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MALAS DE VIAGEM IKA
Viajar com o Fusca, em família numerosa, sempre representou um desafio, uma vez que o besouro não é dotado de um porta-malas generoso. De qualquer
HINO DO CAROCHA
Hino em homenagem ao Fusca, composto em Paços de Brandão, Portugal, por uma Associação de amigos do Fusca. Foi cantado pela primeira vez no II
DATA
Diversas partes, peças e acessórios do Fusca possuem o ano de fabricação. Importante ficar atento a esse detalhe, tanto para identificar aspectos de originalidade do
ENCOSTO PALHINHA
Nos anos 50 e 60 os bancos do Fusca tinham uma função básica: acomodar o motorista e passageiros. E só! Naquele tempo, não havia uma
FRISO DO CONTORNO DO PÁRA-LAMA E DA SAIA TRASEIRA
Na época em que o cromado era sinônimo de elegância e sofisticação, colocar frisos adicionais no Fusca era ponto comum, fazendo com que o besouro
ALLMETAL
Anúncio de maio de 1962. Os batentes de proteção dos para-choques do Fusca foram acessórios quase que obrigatórios nos anos 60. Várias modelos estavam disponíveis
ESPELHO RETROVISOR INTERNO SWF
A firma alemã SWF (Special Werkzeugfabrik Feuerbach), fabricante de diversos componentes elétricos para o Fusca (bananinhas, relês, luz de ré, chaves de seta, limpadores de pára-brisas,
PORTA-TRECO PARA KOMBI
Anúncio de Setembro de 1963. A INDÚSTRIA DUEFF, da cidade de São Paulo, fabricou nos anos 60 porta-trecos exclusivos para a Kombi (também chamado de
PETRACCO-NICOLI
A INDÚSTRIA PETRACCO-NICOLI S.A., localizada na Rua Florêncio de Abreu, 180, São Paulo (SP) e com fábrica na Rua dos Alpes, 124, Bairro Cambuci,
DEFLETORES DO AR QUENTE PARA O PÁRA-BRISA
Anúncio de Fevereiro de 1957. Para otimizar o sistema de ar quente do Fusca, criou-se, nos anos 50, defletores de ar para serem instalados
FILTRO DE GASOLINA
Anúncio de dezembro de 1960. A empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS BROSOL LTDA., localizada na Rua Dutra Rodrigues, 131, foi fundada no
SAIA H
Painel traseiro no padrão H. Dá-se o nome de Saia H ao painel traseiro utilizado nos Fuscas fabricados até o modelo 1966 (todos os Fuscas
CHAVE DE SETA 4 X 1
Acessório alemão dos anos 50. Trata-se de um conjunto com 3 (três) chaves: duas laterais (uma em cada lado) e uma chave menor na parte superior. Pura
ESSA BRASÍLIA TEM FIBRA!
Em 1976, três anos após seu lançamento, o mercado já oferecia, em profusão, acessórios para a VW Brasília. A empresa DANYGLASS IND. COM. DE FIBRA
DA WEGA SÓ RESTOU O CUBO!
A METALÚRGICA WEGA LTDA., localizada na Rua Ibitinga, 471, São Paulo (SP), posteriormente incorporada pela REVESCAR REVESTIMENTO E ACESSÓRIOS PARA AUTOS LTDA., foi uma das
AYRTON SENNA E A UNIVEL
Anúncio de abril de 1969. Por diversas vezes falamos neste blog sobre acessórios feitos pela FÁBRICA DE MAÇANETAS UNIVERSAL LTDA., que, anos depois, passou
SUPORTE DE CIGARRO
No tempo em que fumar era símbolo de status, um pequeno e útil mimo podia ser instalado no cinzeiro do Fusca. Trata-se de um suporte metálico que
RODÃO
Anúncio de fevereiro de 1972. A empresa RODÃO Alinhamento e Balanceamento de Rodas, de São Paulo, foi uma das grandes empresas de acessórios dos anos
FILTRO DE ÓLEO FRAM
Se o Volks já é bom, imagine com um filtro de óleo FRAM. Mais econômico que um Volks? Só um Volks com filtro FRAM. Mais
PÁRA-BARRO
Nos tempos em que a estrada de chão chegava a ser uma regra no interior do país, o para-barro era um acessório bastante popular. Tinha
CAPA DA CHAVE DE SETA
A partir de agosto de 1959 o Fusca ganhou uma nova chave de seta, juntamente com um novo volante, que passou a ser conhecido como
ALAVANCA DE CÂMBIO COM RÉ
A empresa paulistana ICIPA PEÇAS DE MÁQUINAS E ACESSÓRIOS LTDA., fabricou, no início dos anos 70, uma alavanca especial para o Fusca: possuía um botão
FECHADURA DO PORTA-LUVAS
Maio de 1967. Além do porta-luvas acolher, por exemplo, o Manual do Proprietário e uma lanterna de emergência, deixar algo de mais valor sempre foi
EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS
Maio de 1945 até início de 1949 Características: Lente de vidro, carcaça de metal, friso fino de alumínio envolvendo a lente.
GARAGEM
Depois que Joseph comprou seu Fusca, veio uma grande preocupação: onde guardar o besouro. A maioria das residências nos centros urbanos na Alemanha – antigas
LIGUE O ESPELHO!
Em 1964, entrar numa loja de acessórios era um êxtase. Rodas, calotas, volantes, rádios, enfim, tudo do bom e do melhor para seu pequeno Volkswagen.
6 OU 12 VOLTS?
Fusca 1967, bege nilo. A despeito de muitos falarem que a mudança de voltagem do Fusca – de 6 Volts para 12 Volts – tenha ocorrido em 1967, na falada
ANTI-RUÍDO
Anúncio de novembro de 1968. A empresa TORO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO é, há décadas, líder no Brasil na fabricação de isoladores termoacústicos para a
TAPETES 1956-1959
O Fusca fabricado de 1956 até 1959 possuía presilhas do assoalho, que tinham a função de prender os tapetes, evitando que deslizassem. Acima, detalhe da
FEBOAN
Anúncio de novembro de 1972. Entre os inúmeros fabricantes de acessórios para o Fusca nos anos 60 e 70, destaco a empresa FEBOAN Indústria de
EMBELEZA HORRORES!
Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era
FRISO PROTETOR DA QUINA DE PORTA
Para evitar aquelas batidinhas nas quinas da portas, tão comuns em espaços apertados, principalmente em garagens e estacionamentos, os donos do Fusquinha tinham o hábito
VOLANTE BOBO
No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante
FRISO DA CALHA DE TETO
No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios. O friso era feito de um plástico flexível
TERMÔMETRO
No verão … … ou no inverno … … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada
ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE
A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc. Um
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EVOLUÇÃO DO CINZEIRO DO PAINEL
Os Fuscas modelo exportação (Luxo) e cabriolet fabricados a partir de 1950 saíam de fábrica com um cinzeiro no painel. O cinzeiro possuía um formato
LUZ DE NEBLINA
O tráfego rodoviário impõe uma série de inconvenientes aos motoristas, dentre os quais a neblina, em especial na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente
CALHA DE CHUVA
A calha de chuva é um acessório simples, barato e de fácil instalação, sendo uma boa solução para manter os vidros desembaçados em dias de
GARAGEM RETRÁTIL
Coisa de alemão. A empresa METALLBAU KARL LENDERS fabricou nos anos 50 uma garagem portátil que podia ser usada para guardar o Fusca. Era
REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE
É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade:
CELERON
Bucha de celeron do Fusca. Celeron é um laminado industrial, duro e denso, fabricado através de aplicação de calor e pressão em camadas de tecido
METALÚRGICA MICRO LTDA
Bocal de abastecimento do óleo do Fusca feito pela MICRO. A METALÚRGICA MICRO LTDA, sediada em São Paulo (SP), foi fabricante de peças para a
IRMÃOS LANTIERI LTDA
A empresa IRMÃOS LANTIERI LTDA foi uma das grande fabricantes de matéria-prima para a confecção de bancos para automóveis no Brasil. A empresa foi fundada
FORIN
A empresa FORIN S/A Indústria e Comércio foi fabricante de fechaduras, batentes de porta, trinco do capô e bocal de abastecimento do óleo do Fusca.
FORNECEDORES DE TAPETES
Tapetes da marca Fisco. Fisco. Não! Não se trata da Receita Federal, Estadual ou Municipal. Fisco é marca da empresa alemã Schoeps, fabricante de tapetes
BORCOL
Anúncio de dezembro de 1972. A BORCOL INDÚSTRIA DE BORRACHA LTDA., de São Paulo (SP), fundada em 1959, é a maior fabricante da América do
DIANA
Borracha do assoalho do Fusca feito pela DIANA. A empresa DIANA PRODUTOS TÉCNICOS DE BORRACHA S.A., de São Bernardo do Campo (SP), foi fornecedora oficial
ELASTIC
ELASTIC S/A Indústria de Artefatos de Borracha, de Diadema (SP), empresa fabricante de borrachas, fornecedora da VW do Brasil. Borracha da tampa do cabeçote do
NARIZ DE PLACA
A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite
PERUCA DE FUSCA
A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da
TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS
Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos. A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente
BEGE JANGADA L7012
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7012. Código de plaqueta: 004. VW Sedan 1300-L 1978.
AZUL BÁLTICO L3019
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.
AZUL COLONIAL L3022
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1979. Código L3022. Código de plaqueta: 008. VW Sedan 1300-L 1978.
AMARELO JAVA L6012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1978. Código L6012. Código de plaqueta: 003. VW Sedan 1300-L 1977.
AZUL CAIÇARA L3000
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000. VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.
BEGE GOBI L80BR
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.
VERMELHO CEREJA L554
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1971. Código L554. VW Sedan 1300 1969.
AZUL GOLFO L390
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf
VERDE GUARUJÁ L1218
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1218. VW Sedan 1500 1972.
VERDE TURQUESA L380
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de
VERDE FOLHA L1210
Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970
BRANCO POLAR L8003
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.
VERDE CARIBE L1768
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1967 e 1968. Código L1768. VW Kombi Pick-Up 1968.
PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.