Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
T R I M O L
Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM
A empresa IAM – acrônimo de Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente
QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA
Anúncio de dezembro de 1965. A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia. Como o
BANEFRA
No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands
D R Ä G E R
Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários
O FUSCA DE TOGA !
Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,
GRADE DA BUZINA
Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de
O FIM DO BARULHO DA KOMBI!
Os proprietários das Kombis antigas sabem que a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM ANTENA
De fábrica, espelho retrovisor externo no fusca somente a partir do modelo 1969. Antes disso era acessório. E não tinha lugar específico para ser instalado.
NESTOR
Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época, fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é
CHEGA MAIS … VEM CÁ MEU BEM!
Nos anos 60, ter um Fusca era o sonho de consumo da maioria dos brasileiros (e brasileiras também!) Naquele tempo, o Fusca nas mãos de
CAÇA MULATA COM ESPELHO
O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional
DIA NACIONAL DO FUSCA (DNF) CURITIBA 2012
Ocorreu neste domingo, dia 22.01.2012, a comemoração do Dia Nacional do Fusca (DNF), ocorrido na PUC-PR. Segue algumas fotos desse mega evento. Aproximadamente 1.100 carros
GANCHO DE REBOQUE
Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa
RODAPÉ E BARRA TRANSVERSAL DO BANCO
Os Fuscas fabricados até a 1ª série de 1959 não possuíam o rodapé embaixo do banco traseiro. Esse acabamento embaixo do banco do fusca, conhecido como
TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50
Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,
BANCO TIPO CONCHA
Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o
TRAVA DO QUEBRA-VENTO
Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o
O PALADINO!
Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca! Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido
CÂMBIO BIPARTIDO, CASCA DE AMENDOIM OU MELANCIA
A caixa do câmbio do fusca alemão, utilizada até meados de 1961, é conhecida, popularmente, como melancia … … ou casca de amendoim, pelo fato de abrir-se
VIDRO LATERAL BASCULANTE
O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do
O RÁDIO DO POVO
1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM REGULAGEM INTERNA
O fusca, até 1968, não possuia espelho retrovisor externo. O equipamento só começou a sair de fábrica a partir de 1969, por conta de exigência
CALIBRADOR DE PNEUS
Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita
LINDBERGH: DO AVIÃO AO FUSCA
Charles Lindbergh, aviador, em foto dos anos 20. A vida de Charles Lindbergh é uma das biografias mais fascinantes do século XX. Quem tiver oportunidade
LUZ DE LEITURA
Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em
CALOTA CUBO RÁPIDO
Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,
LUZ DE ESTACIONAMENTO
Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa
ENCONTRO POMERODE 2011 – VOLKS FRIENDS
Organizado pelo Pomer Volks Fusca Clube, aconteceu neste domingo, 04.12.2011, um dos maiores encontros de fuscas do sul do Brasil, o 5º Volks Friends. Pomerode
TRAVA DO FREIO DE MÃO
Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu
RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)
Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho. Apenas os modelos top de
PARAFUSOS
Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da
DESCANSA PÉS DO PASSAGEIRO
Uma das cerca de 2.500 modificações ocorridas no fusca ao longo dos anos, foi a introdução, em agosto de 1959, do descanso inclinado para os
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS
Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares
LANTERNÃO L. HUBER. O PREDECESSOR DA FAFÁ NO BRASIL
Logo nos primeiros anos de produção do fusca no Brasil, começaram a surgir diferenças, ainda que sutis, com o besouro produzido na Alemanha. Esse descompasso tornou-se mais marcante a
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – VDO
A empresa VDO (http://www.vdo.com.br/) foi fundada por Adolf Schindling no final da década de 1920, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A VDO surgiu da incorporação de
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
NARIZ DE PLACA
A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite
PERUCA DE FUSCA
A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da
TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS
Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos. A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente
BEGE JANGADA L7012
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7012. Código de plaqueta: 004. VW Sedan 1300-L 1978.
AZUL BÁLTICO L3019
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.
AZUL COLONIAL L3022
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1979. Código L3022. Código de plaqueta: 008. VW Sedan 1300-L 1978.
AMARELO JAVA L6012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1978. Código L6012. Código de plaqueta: 003. VW Sedan 1300-L 1977.
AZUL CAIÇARA L3000
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000. VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.
BEGE GOBI L80BR
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.
VERMELHO CEREJA L554
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1971. Código L554. VW Sedan 1300 1969.
AZUL GOLFO L390
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf
VERDE GUARUJÁ L1218
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1218. VW Sedan 1500 1972.
VERDE TURQUESA L380
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de
VERDE FOLHA L1210
Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970
BRANCO POLAR L8003
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.
VERDE CARIBE L1768
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1967 e 1968. Código L1768. VW Kombi Pick-Up 1968.
PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.
FANIA
Anúncio de dezembro de 1964. A empresa FANIA Fábrica Nacional de Instrumentos Auto Veículos Ltda., foi fundada em 1961, em São Paulo (SP), atuando
CINZA PRATA L23
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 até 1966. Código L23. VW Sedan 1966.
GEDORE
A mundialmente conhecida fábrica de ferramentas GEDORE foi fundada em 1919 na cidade de Remscheid, Alemanha pelos irmãos Otto, Willi e Karl Dowidat. GEDORE é o acrônimo
AMARELO COLONIAL L-1268
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L-1268. VW Sedan 1500 1972.
CINZA CASCALHO L440
1) Cor utilizada pela VW alemã de agosto de 1959 a julho de 1960. Código L440. Código PPG 32061. Em alemão essa cor é chamada
AZUL ARARA L1337
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código da tinta: L1337. Código de Plaqueta: 013. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NIÁGARA L1339
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código L1339. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NÁPOLES L1047
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Em 1969 e 1970 era cor exclusiva do Zé do Caixão. A partir de agosto
VERDE ILHÉUS L1414
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1977. Código L1414. VW Sedan 1300 1977.
VERMELHO ANHAMBI L5016
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L5016. Código de plaqueta: 007. VW Sedan 1300 1978.
VERDE INDAIÁ L1417
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1980. No Fusca, foi utilizada apenas na linha 1979 e 1980. Código L1417. Código de plaqueta:
AMARELO SAFARI L1363
Cor utilizada pela VW entre 1973 e 1974. Código L1363. VW Sedan 1500 1974.