Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PORTA-COPO DE CERVEJA

Nestes dias de calor, uma boa cerveja é bem-vinda. Descanse seu copo num porta-copos da concessionária VW – SPINDLER, da cidade alemã de Bad Kissingen.

Leia mais »

GRADE DE PROTEÇÃO

A grade de proteção foi um acessório utilizado na Europa e EUA nos anos 70 e 80.  Feito em material plástico, era instalado entre o

Leia mais »

METALÚRGICA TUPAN S.A.

METALÚRGICA TUPAN S.A. – empresa paulistana, sediada na Rua Matarazzo, 32, São Paulo  (SP), transformada em sociedade anônima em 1963, fabricante de filtros de ar

Leia mais »

MARROM CARAVELA L7002

Cor utilizada pela VW do Brasil nos modelos 1974 e 1975. Código Universal: L7002. Código da plaqueta: 028. Fusca 1974. Brasília 1974. Karmann-Ghia TC 1975.

Leia mais »

WALROD

Anúncio de junho de 1966. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação de volantes esportivos

Leia mais »

VOLANTE ROB

A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e

Leia mais »

SUSPENSÃO DIANTEIRA

 Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original.  Esse

Leia mais »

MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS

Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952

Leia mais »

NORFOL

A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé

Leia mais »

FUSCA 1956

Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .  

Leia mais »

BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW

Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios

Leia mais »

VENTOINHA

Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.

Leia mais »

BARRACA AUTOMÁTICA

 Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca?  O

Leia mais »

MARGARIDA

O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.

Leia mais »

PRATA LUNAR METÁLICO

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da

Leia mais »

TRAVA DE PEDAL

Cuidar bem do Fusca não significa apenas mantê-lo com a manutenção em dia, limpo e brilhante. É preciso também zelar para que ele não nas

Leia mais »

MOTOR INDUSTRIAL VW

Com o objetivo de atender as necessidades da indústria e agricultura, a Volkswagen disponibilizou, desde o início dos anos 50, um motor industrial de funcionamento

Leia mais »

LACRE DO VELOCÍMETRO

Velocímetro do Fusca com hodômetro total. Por conta do indefectível “jeitinho brasileiro” e para evitar a adulteração da quilometragem real do hodômetro, principalmente durante o

Leia mais »

CADEIRINHA

Cadeirinha: designação popular dada à parede do compartimento do estepe. A chapa de reforço que forma a parede do compartimento do pneu sobressalente, dado seu

Leia mais »

1300

1967: estreia do motor 1300. O lançamento do Fusca 1300, em Janeiro de 1967, veio acompanhado de uma grande campanha publicitária por parte da VW

Leia mais »

RADIO BLAUPUNKT HAMBURG

 Possuir um rádio no carro é algo bem comum hoje em dia. Antigamente, contudo, chegava a ser um luxo, principalmente nos anos 50, época em que

Leia mais »

PLAYBOY

Manopla de câmbio Playboy. Diz-se que “playboy” é um homem geralmente jovem, rico e ocioso, que se entrega a uma vida social intensa, ao convívio

Leia mais »

EVOLUÇÃO DO BERÇO DO ESTEPE

1950-1955. A chapa posterior inferior do alojamento do pneu sobressalente (Peça Nº 113.805.583.1)  também é conhecida como “berço do estepe”. Essa chapa evoluiu ao longo

Leia mais »

TRILHOS DO CHIQUEIRINHO

Os Fuscas alemães de 1950 a 1954 foram equipados com dois trilhos paralelos instalados no compartimento localizado atrás dos bancos traseiros, o popular e conhecido

Leia mais »

ELTRON (SWF)

Anúncio de julho de 1963. A empresa ELTRON ELETRÔNICA SÃO PAULO S.A. fundada em 1945, foi fabricante de micro-motores especiais, motores para limpadores de pára-brisa

Leia mais »

C I T R O N

A empresa CITRON EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA., então localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 440, Conjunto 132, Porto Alegre (RS), foi fabricante de diversos produtos

Leia mais »

SUPORTE RT DO DÍNAMO

Dínamo, ó dínamo, esse eterno incompreendido! Fazer reparos no dínamo do Fusca, quando necessário sua retirada, dá sempre bastante trabalho. Trocar as escovas, bobina de campo,

Leia mais »

MANGELS

Anúncio de setembro de 1970. A empresa MANGELS INDUSTRIAL S.A., sediada em São Paulo (SP), é famosa pela  fabricação de rodas para o setor automobilístico.

Leia mais »

RELÓGIO IMANTADO GRÉ

Dos diversos tipos de relógios que podiam ser instalados no Fusca, o mais prático – e, certamente, o menos oneroso, era adquirir um relógio imantado

Leia mais »

MOLDU-STOP-RÉ

Fusca 1500 com brake-light. A luz de freio tem por finalidade indicar que o veículo está sendo freado ou está parado, evitando-se uma colisão traseira,

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

DEFLETOR DE ÓLEO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »