Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

BATE PÉ

PROTEGENDO-SE DO PÉ

“Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro …” Muitos já devem ter ouvido essa passagem da música infantil chamada “Meu Pé,

Leia mais »
AQUECEDOR DE ÓLEO

AQUECEDOR DE ÓLEO

No inverno, é comum uma certa dificuldade em dar partida aos veículos, principalmente quando falamos de locais com invernos mais rigorosos, como nos EUA, Europa

Leia mais »
A. TRIVELLATO

ÍMÃS DE PAINEL

Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Cristóvão, demais santos e santas, acompanham o Fusca há longa data, cujas imagens são fixadas magneticamente

Leia mais »
AKIHITO

A REALEZA E O FUSCA

  O Fusca sempre foi um símbolo da democracia. Transitou entre as mais diversas classes sociais, dos pobres aos ricos, do remediado ao empresário bem sucedido,

Leia mais »
KARMANN GHIA

TRAILER PARA ANIMAIS

A Karmann-Ghia do Brasil, além de ter fabricado os veículos Karmann-Ghia, TC, SP1 e SP2,  adaptações na Kombi que redundaram em motorhomes, ambulâncias  e outros

Leia mais »
CARBURADOR DFV

CARBURADORES DFV

A empresa D.F. VASCONCELLOS S.A (DFV), fundada em abril de 1941, tinha sede na Av. Indianópolis, 1.706, em São Paulo (SP), tendo sido fabricante de

Leia mais »
PESTANA DO FAROL

SOBRANCELHA

A pestana do farol, também conhecida como viseira ou sobrancelha, é um acessório tipicamente europeu que, com o passar dos anos, proliferou-se para os demais

Leia mais »
DAYTONA

SANDRINI. O VOLANTE HERMANO

Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria

Leia mais »
ESCAPAMENTO

ESCAPAMENTOS NORMA

 A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de

Leia mais »
HELLA

VENTILADOR HELLA

Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA.  Esse

Leia mais »
MINI PORTA-TRECO

MINI PORTA-TRECO

 Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca.  Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do

Leia mais »
PORTA-LANTERNA

PORTA-LANTERNA

Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil.  Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na

Leia mais »
EDMORBA

KOBASIL

 A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500.  Uma sequência de luzes acendia-se

Leia mais »
CRAVOS

PREGOS

 O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com

Leia mais »
FUSCA 1955

1955

Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885

Leia mais »
ARPRA

ARPRA

A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes

Leia mais »
ALAVANCA DE CÂMBIO KOJI

KOJI

A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,

Leia mais »
FUSCA 1956

1956

Fusca 1956.   Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O

Leia mais »
FUSCA 1954

1954

Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas

Leia mais »
FUSCA 1951

1951

Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela  com   os   números  de  chassi, motor,  caixa de câmbio,  quadro  da suspensão dianteira e carroceria

Leia mais »
FUSCA 1950

1950

Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi

Leia mais »
ATLANTIC

MAPA RODOVIÁRIO

Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa

Leia mais »

AZUL COBALTO – L1231

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.

Leia mais »