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Postagens exclusivas Opasgarage:

CALIBRADOR DE PNEUS

Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita

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LUZ DE LEITURA

Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em

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CALOTA CUBO RÁPIDO

Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,

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LUZ DE ESTACIONAMENTO

 Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa

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TRAVA DO FREIO DE MÃO

Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu

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RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)

Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho.  Apenas os modelos top de

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PARAFUSOS

 Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da

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RELÓGIO DE PORTA-LUVAS

Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares

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PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

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BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

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KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

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ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

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BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

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EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

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LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

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UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

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LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

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BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

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ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

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VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

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GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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Postagens exclusivas Opasgarage:

KOMBI 1964

KOMBI 1964

  Kombi 1964. A Kombi 1964 foi numerada a partir do chassi de nº B4 070.309 (janeiro) até o chassi de nº B4 082.742 (dezembro).

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KOMBI 1965

KOMBI 1965

Kombi 1965. A Kombi 1965 era disponível para o grande público nas versões Luxo (tipo 204), Standard (tipo 231), Furgão (tipo 211), 6 Portas (tipo

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BRUCE MEYERS

BUGGY MEYERS MANX

Buggy Meyers Manx: a origem de um estilo. Bruce Franklin Meyers (1926-2021) é considerado o inventor do buggy, veículo com carroceria em fibra de vidro

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FUSCA 1967

FUSCA 1967

Fusca 1967 Luxo. O Fusca modelo 1967 foi lançado no dia 16 de janeiro de 1967, começando pelo chassi nº B7 336.101 e terminando o

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FORRAÇÃO DE TETO

FORRAÇÃO DE TETO 1960-1973

  Padrão da forração de teto de 1965 a 1973. A forração de teto do tipo pintadinho/furadinho foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em 1960.

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CAPO DO PORTA-MALAS

DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO

Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do

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CORES FUSCAS ALEMÃES

CAPRI BLUE – L335

Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.  

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FERRAMENTAS

AUTO ESTOJO ZELAX

  Auto Estojo Zelax.   Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou

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VARIANT

VARIANT PATRULHEIRO

  Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas

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EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA

EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA

Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar.  As modificações dizem respeito

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1300 GL

FUSCA 1300 GL

Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de

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BURETA DE CONSUMO

BURETA DE CONSUMO

Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo

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ZÉ DO CAIXÃO

ZÉ DO CAIXÃO

VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao  veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela

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CACIC

KOMBI TETO ALTO

O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente

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BOMBA DE GASOLINA

EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA

Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível

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ENIGMA

LORENZ

Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960

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DEFLETOR DE CHUVA

DEFLETOR DE CHUVA

  Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de

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