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EVOLUÇÃO DO CINZEIRO DO PAINEL
Os Fuscas modelo exportação (Luxo) e cabriolet fabricados a partir de 1950 saíam de fábrica com um cinzeiro no painel. O cinzeiro possuía um formato
LUZ DE NEBLINA
O tráfego rodoviário impõe uma série de inconvenientes aos motoristas, dentre os quais a neblina, em especial na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente
CALHA DE CHUVA
A calha de chuva é um acessório simples, barato e de fácil instalação, sendo uma boa solução para manter os vidros desembaçados em dias de
GARAGEM RETRÁTIL
Coisa de alemão. A empresa METALLBAU KARL LENDERS fabricou nos anos 50 uma garagem portátil que podia ser usada para guardar o Fusca. Era
REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE
É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade:
CELERON
Bucha de celeron do Fusca. Celeron é um laminado industrial, duro e denso, fabricado através de aplicação de calor e pressão em camadas de tecido
METALÚRGICA MICRO LTDA
Bocal de abastecimento do óleo do Fusca feito pela MICRO. A METALÚRGICA MICRO LTDA, sediada em São Paulo (SP), foi fabricante de peças para a
IRMÃOS LANTIERI LTDA
A empresa IRMÃOS LANTIERI LTDA foi uma das grande fabricantes de matéria-prima para a confecção de bancos para automóveis no Brasil. A empresa foi fundada
FORIN
A empresa FORIN S/A Indústria e Comércio foi fabricante de fechaduras, batentes de porta, trinco do capô e bocal de abastecimento do óleo do Fusca.
FORNECEDORES DE TAPETES
Tapetes da marca Fisco. Fisco. Não! Não se trata da Receita Federal, Estadual ou Municipal. Fisco é marca da empresa alemã Schoeps, fabricante de tapetes
BORCOL
Anúncio de dezembro de 1972. A BORCOL INDÚSTRIA DE BORRACHA LTDA., de São Paulo (SP), fundada em 1959, é a maior fabricante da América do
DIANA
Borracha do assoalho do Fusca feito pela DIANA. A empresa DIANA PRODUTOS TÉCNICOS DE BORRACHA S.A., de São Bernardo do Campo (SP), foi fornecedora oficial
ELASTIC
ELASTIC S/A Indústria de Artefatos de Borracha, de Diadema (SP), empresa fabricante de borrachas, fornecedora da VW do Brasil. Borracha da tampa do cabeçote do
NARIZ DE PLACA
A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite
PERUCA DE FUSCA
A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da
TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS
Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos. A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente
BEGE JANGADA L7012
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7012. Código de plaqueta: 004. VW Sedan 1300-L 1978.
AZUL BÁLTICO L3019
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.
AZUL COLONIAL L3022
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1979. Código L3022. Código de plaqueta: 008. VW Sedan 1300-L 1978.
AMARELO JAVA L6012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1978. Código L6012. Código de plaqueta: 003. VW Sedan 1300-L 1977.
AZUL CAIÇARA L3000
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000. VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.
BEGE GOBI L80BR
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.
VERMELHO CEREJA L554
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1971. Código L554. VW Sedan 1300 1969.
AZUL GOLFO L390
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf
VERDE GUARUJÁ L1218
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1218. VW Sedan 1500 1972.
VERDE TURQUESA L380
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de
VERDE FOLHA L1210
Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970
BRANCO POLAR L8003
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.
VERDE CARIBE L1768
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1967 e 1968. Código L1768. VW Kombi Pick-Up 1968.
PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.
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SUPORTE DE FIXAÇÃO DA BATERIA
Bateria para Fusca. A bateria do Fusca sempre foi fixada no assoalho do veículo, do lado direito, embaixo do banco traseiro. Ao longo do

BORRACHA DE PORTA (1950-1996)
Borracha de porta do Fusca. A guarnição ou borracha da porta do Fusca, que tem a função de vedar o local contra a entrada

KOMBI 1964
Kombi 1964. A Kombi 1964 foi numerada a partir do chassi de nº B4 070.309 (janeiro) até o chassi de nº B4 082.742 (dezembro).

FUSCA 1950 COM PEÇAS DE 1938?
Fusca 1950. Não gostaria de importunar os leitores a respeito da recente descoberta do Fusca 1950 com apenas 14.000 km em São Paulo, cuja repercussão

BLITZ. UM DESCONHECIDO CAÇA MULATA NACIONAL
O caça mulata de para-brisa em ação! O caça-mulata de para-brisa já foi abordado por nós em um post mais antigo (clique aqui

KOMBI 1965
Kombi 1965. A Kombi 1965 era disponível para o grande público nas versões Luxo (tipo 204), Standard (tipo 231), Furgão (tipo 211), 6 Portas (tipo

BUGGY MEYERS MANX
Buggy Meyers Manx: a origem de um estilo. Bruce Franklin Meyers (1926-2021) é considerado o inventor do buggy, veículo com carroceria em fibra de vidro

QUE ACESSÓRIO É ESSE?
Berço de estepe original de um Fusca 1952. Como nossos leitores já sabem, o Fusca até início de agosto de 1955 tinha o

FUSCA 1967
Fusca 1967 Luxo. O Fusca modelo 1967 foi lançado no dia 16 de janeiro de 1967, começando pelo chassi nº B7 336.101 e terminando o

PINTURA ELETROSTÁTICA, EPÓXI OU A PÓ. SEU USO NA RESTAURAÇÃO DO FUSCA.
Aplicação da tinta a pó. A pintura eletrostática, também conhecida como pintura a pó ou pintura epóxi, é um processo de pintura realizado em metais

FORRAÇÃO DE TETO 1960-1973
Padrão da forração de teto de 1965 a 1973. A forração de teto do tipo pintadinho/furadinho foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em 1960.

O FUSCA 1954 DE PETER NIELSEN. UM SHOW DE ACESSÓRIOS RAROS!
Fusca 1954. Peter Nielsen é um entusiasta de Fuscas e de acessórios de época. Morador da cidade de Silkeborg na Dinamarca, Peter é proprietário de um

DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO
Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do

EDELWEISS, A FLOR DOS ALPES ENFEITANDO O FUSCA
Edelweiss: flor do amor que só é encontrada nos alpes europeus. Edelweiss é o nome de uma flor que floresce apenas nos alpes europeus, principalmente

CAPRI BLUE – L335
Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.

CARROS BRASILEIROS NOS RECENTES ENCONTROS DE VW NA EUROPA
Karmann-Ghia TC. Todos nós sabemos que os Volkswagens fabricados no Brasil estão cada vez mais na mira dos europeus. De fato, a maioria

HESSISCH OLDENDORF – 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE VOLKSWAGENS ANTIGOS
8º Encontro Internacional de Fuscas e derivados. A pequena cidade de Hessisch Oldendorf, localizada na Alemanha no distrito de Hamelin-Pyrmont, no estado de Baixa Saxônia,

AUTO ESTOJO ZELAX
Auto Estojo Zelax. Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO DO FUSCA
O espelho retrovisor interno do Fusca tem a óbvia finalidade de aumentar o campo de visão do motorista, sem a necessidade de virar para trás,

VARIANT PATRULHEIRO
Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas

EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA
Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar. As modificações dizem respeito

1981: 20.000.000 DE FUSCAS PRODUZIDOS
20.000.000º Fusca produzido no mundo. No dia 15 de maio de 1981 a Volkswagen comemorou a produção do 20.000.000º Fusca. A unidade de número 20.000.000 foi produzida

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO – METALÚRGICA CARTO
Espelho retrovisor externo: acessório original VW. Como os leitores deste blog sabem, até 1968 o Fusca saia de fábrica sem o espelho retrovisor

FUSCA 1300 GL
Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de

PROTETOR DA FORRAÇÃO FRONTAL DA KOMBI
Protetor dos óculos. O revestimento do painel dianteiro da Kombi, também conhecido por óculos, por estar muito próximo dos pés dos ocupantes, está mais sujeito

EVOLUÇÃO DO PAPELÃO DO PORTA-MALAS
Papelão utilizado de 1950 a 1º de outubro de 1952. O revestimento da mala dianteira do Fusca, conhecido popularmente como papelão do porta-malas,

BURETA DE CONSUMO
Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo

ZÉ DO CAIXÃO
VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela

CURITIBA VOLKSFEST 2022
Curitiba Volksfest 2022. Regado a muito chopp, boa comida e rock and roll, aconteceu entre os dias 30 de abril a 1º de maio de

A REPERCUSSÃO DA VENDA DO FUSCA 1952 EM ÁGUAS DE LINDÓIA
Fusca 1952 vendido em Águas de Lindoia. Entre os dias 21 a 24 de abril de 2022 ocorreu o 7º Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos

KOMBI TETO ALTO
O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente

EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA
Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível

LORENZ
Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960

DEFLETOR DE CHUVA
Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de

BOTÃO DE IGNIÇÃO (1950-1953)
Fusca 1950: ignição acionada por um botão no painel. Para quem não sabe, a ignição do motor do Fusca, nos seus primeiros anos de

CHAPA DE REFORÇO DO CAPÔ DIANTEIRO
Capô dianteiro do Fusca. O capô dianteiro passou para uma série de modificações ao longo da trajetória do Fusca, muitas das quais já foram abordadas