Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CARROCERIA MEDIDAS

MEDIDAS DA CARROCERIA DO FUSCA

Carroceria do Fusca.   Para quem está restaurando inteiramente um Fusca, com troca de partes da carroceria, importante ficar atento às suas medidas originais, evitando-se

Leia mais »
FUNDIÇÃO MAGAL

FUNDIÇÃO MAGAL

Parque fabril da Fundição Magal.   A Fundição Magal, indústria do ramo automobilístico, foi fundada na cidade de São Paulo em 1952 e é considerada

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO FILTRO DE AR

EVOLUÇÃO DO FILTRO DE AR

Filtro de ar: equipamento indispensável ao motor. O filtro do ar tem por finalidade filtrar as impurezas presentes no ar, tais como pó, fuligem e

Leia mais »
FUSCA 1961

FUSCA 1961

Fusca 1961 “segunda série”. 1961 foi um ano importante para a Volkswagen do Brasil. Em maio daquele ano a empresa atingiu a liderança na produção

Leia mais »
RÁDIO BOSCH LD243

RÁDIO BOSCH LD243

  Anúncio de 1980. A empresa Robert Bosch foi fundada na Alemanha em 1888, fabricando componentes automotivos tais como dínamos, alternadores, motores de arranque, faróis,

Leia mais »
CORNOWAGEN

POLIMATIC

Sede de Polimatic em Diadema (SP).   A empresa brasileira Polimatic Eletrometalúrgica Ltda. foi um importante fabricante de peças e acessórios automotivos feitos, principalmente, de

Leia mais »
CARBURADOR 1200

CARBURADOR H-30-PICS PARA 1200

  Carburador H-28-PCI: original do motor 1200.   O carburador H-28-PCI, fabricado pela Solex, equipou o Fusca até dezembro de 1966. Ou seja, o besouro

Leia mais »
FUSCA 1500 STANDARD

FUSCA SÉRIE BRAVO

Fusca 1500 Standard. A partir do lançamento do Fusca modelo 1971, ocorrido em agosto de 1970, a VW disponibilizou ao mercado duas versões do Fusca

Leia mais »
CAPAS COPACABANA

CAPAS COPACABANA

Capas Copacabana: conjunto Mercur. Temos diversas publicações envolvendo a firma CAPAS COPACABANA, forte concorrente da PROCAR na década de 1960. Todavia, neste post, apresentamos um

Leia mais »
AR QUENTE

FUSCA SEM AR QUENTE

Sistema de ar quente do Fusca. Uma dúvida recorrente entre os admiradores de Fuscas diz respeito à presença (ou ausência) das aletas do ar quente

Leia mais »
BRASÍLIA 1975

BRASÍLIA 1975

Brasília 1975. Características básicas: tipo 102, numeração de chassi com inicial BA e motor de 1.584 cm3, de 60 hp (SAE) de carburação simples com inicial

Leia mais »
CONTA-GIROS

CONTA-GIROS

Conta-giros para o Fusca! O conta-giros ou tacômetro é um equipamento que indica as rotações do motor do carro por minuto, permitindo ao motorista trocar

Leia mais »
MOTORÁDIO

RÁDIO MOTORÁDIO

Rádio Motorádio. A MOTORÁDIO foi uma empresa paulista fundada em 1942 pelo imigrante japonês Hiroshi Urushima em São Paulo, fabricante de rádios domésticos de mesa,

Leia mais »
BILSTEIN

O MACACO DO BESOURO

Macaco: ferramenta fundamental em qualquer veículo.   O macaco é uma ferramenta utilizada para auxiliar a troca dos pneus do Fusca, constituindo-se num equipamento de

Leia mais »
BANDEIRA QUADRICULADA

A MÍSTICA DA BANDEIRA QUADRICULADA

A mística da bandeira quadriculada: inspirando acessórios! A bandeira quadriculada é utilizada em corridas de automóveis e representa o fim da prova para os competidores.

Leia mais »
LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

LIVRETE DE SERVIÇOS TÉCNICOS

  Livrete de Serviços Técnicos.  Por ocasião da aquisição de um Fusca 0 km, o feliz proprietário recebia, junto com o Manual de Instruções, um

Leia mais »
ADMIRAL

TOCA-FITAS DE CARTUCHO

Toca-fitas de cartucho: acessório de época. Escutar a sua música preferida, quanto e quando quiser, é um complemento importante ao prazer de dirigir. Até o

Leia mais »
BEHR

VENTILADOR BEHR

Ventilador Behr instalado em um Fusca Split “standard”. Repare no cinzeiro na moldura central e no estojo de lâmpadas no porta-luvas, também acessórios. Empresa fundada

Leia mais »
FUSCA 1969

1969

O colorido dos veículos VW em 1969.   1969 foi a ano que o homem pisou na lua. Porém, aqui na terra o Fusca continuava

Leia mais »
1200

1200

Motor 1200: dezembro de 1953 a dezembro de 1966.   O motor 1200 do Fusca passou a ser utilizado a partir do dia 21 de

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

POLAR SILVER L324

Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre 4 de agosto de 1955 a julho de 1957. Código L324. Foi uma das cores mais populares

Leia mais »
ESCAPAMENTOS NORMA

CAVALO DE FERRO!

  Triciclo Renha. Paulo Sérgio Bittencourt de Souza Renha, ou simplesmente Paulo Renha, engenheiro mecânico de formação e projetista por vocação, criou na década de

Leia mais »
FUSCA 1982

MARROM CAFÉ L7027

 Cor utilizada pela VW do Brasil para os modelos 1982 (Fusca, Brasília, Passat, Gol e Voyage) e 1983 (Kombi Luxo com teto bege palha). Código

Leia mais »
TOSTÃO

TOSTÃO E SEU FUSCA!

Tostão, exímio jogador de futebol, e seu Fusca acessorizado!   Não há como não postar essas fotos de um Fusca pertencente ao jogador de futebol

Leia mais »
BRASÍLIA 1981

VERDE TRÓPICO L1422

 Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1982. Código Universal: L1422. Código Lazzuril: 1105. Código de Plaqueta: 026. Em 1981 foi utilizada no

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT

O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do Fusca,

Leia mais »

POLICRISTAL

A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio

Leia mais »

COFRE ANTONINHO

Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA),  desenvolveram-se, localmente,

Leia mais »

LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA

Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por

Leia mais »

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA

Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual

Leia mais »

PORTA CHAPÉU

    Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o

Leia mais »

RIMI

Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os

Leia mais »

FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM

Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação

Leia mais »

KAMEI

Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,

Leia mais »

ANTENAS TRUFFI

“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos

Leia mais »

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver

Leia mais »

PNEUS

Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A

Leia mais »

PAINEL ACOLCHOADO

Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”

Leia mais »

BERND REUTERS

Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de

Leia mais »

DESEMBAÇADOR

1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do

Leia mais »

VOLKS ENFEITADO

Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento

Leia mais »

PROTETOR GRELHA

Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve

Leia mais »

FLAGPOLE, BALIZA

Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a

Leia mais »

KARMANN GHIA

Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento

Leia mais »

ASSOALHO

Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande

Leia mais »

CONSOLES

Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era

Leia mais »

VARIG

Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios

Leia mais »

FÓRMULA VEE

Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia

Leia mais »

HAZET

Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,

Leia mais »

LUZ DE RÉ

Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito

Leia mais »