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REDINHAS SUSPENSAS
Porta-treco em formato de rede em um Fusca split. Para otimizar o espaço do Fusca, principalmente para a acomodação de pequenos objetos, o mercado

SUPORTE DE ABERTURA DA TAMPA DO MOTOR
Suporte de abertura da tampa do motor do Fusca. Na década de 1960, a empresa paulistana METALÚRGICA EMA lançou no mercado um espaçador para

JET AIR
Ventilador Jet Air instalado em Fusca 1500 1973. Sabidamente o sistema de ventilação interna do Fusca sempre foi deficiente. A abertura do quebra-vento é

LOVE BUG OU O VERDADEIRO FUSCA DO AMOR
“Love Bug”, em literal tradução, significa “Fusca do Amor”. The Love Bug (1968). No Brasil, “Se Meu Fusca Falasse“. “The Love Bug” foi o nome do icônico

PROTETOR INTERNO DO PÁRA-LAMA
Na década de 1970 e 1980 era comum instalar-se no Fusca um protetor interno dos pára-lamas visando proteger a pintura interna de areia, pedriscos, pedras

LARANJA BITTERSWEET
Cor introduzida pela VW do Brasil em janeiro de 1971, código L-1253, utilizada nos Fuscas 1300 e 1500 apenas nesse ano. Fusca 1500, ano 1971.

NARIZINHO: DIFERENÇAS
Muitos confundem o nariz de placa utilizado no Fusca a partir do modelo Zwitter com o introduzido a partir do modelo 1958. Apesar de aparentemente

FORRAÇÃO LATERAL 1958 E 1959
Fusca 1959. A partir do lançamento do modelo 1958, ocorrido em agosto de 1957, o Fusca passou a ter novo padrão de forrações laterais, agora

CADEIRA INFANTIL
Cadeira infantil. Antigamente, não havia maiores preocupações quanto à preservação da integridade física dos passageiros do veículo, principalmente as crianças. Lembremos que o cinto de

MARROM ESCURO
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente em 1972 para Fusca 1300 e 1500. Código universal desconhecido. Tintas Wanda o código é Wandalac 00031/Wandacar 00031.

MOTOR 1100 x 1200
Motor 1100. Via de regra, percebe-se muitas dúvidas, inclusive entre os próprios fusqueiros, sobre até quando foi utilizado o motor 1100 do Fusca.

COMO FIXAR UM FAROL AUXILIAR?
Farol auxiliar instalado em um Fusca 1960. Tão importante quanto conseguir um belo par de farol auxiliar antigo para equipar seu Fusca, é instalá-lo da maneira

ABARTH: UM ESCORPIÃO PEDE PASSAGEM!
Logomarca da ABARTH. ABARTH é uma empresa italiana fundada em 1949 por Carlo Abarth, na cidade de Bologna, voltada à construção de carros esportivos e de competição, além

SÉRIE LOVE: 25 ANOS AMANDO O FUSCA
Série Love: designação popular dada ao Fusca Série Especial lançado em 1984 para comemorar os 25 anos de produção do besouro no Brasil (1959-1984).

TARTARUGA DE KOMBI
Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo

RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V
Rádio Telefunken modelo IA-51V. Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios

BAGAGITO
Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.

ESTABILIZADOR TRASEIRO
O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da

CABEÇOTE DA SUSPENSÃO
O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante

SEMÁFORO
As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.

BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO
A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção

RÁDIO PHILIPS AUTOSUPER 491
Anúncio de 1951. O desejo de todo motorista. É assim que a PHILIPS anunciava, no início de 1950, seu rádio automotivo modelo Autosuper 491, que

LIMPADOR DE PÁRA-BRISA ELÉTRICO
Anúncio de janeiro de 1977. O limpador de pára-brisa original do Fusca era acionado por meio de um sistema de pressão de ar, que,

PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA
1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950

PORTA-LUVAS DE KOMBI
Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos

CALHA DE VENTO E CHUVA
Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950, tem a função de

GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL
Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de

1957
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº

QUE TIPO É ESSE?
Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização

PAINEL DE JACARANDÁ
Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no

ECKEL
Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH

RÁDIO COLARADI
Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do

CASTANHO METÁLICO – L1272
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974, nos veículos SP1, SP2, TL (1973) e SP1, SP2, TL, Variant, Brasília e Karmann-Ghia TC

GATO STOP-SOM
Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de

CADEADO DO PNEU SOBRESSALENTE
Fusca 1950 com estepe preso com cadeado. Na primeira metade da década de 1940, por conta do avanço da Segunda Grande Guerra, o acesso da

BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!
O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre
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MAIS SOBRE AS BANANINHAS. IDENTIFICANDO A ÉPOCA DE FABRICAÇÃO
Instalando as bananinhas no Fusca. Os indicadores de direção do Fusca, também chamadas popularmente de bananinhas, foram utilizadas no Fusca alemão até o chassi nº

CAPOTA DE KOMBI
Kombi pick-up com capota na caçamba: acessório. Enquanto a Kombi pick-up cabine simples foi lançada na Alemanha em 1952, sua estréia no Brasil

FELTRO DO PORTA-MALAS
Fuscas Split e Oval: o feltro saia de fábrica. O feltro de capô dianteiro do Fusca tinha a função de proteger a carroceria de

FUSCA 1977. REFORÇOS NA CARROCERIA.
Fusca 1977. Em outubro de 1976, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca modelo 1977, com uma série de alterações, algumas não tão visíveis

TRUFFI. MUITO ALÉM DA ANTENA
Setor de ferramentaria da fábrica da Truffi em 1954 . Empresa paulistana fundada por Victorio Truffi em 1952, principal fabricante de antenas para veículos do

GALÃO EXTRA UNIVERSAL DE COMBUSTÍVEL
Abastecendo o besouro. A capacidade do tanque de combustível do Fusca é de 40 (quarenta) litros, o suficiente para percorrer certa de 400 (quatrocentos) quilômetros.

KOMBI CARACOL. SUA CASA SOBRE RODAS
Kombi Caracol. O motorhome, ou casa sobre rodas, teve seu auge no Brasil na década de 1970 e 1980, período em que houve grande expansão

FUSCA BAJA
Fusca Baja. Os Fuscas Bajas surgiram na década de 1970 no sul da Califórnia como uma alternativa mais barata aos buggies que já faziam

BRUCUTU
Brucutu. O brucutu é o nome popular dado o ejetor de água do sistema de para-brisa, instalado entre o vidro do para-brisa e o

OLIVETTI, MAGNELLI, SECURIT E VOLKSWAGEN
Securit e Fusca: relação antiga. A empresa Tecnogeral S/A, sediada em São Paulo (SP), foi fundada em 1940 por Aldo Magnelli. Italiano de nascimento, Magnelli, apesar

O SP2 1974 EM DETALHES
VW SP2 na cor verde místico. O VW SP2 – tipo 149 – foi fabricado pela Volkswagen do Brasil entre junho de 1972 e

BOLSA DA FORRAÇÃO LATERAL. EVOLUÇÃO.
Bolsa lateral: de grande valia. A bolsa da forração lateral da porta do Fusca, também chamada de porta-mapas, porta trecos ou porta objetos, é de

OS ACESSÓRIOS MAIS ESTRANHOS JÁ FEITOS !
Uma chopeira dentro do carro! Época em que beber e dirigir não eram incompatíveis. Neste post abordaremos alguns dos acessórios automotivos mais estranhos já

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de

FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um

FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita

EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por

EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros

VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.

PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A

ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de

1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão

MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na

INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a

UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos

A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos

GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina

GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer

MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi

PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas

ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos

RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,

ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a

CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada

METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do

FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da