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Postagens exclusivas Opasgarage:

VOLANTE ROB

A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e

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SUSPENSÃO DIANTEIRA

 Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original.  Esse

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MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS

Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952

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NORFOL

A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé

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FUSCA 1956

Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .  

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BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW

Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios

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VENTOINHA

Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.

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BARRACA AUTOMÁTICA

 Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca?  O

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MARGARIDA

O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.

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PRATA LUNAR METÁLICO

Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da

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TRAVA DE PEDAL

Cuidar bem do Fusca não significa apenas mantê-lo com a manutenção em dia, limpo e brilhante. É preciso também zelar para que ele não nas

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MOTOR INDUSTRIAL VW

Com o objetivo de atender as necessidades da indústria e agricultura, a Volkswagen disponibilizou, desde o início dos anos 50, um motor industrial de funcionamento

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LACRE DO VELOCÍMETRO

Velocímetro do Fusca com hodômetro total. Por conta do indefectível “jeitinho brasileiro” e para evitar a adulteração da quilometragem real do hodômetro, principalmente durante o

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CADEIRINHA

Cadeirinha: designação popular dada à parede do compartimento do estepe. A chapa de reforço que forma a parede do compartimento do pneu sobressalente, dado seu

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1300

1967: estreia do motor 1300. O lançamento do Fusca 1300, em Janeiro de 1967, veio acompanhado de uma grande campanha publicitária por parte da VW

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RADIO BLAUPUNKT HAMBURG

 Possuir um rádio no carro é algo bem comum hoje em dia. Antigamente, contudo, chegava a ser um luxo, principalmente nos anos 50, época em que

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PLAYBOY

Manopla de câmbio Playboy. Diz-se que “playboy” é um homem geralmente jovem, rico e ocioso, que se entrega a uma vida social intensa, ao convívio

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EVOLUÇÃO DO BERÇO DO ESTEPE

1950-1955. A chapa posterior inferior do alojamento do pneu sobressalente (Peça Nº 113.805.583.1)  também é conhecida como “berço do estepe”. Essa chapa evoluiu ao longo

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TRILHOS DO CHIQUEIRINHO

Os Fuscas alemães de 1950 a 1954 foram equipados com dois trilhos paralelos instalados no compartimento localizado atrás dos bancos traseiros, o popular e conhecido

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ELTRON (SWF)

Anúncio de julho de 1963. A empresa ELTRON ELETRÔNICA SÃO PAULO S.A. fundada em 1945, foi fabricante de micro-motores especiais, motores para limpadores de pára-brisa

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C I T R O N

A empresa CITRON EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA., então localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 440, Conjunto 132, Porto Alegre (RS), foi fabricante de diversos produtos

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SUPORTE RT DO DÍNAMO

Dínamo, ó dínamo, esse eterno incompreendido! Fazer reparos no dínamo do Fusca, quando necessário sua retirada, dá sempre bastante trabalho. Trocar as escovas, bobina de campo,

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MANGELS

Anúncio de setembro de 1970. A empresa MANGELS INDUSTRIAL S.A., sediada em São Paulo (SP), é famosa pela  fabricação de rodas para o setor automobilístico.

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RELÓGIO IMANTADO GRÉ

Dos diversos tipos de relógios que podiam ser instalados no Fusca, o mais prático – e, certamente, o menos oneroso, era adquirir um relógio imantado

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MOLDU-STOP-RÉ

Fusca 1500 com brake-light. A luz de freio tem por finalidade indicar que o veículo está sendo freado ou está parado, evitando-se uma colisão traseira,

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ALFI

Sair logo cedo com o Fusca para um piquenique em família é um ótimo programa de domingo. Apreciar a paisagem, esquecer um pouco dos problemas do

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SOVAQUEIRA

A porta do Fusca, tal como ocorria com a maioria dos carros nacionais fabricados nos anos 50 e 60, não possuía forração que revestisse toda

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MINI VOLKS

  Localizado em Gramado (RS), o Mini Mundo é parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade.    Com escala de 1:24, o Mini Mundo

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TRIÂNGULO DE SINALIZAÇÃO

Todo cuidado é pouco, principalmente à noite, quando diminui a visão do motorista e a probabilidade de acidentes aumentam. Todavia, seja dia ou seja noite,

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LEMAR

 Anúncio de dezembro de 1967. A LEMAR foi uma antiga concessionária Volkswagen em São Paulo (SP), situada na Avenida Jabaquara, 2177. Pertenceu ao empresário Reginaldo

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ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS

O ÚLTIMO DA ESPÉCIE

  Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre

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FUSCA 1981

BEGE PALHA – L7026

Fusca 1982 Standard na cor bege palha.   A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código

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CORES METÁLICAS

OURO METÁLICO – LK1263

  VW TL 1970.   A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu

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CORES NACIONAIS

BEGE TRIGO – L7025

  Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código

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CORES NACIONAIS

AZUL LAGUNA – L3040

Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:

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AUTOMÓVEIS COM MOTOR A AR

SNOW TRACK

Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB

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ADAC

ADAC

ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de

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PAINEL COCKPIT VDO

PAINEL COCKPIT VDO

  Painel Cockpit da VDO.   Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de

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FUCHS

RODAS FUCHS

Rodas Fuchs no modelo 911S. As rodas Fuchs notabilizaram-se em todo o mundo pelo fato de terem sido utilizadas no modelo utilizado pelo Porsche 911

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FUSCA 1980

FUSCA 1980

  Fusca 1980.  O Fusca modelo 1980 foi lançado em outubro de 1979, a partir do chassi nº BJ 998.010 (Fusca 1300 e 1300-L). Naquele

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BRASÍLIA 1979

BRANCO ALASCA – L8010

Fusca branco Alasca 1979. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1979 e 1980 para Fusca, Brasília, Passat e Variant II. Código L8010.

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DATAS COMEMORATIVAS

O 100.000º FUSCA BRASILEIRO

  O 100.000º Fusca produzido no Brasil. Nos primeiros dias de fevereiro de 1963, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção do 100.000º Fusca fabricado

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ARANHA

ARO DE BUZINA MODELO ARANHA

Aro de buzina modelo teia de aranha.  Dentre os infindáveis acessórios fabricados para o Fusca, desenvolveu-se, aqui no Brasil, um aro de buzina exclusivo para

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PROCAR

BANCO PROCAR TORINO

  Bancos Procar modelo Torino.   Nas décadas de 1960 e 1970, a Procar foi uma das maiores fabricantes de acessórios automotivos nacionais, com ênfase

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CONCESSIONÁRIAS

SERVAUTO

Salão de exposição dos carros novos, com destaque para a Variant e Fusca 1300-L. A Servauto Serviços e Auto Peças Ltda foi um revendedor autorizado

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