Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

CAPRI BLUE – L335

Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.  

Leia mais »
FERRAMENTAS

AUTO ESTOJO ZELAX

  Auto Estojo Zelax.   Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou

Leia mais »
VARIANT

VARIANT PATRULHEIRO

  Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas

Leia mais »
EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA

EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA

Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar.  As modificações dizem respeito

Leia mais »
1300 GL

FUSCA 1300 GL

Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de

Leia mais »
BURETA DE CONSUMO

BURETA DE CONSUMO

Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo

Leia mais »
ZÉ DO CAIXÃO

ZÉ DO CAIXÃO

VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao  veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela

Leia mais »
CACIC

KOMBI TETO ALTO

O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente

Leia mais »
BOMBA DE GASOLINA

EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA

Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível

Leia mais »
ENIGMA

LORENZ

Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960

Leia mais »
DEFLETOR DE CHUVA

DEFLETOR DE CHUVA

  Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de

Leia mais »
ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS

O ÚLTIMO DA ESPÉCIE

  Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre

Leia mais »
FUSCA 1981

BEGE PALHA – L7026

Fusca 1982 Standard na cor bege palha.   A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código

Leia mais »
CORES METÁLICAS

OURO METÁLICO – LK1263

  VW TL 1970.   A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu

Leia mais »
CORES NACIONAIS

BEGE TRIGO – L7025

  Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código

Leia mais »
CORES NACIONAIS

AZUL LAGUNA – L3040

Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:

Leia mais »
AUTOMÓVEIS COM MOTOR A AR

SNOW TRACK

Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB

Leia mais »
ADAC

ADAC

ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de

Leia mais »
PAINEL COCKPIT VDO

PAINEL COCKPIT VDO

  Painel Cockpit da VDO.   Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de

Leia mais »