Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

AZUL DIAMANTE L50BR

Cor utilizada pela VW do Brasil no período de 1970 a 1972. Código L50BR. Na Alemanha foi utilizada entre agosto de 1968 a julho de

Leia mais »

FAMA

FAMA. Empresa fabricante de maçanetas, fechaduras, batentes e outros produtos automotivos. Foi fornecedora oficial de peças à VW do Brasil. Acima, fecho do capô da

Leia mais »

APPIA

Batente de proteção de pára-choque feito pela APPIA. A Metalúrgica APPIA Ltda., localizada na Avenida Brás de Pina, 749, Penha Circular, então estado da Guanabara

Leia mais »

MARROM SAVANA L7005

Cor utilizada pela VW Brasil entre 1976 e 1977. No Fusca, a cor Marron Savana saiu apenas na linha 1976. Código L7005. VW Sedan 1300-L 1976.

Leia mais »

VERDE MÍSTICO L1312

Verde Místico, código L1312, cor utilizada pela VW Brasil entre 1973 e 1975.  VW SP2.  VW Brasília.  VW Sedan. VW Variant (foto do site www.fuscaclubearea.blogspot.com).

Leia mais »

AVON

A AVON foi durante muitos anos a maior empresa em vendas diretas do mundo. Fundada nos EUA, está há mais de 125 anos no mercado, produz

Leia mais »

EXTINTOR DE INCÊNDIO

Até o ano de 1969, o Fusca não vinha equipado de fábrica com extintor de incêndio. A obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio em veículos

Leia mais »

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Até 1956 o Fusca era equipado de fábrica com uma trava nos parafusos dos amortecedores dianteiros. Veja acima a vista explodida da suspensão, peça nº

Leia mais »

O PAPO É SEGURANÇA!

O cinto de segurança é um dispositivo – como o próprio nome sugere – de segurança dos ocupantes do automóvel, impedindo, no caso de alguma

Leia mais »

GRAVADOR PARA FUSCA

  Já tínhamos abordado, em tópico passado, acerca do uso de vitrola no Fusca (veja aqui). Agora, é a vez do gravador para Fusca, desenvolvido

Leia mais »

RABO DE PEIXE

De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o

Leia mais »

SABONETEIRA

Dá-se o nome de saboneteira ao protetor localizado na parte posterior da maçaneta externa do Fusca. O apelido surgiu pela semelhança com o formato do

Leia mais »

ZAMAC

Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros. Dentre

Leia mais »

O PATINHO QUE VIROU CISNE!

 Causou certo espanto quando aquele carrinho surgiu para o mundo no início dos anos 50. Recusado pelos ingleses ao final da segunda guerra, que não viram

Leia mais »

METALÚRGICA CARTO

A METALÚRGICA CARTO LTDA., então localizada na Av. Interlagos, 1.740, Bairro Campo Grande, São Paulo (SP), foi fabricante de peças e acessórios para veículos, tais

Leia mais »

CARA DE GATO

O Fusca possuía um emblema VW que era localizado na parte superior do capô do porta-malas, bem ao centro, próximo do pára-brisas. Tinha formato circular com

Leia mais »

PUMAKIT

Veneno para o besouro! A PUMA VEÍCULOS E MOTORES LTDA, então localizada na Av. Presidente Wilson, 4413, São Paulo (SP), fabricante dos veículos da marca

Leia mais »

EXTENSOR DA TORNEIRINHA

Até o início de 1961 o Fusca não possuía marcador de combustível. O medidor de combustível só foi introduzido em abril de 1961, a partir

Leia mais »

SÃO CRISTÓVÃO

Para os católicos, São Cristóvão é o santo protetor dos viajantes e motoristas e padroeiro dos taxistas. Seu dia é comemorado todo dia 25 de

Leia mais »

CORRENTES DE PNEU

Em dias de muita neve ou lama, andar de Fusca exige um acessório importante: as correntes de pneu.    O objetivo principal das correntes é evitar

Leia mais »

O FRIO CHEGOU!

O frio chegou pra valer!  Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar.  Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma

Leia mais »

RELÓGIO PARA KOMBI

Apesar de a Kombi ser um ótimo carro para passeios em família, a maioria delas foi – e ainda é – destinada ao trabalho.  Exceto pela

Leia mais »

MALAS DE VIAGEM IKA

Viajar com o Fusca, em família numerosa, sempre representou um desafio, uma vez que o besouro não é dotado de um porta-malas generoso. De qualquer

Leia mais »

HINO DO CAROCHA

Hino em homenagem ao Fusca, composto em Paços de Brandão, Portugal, por uma Associação de amigos do Fusca. Foi cantado pela primeira vez no II

Leia mais »

DATA

Diversas partes, peças e acessórios do Fusca possuem o ano de fabricação. Importante ficar atento a esse detalhe, tanto para identificar aspectos de originalidade do

Leia mais »

ENCOSTO PALHINHA

Nos anos 50 e 60 os bancos do Fusca tinham uma função básica: acomodar o motorista e passageiros. E só! Naquele tempo, não havia uma

Leia mais »

ALLMETAL

Anúncio de maio de 1962. Os batentes de proteção dos para-choques do Fusca foram acessórios quase que obrigatórios nos anos 60. Várias modelos estavam disponíveis

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO SWF

A firma alemã SWF (Special Werkzeugfabrik Feuerbach), fabricante de diversos componentes elétricos para o Fusca (bananinhas, relês, luz de ré, chaves de seta, limpadores de pára-brisas,

Leia mais »

PORTA-TRECO PARA KOMBI

Anúncio de Setembro de 1963. A INDÚSTRIA DUEFF, da cidade de São Paulo, fabricou nos anos 60 porta-trecos exclusivos para a Kombi (também chamado de

Leia mais »

PETRACCO-NICOLI

  A INDÚSTRIA PETRACCO-NICOLI S.A., localizada na Rua Florêncio de Abreu, 180, São Paulo (SP) e com fábrica na Rua dos Alpes, 124, Bairro Cambuci,

Leia mais »

FILTRO DE GASOLINA

Anúncio de dezembro de 1960. A empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS BROSOL LTDA., localizada na Rua Dutra Rodrigues, 131, foi fundada no

Leia mais »

SAIA H

  Painel traseiro no padrão H. Dá-se o nome de Saia H ao painel traseiro utilizado nos Fuscas fabricados até o modelo 1966 (todos os Fuscas

Leia mais »

CHAVE DE SETA 4 X 1

Acessório alemão dos anos 50. Trata-se de um conjunto com 3 (três) chaves: duas laterais (uma em cada lado) e uma chave menor na parte superior. Pura

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PNEUS

Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A

Leia mais »

PAINEL ACOLCHOADO

Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”

Leia mais »

BERND REUTERS

Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de

Leia mais »

DESEMBAÇADOR

1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do

Leia mais »

VOLKS ENFEITADO

Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento

Leia mais »

PROTETOR GRELHA

Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve

Leia mais »

FLAGPOLE, BALIZA

Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a

Leia mais »

KARMANN GHIA

Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento

Leia mais »

ASSOALHO

Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande

Leia mais »

CONSOLES

Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era

Leia mais »

VARIG

Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios

Leia mais »

FÓRMULA VEE

Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia

Leia mais »

HAZET

Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,

Leia mais »

LUZ DE RÉ

Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito

Leia mais »