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Postagens exclusivas Opasgarage:

LISTA DE DN
Servopa: DN nº 54. A sigla “DN” se origina da expressão “Dienst Nummer” (em alemão) ou “Dealer Number” (em inglês), relacionada ao número interno atribuído

LUVAS PARA DIRIGIR
Luvas para dirigir: charme que remete aos bons e velhos tempos. O uso de luvas para dirigir remonta aos primórdios da indústria automobilística ainda no

EQUIPE KOHLBACH
O Fusca nº 7 da Equipe Kohlbach. A empresa Kohlbach Motores Elétricos foi fundada em 1945 por Heinz Rodolfo Kohlbach e Bertha Gertrude Ilse Kohlbach,

1.000.000 DE KOMBIS
1962: 1.000.000 de Kombis produzidas na Alemanha. A Volkswagen começou a produzir a Kombi em março de 1950 na cidade de Wolfsburg. Todavia, em

EVOLUÇÃO DA ALÇA DE SEGURANÇA (PQP) DO TETO
Alça de segurança para o passageiro de trás em um Fusca 1952. A alça de teto do Fusca, também conhecido como alça de segurança ou

1969: 2.000.000 DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL
Karmann-Ghia. Em março de 1969 foi comemorado a produção de 2.000.000 de veículos fabricados no Brasil (incluindo todas as montadoras nacionais). O evento de comemoração

MAÇANETA DA JANELA BASCULANTE DA KOMBI CORUJINHA. DIFERENÇAS.
Janelas laterais basculantes na Kombi. As janelas basculantes da Kombi, em número de 4 (quatro), utilizadas tanto no modelo Standard quanto na versão Luxo, possuem

FUSCA 1965
Fusca 1965, com teto solar. O modelo 1965 do Fusca foi lançado no final de novembro de 1964, a partir do chassi nº B4 190.501.

ACESSÓRIOS DE ÉPOCA PARA O FUSCA 1500
Acessórios de época para o Fuscão. O Fusca 1500 teve vida relativamente curta. Lançado em agosto de 1970, perdurou até abril de 1975,

UM FUSCA. UM HOMEM. E 2.600.000 KM RODADOS
O Fusca: a máquina guerreira! Albert Klein é o motorista que detém o recorde mundial de quilometragem percorrida com um Fusca, num total de 1.613.281

ÓCULOS DO FUSCA
Óculos do Fusca: não é o que parece. Óculos é a designação popular dada à forração que envolve o quadro do vidro traseiro do Fusca,

RUDOLF WILHELM KARL LEIDING. SUA IMPORTÂNCIA PARA A VW DO BRASIL.
Rudolf Leiding na linha de produção do Zé do Caixão em São Bernardo do Campo. Rudolf Wilhelm Karl Leiding foi um dos nomes mais importantes

CARRAPATINHO
Carrapatinho cinza: novidade em 1968. Carrapatinho é a designação popular dada à forração interna utilizada no Fusca para cobrir as caixas de rodas internas, cangalha,

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO EXPRESS PARA MOTOR 1.100 e 1200
Veneno de época: como aumentar a potência do motor do Fusca. A dupla carburação da marca Express foi desenvolvida para o Fusca no início

EVOLUÇÃO DO LIMPADOR DE PARA-BRISA (1966-1996)
Limpador do para-brisa no Fusca. Conforme prometido, abordaremos hoje a segunda parte da evolução do limpador de para-brisa, desta feita, de 1966 a 1996. A

400.000 KOMBIS
Dia de festa: 400.000 Kombis produzidas em 1975. Em junho de 1975 a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 400.000ª Kombi: uma modelo

VIDROS TRIPLEX
Anúncio da empresa de setembro de 1963. A empresa Triplex do Brasil Ltda foi um fabricante de vidros e fornecedor oficial da VW

PRODUTOS ESSO PARA O FUSCA
Esso: extinta marca de postos de combustível. Os postos Esso iniciaram suas atividades no Brasil em 1912 e, após 100 (cem) anos em terras tupiniquins,

TRAJETÓRIA DO ENCOSTO DE CABEÇA. DE ACESSÓRIO A EQUIPAMENTO ORIGINAL.
Encosto de cabeça: acessório utilizado desde a década de 1950. O encosto de cabeça, também conhecido como “apoio de cabeça” ou “cabeceira”, tem a função

TRAVESSEIRO KAMEI
Travesseiro da Kamei. Kamei é uma empresa alemão fundada em 1949 na Alemanha, especializada em acessórios para a linha VW. O nome Kamei (pronuncia-se

RODAS TITANIO
Rodas Titanio: coqueluche da década de 1970. As rodas de liga leve tiveram o seu auge no Brasil na década de 1970. Lançadas como

250.000ª VARIANT
250.000ª Variant na linha de produção. No início de novembro de 1976, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 250.00ª Variant, um modelo 1977.

EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL
Quebra-Sol do Fusca. 1950-1957: Nesse período, o Fusca saia de fábrica com o quebra-sol instalado apenas do lado do motorista, encaixado no espelho retrovisor

FUSCA 1967: DIFERENÇA NAS MANGUEIRAS DO AR QUENTE
Fusca 1967: novo motor, agora com 1300 cm3. Em 1967 a VW do Brasil introduziu um novo motor para o Fusca, de 1.300 cm3, aposentando

BOUTIQUE DOS AUTOMÓVEIS
Boutique dos Automóveis: loja de acessórios automotivos de Juiz de Fora (MG). Boutique dos Automóveis é o nome de uma loja de acessórios automotivos fundada

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR EXTERNO
Janeiro de 1969 a maio de 1969: braço longo. Como os leitores deste site sabem, o Fusca até 1968 vinha de fábrica sem o espelho

MOTOR 1200-BR
Etiqueta com a identificação 1200-BR na capelinha. A partir de janeiro de 1967, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca com motor 1300, aposentando o

VIDROS SANTA MARINA
Foto antiga da fábrica da Santa Marina, em São Paulo (SP). A empresa Santa Marina foi uma fabricante brasileira de vidros para o Fusca, fornecedora

BOTÃO DE BUZINA DO VOLANTE CÁLICE
Botão de buzina do volante cálice em imagem de 1963. Um detalhe que às vezes passa despercebido para quem está restaurando um Fusca

CALOTA PARA RODA 4 FUROS CROMADA. DIFERENÇAS ENTRE A ORIGINAL E PARALELA
Fusca 1500 1972 com calota cromada. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971 do Fusca, a VW do Brasil lançou uma

VENENO DE ÉPOCA: DUPLA CARBURAÇÃO DIETZ PARA FUSCA 1200
Veneno de época: dupla carburação Dietz. Dietz foi uma marca americana de kit de dupla carburação para o Fusca 1100 e 1200, fabricada na década

HEBMÜLLER TETO RÍGIDO E STOLL COUPÉ. DUPLA ÚNICA!
Protótipo do Hebmüller com teto rígido (hard top). A empresa Stoll é uma alemã fundada na cidade de Bad Hauheim pela família Stoll, conhecida

REBITES PRA QUE TE QUERO!
Tipos de rebites. O rebite é uma pequena haste cilíndrica de metal, com cabeça cônica ou fendida em uma das extremidades destinada a ser

EVOLUÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO DO FUSCA
Caixa de direção do Fusca: fixada no quadro da suspensão dianteira do Fusca. A caixa de direção passou por uma série de modificações ao

BRASÃO DO CAPÔ DO FUSCA 1200 NACIONAL. DIFERENÇAS
Brasão do capô do Fusca 1200 nacional. Como os leitores deste blog já sabem, o brasão do capô dianteiro do Fusca, em homenagem a São

EMBLEMAS DE CONCESSIONÁRIAS
Emblema da concessionária curitibana Pavema. Desde a década de 1950 as revendedoras autorizadas Volkswagen se utilizavam de plaquetas ou emblemas fixadas no Fusca e
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RELÓGIO DE PORTA-LUVAS KÖHLER
Já falamos sobre os relógios de porta-luvas no tópico http://www.opasgarage.blogspot.com.br/search/label/REL%C3%93GIO%20DE%20PORTA-LUVAS. Hoje, porém, fotos especiais do relógio de porta-luvas feito pela empresa alemã Köhler (pronuncia-se quêla
CAIXA DE FÓSFOROS
As antigas caixas de fósforos ainda hoje possuem uma legião de colecionadores. A caixa de fósforo sempre foi muito usada, ainda mais quando na época
A EVOLUÇÃO DO VIDRO TRASEIRO
A janela traseira do Fusca é, sem dúvida, o maior símbolo de sua evolução ao longo do tempo. A despeito das centenas de outros aprimoramentos
CATÁLOGOS ANTIGOS
Os acessórios sempre perfilaram o automóvel, desde sua invenção há mais de um século. Os primeiros acessórios fabricados iam de simples mantas para proteger as damas
OS NOMES E APELIDOS DO FUSCA
Esse artigo foi escrito pelo meu amigo Laércio Becker, grande admirador do besouro, cujo texto foi originalmente publicado no site: http://www.webartigos.com/artigos/os-nomes-e-apelidos-do-fusca/87424/. Na minha avaliação, é a
RADIO BLAUPUNKT CAPRI
Mais uma da série rádios tipo pic-nic. Trata-se do modelo CAPRI fabricado pela alemã Blaupunkt no início dos anos 60. O rádio propriamente dito fica
CHAVE DE PARAFUSO ILUMINADA
Para quem quisesse complementar as ferramentas de seu fusca com um toque de modernidade e criatividade, compraria, no final dos anos 60, um estojo de
RADIO PHILIPS ELOMAR RAW4E
A empresa Philips foi fundada em 1891 por Gerard Philips, um primo da mãe do filósofo alemão Karl Marx. A empresa repousou suas fundações em
ESTOJO DE DOCUMENTOS
Anos 50. A empresa americana Cobbs Manufacturing Co., do estado de Iowa, fabricou um estojo para guarda dos documentos do carro, feito em vinil, com
ESTOJO MAGNÉTICO PARA CHAVES
O estojo magnético para chaves extras foi fabricado nos anos 50 pela empresa americana Cobbs Manufacturing Co., do estado de Iowa. Era feito em vinil
FARÓIS AUXILIARES CIBIE
Faróis auxiliares, do tipo neblina ou de longo alcance (também conhecido como faróis de milha), eram acessórios bastante comuns no fusca. Diversos foram os fabricantes:
MOSQUITEIRO
Dá-se o nome de mosquiteiro à tela utilizada normalmente em camas ou janelas para proteger o ambiente da entrada de pernilongos (muriçocas), moscas e outros
ESPELHO COM RELÓGIO VDO
Os relógios de um modo geral são acessórios bastante raros. Quando conjugado com o espelho retrovisor interno, só há um: VDO. Dupla função: espelho e relógio
T R I M O L
Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM
A empresa IAM – acrônimo de Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente
QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA
Anúncio de dezembro de 1965. A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia. Como o
BANEFRA
No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands
D R Ä G E R
Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários
O FUSCA DE TOGA !
Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,
GRADE DA BUZINA
Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de
O FIM DO BARULHO DA KOMBI!
Os proprietários das Kombis antigas sabem que a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM ANTENA
De fábrica, espelho retrovisor externo no fusca somente a partir do modelo 1969. Antes disso era acessório. E não tinha lugar específico para ser instalado.
NESTOR
Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época, fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é
CHEGA MAIS … VEM CÁ MEU BEM!
Nos anos 60, ter um Fusca era o sonho de consumo da maioria dos brasileiros (e brasileiras também!) Naquele tempo, o Fusca nas mãos de
CAÇA MULATA COM ESPELHO
O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional
DIA NACIONAL DO FUSCA (DNF) CURITIBA 2012
Ocorreu neste domingo, dia 22.01.2012, a comemoração do Dia Nacional do Fusca (DNF), ocorrido na PUC-PR. Segue algumas fotos desse mega evento. Aproximadamente 1.100 carros
GANCHO DE REBOQUE
Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa
RODAPÉ E BARRA TRANSVERSAL DO BANCO
Os Fuscas fabricados até a 1ª série de 1959 não possuíam o rodapé embaixo do banco traseiro. Esse acabamento embaixo do banco do fusca, conhecido como
TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50
Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,
BANCO TIPO CONCHA
Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o
TRAVA DO QUEBRA-VENTO
Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o
O PALADINO!
Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca! Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido
CÂMBIO BIPARTIDO, CASCA DE AMENDOIM OU MELANCIA
A caixa do câmbio do fusca alemão, utilizada até meados de 1961, é conhecida, popularmente, como melancia … … ou casca de amendoim, pelo fato de abrir-se
VIDRO LATERAL BASCULANTE
O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do
O RÁDIO DO POVO
1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO COM REGULAGEM INTERNA
O fusca, até 1968, não possuia espelho retrovisor externo. O equipamento só começou a sair de fábrica a partir de 1969, por conta de exigência