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Postagens exclusivas Opasgarage:

VOLANTE ROB

A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e

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SUSPENSÃO DIANTEIRA

 Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original.  Esse

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MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS

Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952

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NORFOL

A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé

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FUSCA 1956

Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .  

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BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW

Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios

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VENTOINHA

Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.

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BARRACA AUTOMÁTICA

 Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca?  O

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MARGARIDA

O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.

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PRATA LUNAR METÁLICO

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da

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TRAVA DE PEDAL

Cuidar bem do Fusca não significa apenas mantê-lo com a manutenção em dia, limpo e brilhante. É preciso também zelar para que ele não nas

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MOTOR INDUSTRIAL VW

Com o objetivo de atender as necessidades da indústria e agricultura, a Volkswagen disponibilizou, desde o início dos anos 50, um motor industrial de funcionamento

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LACRE DO VELOCÍMETRO

Velocímetro do Fusca com hodômetro total. Por conta do indefectível “jeitinho brasileiro” e para evitar a adulteração da quilometragem real do hodômetro, principalmente durante o

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CADEIRINHA

Cadeirinha: designação popular dada à parede do compartimento do estepe. A chapa de reforço que forma a parede do compartimento do pneu sobressalente, dado seu

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1300

1967: estreia do motor 1300. O lançamento do Fusca 1300, em Janeiro de 1967, veio acompanhado de uma grande campanha publicitária por parte da VW

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RADIO BLAUPUNKT HAMBURG

 Possuir um rádio no carro é algo bem comum hoje em dia. Antigamente, contudo, chegava a ser um luxo, principalmente nos anos 50, época em que

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PLAYBOY

Manopla de câmbio Playboy. Diz-se que “playboy” é um homem geralmente jovem, rico e ocioso, que se entrega a uma vida social intensa, ao convívio

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EVOLUÇÃO DO BERÇO DO ESTEPE

1950-1955. A chapa posterior inferior do alojamento do pneu sobressalente (Peça Nº 113.805.583.1)  também é conhecida como “berço do estepe”. Essa chapa evoluiu ao longo

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TRILHOS DO CHIQUEIRINHO

Os Fuscas alemães de 1950 a 1954 foram equipados com dois trilhos paralelos instalados no compartimento localizado atrás dos bancos traseiros, o popular e conhecido

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ELTRON (SWF)

Anúncio de julho de 1963. A empresa ELTRON ELETRÔNICA SÃO PAULO S.A. fundada em 1945, foi fabricante de micro-motores especiais, motores para limpadores de pára-brisa

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C I T R O N

A empresa CITRON EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA., então localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 440, Conjunto 132, Porto Alegre (RS), foi fabricante de diversos produtos

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SUPORTE RT DO DÍNAMO

Dínamo, ó dínamo, esse eterno incompreendido! Fazer reparos no dínamo do Fusca, quando necessário sua retirada, dá sempre bastante trabalho. Trocar as escovas, bobina de campo,

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MANGELS

Anúncio de setembro de 1970. A empresa MANGELS INDUSTRIAL S.A., sediada em São Paulo (SP), é famosa pela  fabricação de rodas para o setor automobilístico.

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RELÓGIO IMANTADO GRÉ

Dos diversos tipos de relógios que podiam ser instalados no Fusca, o mais prático – e, certamente, o menos oneroso, era adquirir um relógio imantado

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MOLDU-STOP-RÉ

Fusca 1500 com brake-light. A luz de freio tem por finalidade indicar que o veículo está sendo freado ou está parado, evitando-se uma colisão traseira,

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ALFI

Sair logo cedo com o Fusca para um piquenique em família é um ótimo programa de domingo. Apreciar a paisagem, esquecer um pouco dos problemas do

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SOVAQUEIRA

A porta do Fusca, tal como ocorria com a maioria dos carros nacionais fabricados nos anos 50 e 60, não possuía forração que revestisse toda

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MINI VOLKS

  Localizado em Gramado (RS), o Mini Mundo é parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade.    Com escala de 1:24, o Mini Mundo

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TRIÂNGULO DE SINALIZAÇÃO

Todo cuidado é pouco, principalmente à noite, quando diminui a visão do motorista e a probabilidade de acidentes aumentam. Todavia, seja dia ou seja noite,

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LEMAR

 Anúncio de dezembro de 1967. A LEMAR foi uma antiga concessionária Volkswagen em São Paulo (SP), situada na Avenida Jabaquara, 2177. Pertenceu ao empresário Reginaldo

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CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

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LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

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CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

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LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

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TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

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RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

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PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

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RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

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PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

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BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

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KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

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ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

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BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

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EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

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LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

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UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

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LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

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BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

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ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

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VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

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GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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