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Postagens exclusivas Opasgarage:
FUSCA SÉRIE BRAVO
Fusca 1500 Standard. A partir do lançamento do Fusca modelo 1971, ocorrido em agosto de 1970, a VW disponibilizou ao mercado duas versões do Fusca
O QUE ACONTECEU COM O CAMPEÃO SUPREMO?
Linha Campeão Supremo da Firestone. A empresa Firestone foi fundada em 1900 nos Estados Unidos da América (USA) por Harvey Firestone. Foi a fornecedora oficial
CAPAS COPACABANA
Capas Copacabana: conjunto Mercur. Temos diversas publicações envolvendo a firma CAPAS COPACABANA, forte concorrente da PROCAR na década de 1960. Todavia, neste post, apresentamos um
ZZZUUUUUNNNEEEEEEEEEEE! OU SIMPLESMENTE ZUNE!
Zune: sofisticação e esportividade para o seu veículo. A Zune foi um grupo empresarial fundado por José Eduardo Nahas em 1976. O nome da empresa
BRINQUEDO PRA GENTE GRANDE!
Fusca da Playmobil. A Playmobil lançou no final do ano passado um Fusca azul e uma Kombi na sua linha de brinquedos. Tratam-se de produtos
CHAVE DE SETA. EVOLUÇÃO. ACESSÓRIOS
Chave de seta. A chave de seta (em inglês: turn signal switch.; em alemão: blinkerschalter) tem a função de acionar os indicadores de direção, tornando
METALÚRGICA ROSSI. ACESSÓRIOS E PEÇAS
Farol Tremendão para o Fusca com luz de estacionamento. A Metalúrgica Rossi S/A foi uma das principais empresas no fornecimento de faróis e
FUSCA SEM AR QUENTE
Sistema de ar quente do Fusca. Uma dúvida recorrente entre os admiradores de Fuscas diz respeito à presença (ou ausência) das aletas do ar quente
BRASÍLIA 1975
Brasília 1975. Características básicas: tipo 102, numeração de chassi com inicial BA e motor de 1.584 cm3, de 60 hp (SAE) de carburação simples com inicial
CONTA-GIROS
Conta-giros para o Fusca! O conta-giros ou tacômetro é um equipamento que indica as rotações do motor do carro por minuto, permitindo ao motorista trocar
RÁDIO MOTORÁDIO
Rádio Motorádio. A MOTORÁDIO foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima em São Paulo, fabricante de rádios domésticos de mesa,
O MACACO DO BESOURO
Macaco: ferramenta fundamental em qualquer veículo. O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus do Fusca, constituindo-se num equipamento de
FUSCA 1959: ALEMÃO OU NACIONAL?
Fusca 1959. O ano de 1959 é, certamente, um dos anos mais difíceis de se examinar o Fusca sob o aspecto da originalidade, por ser
AR FRESCO PARA O FUSCA!
Empi: acessórios para o Fusca! A EMPI foi fundada nos EUA na década de 1950 por Joe Vittone, então proprietário de
A MÍSTICA DA BANDEIRA QUADRICULADA
A mística da bandeira quadriculada: inspirando acessórios! A bandeira quadriculada é utilizada em corridas de automóveis e representa o fim da prova para os competidores.
ESTOJO ORIGINAL DE FERRAMENTAS
Estojo original de Ferramentas. O estojo de ferramentas sempre acompanhou o Fusca. De 1950 a 1996 o Fusca saía de fábrica com um pequeno
LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS
Livrete de Serviços Técnicos. Por ocasião da aquisição de um Fusca 0 km, o feliz proprietário recebia, junto com o Manual de Instruções, um
TOCA-FITAS DE CARTUCHO
Toca-fitas de cartucho: acessório de época. Escutar a sua música preferida, quanto e quando quiser, é um complemento importante ao prazer de dirigir. Até o
PROTETOR DA FORRAÇÃO DE PORTA
Protetor da forração de porta. Nas décadas de 1950 e 1960 oferecia-se ao consumidor ávido por acessórios um protetor da forração de porta
VENTILADOR BEHR
Ventilador Behr instalado em um Fusca Split “standard”. Repare no cinzeiro na moldura central e no estojo de lâmpadas no porta-luvas, também acessórios. Empresa fundada
1969
O colorido dos veículos VW em 1969. 1969 foi a ano que o homem pisou na lua. Porém, aqui na terra o Fusca continuava
1200
Motor 1200: dezembro de 1953 a dezembro de 1966. O motor 1200 do Fusca passou a ser utilizado a partir do dia 21 de
POLAR SILVER L324
Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre 4 de agosto de 1955 a julho de 1957. Código L324. Foi uma das cores mais populares
CAVALO DE FERRO!
Triciclo Renha. Paulo Sérgio Bittencourt de Souza Renha, ou simplesmente Paulo Renha, engenheiro mecânico de formação e projetista por vocação, criou na década de
FUNDIÇÃO TUPY: GIGANTE DO FERRO FUNDIDO!
Fundição Tupy: desde 1938. A Fundição Tupy S/A é uma empresa fundada em 9 de março de 1938 por Albano Schmidt, Hermann Metz e
EVOLUÇÃO DO MARCADOR DE COMBUSTÍVEL
O marcador de combustível evitava uma série de aborrecimentos. Fusca até 1961: sem marcador de combustível. O Fusca, até 1961, saia de fábrica sem
MARROM CAFÉ L7027
Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1982 (Fusca, Brasília, Passat, Gol e Voyage) e 1983 (Kombi Luxo com teto bege palha). Código
TOSTÃO E SEU FUSCA!
Tostão, exímio jogador de futebol, e seu Fusca acessorizado! Não há como não postar essas fotos de um Fusca pertencente ao jogador de futebol
VERDE TRÓPICO L1422
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1982. Código Universal: L1422. Código Lazzuril: 1105. Código de Plaqueta: 026. Em 1981 foi utilizada no
BRASÍLIA – TAMPA DO PORTA LUVAS
Brasília: espaço interno e sofisticação. O VW Brasília foi lançado oficialmente pela Volkswagen do Brasil no dia 8 de junho de 1973. Com
TOURING CLUB
Pedro Benjamim Cerqueira Lima, fundador do Touring Club do Brasil. O Touring Club do Brasil foi fundado no dia 9 de novembro de 1923,
VERDE MANTIQUEIRA LK1418
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1978 e 1979 nos veículos Brasília, Variant II e Passat. Código LK1418. Código de Plaqueta: 084. Brasília
AZUL NOTURNO L3032
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 e 1981 nos veículos Fusca, Variant II, Brasilia, Gol e Passat. Em 1982 também a Kombi Luxo
CINZA GRANIZO L2015
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1980 na Brasília, Variant II, Gol e Passat. Código L2015. Código de plaqueta: 020. Brasília 1980 na
FUSCA 1963
Fusca 1963: vidro lateral basculante era umas das novidades. O Fusca modelo 1963 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em 2 de dezembro
VINCOS
Os principais vincos externos da carroceria. Os vincos em uma chapa metálica tem a função de aumentar a resistência torcional e física do material. Essa
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RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)
Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho. Apenas os modelos top de
PARAFUSOS
Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da
DESCANSA PÉS DO PASSAGEIRO
Uma das cerca de 2.500 modificações ocorridas no fusca ao longo dos anos, foi a introdução, em agosto de 1959, do descanso inclinado para os
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS
Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares
LANTERNÃO L. HUBER. O PREDECESSOR DA FAFÁ NO BRASIL
Logo nos primeiros anos de produção do fusca no Brasil, começaram a surgir diferenças, ainda que sutis, com o besouro produzido na Alemanha. Esse descompasso tornou-se mais marcante a
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – VDO
A empresa VDO (http://www.vdo.com.br/) foi fundada por Adolf Schindling no final da década de 1920, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A VDO surgiu da incorporação de
PONTEIRA DE ESCAPAMENTO
O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,
BÚSSOLA
Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma
KITCAR
O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para
ASPIRADOR DE PÓ
Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de
BECK
Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o
EQUALIZADOR MARANTZ
Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de
RÉGUA PARA MARCAR O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Até a 1a. série de 1961, o fusca não possuia marcador de combustível. Algo inimaginável nos dias atuais, afinal, como são saber quanto de combustível
LANTERNAS DIANTEIRAS
Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época
UNISTRA
Abril de 1957. Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal
GLUP! PLOC! POP! … BOLHA!
Há mais em comum entre a bolha e o Fusca do que podemos imaginar. E não se trata de nenhuma bolha especulativa – no mercado imobiliário
VACUÔMETRO DIVERTIDO PARA FUSCA!
O vacuômetro mede a depressão do ar na entrada do coletor de admissão. Serve tanto para monitorar o consumo de combustível, quanto para indicar diversas
LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC
As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção.
“TIP TOP” E “INFLA-TIRE”
Anúncio de dezembro de 1968. Nos anos 60, a empresa Farloc do Brasil S.A. importou, para comercialização no Brasil, o kit TIP TOP. O kit consistia em
BEFOR
Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como
ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA
Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último
VELOCÍMETRO
Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande
GUIATEC
Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,
ESTRIBOS
Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.
RELÓGIO DE PAINEL 1957-1961
Os fuscas fabricados até o início de 1961 não vinham de fábrica com marcador de combustível. O fim da era do fusca oval e a
GELA SACO, ESFRIA BUNDA … PERAÍ, ESQUENTA TUDO!
Gela saco no Fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo? Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950
PÁRA-CHOQUES NORJA
Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959
Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis
TOCA-DISCOS, VITROLA, PARA O FUSCA!
Nos anos 60, possuir uma vitrola dentro do carro para tocar seus LPs preferidos era algo para poucas pessoas. O toca fitas de cartucho e K7 surgiriam anos depois. Hoje, uma
FOGÃOZINHO JACARÉ DA ESSO
Logo dos Postos Esso. Recentemente fomos surpreendidos com o fim da marca Esso, empresa fundada em 1912, nos EUA. As fusões de grandes companhias, que
MORCEGO !
1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá
FONE DE OUVIDO OU TELEFONE DA BOMBA DE GASOLINA
Trata-se de acessório para a parte mecânica do Fusca, no caso, para a bomba de gasolina do motor 1200. A finalidade do fone de ouvido ou telefone é evitar
PRATIC TROCADOR DE CORREIA
Como não trocar uma correia! Se você não consegue trocar a correia dessa forma, use o trocador de correia PRATIC. Trocador de correia PRATIC. É um
TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Quem tem fusca sabe que o sistema do limpador de pára-brisa nunca foi uma Brastemp. Em dias de chuva, o motorista passava por apertos, principalmente
LIXEIRA
Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada
PAINEL RALLYE MOTOMETER
Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de