.

DIAMOND GREEN L412
Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.

CHESTNUT BROWN L73
Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.

MEDIUM BROWN L70
Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.

BORDEAUX RED L51
Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.

KARMANN-GHIA 1970
Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a

RODÍZIO DE PNEUS
Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi. A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,

SAHARA BEIGE L272
Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida

ICELAND GREEN L213
Fusca 1955 na cor Iceland green. A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de

LIGHT BEIGE L275
Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,

JUNGLE GREEN L315
Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº

REED GREEN – L313
Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 1-823

PLATTENWAGEN: O COMEÇO DE TUDO!
Antiga foto do Plattenwagen de 1946. Plattenwagen é o nome alemão de um veículo plataforma desenvolvido em 1946 dentro da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg

BEGE EQUATORIAL – LK 7032
Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.

QUE LANTERNA É ESSA?
Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer

MERLI
Anúncio de setembro de 1963. A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo

NÃO ENTRE NUMA FRIA! CUIDADOS COM OS CABRITOS.
Vendedor anunciando a venda de um Zwitter 1952. Na data de hoje deparei-me com um anúncio da venda de um Fusca Zwitter 1952, documentado,

EVOLUÇÃO DAS TAMPAS DO BERÇO DE ESTEPE (1950-1996)
Retirada do varão do freio de mão. Para propiciar a retirada do varão do freio de mão da alavanca de câmbio, o Fusca possuía

FUSCA GTV
Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.

MAÇANETA WALROD
Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação
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KOMBIATAS DE NATAL PELO MUNDO: HANNOVER E CURITIBA
Kombi e o Natal: como não gostar! No último sábado à noite, dia 18.12.2021, ocorreram duas Kombiatas natalinas: uma em Curitiba, capital paranaense, e a

FUSCA SÉRIE ESPECIAL CORAL. EXCLUSIVIDADE BELGA.
Série Especial Coral. Em 16 de abril de 1973 a empresa belga D’Leteren, responsável pela montagem em CKD do Fusca na Bélgica, lançou a série

1973: 2.000.000 DE VEÍCULOS VW PRODUZIDOS NO BRASIL. A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO!
O 2.000.000º veículo produzido pela VW brasileira. No dia 23 de agosto de 1973, uma quinta-feira, próximo das 15h, saiu da linha de produção o

BANCO PROCAR TORINO
Bancos Procar modelo Torino. Nas décadas de 1960 e 1970, a Procar foi uma das maiores fabricantes de acessórios automotivos nacionais, com ênfase

SERVAUTO
Salão de exposição dos carros novos, com destaque para a Variant e Fusca 1300-L. A Servauto Serviços e Auto Peças Ltda foi um revendedor autorizado

EVOLUÇÃO DO TETO SOLAR NO FUSCA
Teto solar no Fusca: puro charme! O teto solar para o Fusca foi introduzido como opcional pela Volkswagen alemã em 28 de abril de 1950,

LISTA DE DN
Servopa: DN nº 54. A sigla “DN” se origina da expressão “Dienst Nummer” (em alemão) ou “Dealer Number” (em inglês), relacionada ao número interno atribuído

LUVAS PARA DIRIGIR
Luvas para dirigir: charme que remete aos bons e velhos tempos. O uso de luvas para dirigir remonta aos primórdios da indústria automobilística ainda no

EQUIPE KOHLBACH
O Fusca nº 7 da Equipe Kohlbach. A empresa Kohlbach Motores Elétricos foi fundada em 1945 por Heinz Rodolfo Kohlbach e Bertha Gertrude Ilse Kohlbach,

1.000.000 DE KOMBIS
1962: 1.000.000 de Kombis produzidas na Alemanha. A Volkswagen começou a produzir a Kombi em março de 1950 na cidade de Wolfsburg. Todavia, em

EVOLUÇÃO DA ALÇA DE SEGURANÇA (PQP) DO TETO
Alça de segurança para o passageiro de trás em um Fusca 1952. A alça de teto do Fusca, também conhecido como alça de segurança ou

1969: 2.000.000 DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL
Karmann-Ghia. Em março de 1969 foi comemorado a produção de 2.000.000 de veículos fabricados no Brasil (incluindo todas as montadoras nacionais). O evento de comemoração

MAÇANETA DA JANELA BASCULANTE DA KOMBI CORUJINHA. DIFERENÇAS.
Janelas laterais basculantes na Kombi. As janelas basculantes da Kombi, em número de 4 (quatro), utilizadas tanto no modelo Standard quanto na versão Luxo, possuem

FUSCA 1965
Fusca 1965, com teto solar. O modelo 1965 do Fusca foi lançado no final de novembro de 1964, a partir do chassi nº B4 190.501.

ACESSÓRIOS DE ÉPOCA PARA O FUSCA 1500
Acessórios de época para o Fuscão. O Fusca 1500 teve vida relativamente curta. Lançado em agosto de 1970, perdurou até abril de 1975,

UM FUSCA. UM HOMEM. E 2.600.000 KM RODADOS
O Fusca: a máquina guerreira! Albert Klein é o motorista que detém o recorde mundial de quilometragem percorrida com um Fusca, num total de 1.613.281

ÓCULOS DO FUSCA
Óculos do Fusca: não é o que parece. Óculos é a designação popular dada à forração que envolve o quadro do vidro traseiro do Fusca,

RUDOLF WILHELM KARL LEIDING. SUA IMPORTÂNCIA PARA A VW DO BRASIL.
Rudolf Leiding na linha de produção do Zé do Caixão em São Bernardo do Campo. Rudolf Wilhelm Karl Leiding foi um dos nomes mais importantes

CARRAPATINHO
Carrapatinho cinza: novidade em 1968. Carrapatinho é a designação popular dada à forração interna utilizada no Fusca para cobrir as caixas de rodas internas, cangalha,

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO EXPRESS PARA MOTOR 1.100 e 1200
Veneno de época: como aumentar a potência do motor do Fusca. A dupla carburação da marca Express foi desenvolvida para o Fusca no início

EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA (1966-1996)
Limpador do para-brisa no Fusca. Conforme prometido, abordaremos hoje a segunda parte da evolução do limpador de para-brisa, desta feita, de 1966 a 1996. A

400.000 KOMBIS
Dia de festa: 400.000 Kombis produzidas em 1975. Em junho de 1975 a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 400.000ª Kombi: uma modelo

VIDROS TRIPLEX
Anúncio da empresa de setembro de 1963. A empresa Triplex do Brasil Ltda foi um fabricante de vidros e fornecedor oficial da VW

PRODUTOS ESSO PARA O FUSCA
Esso: extinta marca de postos de combustível. Os postos Esso iniciaram suas atividades no Brasil em 1912 e, após 100 (cem) anos em terras tupiniquins,

TRAJETÓRIA DO ENCOSTO DE CABEÇA. DE ACESSÓRIO A EQUIPAMENTO ORIGINAL.
Encosto de cabeça: acessório utilizado desde a década de 1950. O encosto de cabeça, também conhecido como “apoio de cabeça” ou “cabeceira”, tem a função

TRAVESSEIRO KAMEI
Travesseiro da Kamei. Kamei é uma empresa alemão fundada em 1949 na Alemanha, especializada em acessórios para a linha VW. O nome Kamei (pronuncia-se

RODAS TITANIO
Rodas Titanio: coqueluche da década de 1970. As rodas de liga leve tiveram o seu auge no Brasil na década de 1970. Lançadas como

250.000ª VARIANT
250.000ª Variant na linha de produção. No início de novembro de 1976, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 250.00ª Variant, um modelo 1977.

EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL
Quebra-Sol do Fusca. 1950-1957: Nesse período, o Fusca saia de fábrica com o quebra-sol instalado apenas do lado do motorista, encaixado no espelho retrovisor

FUSCA 1967: DIFERENÇA NAS MANGUEIRAS DO AR QUENTE
Fusca 1967: novo motor, agora com 1300 cm3. Em 1967 a VW do Brasil introduziu um novo motor para o Fusca, de 1.300 cm3, aposentando

BOUTIQUE DOS AUTOMÓVEIS
Boutique dos Automóveis: loja de acessórios automotivos de Juiz de Fora (MG). Boutique dos Automóveis é o nome de uma loja de acessórios automotivos fundada

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Janeiro de 1969 a maio de 1969: braço longo. Como os leitores deste site sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho

MOTOR 1200-BR
Etiqueta com a identificação 1200-BR na capelinha. A partir de janeiro de 1967, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca com motor 1300, aposentando o

VIDROS SANTA MARINA
Foto antiga da fábrica da Santa Marina, em São Paulo (SP). A empresa Santa Marina foi uma fabricante brasileira de vidros para o Fusca, fornecedora

BOTÃO DE BUZINA DO VOLANTE CÁLICE
Botão de buzina do volante cálice em imagem de 1963. Um detalhe que às vezes passa despercebido para quem está restaurando um Fusca

CALOTA PARA RODA 4 FUROS CROMADA. DIFERENÇAS ENTRE A ORIGINAL E PARALELA
Fusca 1500 1972 com calota cromada. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971 do Fusca, a VW do Brasil lançou uma