Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FUSCA 1965

1965

Comercial antigo com as novidades para a linha 1965 do Fusca.

Leia mais »
FUSCA 1967

1967

Comercial do lançamento do Fusca 1967, cuja grande novidade era o novo motor de 1300 cc e 46 hp.

Leia mais »
FUSCA 1963

1963

Propaganda oficial da VW do Brasil mostrando as novidades da linha 1963 do Fusca.

Leia mais »
EUREKA

EUREKA

Antiga foto da empresa gaúcha João Hoppe Comercial S/A O Grupo empresarial JOÃO HOPPE, do Rio Grande do Sul, era constituído de duas empresas: a

Leia mais »
CONTA-GIROS

CONTA-GIROS AERO-TACH

Anúncio do acessório na década de 1960.   O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para

Leia mais »
TL - ACESSÓRIOS

VW TL – ACESSÓRIOS

TL 1970. O VW TL foi lançado no Brasil em 3 de agosto de 1970. Com carroceria do tipo “fastback”, sua construção foi inspirada no

Leia mais »
BLITZ

QUEBRA JOELHO

Porta-treco: acessório de grande utilidade.   Um dos acessórios mais icônicos do Fusca é o porta-treco instalado embaixo do painel, também chamado de porta-pacotes ou

Leia mais »
CARBURADOR 1100

CARBURADOR 28 PCI

Carburador 28 PCI utilizado nos Fuscas até 1966.   Como já dissemos em “post” de outrora, o carburador 28 PCI foi fabricado pela Solex (e,

Leia mais »
APRILIA

APRILIA

A Aprilia foi uma empresa brasileira que, na década de 1960, fabricou componentes elétricos e alguns acessórios para a linha automotiva, tais como faróis, buzinas,

Leia mais »
ENCONTROS

POMERODE É UMA FESTA!

  No último fim de semana ocorreu o festejadíssimo 12º Volksfriends, encontro de Fuscas e derivados, ocorrido no Parque de Eventos da cidade de Pomerode

Leia mais »
BANCO RECLINÁVEL - HÜLZ

BANCO RECLINÁVEL – HÜLS

Hüls: marca alemã de sistema de reclinamento de bancos. A empresa Fa. Adolf Hüls, localizada na cidade de Kamen, estado de Renânia do Norte-Vestfália, na

Leia mais »
APOIO DE BRAÇO

EVOLUÇÃO DO DESCANSA-BRAÇO

Porta esquerda SEM descansa-braço (1950-1977). O descansa-braço, também chamado de apoio de braço, ou ainda, de puxador da porta, era um equipamento fixado na forração interna

Leia mais »
RADIO YAMAGUSHI

RÁDIO YAMAGUSHI

Rádio Yamgushi instalado em um Fusca 1968.   Extinta empresa paulistana fabricante de rádios automotivos. Rádio Yamagushi em ação!

Leia mais »
ILTIS

VW ILTIS

VW Iltis (Tipo 183).   O VW Iltis foi um veículo militar utilizado pelas forças militares da Alemanha, Canadá e Bélgica, com tração nas 4

Leia mais »
CRIANÇAS

FASCINAÇÃO

Sempre chamou-me a atenção o fascínio que o Fusca exerce sobre as crianças.   Elas não tem a mínima ideia do que é um Mustang,

Leia mais »
SUSPENSÃO DIANTEIRA

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.

Suspensão dianteira: montagem na fábrica.   A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois

Leia mais »
CASA DE ACESSÓRIOS

HERMES MACEDO

Lojas HM em São Bento do Sul (SC). A Hermes Macedo foi uma loja de departamentos fundada em Curitiba (PR) em 1932 pelos irmãos Astrogildo

Leia mais »
KOMBI 1976

LANTERNA PRA TODA OBRA!

Kombi 1976. Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como “Clipper”,  com diversas modificações em relação ao

Leia mais »
BEGE FUSCAS ALEMÃES

SAND L90

Sand. Cor utilizada pela VW alemã entre abril de 1951 a março de 1953. Código L90.   Fusca 1952 na cor Sand. É uma tonalidade

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZURE BLUE L36

Azure Blue.   Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1951 a março de 1953. Código L36. Fusca 1953 Zwitter, na cor Azure Blue.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PASTEL GREEN – L11

Fusca na cor pastel green. Cor utilizada pela VW alemã entre julho de 1948 a janeiro de 1954. Código L11. Fusca Luxo 1950 na cor

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

CORAL RED L351

 “Coral Red” ou vermelho coral. Cor utilizada pela VW alemã de abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1958, chassi nº 2.060.331. Código L351.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE AGAVE L240

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre abril de 1956 a julho de 1958. No Brasil, a cor foi utilizada em 1959 nas carrocerias do

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERMELHO RUBI L456

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Nos EUA a cor é chamada de “Ruby Red“. No Brasil,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE MANGO L346

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 e julho de 1960. No Brasil foi utilizada pela VW em 1960. Código L346. Fusca

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

VERDE JADE L349

Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1959 a julho de 1960. No Brasil foi usada pela VW entre 1959 e 1960. Código

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

AZUL GLACIAL L363

Cor utilizada pela VW alemã entre agosto de 1959 e julho de 1960. Na Alemanha essa cor é chamada de “Arktis“; nos EUA de “Arctic

Leia mais »
AZUL FUSCAS ALEMÃES

GLACIER BLUE – L334

Cor metálica utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1957 a julho de 1958. Na Alemanha é chamada de Firn Blau e nos EUA de

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PNEUS

Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A

Leia mais »

PAINEL ACOLCHOADO

Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”

Leia mais »

BERND REUTERS

Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de

Leia mais »

DESEMBAÇADOR

1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do

Leia mais »

VOLKS ENFEITADO

Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento

Leia mais »

PROTETOR GRELHA

Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve

Leia mais »

FLAGPOLE, BALIZA

Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a

Leia mais »

KARMANN GHIA

Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento

Leia mais »

ASSOALHO

Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande

Leia mais »

CONSOLES

Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era

Leia mais »

VARIG

Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios

Leia mais »

FÓRMULA VEE

Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia

Leia mais »

HAZET

Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,

Leia mais »

LUZ DE RÉ

Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito

Leia mais »