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Postagens exclusivas Opasgarage:

FUSCA 1500 STANDARD

FUSCA SÉRIE BRAVO

Fusca 1500 Standard. A partir do lançamento do Fusca modelo 1971, ocorrido em agosto de 1970, a VW disponibilizou ao mercado duas versões do Fusca

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CAPAS COPACABANA

CAPAS COPACABANA

Capas Copacabana: conjunto Mercur. Temos diversas publicações envolvendo a firma CAPAS COPACABANA, forte concorrente da PROCAR na década de 1960. Todavia, neste post, apresentamos um

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AR QUENTE

FUSCA SEM AR QUENTE

Sistema de ar quente do Fusca. Uma dúvida recorrente entre os admiradores de Fuscas diz respeito à presença (ou ausência) das aletas do ar quente

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BRASÍLIA 1975

BRASÍLIA 1975

Brasília 1975. Características básicas: tipo 102, numeração de chassi com inicial BA e motor de 1.584 cm3, de 60 hp (SAE) de carburação simples com inicial

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CONTA-GIROS

CONTA-GIROS

Conta-giros para o Fusca! O conta-giros ou tacômetro é um equipamento que indica as rotações do motor do carro por minuto, permitindo ao motorista trocar

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MOTORÁDIO

RÁDIO MOTORÁDIO

Rádio Motorádio. A MOTORÁDIO foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima em São Paulo, fabricante de rádios domésticos de mesa,

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BILSTEIN

O MACACO DO BESOURO

Macaco: ferramenta fundamental em qualquer veículo.   O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus do Fusca, constituindo-se num equipamento de

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BANDEIRA QUADRICULADA

A MÍSTICA DA BANDEIRA QUADRICULADA

A mística da bandeira quadriculada: inspirando acessórios! A bandeira quadriculada é utilizada em corridas de automóveis e representa o fim da prova para os competidores.

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LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

  Livrete de Serviços Técnicos.  Por ocasião da aquisição de um Fusca 0 km, o feliz proprietário recebia, junto com o Manual de Instruções, um

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ADMIRAL

TOCA-FITAS DE CARTUCHO

Toca-fitas de cartucho: acessório de época. Escutar a sua música preferida, quanto e quando quiser, é um complemento importante ao prazer de dirigir. Até o

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BEHR

VENTILADOR BEHR

Ventilador Behr instalado em um Fusca Split “standard”. Repare no cinzeiro na moldura central e no estojo de lâmpadas no porta-luvas, também acessórios. Empresa fundada

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FUSCA 1969

1969

O colorido dos veículos VW em 1969.   1969 foi a ano que o homem pisou na lua. Porém, aqui na terra o Fusca continuava

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1200

1200

Motor 1200: dezembro de 1953 a dezembro de 1966.   O motor 1200 do Fusca passou a ser utilizado a partir do dia 21 de

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CORES FUSCAS ALEMÃES

POLAR SILVER L324

Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre 4 de agosto de 1955 a julho de 1957. Código L324. Foi uma das cores mais populares

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ESCAPAMENTOS NORMA

CAVALO DE FERRO!

  Triciclo Renha. Paulo Sérgio Bittencourt de Souza Renha, ou simplesmente Paulo Renha, engenheiro mecânico de formação e projetista por vocação, criou na década de

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FUSCA 1982

MARROM CAFÉ L7027

 Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1982 (Fusca, Brasília, Passat, Gol e Voyage) e 1983 (Kombi Luxo com teto bege palha). Código

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TOSTÃO

TOSTÃO E SEU FUSCA!

Tostão, exímio jogador de futebol, e seu Fusca acessorizado!   Não há como não postar essas fotos de um Fusca pertencente ao jogador de futebol

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BRASÍLIA 1981

VERDE TRÓPICO L1422

 Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1982. Código Universal: L1422. Código Lazzuril: 1105. Código de Plaqueta: 026. Em 1981 foi utilizada no

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TOURING CLUB

TOURING CLUB

Pedro Benjamim Cerqueira Lima, fundador do Touring Club do Brasil.   O Touring Club do Brasil foi fundado no dia 9 de novembro de 1923,

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BRASÍLIA 1978

VERDE MANTIQUEIRA LK1418

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1978 e 1979 nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código LK1418. Código de Plaqueta: 084. Brasília

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VARIANT II 1980

AZUL NOTURNO L3032

 Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981 nos veículos Fusca, Variant II, Brasilia, Gol e Passat. Em 1982 também a Kombi Luxo

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BRASÍLIA 1980

CINZA GRANIZO L2015

Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 na Brasília, Variant II, Gol e Passat. Código L2015. Código de plaqueta: 020.   Brasília 1980 na

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FUSCA 1963

FUSCA 1963

  Fusca 1963: vidro lateral basculante era umas das novidades.   O Fusca modelo 1963 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em 2 de dezembro

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FUSCA 1976

VINCOS

Os principais vincos externos da carroceria. Os vincos em uma chapa metálica tem a função de aumentar a resistência torcional e física do material. Essa

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RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

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PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

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RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

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PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

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BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

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KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

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ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

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BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

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EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

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LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

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UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

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LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

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BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

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ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

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VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

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GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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