Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FORLON

FORLON

 Anúncio de dezembro de 1972. A empresa paulistana PLÁSTICOS FORLON LTDA., então localizada na Rua Vergueiro, 5.194, São Paulo (SP) foi fabricante de lanternas sequenciais

Leia mais »
MULTITEST

MULTITEST

Anúncio de novembro de 1971.   A empresa MULTITEST Indústria de Aparelhos Eletrônicos Ltda., então localizada na Rua São Manoel, 20, Pinheiros, São Paulo (SP),

Leia mais »
FUBA

ESPELHO MONZA

Espelho Monza adornando um Fusca. O autódromo de Monza, na Itália, é uma das mais tradicionais pistas de corrida do mundo. Por causa disso, diversos

Leia mais »
FAROL AUXILIAR

PRODA

PRODA Produtos Automobilísticos Ltda, foi uma empresa brasileira fundada em 1969 estabelecida no ramo de comércio de acessórios automotivos. PRODA é o acrônimo formado pelas

Leia mais »
SOBRE-ARO

SOBRE-ARO

Seguramente, o Fusca foi o veículo para quem a indústria de acessórios mais desenvolveu produtos. Dada sua simplicidade inata, seus proprietários sempre foram ávidos por

Leia mais »
ALPO

RELÓGIO DE VELOCÍMETRO

 Relógio ALPO em imagem de janeiro de 1955. Dentre as dezenas de opções de relógios disponíveis na época para serem instalados no Fusca, o relógio

Leia mais »
CAPAS COPACABANA

CAPAS DE BANCO

Júlio acabara de adquirir um preservado Fusca do ano de 1966. Apesar de desbotada, boa parte da pintura ainda era original. Além disso, o exemplar

Leia mais »
FUSCA 1950

MOLA DO CAPUZ DO MOTOR

Suporte da mola triangular utilizada até maio de 1955. Tenho observado alguns anúncios de peças para o Fusca oval, nos quais os vendedores descrevem que

Leia mais »
ESTRIA FINA

ESTRIA GROSSA OU FINA?

Volante do Fusca 1975: estria grossa. A partir do lançamento do modelo 1977, o Fusca ganhou novos itens de segurança, incluindo uma coluna de direção

Leia mais »
FUSCA 1952

ZWITTER

Fusca Zwitter. O Fusca Zwitter é um dos mais intrigantes modelos feitos pela Volkswagen. Zwitter, em alemão, tem o significado de hermafrodita, híbrido. E é

Leia mais »
BERU

VELAS DE IGNIÇÃO

A vela de ignição é um dos componentes que compõe o sistema de ignição de um veículo movido a motor de combustão interna. O sistema

Leia mais »
CANECAS DE CHOPP

VOLKSWAGEN CLUBE

Sede do Volkswagen Clube.   O Volkswagen Clube foi uma associação esportiva, recreativa e social, localizada na Vila do Tanque na cidade de São Bernardo

Leia mais »
META PLASMARTE

TROCADOR DE CORREIA

Repositor de correia da empresa Meta Plasmarte. Já havíamos abordado anteriormente acerca do trocador de correia da marca PRATIC (mais informações, clique aqui). Hoje, é

Leia mais »
PLACA

TIJOLINHO

Fusca 71. Com o lançamento do Fusca modelo 71, equipado com pára-choques de lâmina única, popularizou-se, com o passar dos anos, o uso do tijolinho

Leia mais »
FUSCA 1980

FUSCA SÉRIE PRATA

     Propaganda do Fusca Série Prata. No início dos anos 80, depois de décadas sendo produzido, o Fusca já sentia o peso da idade.

Leia mais »
LUNAR

TRAVA DA PORTINHOLA

 VW Variant. Hoje apresentamos um acessório feito para ser usado pela VW Variant fabricada até 1977 e pela VW TL.  VW TL. Trata-se de uma

Leia mais »
CALÇO DE RODA

CALÇO DE RODA

O calço de roda, mesmo nos dias atuais, tem lá sua serventia. Tem por finalidade travar as rodas para evitar que o veículo se locomova

Leia mais »
D-SIGN

D DE DEUTSCHLAND

Desde o início do século XX muitos países europeus adotaram um emblema que identificava, de imediato, a nacionalidade do veículo, ou seja, o país em

Leia mais »
CPL DO BRASIL IND E COM LTDA

ESPELHO PARA AS DAMAS

  Toda mulher é vaidosa, É da natureza feminina. Mirar-se em um espelho é ato incontrolável ao sexo oposto, quase um instinto. Se você tem

Leia mais »
CARROCERIA

PAINEL LATERAL DIANTEIRO

Painel lateral dianteiro direito até 1970. A carroceria do Fusca, apesar de não parecer, sofreu ao longo dos anos diversas e constantes modificações. As mais

Leia mais »
CALOTA GLICÉRIO

GLICÉRIO

Anúncio de janeiro de 1964. A antiga Metalúrgica Glicério S/A foi fundada em 1953. Foi a principal fabricante de calotas nos anos 60 para todas

Leia mais »
UDEX

UDEX

Vista aérea da sede da UDO HEUER S/A. A empresa curitibana UDO HEUER S/A, fabricante de auto peças, infelizmente fechou suas portas há alguns anos.

Leia mais »
ÁUREA METAL LTDA.

ÁUREA

Quem acompanha este blog já sabe que o Fusca fabricado até 1968 não possuía espelho retrovisor externo de fábrica. Apesar desse acessório estar disponível nas próprias

Leia mais »
BULLDOG

TAPETES COLORIDOS

Tapetes FENICE. Os tapetes coloridos foram utilizados em profusão nos anos 60/70. Todavia, atualmente, poucos carros antigos exibem esse acessório, o que o torna relativamente

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO DOBRAVEL

ALAVANCA DE CÂMBIO DOBRÁVEL

Anúncio de fevereiro de 1955.   Apesar de incomum no Brasil, a alavanca de câmbio dobrável foi um equipamento que figurava em praticamente todos os

Leia mais »
NATAL

FELIZ NATAL A TODOS!

Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores deste blog. Voltaremos em janeiro com mais novidades! Um forte abraço aos que nos seguem!

Leia mais »
ALPARGATAS

CAPA DO BAGAGEIRO

Para uma família numerosa, os dois porta-malas do Fusca talvez não sejam suficientes para acomodar todas as malas necessárias para aquela tão esperada viagem de

Leia mais »
PORTA RIFLE

PORTA RIFLE

Esse acessório é tipicamente americano: um porta rifle para ser usado no interior do veículo  Aberta a temporada de caça, conveniente um suporte para adequadamente

Leia mais »
AMORTECEDOR DO CAPÔ DIANTEIRO

BRACINHO ARTICULÁVEL

Abastecendo o Fusca. O antigo sistema de abertura do capô dianteiro do Fusca, na forma de um braço articulável, sempre foi motivo de preocupação para

Leia mais »
GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

O protetor de farol era um acessório essencial nas pistas de rallye.   O protetor ou grade do farol era um acessório obrigatório nos Fuscas

Leia mais »
CINZA FUSCAS NACIONAIS

CINZA HIMALAIA

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986, código L-9973. Código de plaqueta: 047. Fusca 1986.

Leia mais »
CAPTADOR DE AR DO CAPÔ DIANTEIRO

GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO

Aletas no capô: novidade para os modelos 1974. Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para

Leia mais »
BAQUELITE

BAQUELITE

Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), inventor da baquelite. A baquelita, também chamada de baquelite. é uma resina sintética, à base de fenol e formaldeído, quimicamente estável

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

T R I M O L

    Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM

A empresa IAM – acrônimo de  Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente

Leia mais »

QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA

Anúncio de dezembro de 1965.  A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia.  Como o

Leia mais »

BANEFRA

No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands

Leia mais »

D R Ä G E R

 Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários

Leia mais »

O FUSCA DE TOGA !

Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,

Leia mais »

GRADE DA BUZINA

Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de

Leia mais »

O FIM DO BARULHO DA KOMBI!

Os proprietários das Kombis antigas sabem que  a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?

Leia mais »

NESTOR

Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época,  fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é

Leia mais »

CAÇA MULATA COM ESPELHO

O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional

Leia mais »

GANCHO DE REBOQUE

Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa

Leia mais »

TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50

Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,

Leia mais »

BANCO TIPO CONCHA

 Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o

Leia mais »

TRAVA DO QUEBRA-VENTO

Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o

Leia mais »

O PALADINO!

Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca!    Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido

Leia mais »

VIDRO LATERAL BASCULANTE

O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do

Leia mais »

O RÁDIO DO POVO

1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal

Leia mais »

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »