Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
AMARELO CAJU – L1362
Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1973. Código Universal: L1362. Código Glasurit: VW 3109. Código de Plaqueta: 010.
FUSCA 1300 1973. CARACTERÍSTICAS.
Fusca 1300 modelo 1973, na incomum cor azul arara. Conhecido popularmente como canela seca pelo fato de ter a bitola traseira menor que a do
FUSCA. AS NOVIDADES DO MODELO 1973
Linha 1973 do Fusca. O modelo 1973 do Fusca foi lançado em novembro de 1972 e trouxe alterações significativas às versões existentes, principalmente no
ELASTIC
Elastic: um dos principais fornecedores de guarnições de borracha da VW. A empresa Elastic S/A Indústria de Artefatos de Borracha, sediada em Diadema (SP), foi
ETIQUETA DO NÚMERO DO CHASSI NO PARA-BRISA
1959. Ao longo de sua história, o Fusca teve uma série de etiquetas colocadas na carroceria pela própria VW durante o processo de montagem.
WEEK-END
Bagageiros Week-End. A empresa Porta-Bagagens Week-End Ltda, então sediada na Praça das Bandeiras, nº 215, na cidade de São Paulo, fundada por Luis M. dos
ADORNO DE PLACA DE CIDADES
Adorno de placa da cidade de Curitiba. Entre a década de 1950 e 1960 era comum a colocação de um adorno junto à placa
NIVEL BREK
Nivel Brek: tecnologia old school. Na década de 1970 foi desenvolvido um interessante acessório destinado a facilitar a verificação do nível do fluido de
COBRE METÁLICO L7004
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 e 1977 para os seguintes modelos refrigerados a ar: TL, Variant, Brasília e SP1/SP2. Código Universal: L7004.
VERDE AMAZONAS METÁLICO L417
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972 para os modelos Variant, TL e SP1/SP2. SP1 verde amazonas metálico. Catálogo de cores oficial VW.
VERDE MENTOL L1314
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1973 a 1974, para modelos TL, Variant, SP1/SP2 e Brasília. Código de plaqueta: 092. Variant na
ALDO AUTO CAPAS
Anúncio de março de 1974. Empresa sediada em Porto Alegre (RS), Aldo Auto Capas foi fundada em 1966 por Aldo Besson. A empresa era especializada
MANUAL ZWITTER EM PORTUGUÊS
Aos amigos assinantes deste blog, disponibilizamos o raro Manual em Português do Fusca Zwitter (1952-1953), que pode ser visualizado clicando aqui.
ESTAMPOTEC
Estampotec. A empresa paulistana Mecânica Industrial Estampotec Ltda, então situada na Rua Maria Cândida, 1159, Vila Guilherme, cidade de São Paulo, fabricou vários acessórios para
O DREUX ESPECIAL
Pesquisa e texto: João Cesar Santos (nosso assinante e colaborador, com orgulho) Haroldo Dreux era diferente dos outros pilotos, sempre gostou mais da técnica que da
BICÃO
Superador de altura Bicão. A marca nacional “Bicão” desenvolveu no a década de 1970 alguns acessórios para o Fusca e Kombi aproveitando-se do natural
HOFFMAN. O PAI DO CARRO EUROPEU NA AMÉRICA
Maximilian Edwin Hoffmann (1904-1981) Para quem acompanha as discussões em fóruns especializados dos EUA acerca de Fuscas alemães da década de 1950, volta e
VERMELHO NOBRE L5003
A cor vermelho nobre foi utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1975. Código da tinta é L5003. Código da Plaqueta é 030. Variant
ANTI-RUÍDO DO ASSOALHO
Assoalho do modelo Zwitter: sem manta. O anti-ruído do assoalho do Fusca, também conhecido por “manta” foi introduzido pela VW somente a partir de agosto
500.000 VW NOS EUA
1960: 500.000 VWs exportados para os EUA. Os Estados Unidos sempre foi o principal mercado comprador dos veículos da Volkswagen. Lá, o Fusca também fez
D. P. CLETO
Anúncio de 1951 do então desconhecido “Volkswagen”. A empresa D. P Cleto Ltda, então sediada no Rio de Janeiro, foi um os primeiros “autorizados” da
FUSCA 1964
Linha 1964: azul Atlântico e cinza prata. Cores novas. 1964 é um dos anos mais conturbados para definir questões acerca da originalidade do Fusca. Foi
CERTIDÃO DE NASCIMENTO – COMO PEDIR
Todo veículo fabricado pela Volkswagen da Alemanha, tais como Fusca, Kombi e Karmann-Ghia, pode ter seus registros disponibilizados aos proprietários por solicitação à empresa e
DNF 2020 CURITIBA
DNF Curitiba. O Dia Nacional do Fusca (DNF) é comemorado no Brasil dia 20 de janeiro de cada no. A data é especial no meio
CARRO ESPORTE X FUSCA
Antiga propaganda da VW do Brasil, com humor característico, do início dos anos de 1960, comparando um carro de corrida com o Fusca.
PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DA CARROCERIA
Localização da plaqueta no Fusca. da saia dianteira do Fusca por meio de 2 (dois) rebites, cujos números codificados dão informações acerca da carroceria do
LANTERNAS DE KOMBI. ACESSÓRIOS
Lanternas traseiras para Kombi Corujinha. Poucos foram os acessórios oferecidos para a Kombi, comparativamente com o Fusca. Por por ser um veículo – em
AZUL MONTE BLANCO
A cor denominada Azul Monte Blanco foi utilizada exclusivamente em 1969 e 1970 pela VW do Brasil na pintura da carroceria do Karmann-Ghia. A
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1959-1996
Agosto de 1959 a julho de 1962: nesse período, o Fusca saia de fábrica com faróis do tipo sealed beam, de produção local, com a marca Arteb-Hella,
LAVADOR DE PÁRA-BRISA HELPHOS
O Fusca, até 1959, saia de fábrica sem qualquer equipamento para auxiliar na limpeza do para-brisa. O lavador ou limpador de para-brisa tem a função
CAPAS DE PEDAL. EVOLUÇÃO E ACESSÓRIOS
Até final de outubro de 1949; Abordaremos neste tópico a evolução das capas de pedal e os acessórios de época utilizados nas pedaleiras. Out-1949/Dez-1953. Até
MENSAGEM AO ASSINANTE
Se você chegou até aqui, é porque valoriza conteúdos de qualidade. Frivolidades das redes sociais não tem espaço neste blog. Parabéns. Poucos serão os leitores,
BEM-BOLA
Anúncio da década de 1960. A empresa nacional Bem Bola Indústria de Auto Peças Ltda, então sediada na Av. Celso Garcia, 668, no bairro
EBERSPÄCHER: O AQUECEDOR
Europa e EUA: invernos rigorosos. Em boa parte da Europa, EUA e Canadá, regiões em que o Fusca foi amplamente comercializado, os invernos são
VENENO BELGA
Mach 1: customização oficial. Mach 1 é o nome atribuído a uma série limitada de Fuscas customizados produzidos em meados da década de 1960
DAS
Escudo da DAS. DAS: empresa alemã fundada em 1928 na cidade de Berlim, sob o nome DAS Deutcher Automobil Schutz Aktiengesellschaft. DAS são as letras
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de
FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um
FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita
EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros
VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.
PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A
ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de
1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão
MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na
INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a
UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos
A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos
GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina
GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer
MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi
PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas
ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos
RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,
ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a
CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada
METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do
FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da
VEÍCULO DO ASSINANTE. FUSCA 1962
Fusca 1962 do assinante Caio Ramos. É notório que o Fusca desperta uma empatia incomum à maioria das pessoas, principalmente em crianças. Graças a
A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS
Calotas do Fusca. O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de
SUPORTE DO PARA-CHOQUE
Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no
PINTADOS OU GALVANIZADOS? A SAGA CONTINUA ….
Fusca 1952 com parafusos das dobradiças galvanizadas de preto. Continuando a série “Pintados ou Galvanizados?” iniciada neste tópico (clique aqui), hoje abordaremos os parafusos das
TRAVA DA MAÇANETA INTERNA GERINA
Funcionamento da trava de segurança. O acessório já foi abordado anteriormente (para mais informações, clique aqui). Hoje, um pequeno vídeo de seu funcionamento. Era
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO
Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca. Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen
RÁDIO CRUXEN
Anúncio de junho de 1968. Durante a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram
BRASILWAGEN
Sede da Brasilwagen em São Paulo. A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais
AZUL ATLAS L338
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA: PINTADOS OU GALVANIZADOS?
Parafusos da dobradiça de porta galvanizados. Os parafusos das dobradiças de porta são galvanizados, como na imagem acima, ou pintados da cor da carroceria? Essa
TREMENDÃO
Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969. A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo
SANTILLI
Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a
HAGUS
Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,