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EMBLEMA 1600
Fusca 1600: 1975-1982. O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

1500 SUPER
1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

VIDROBRÁS
Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

FUSCA ITAMAR. CARROCERIA. CARACTERÍSTICAS
O Fusca Itamar, fabricado no Brasil entre 1993 a 1996, possui algumas características de carroceria peculiares, distinguindo-o do modelo que lhe precedeu (1986) em vários

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL
Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

BAGAGEIRO BEKOWA
Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

ALETAS DE REFRIGERAÇÃO DO VW SP2
SP2: veículos de série com as aletas de refrigeração do motor. O VW SP2 foi lançado oficialmente em 26 de junho de 1972, representando

FRISOS DA CARROCERIA
Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

CERTIDÃO DE NASCIMENTO: FINALMENTE DISPONÍVEL!
Certidão de nascimento: finalmente disponível. Depois de décadas aguardando, finalmente os colecionados e aficionados pela marca poderão pedir a certidão de nascimento do seu xodó!

1970: 1.000.000 DE VOLKSWAGEN
8 de julho de 1970: a VW do Brasil atingiu a produção de 1.000.000 de veículos. No dia 8 de julho de 1970, por volta

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST
Alavanca esportiva Hurst. A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

PQP TRASEIRO – ACESSÓRIO DE ÉPOCA
PQP móvel. Já tratamos outrora da evolução do PQP traseiro original do Fusca (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos uma alça traseira que substituiu

AFOGADOR (1950-1996)
Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300 STANDARD 1973 BRUNELLI
Fusca 1300 1973 Standard à venda na Brunelli Veículos Antigos. Seguindo nossa serie de avaliação de veículos à venda, avaliaremos hoje o Fusca

CORDONÊ (1973-1979)
Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA
Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

EMBLEMA 1300
Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974. O dístico começou ser

VOLANTE PETRI PEALIT
Volante Petri Pealit. Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

PORCA CASTELO
Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

250.000 VOLKSWAGENS EM 1951!
Grande feito alcançado pela VW. No dia 5 de outubro de 1951 saiu da linha de produção da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg,

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE
Lanterna de emergência Nice. A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1970-1986
Plaqueta de identificação do chassi do Fusca. Vamos dar continuidade ao terceiro post envolvendo a evolução da plaqueta de identificação do Fusca. A evolução das

AUTOHAUS BUCHWINKLER
Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

FUSCA 1977
Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

CESTA DE PIC-NIC STABBURET
A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

BIZORRÃO, VARIANT, TL, ZÉ DO CAIXÃO, SP2. RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO PARA-BRISA. FUNÇÃO DA CAPA.
Reservatório de água instalado em um Bizorrão 1974. O reservatório de água do tipo bujãozinho foi utilizado no Zé do Caixão, Variant, TL, SP1/SP2

POLAINA
Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

2º ENCONTRO BRASILEIRO DE VW CLÁSSICOS 2023
EBVW Clássicos 2023. Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro de 2023 ocorreu o 2º Encontro Brasileiro de VW Clássicos, na cidade de

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L
Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

1953. O PRIMEIRO OVAL
Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

A DEMONIZAÇÃO DO ZÉ FRISINHO
Zé Frisinho: amor incondicional pelo Fusca! Faz tempo que estou querendo escrever sobre esse assunto. É comum se perceber no nosso meio uma série de

RELÓGIO NO CINZEIRO KIENZLE
Relógio de horas no cinzeiro. Os Fuscas Zwitter e ovais fabricados entre outubro de 1952 e agosto de 1957 vinham equipados de fábrica com

EVOLUÇÃO DO CINZEIRO TRASEIRO
Cinzeiro traseiro do Fusca. JUNHO DE 1949 A SETEMBRO DE 1952: Com o lançamento da versão Export/Deluxe em junho de 1949 (chassi 1-0106.639), foi introduzido

ATOGAS
Veneno alemão de época: Atogas. Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

FUSCA 1955
Fusca 1955. O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ LÊ NOS ANÚNCIOS DE CARROS ANTIGOS!
Fusca 1300-L 1975. Isso mesmo. Não acredito em tudo o que você lê em anúncios de carros antigos. Não importa quem seja o vendedor.
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O FUSCA DO PADRE (OU AS CORES LITÚRGICAS DE UM FUSCA CONSAGRADO)
Ao chegar na oficina, deparei-me com um Fusca todo colorido que de plano me chamou a atenção.
INCOPLAST
A empresa INCOPLAST Indústria e Comércio de Botões e Derivados de Plásticos Ltda., de São Paulo (SP), fabricou belos botões de acrílico para o painel
RAIO
RAIO. Empresa fabricante de parafusos e arruelas. Foi fornecedora oficial da VW do Brasil juntamente com a MAPRI, FANAUPE e FIBAM. Parafuso RAIO de uma
BUJÃO DO ESCOAMENTO DO ÓLEO DO MOTOR
Os motores 1200 do Fusca, fabricados até julho de 1959, motor nº 3.072.319, possuíam o bujão de escoamento do óleo no próprio bloco do motor.
DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO
O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do
TAMPA DA CARCAÇA DA VENTOINHA
Diferença entre as tampas da carcaça da ventoinha nos motores de 6 e 12 volts. No motor VW a ar de 6 volts, a furação
A ASA DA PANAIR NO FUSCA
Por: Laércio Becker, de Curitiba-PR “Descobri que as coisas mudam E que tudo é pequeno Nas asas da Panair.” (Milton Nascimento e
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
O kit de primeiros socorros pode, a depender da situação, constituir-se em auxílio em pequenos acidentes envolvendo os ocupantes do veículo. Anúncio de maio
AZUL ASTRAL METÁLICO L1338
Quando vi aquela TL à minha frente, logo percebi que se tratava de um carro íntegro. Mas, o que mais me chamou a atenção foi
EDMORBA
Edmorba, Acessórios e Peças para Autos Ltda, é uma empresa de distribuição de acessórios automotivos, fundada em São Paulo (SP) no ano de 1962. O
BACALHAU
O reforço da fixação do suporte do pára-choque traseiro ficou conhecido no Brasil como bacalhau ou língua de vaca, a depender da região. Ao longo
BAGAGEIRO BRASILIENSE
Bagageiros ou porta-bagagens eram comumente instalados no teto do veículo. Acessório que desde os anos 50 equipou o Fusca. De utilidade inegável, aumentava a capacidade
METALRÁDIO
Espelho retrovisor externo, do tipo pino de porta, da marca METALRÁDIO, indústria brasileira, instalado num Fusca 1960. Acessório de época.
PORTA FUSÍVEIS
Ficar na mão por causa da queima de um fusível é de chorar! Para evitar esse aborrecimento, é sempre bom ter no Fusca fusíveis de
HERBIE
Recentemente no Ebay americano, foi colocado em leilão um legítimo “Herbie”, 1 dos 23 Fuscas 1963 utilizados nos filmes da Disney. Este, em particular, foi
VERDE TROPICAL L1406
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código universal: L1406. VW Fusca 1300-L 1976.
VERMELHO IBÉRICO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1059. VW Brasília 1976.
AZUL FIRENZE
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1062. Fusca 1976.
BEGE ARENA L7051/012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código Lazzuril: 1117. Código universal: L7051/012. Fusca 1993. Fusca modelo 1996 (faturado em dezembro de
VERDE TAHITI METÁLICO L124
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1995 e 1996 (Fuscas). Código Universal: L124. Código Luxforde: 1460. Código Lazzuril: 1564. Fusca 1996. Etiqueta da cor
AZUL RENO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código universal: L9974. Código Lazzuril: 1122. Código de Plaqueta: 048. Fusca Std. 1986.
AZUL DANÚBIO L3008
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1975. Código da tinta: L3008. Código interno: 032. Fusca 1500 1975.
HISBRAS
A extinta empresa HISPAN DO BRASIL, então localizada na Rua Vieira de Morais, 1685, São Paulo (SP), fabricou nos anos 60 produtos da marca HISBRAS,
MANOPLA DO FREIO DE MÃO
Por mais zeloso que fosse o proprietário de um Fusca, era quase impossível evitar o desgaste da pintura na alavanca do freio de mão. Para minimizar
BICHARADA À SOLTA!
A bicharada está à solta! Pode não parecer, mas os bichos estão estreitamente ligados ao Fusca. Afinal, em todo o mundo, o apelido mais comum
SWAMP COOLER
Entre os anos 30 a 60, para amenizar o calor do dia-a-dia, o americano utilizava em seus veículos um curioso equipamento: o Swamp Cooler. O
CINZA CARRARA L2016
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1983. Código L2016. Fusca 1300 standard 1982.
MARROM SAVEIRO L7013
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7013. Código de plaqueta: 005. Fusca 1300-L 1978. Variant II 1978.
AMARELO IMPERIAL L6005
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 e 1976. Código da tinta: L6005. Código interno: 033. Fusca 1300-L 1976. Brasília 1975 na cor amarelo
PORTA-COPO DE CERVEJA
Nestes dias de calor, uma boa cerveja é bem-vinda. Descanse seu copo num porta-copos da concessionária VW – SPINDLER, da cidade alemã de Bad Kissingen.
GRADE DE PROTEÇÃO
A grade de proteção foi um acessório utilizado na Europa e EUA nos anos 70 e 80. Feito em material plástico, era instalado entre o
METALÚRGICA TUPAN S.A.
METALÚRGICA TUPAN S.A. – empresa paulistana, sediada na Rua Matarazzo, 32, São Paulo (SP), transformada em sociedade anônima em 1963, fabricante de filtros de ar
EVOLUÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL 1950-1996
Tanque utilizado de 1950 a 28 de julho de 1952, com bocal de 100 mm, sem bóia do marcador de combustível, com torneirinha de reserva. Conhecido
MARROM CARAVELA L7002
Cor utilizada pela VW do Brasil nos modelos 1974 e 1975. Código Universal: L7002. Código da plaqueta: 028. Fusca 1974. Brasília 1974. Karmann-Ghia TC 1975.
WALROD
Anúncio de junho de 1966. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação de volantes esportivos