Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

DATAS COMEMORATIVAS

400.000 KOMBIS

Dia de festa: 400.000 Kombis produzidas em 1975.   Em junho de 1975 a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 400.000ª Kombi: uma modelo

Leia mais »
TRIPLEX

VIDROS TRIPLEX

  Anúncio da empresa de setembro de 1963.   A empresa Triplex do Brasil Ltda foi um fabricante de vidros e fornecedor oficial da VW

Leia mais »
ESSO

PRODUTOS ESSO PARA O FUSCA

Esso: extinta marca de postos de combustível. Os postos Esso iniciaram suas atividades no Brasil em 1912 e, após 100 (cem) anos em terras tupiniquins,

Leia mais »
KAMEI

TRAVESSEIRO KAMEI

  Travesseiro da Kamei. Kamei é uma empresa alemão fundada em 1949 na Alemanha, especializada em acessórios para a linha VW. O nome Kamei (pronuncia-se

Leia mais »
RODAS TITANIO

RODAS TITANIO

Rodas Titanio: coqueluche da década de 1970.   As rodas de liga leve tiveram o seu auge no Brasil na década de 1970. Lançadas como

Leia mais »
DATAS COMEMORATIVAS

250.000ª VARIANT

250.000ª Variant na linha de produção. No início de novembro de 1976, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção da 250.00ª Variant, um modelo 1977.

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL

EVOLUÇÃO DO QUEBRA-SOL

Quebra-Sol do Fusca.   1950-1957: Nesse período, o Fusca saia de fábrica com o quebra-sol instalado apenas do lado do motorista, encaixado no espelho retrovisor

Leia mais »
BOUTIQUE DOS ACESSÓRIOS

BOUTIQUE DOS AUTOMÓVEIS

Boutique dos Automóveis: loja de acessórios automotivos de Juiz de Fora (MG). Boutique dos Automóveis é o nome de uma loja de acessórios automotivos fundada

Leia mais »
1200 BR

MOTOR 1200-BR

Etiqueta com a identificação 1200-BR na capelinha. A partir de janeiro de 1967, a Volkswagen do Brasil lançou o Fusca com motor 1300, aposentando o

Leia mais »
SANTA MARINA

VIDROS SANTA MARINA

Foto antiga da fábrica da Santa Marina, em São Paulo (SP). A empresa Santa Marina foi uma fabricante brasileira de vidros para o Fusca, fornecedora

Leia mais »
REBITES

REBITES PRA QUE TE QUERO!

  Tipos de rebites. O rebite é uma pequena haste cilíndrica de metal, com cabeça cônica ou fendida em uma das extremidades destinada a ser

Leia mais »
EMBLEMAS DE CONCESSIONÁRIAS

EMBLEMAS DE CONCESSIONÁRIAS

  Emblema da concessionária curitibana Pavema. Desde a década de 1950 as revendedoras autorizadas Volkswagen se utilizavam de plaquetas ou emblemas fixadas no Fusca e

Leia mais »
CARROCERIA MEDIDAS

MEDIDAS DA CARROCERIA DO FUSCA

Carroceria do Fusca.   Para quem está restaurando inteiramente um Fusca, com troca de partes da carroceria, importante ficar atento às suas medidas originais, evitando-se

Leia mais »
FUNDIÇÃO MAGAL

FUNDIÇÃO MAGAL

Parque fabril da Fundição Magal.   A Fundição Magal, indústria do ramo automobilístico, foi fundada na cidade de São Paulo em 1952 e é considerada

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO FILTRO DE AR

EVOLUÇÃO DO FILTRO DE AR

Filtro de ar: equipamento indispensável ao motor. O filtro do ar tem por finalidade filtrar as impurezas presentes no ar, tais como pó, fuligem e

Leia mais »
FUSCA 1961

FUSCA 1961

Fusca 1961 “segunda série”. 1961 foi um ano importante para a Volkswagen do Brasil. Em maio daquele ano a empresa atingiu a liderança na produção

Leia mais »
RÁDIO BOSCH LD243

RÁDIO BOSCH LD243

  Anúncio de 1980. A empresa Robert Bosch foi fundada na Alemanha em 1888, fabricando componentes automotivos tais como dínamos, alternadores, motores de arranque, faróis,

Leia mais »
CORNOWAGEN

POLIMATIC

Sede de Polimatic em Diadema (SP).   A empresa brasileira Polimatic Eletrometalúrgica Ltda. foi um importante fabricante de peças e acessórios automotivos feitos, principalmente, de

Leia mais »
CARBURADOR 1200

CARBURADOR H-30-PICS PARA 1200

  Carburador H-28-PCI: original do motor 1200.   O carburador H-28-PCI, fabricado pela Solex, equipou o Fusca até dezembro de 1966. Ou seja, o besouro

Leia mais »
FUSCA 1500 STANDARD

FUSCA SÉRIE BRAVO

Fusca 1500 Standard. A partir do lançamento do Fusca modelo 1971, ocorrido em agosto de 1970, a VW disponibilizou ao mercado duas versões do Fusca

Leia mais »
CAPAS COPACABANA

CAPAS COPACABANA

Capas Copacabana: conjunto Mercur. Temos diversas publicações envolvendo a firma CAPAS COPACABANA, forte concorrente da PROCAR na década de 1960. Todavia, neste post, apresentamos um

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

T R I M O L

    Anúncio de setembro de 1962. A empresa Indústria e Comércio de Peças e Acessórios para Automóvel TRIMOL Ltda., com sede à Rua Peixoto Gomide,

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO IAM

A empresa IAM – acrônimo de  Indústria Auto Metalúrgica S.A. – foi fundada em 1950 para suprir a demanda por peças dos carros importados na época, principalmente

Leia mais »

QUEBRA-VENTO KARMANN GUIA

Anúncio de dezembro de 1965.  A empresa paulistana Plásticos London Ltda lançou, nos anos 60, um quebra-vento de acrílico para o Karmann Guia.  Como o

Leia mais »

BANEFRA

No V Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em 1966, além da exposição de carros nacionais, havia uma novidade: pela primeira vez havia stands

Leia mais »

D R Ä G E R

 Anúncio de fevereiro de 1958. Como os leitores deste blog já sabem, o Fusca não possuía marcador de combustível até o início de 1961. Vários

Leia mais »

O FUSCA DE TOGA !

Existem pessoas que nascem para fazer a diferença nesse mundo, iluminadas que são. Milton Luiz Pereira (1932-2012) Uma dessas pessoas é o Sr. Milton Luiz Pereira,

Leia mais »

GRADE DA BUZINA

Até junho de 1949 os fuscas não possuiam a grade da buzina. No período anterior a junho de 1949, a buzina ficava instalada do lado de

Leia mais »

O FIM DO BARULHO DA KOMBI!

Os proprietários das Kombis antigas sabem que  a velha senhora é um tanto barulhenta, principalmente junto às portas do salão. Seus ouvidos não aguentam mais? Sua esposa reclama muito?

Leia mais »

NESTOR

Certas empresas, apesar de não frequentarem os anúncios de revistas automobilísticas da época,  fabricaram peças e acessórios interessantes e raros para o Fusca. Uma dessas empresas é

Leia mais »

CAÇA MULATA COM ESPELHO

O caça-mulata ou spotlight conjugado com o espelho retrovisor externo é um acessório bastante desejado, principalmente se fabricado pela empresa alemã HELLA ou pela nacional

Leia mais »

GANCHO DE REBOQUE

Uma das grandes qualidades do fusca é sua durabilidade mecânica. Todavia, a confiabilidade do fusca depende de uma manutenção adequada. A falta de cuidado nessa

Leia mais »

TELEFUNKEN AUTO SUPER IA-50

Essas duas janelinhas exercem um fascínio indescritível para os amantes do fusca. Brezel. Split. Dividido só no nome, pois consegue reunir ao seu redor todos os apaixonados pelo besouro,

Leia mais »

BANCO TIPO CONCHA

 Vários foram os acessórios inspirados nos carros de corrida. Ainda que boa parte desses acessórios não transforme o fusca num legítimo carro de competição, acabam por influenciar o

Leia mais »

TRAVA DO QUEBRA-VENTO

Para minimizar os riscos de ter seu Fusquinha roubado (afinal, o Fusca em sua época era o carro mais visado pelos “amigos do alheio”), era comum o

Leia mais »

O PALADINO!

Não estamos falando de um paladino da justiça, mas, sim, de um paladino para o fusca!    Trata-se do modelo Paladin, da holandesa Philips, modelo 551, desenvolvido

Leia mais »

VIDRO LATERAL BASCULANTE

O vidro lateral basculante foi introduzido como equipamento de série no Fusca somente em 1963. Era a grande novidade daquele ano, junto com o lavador do

Leia mais »

O RÁDIO DO POVO

1938 foi um ano especial para o Fusca. Foi o ano em que o besouro foi apresentado em sua forma definitiva para o mundo, tal

Leia mais »

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

Leia mais »

LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

Leia mais »

CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

Leia mais »

LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

Leia mais »

TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

Leia mais »

RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

Leia mais »

PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

Leia mais »

RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

Leia mais »