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Postagens exclusivas Opasgarage:
SANDRINI. O VOLANTE HERMANO
Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria
ESCAPAMENTOS NORMA
A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de
VENTILADOR HELLA
Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA. Esse
MINI PORTA-TRECO
Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca. Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do
PORTA-LANTERNA
Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil. Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na
KOBASIL
A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500. Uma sequência de luzes acendia-se
PREGOS
O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com
1955
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885
PORCA REGULADORA DO CABO DA EMBREAGEM
Um pouco sobre as diferenças da porca reguladora do cabo de comando da embreagem do Fusca. Até maio de 1968, a porca reguladora era sextavada
ARPRA
A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes
KOJI
A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,
OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964
O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão
TELA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ E PARA-LAMAS
Acessório de época, usado nos EUA e Austrália, a tela protetora da parte dianteira do Fusca (capô e pára-lamas) evitava que insetos pudessem sujar demasiadamente
1956
Fusca 1956. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O
1954
Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas
1951
Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria
CAPA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ DIANTEIRO
A capa de proteção do capô dianteiro é um acessório de época que tinha por função proteger o capô contra pequenos pedriscos que podiam danificar
1950
Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi
CHAPAS DEFLETORAS DE ARREFECIMENTO DO AR
As duas chapas defletoras de arrefecimento utilizadas nos motores refrigerados a ar da VW têm por função direcionar o fluxo de ar forçado para as
VARETA DE ÓLEO 1200 x 1300
Diferenças entre a vareta de óleo do motor 1200 x 1300 e demais motores VW a ar. A vareta de cima é do 1200; a
LUZ DE ADVERTÊNCIA DO FREIO DE MÃO
Lembro-me a primeira vez que fui com o Fusca de meu pai à Faculdade. Mal e mal sabia dirigir, muito menos perceber alguma anormalidade no
MAPA RODOVIÁRIO
Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa
AZUL COBALTO – L1231
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.
TAMPA, COPINHO OU CALOTINHA DO TAMBOR DIANTEIRO
O copinho ou tampa do tambor dianteiro da roda do Fusca é diferente para a roda com 5 furos (utilizada até outubro de 1974, exceto
O FUSCA DO PADRE (OU AS CORES LITÚRGICAS DE UM FUSCA CONSAGRADO)
Ao chegar na oficina, deparei-me com um Fusca todo colorido que de plano me chamou a atenção.
INCOPLAST
A empresa INCOPLAST Indústria e Comércio de Botões e Derivados de Plásticos Ltda., de São Paulo (SP), fabricou belos botões de acrílico para o painel
RAIO
RAIO. Empresa fabricante de parafusos e arruelas. Foi fornecedora oficial da VW do Brasil juntamente com a MAPRI, FANAUPE e FIBAM. Parafuso RAIO de uma
BUJÃO DO ESCOAMENTO DO ÓLEO DO MOTOR
Os motores 1200 do Fusca, fabricados até julho de 1959, motor nº 3.072.319, possuíam o bujão de escoamento do óleo no próprio bloco do motor.
DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO
O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do
TAMPA DA CARCAÇA DA VENTOINHA
Diferença entre as tampas da carcaça da ventoinha nos motores de 6 e 12 volts. No motor VW a ar de 6 volts, a furação
A ASA DA PANAIR NO FUSCA
Por: Laércio Becker, de Curitiba-PR “Descobri que as coisas mudam E que tudo é pequeno Nas asas da Panair.” (Milton Nascimento e
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
O kit de primeiros socorros pode, a depender da situação, constituir-se em auxílio em pequenos acidentes envolvendo os ocupantes do veículo. Anúncio de maio
AZUL ASTRAL METÁLICO L1338
Quando vi aquela TL à minha frente, logo percebi que se tratava de um carro íntegro. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
EDMORBA
Edmorba, Acessórios e Peças para Autos Ltda, é uma empresa de distribuição de acessórios automotivos, fundada em São Paulo (SP) no ano de 1962. O
BACALHAU
O reforço da fixação do suporte do pára-choque traseiro ficou conhecido no Brasil como bacalhau ou língua de vaca, a depender da região. Ao longo
BAGAGEIRO BRASILIENSE
Bagageiros ou porta-bagagens eram comumente instalados no teto do veículo. Acessório que desde os anos 50 equipou o Fusca. De utilidade inegável, aumentava a capacidade
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LIGUE E RELAXE!
Anúncio de dezembro de 1977. Na segunda metade dos anos 70 surgiu a almofada vibratória utilizada com a finalidade de massagear a região lombar
FORLON
Anúncio de dezembro de 1972. A empresa paulistana PLÁSTICOS FORLON LTDA., então localizada na Rua Vergueiro, 5.194, São Paulo (SP) foi fabricante de lanternas sequenciais
MULTITEST
Anúncio de novembro de 1971. A empresa MULTITEST Indústria de Aparelhos Eletrônicos Ltda., então localizada na Rua São Manoel, 20, Pinheiros, São Paulo (SP),
ESPELHO MONZA
Espelho Monza adornando um Fusca. O autódromo de Monza, na Itália, é uma das mais tradicionais pistas de corrida do mundo. Por causa disso, diversos
PRODA
PRODA Produtos Automobilísticos Ltda, foi uma empresa brasileira fundada em 1969 estabelecida no ramo de comércio de acessórios automotivos. PRODA é o acrônimo formado pelas
SOBRE-ARO
Seguramente, o Fusca foi o veículo para quem a indústria de acessórios mais desenvolveu produtos. Dada sua simplicidade inata, seus proprietários sempre foram ávidos por
RELÓGIO DE VELOCÍMETRO
Relógio ALPO em imagem de janeiro de 1955. Dentre as dezenas de opções de relógios disponíveis na época para serem instalados no Fusca, o relógio
EVOLUÇÃO DO SUPORTE DE ENCAIXE DO MACACO
Erguendo o besouro. Este post objetiva mostrar, sucintamente, a evolução do suporte ou alojamento de encaixe da haste do macaco soldado na lateral traseira do
CAPAS DE BANCO
Júlio acabara de adquirir um preservado Fusca do ano de 1966. Apesar de desbotada, boa parte da pintura ainda era original. Além disso, o exemplar
MOLA DO CAPUZ DO MOTOR
Suporte da mola triangular utilizada até maio de 1955. Tenho observado alguns anúncios de peças para o Fusca oval, nos quais os vendedores descrevem que
ESTRIA GROSSA OU FINA?
Volante do Fusca 1975: estria grossa. A partir do lançamento do modelo 1977, o Fusca ganhou novos itens de segurança, incluindo uma coluna de direção
ZWITTER
Fusca Zwitter. O Fusca Zwitter é um dos mais intrigantes modelos feitos pela Volkswagen. Zwitter, em alemão, tem o significado de hermafrodita, híbrido. E é
VELAS DE IGNIÇÃO
A vela de ignição é um dos componentes que compõe o sistema de ignição de um veículo movido a motor de combustão interna. O sistema
VOLKSWAGEN CLUBE
Sede do Volkswagen Clube. O Volkswagen Clube foi uma associação esportiva, recreativa e social, localizada na Vila do Tanque na cidade de São Bernardo
TROCADOR DE CORREIA
Repositor de correia da empresa Meta Plasmarte. Já havíamos abordado anteriormente acerca do trocador de correia da marca PRATIC (mais informações, clique aqui). Hoje, é
TIJOLINHO
Fusca 71. Com o lançamento do Fusca modelo 71, equipado com pára-choques de lâmina única, popularizou-se, com o passar dos anos, o uso do tijolinho
FUSCA SÉRIE PRATA
Propaganda do Fusca Série Prata. No início dos anos 80, depois de décadas sendo produzido, o Fusca já sentia o peso da idade.
TRAVA DA PORTINHOLA
VW Variant. Hoje apresentamos um acessório feito para ser usado pela VW Variant fabricada até 1977 e pela VW TL. VW TL. Trata-se de uma
CALÇO DE RODA
O calço de roda, mesmo nos dias atuais, tem lá sua serventia. Tem por finalidade travar as rodas para evitar que o veículo se locomova
D DE DEUTSCHLAND
Desde o início do século XX muitos países europeus adotaram um emblema que identificava, de imediato, a nacionalidade do veículo, ou seja, o país em
ESPELHO PARA AS DAMAS
Toda mulher é vaidosa, É da natureza feminina. Mirar-se em um espelho é ato incontrolável ao sexo oposto, quase um instinto. Se você tem
PAINEL LATERAL DIANTEIRO
Painel lateral dianteiro direito até 1970. A carroceria do Fusca, apesar de não parecer, sofreu ao longo dos anos diversas e constantes modificações. As mais
GLICÉRIO
Anúncio de janeiro de 1964. A antiga Metalúrgica Glicério S/A foi fundada em 1953. Foi a principal fabricante de calotas nos anos 60 para todas
UDEX
Vista aérea da sede da UDO HEUER S/A. A empresa curitibana UDO HEUER S/A, fabricante de auto peças, infelizmente fechou suas portas há alguns anos.
ÁUREA
Quem acompanha este blog já sabe que o Fusca fabricado até 1968 não possuía espelho retrovisor externo de fábrica. Apesar desse acessório estar disponível nas próprias
MANIVELA DE ACIONAMENTO MANUAL DO MOTOR
KDF com alavanca de acionamento manual do motor. Na história do automóvel, a partida elétrica do motor foi criada em 1912 com o lançamento nos
TAPETES COLORIDOS
Tapetes FENICE. Os tapetes coloridos foram utilizados em profusão nos anos 60/70. Todavia, atualmente, poucos carros antigos exibem esse acessório, o que o torna relativamente
EVOLUÇÃO DOS PÁRA-CHOQUES.
Até maio de 1949 o Fusca (então KDF) utilizava pára-choque de lâmina lisa e pintado na cor da carroceria. As garras de proteção tinham o
ALAVANCA DE CÂMBIO DOBRÁVEL
Anúncio de fevereiro de 1955. Apesar de incomum no Brasil, a alavanca de câmbio dobrável foi um equipamento que figurava em praticamente todos os
FELIZ NATAL A TODOS!
Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores deste blog. Voltaremos em janeiro com mais novidades! Um forte abraço aos que nos seguem!
CAPA DO BAGAGEIRO
Para uma família numerosa, os dois porta-malas do Fusca talvez não sejam suficientes para acomodar todas as malas necessárias para aquela tão esperada viagem de
PORTA RIFLE
Esse acessório é tipicamente americano: um porta rifle para ser usado no interior do veículo Aberta a temporada de caça, conveniente um suporte para adequadamente
BRACINHO ARTICULÁVEL
Abastecendo o Fusca. O antigo sistema de abertura do capô dianteiro do Fusca, na forma de um braço articulável, sempre foi motivo de preocupação para
GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL
O protetor de farol era um acessório essencial nas pistas de rallye. O protetor ou grade do farol era um acessório obrigatório nos Fuscas
CINZA HIMALAIA
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986, código L-9973. Código de plaqueta: 047. Fusca 1986.
GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO
Aletas no capô: novidade para os modelos 1974. Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para