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LISTA DE DN
Servopa: DN nº 54. A sigla “DN” se origina da expressão “Dienst Nummer” (em alemão) ou “Dealer Number” (em inglês), relacionada ao número interno atribuído

LUVAS PARA DIRIGIR
Luvas para dirigir: charme que remete aos bons e velhos tempos. O uso de luvas para dirigir remonta aos primórdios da indústria automobilística ainda no

EQUIPE KOHLBACH
O Fusca nº 7 da Equipe Kohlbach. A empresa Kohlbach Motores Elétricos foi fundada em 1945 por Heinz Rodolfo Kohlbach e Bertha Gertrude Ilse Kohlbach,

1.000.000 DE KOMBIS
1962: 1.000.000 de Kombis produzidas na Alemanha. A Volkswagen começou a produzir a Kombi em março de 1950 na cidade de Wolfsburg. Todavia, em

EVOLUÇÃO DA ALÇA DE SEGURANÇA (PQP) DO TETO
Alça de segurança para o passageiro de trás em um Fusca 1952. A alça de teto do Fusca, também conhecido como alça de segurança ou

1969: 2.000.000 DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL
Karmann-Ghia. Em março de 1969 foi comemorado a produção de 2.000.000 de veículos fabricados no Brasil (incluindo todas as montadoras nacionais). O evento de comemoração

MAÇANETA DA JANELA BASCULANTE DA KOMBI CORUJINHA. DIFERENÇAS.
Janelas laterais basculantes na Kombi. As janelas basculantes da Kombi, em número de 4 (quatro), utilizadas tanto no modelo Standard quanto na versão Luxo, possuem

FUSCA 1965
Fusca 1965, com teto solar. O modelo 1965 do Fusca foi lançado no final de novembro de 1964, a partir do chassi nº B4 190.501.

ACESSÓRIOS DE ÉPOCA PARA O FUSCA 1500
Acessórios de época para o Fuscão. O Fusca 1500 teve vida relativamente curta. Lançado em agosto de 1970, perdurou até abril de 1975,

UM FUSCA. UM HOMEM. E 2.600.000 KM RODADOS
O Fusca: a máquina guerreira! Albert Klein é o motorista que detém o recorde mundial de quilometragem percorrida com um Fusca, num total de 1.613.281

ÓCULOS DO FUSCA
Óculos do Fusca: não é o que parece. Óculos é a designação popular dada à forração que envolve o quadro do vidro traseiro do Fusca,

RUDOLF WILHELM KARL LEIDING. SUA IMPORTÂNCIA PARA A VW DO BRASIL.
Rudolf Leiding na linha de produção do Zé do Caixão em São Bernardo do Campo. Rudolf Wilhelm Karl Leiding foi um dos nomes mais importantes

CARRAPATINHO
Carrapatinho cinza: novidade em 1968. Carrapatinho é a designação popular dada à forração interna utilizada no Fusca para cobrir as caixas de rodas internas, cangalha,

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO EXPRESS PARA MOTOR 1.100 e 1200
Veneno de época: como aumentar a potência do motor do Fusca. A dupla carburação da marca Express foi desenvolvida para o Fusca no início

EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA (1966-1996)
Limpador do para-brisa no Fusca. Conforme prometido, abordaremos hoje a segunda parte da evolução do limpador de para-brisa, desta feita, de 1966 a 1996. A

400.000 KOMBIS
Dia de festa: 400.000 Kombis produzidas em 1975. Em junho de 1975 a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 400.000ª Kombi: uma modelo

VIDROS TRIPLEX
Anúncio da empresa de setembro de 1963. A empresa Triplex do Brasil Ltda foi um fabricante de vidros e fornecedor oficial da VW

PRODUTOS ESSO PARA O FUSCA
Esso: extinta marca de postos de combustível. Os postos Esso iniciaram suas atividades no Brasil em 1912 e, após 100 (cem) anos em terras tupiniquins,

TRAJETÓRIA DO ENCOSTO DE CABEÇA. DE ACESSÓRIO A EQUIPAMENTO ORIGINAL.
Encosto de cabeça: acessório utilizado desde a década de 1950. O encosto de cabeça, também conhecido como “apoio de cabeça” ou “cabeceira”, tem a função

TRAVESSEIRO KAMEI
Travesseiro da Kamei. Kamei é uma empresa alemão fundada em 1949 na Alemanha, especializada em acessórios para a linha VW. O nome Kamei (pronuncia-se

RODAS TITANIO
Rodas Titanio: coqueluche da década de 1970. As rodas de liga leve tiveram o seu auge no Brasil na década de 1970. Lançadas como

250.000ª VARIANT
250.000ª Variant na linha de produção. No início de novembro de 1976, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 250.00ª Variant, um modelo 1977.

EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL
Quebra-Sol do Fusca. 1950-1957: Nesse período, o Fusca saia de fábrica com o quebra-sol instalado apenas do lado do motorista, encaixado no espelho retrovisor

FUSCA 1967: DIFERENÇA NAS MANGUEIRAS DO AR QUENTE
Fusca 1967: novo motor, agora com 1300 cm3. Em 1967 a VW do Brasil introduziu um novo motor para o Fusca, de 1.300 cm3, aposentando

BOUTIQUE DOS AUTOMÓVEIS
Boutique dos Automóveis: loja de acessórios automotivos de Juiz de Fora (MG). Boutique dos Automóveis é o nome de uma loja de acessórios automotivos fundada

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Janeiro de 1969 a maio de 1969: braço longo. Como os leitores deste site sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho

MOTOR 1200-BR
Etiqueta com a identificação 1200-BR na capelinha. A partir de janeiro de 1967, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca com motor 1300, aposentando o

VIDROS SANTA MARINA
Foto antiga da fábrica da Santa Marina, em São Paulo (SP). A empresa Santa Marina foi uma fabricante brasileira de vidros para o Fusca, fornecedora

BOTÃO DE BUZINA DO VOLANTE CÁLICE
Botão de buzina do volante cálice em imagem de 1963. Um detalhe que às vezes passa despercebido para quem está restaurando um Fusca

CALOTA PARA RODA 4 FUROS CROMADA. DIFERENÇAS ENTRE A ORIGINAL E PARALELA
Fusca 1500 1972 com calota cromada. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971 do Fusca, a VW do Brasil lançou uma

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO DIETZ PARA FUSCA 1200
Veneno de época: dupla carburação Dietz. Dietz foi uma marca americana de kit de dupla carburação para o Fusca 1100 e 1200, fabricada na década

HEBMÜLLER TETO RÍGIDO E STOLL COUPÉ. DUPLA ÚNICA!
Protótipo do Hebmüller com teto rígido (hard top). A empresa Stoll é uma alemã fundada na cidade de Bad Hauheim pela família Stoll, conhecida

REBITES PRA QUE TE QUERO!
Tipos de rebites. O rebite é uma pequena haste cilíndrica de metal, com cabeça cônica ou fendida em uma das extremidades destinada a ser

EVOLUÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO DO FUSCA
Caixa de direção do Fusca: fixada no quadro da suspensão dianteira do Fusca. A caixa de direção passou por uma série de modificações ao

BRASÃO DO CAPÔ DO FUSCA 1200 NACIONAL. DIFERENÇAS
Brasão do capô do Fusca 1200 nacional. Como os leitores deste blog já sabem, o brasão do capô dianteiro do Fusca, em homenagem a São

EMBLEMAS DE CONCESSIONÁRIAS
Emblema da concessionária curitibana Pavema. Desde a década de 1950 as revendedoras autorizadas Volkswagen se utilizavam de plaquetas ou emblemas fixadas no Fusca e
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DRENO DE BORRACHA DO FAROL
Dreno de borracha no bojo dos faróis. Em agosto de 1959, com o lançamento do modelo 1960 do Fusca, a Volkswagen introduziu um dreno

FUSCA 1945
Fusca 1945 tipo 51. Já abordamos diversos aspectos do Fusca 1945 em post anterior (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos especificamente uma particularidade construtiva do tipo 51 (antigo

AZUL ATLANTA
Fusca 1986 no cor azul Atlanta. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para o Fusca, já no final da linha 1986. Código de plaqueta: 074.

ACESSÓRIOS DO ZÉ – PARTE II
VW 1600, vulgo Zé do Caixão. Já havíamos anteriormente abordado os acessórios disponíveis para o VW 1600 (para acessar esse post clique aqui). Hoje vamos

ENZMANN 506
Enzmann 506. Muitos devem ter visto esse carro nas redes sociais participando do evento de Kemell (clique aqui para saber mais sobre esse encontro) e em Bad

SABONETEIRA 1100 X 1200
Bomba de gasolina. A chapa metálica de cobertura ou proteção da bomba de gasolina dos Fuscas com motores 1.100 e 1.200 é popularmente

BANANINHA FUSCA CONVERSÍVEL
Fusca cabriolet 1954. Como já expusemos em posts anteriores, o Fusca da década de 1950 e início de 1960 foi equipado com as

COR DO SUPORTE DA BOBINA DE IGNIÇÃO
Bobina Bosch e respectivo suporte de fixação. Um detalhe não menos importante na restauração do seu Fusca é a cor correta do suporte de fixação

ENCONTRO NOS CAMPOS DE FLANDERS
Hebmüller às portas do Castelo de Warande. Aconteceu neste fim de semana, nos dias 1º e 2 de junho de 2024, o primeiro encontro de

FUSCA 4 PORTAS
Anúncio da Rometsch. Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava em frangalhos sob todos os aspectos. A indústria se esforçava para reativar

KAMEI
Um pequeno vídeo mostrando um Fusca com diversos acessórios de época fabricados pela empresa alemã Kamei. Esse veículo se encontra no Museu da VW em

BILBAO
Bilbao: produtos para a linha VW a ar. A Bilbao é uma empresa fundada em 1957 em São Paulo (SP), fabricante de polias do virabrequim, polias

FILTRO DE GASOLINA
Filtro de gasolina. O Fusca, durante muito tempo, não era equipado com o filtro de combustível instalado junto à bomba de gasolina, no cofre do

MANGUEIRA TRANSFERIDORA DE AR
Mangueira transferidora de ar: acessório de época. A partir do lançamento do Fusca 1963 no Brasil, a Volkswagen mudou o sistema do lavador do para-brisa,

CHAVE PISTOLINHA
Chave de ignição do tipo pistolinha. A chave de ignição do tipo pistolinha foi introduzida pela Volkswagen em 1958 no Fusca. O apelido é uma

PADRÃO DOS NÚMEROS DE CHASSI (1950-1959)
Pensando em ter um Fusca alemão? Com o objetivo de facilitar a identificação do padrão correto dos números do chassi no túnel do Fusca, publicamos

VOLKSFEST 2024
Volksfest 2024. Aconteceu nos dias 4 e 5 de maio de 2024, a 5º edição do Volksfest Curitiba, no bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

KOMBI 1961
Kombi Luxo 1961. As Kombis do início da década de 1960, além de raras, receberam uma rica gama de cores, desde a versão de entrada

FAROL HELLA COM GRADE DE PROTEÇÃO
Hella e Fusca: estreita relação. A firma alemã Hella foi fornecedora oficial de produtos para a Volkswagen, tais como faróis, lanternas, buzina, chaves de

ALMOFADAS DO BANCO TRASEIRO DO FUSCA SPLIT
Fusca 1949 Luxo com as almofadas no banco traseiro. Com o lançamento do Fusca Luxo em junho de 1949, a Volkswagen introduziu um par

CALOTAS DISCO VOADOR
Disco voador: apelido de calota de Fusca. Na década de 1980 era comum os proprietários de Fusca, Brasília, Gol, Variant trocarem as calotinhas originais

FUSCA 1974
Fusca 1974 nas versões 1300 e 1500. 1974 foi um ano particularmente especial para a Volkswagen. Nunca se vendeu tanto Fusca no Brasil! Foram 239.393

AZUL SAFIRA L3001
Fusca 1300 1974 na cor azul safira. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1974, código L3001, código de plaqueta 023.

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO FIXADO NO QUADRO DA PORTA
Espelho retrovisor externo fixado no quadro da janela da porta. Como os leitores deste blog já sabem, o espelho retrovisor externo do Fusca só

1983. O ANO EM QUE O FUSCA VIROU FUSCA!
Fusca 1983. O Fusca modelo 1983 foi lançado em setembro de 1982, a partir do chassi nº 9BWZZZ11.ZDP.000.001. As versões disponíveis eram o Fusca Standard e

PROTETOR DE VÁLVULA PARE-BEM
Protetor de válvula Pare-Bem. Na década de 1960 encontrava-se disponível no mercado um acessório que prometia proteger a válvula da câmara, retardando o esvaziamento

KADRON
Vídeo apresentando alguns acessórios da Kadron. Dupla carburação da Kadron. Dupla carburação Kadron para motores 1300 e 1500. Emblema metálico da Kadron no suporte

VIDROS SEKURIT
Anúncio da Sekurit de fevereiro de 1956. Os vidros da marca Sekurit – atualmente pertencente ao grupo Saint-Gobain – equiparam os Fuscas alemães junto com

RADIO BLAUPUNKT MODELOS A610B e A51
Rádio Blaupunkt A610B em um Fusca (1950-1952). Hoje em dia, ter um rádio instalado no carro é algo bastante comum. A maioria dos veículos

CIBRASIL
Anúncio no Jornal O Globo, de 11.10.1955. A Cibrasil foi uma financeira fundada em 1951 que atuava com financiamento imobiliário e com títulos de capitalização

COURVIN CANELADO
Courvin canelado. O courvin canelado foi o padrão utilizado no revestimento da parte central dos bancos do Fusca Standard entre outubro de 1979 e

FUSCA 1979 (1300 e 1300-L)
Fusca 1979. O Fusca modelo 1979 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em outubro de 1978, a partir do chassi nº BJ 819.853 (1300)

AMARELO TROPICAL L6015
Fusca na cor amarelo tropical. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979, código L6015, código de plaqueta 013.

ACESSÓRIOS DO ZÉ!
Batente de proteção de para-choque: acessório para o VW 1600 de 1969. O Volkswagen 1600, vulgo Zé do Caixão, disponível ao público entre janeiro

PIJAMINHA
Tecido pijaminha. Pijaminha é a designação popular dada ao padrão do tecido central utilizado nos bancos dianteiros e traseiros do Fusca entre 1964 e

ARAME DE FRENO OU DE TRAVAMENTO
Arame de freno ou de travamento. O arame de freno ou de travamento é um método usado para frenar duas ou mais unidades, de