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EVOLUÇÃO DO CINZEIRO DO PAINEL
Os Fuscas modelo exportação (Luxo) e cabriolet fabricados a partir de 1950 saíam de fábrica com um cinzeiro no painel. O cinzeiro possuía um formato
LUZ DE NEBLINA
O tráfego rodoviário impõe uma série de inconvenientes aos motoristas, dentre os quais a neblina, em especial na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente
CALHA DE CHUVA
A calha de chuva é um acessório simples, barato e de fácil instalação, sendo uma boa solução para manter os vidros desembaçados em dias de
GARAGEM RETRÁTIL
Coisa de alemão. A empresa METALLBAU KARL LENDERS fabricou nos anos 50 uma garagem portátil que podia ser usada para guardar o Fusca. Era
REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE
É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade:
CELERON
Bucha de celeron do Fusca. Celeron é um laminado industrial, duro e denso, fabricado através de aplicação de calor e pressão em camadas de tecido
METALÚRGICA MICRO LTDA
Bocal de abastecimento do óleo do Fusca feito pela MICRO. A METALÚRGICA MICRO LTDA, sediada em São Paulo (SP), foi fabricante de peças para a
IRMÃOS LANTIERI LTDA
A empresa IRMÃOS LANTIERI LTDA foi uma das grande fabricantes de matéria-prima para a confecção de bancos para automóveis no Brasil. A empresa foi fundada
FORIN
A empresa FORIN S/A Indústria e Comércio foi fabricante de fechaduras, batentes de porta, trinco do capô e bocal de abastecimento do óleo do Fusca.
FORNECEDORES DE TAPETES
Tapetes da marca Fisco. Fisco. Não! Não se trata da Receita Federal, Estadual ou Municipal. Fisco é marca da empresa alemã Schoeps, fabricante de tapetes
BORCOL
Anúncio de dezembro de 1972. A BORCOL INDÚSTRIA DE BORRACHA LTDA., de São Paulo (SP), fundada em 1959, é a maior fabricante da América do
DIANA
Borracha do assoalho do Fusca feito pela DIANA. A empresa DIANA PRODUTOS TÉCNICOS DE BORRACHA S.A., de São Bernardo do Campo (SP), foi fornecedora oficial
ELASTIC
ELASTIC S/A Indústria de Artefatos de Borracha, de Diadema (SP), empresa fabricante de borrachas, fornecedora da VW do Brasil. Borracha da tampa do cabeçote do
NARIZ DE PLACA
A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite
PERUCA DE FUSCA
A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da
TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS
Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos. A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente
BEGE JANGADA L7012
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7012. Código de plaqueta: 004. VW Sedan 1300-L 1978.
AZUL BÁLTICO L3019
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.
AZUL COLONIAL L3022
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1979. Código L3022. Código de plaqueta: 008. VW Sedan 1300-L 1978.
AMARELO JAVA L6012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1978. Código L6012. Código de plaqueta: 003. VW Sedan 1300-L 1977.
AZUL CAIÇARA L3000
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000. VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.
BEGE GOBI L80BR
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.
VERMELHO CEREJA L554
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1971. Código L554. VW Sedan 1300 1969.
AZUL GOLFO L390
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf
VERDE GUARUJÁ L1218
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1218. VW Sedan 1500 1972.
VERDE TURQUESA L380
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de
VERDE FOLHA L1210
Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970
BRANCO POLAR L8003
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.
VERDE CARIBE L1768
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1967 e 1968. Código L1768. VW Kombi Pick-Up 1968.
PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.
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MANGUEIRA DIANTEIRA DO AR QUENTE
No Fusca, o ar quente chega até o painel por meio de uma mangueira ou tubo flexível, que, conectado à caixa de ar, leva o

PROTEGENDO-SE DO PÉ
“Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro …” Muitos já devem ter ouvido essa passagem da música infantil chamada “Meu Pé,

PROTETOR DO CÁRTER E DA CAIXA DE CÂMBIO
O protetor do cárter é um acessório que propicia a integridade do motor contra choques causados por desníveis nas estradas, pedras ou outros objetos que

AQUECEDOR DE ÓLEO
No inverno, é comum uma certa dificuldade em dar partida aos veículos, principalmente quando falamos de locais com invernos mais rigorosos, como nos EUA, Europa

ÍMÃS DE PAINEL
Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Cristóvão, demais santos e santas, acompanham o Fusca há longa data, cujas imagens são fixadas magneticamente

VIOLETA POP METÁLICO L-5001
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1974. Código L-5001. Utilizada nos veículos Brasília, SP1, SP2, TL e Variant. VW SP2 1974. VW TL 1974.

A REALEZA E O FUSCA
O Fusca sempre foi um símbolo da democracia. Transitou entre as mais diversas classes sociais, dos pobres aos ricos, do remediado ao empresário bem sucedido,

TRAILER PARA ANIMAIS
A Karmann-Ghia do Brasil, além de ter fabricado os veículos Karmann-Ghia, TC, SP1 e SP2, adaptações na Kombi que redundaram em motorhomes, ambulâncias e outros

CARBURADORES DFV
A empresa D.F. VASCONCELLOS S.A (DFV), fundada em abril de 1941, tinha sede na Av. Indianópolis, 1.706, em São Paulo (SP), tendo sido fabricante de

CAIXA DE AR – SAÍDA FRONTAL DO AR QUENTE
A saída frontal do ar quente na caixa de ar do Fusca modificou-se ao longo dos anos. Até 1953, o formato da saída de ar

SOBRANCELHA
A pestana do farol, também conhecida como viseira ou sobrancelha, é um acessório tipicamente europeu que, com o passar dos anos, proliferou-se para os demais

CAPA DE TUCHO 1200 x 1300
Diferenças entre as capas de tucho do motor 1200 e 1300. A capa de tucho do 1200, como visto, é menor. De igual forma,

SANDRINI. O VOLANTE HERMANO
Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria

ESCAPAMENTOS NORMA
A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de

VENTILADOR HELLA
Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA. Esse

MINI PORTA-TRECO
Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca. Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do

PORTA-LANTERNA
Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil. Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na

KOBASIL
A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500. Uma sequência de luzes acendia-se

PREGOS
O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com

1955
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885

PORCA REGULADORA DO CABO DA EMBREAGEM
Um pouco sobre as diferenças da porca reguladora do cabo de comando da embreagem do Fusca. Até maio de 1968, a porca reguladora era sextavada

ARPRA
A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes

KOJI
A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,

OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964
O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão

TELA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ E PARA-LAMAS
Acessório de época, usado nos EUA e Austrália, a tela protetora da parte dianteira do Fusca (capô e pára-lamas) evitava que insetos pudessem sujar demasiadamente

1956
Fusca 1956. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O

1954
Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas

1951
Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria

CAPA DE PROTEÇÃO DO CAPÔ DIANTEIRO
A capa de proteção do capô dianteiro é um acessório de época que tinha por função proteger o capô contra pequenos pedriscos que podiam danificar

1950
Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi

CHAPAS DEFLETORAS DE ARREFECIMENTO DO AR
As duas chapas defletoras de arrefecimento utilizadas nos motores refrigerados a ar da VW têm por função direcionar o fluxo de ar forçado para as

VARETA DE ÓLEO 1200 x 1300
Diferenças entre a vareta de óleo do motor 1200 x 1300 e demais motores VW a ar. A vareta de cima é do 1200; a

LUZ DE ADVERTÊNCIA DO FREIO DE MÃO
Lembro-me a primeira vez que fui com o Fusca de meu pai à Faculdade. Mal e mal sabia dirigir, muito menos perceber alguma anormalidade no

MAPA RODOVIÁRIO
Em viagens mais longas com seu Fusca, leve consigo um mapa rodoviário. Irá ajudá-lo na direção a ser seguida. Até pouco tempo atrás, o mapa
AZUL COBALTO – L1231
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 no Fusca e Kombi Luxo. Código L1231. Fusca 1969, azul cobalto, em manutenção em oficina de Curitiba.
TAMPA, COPINHO OU CALOTINHA DO TAMBOR DIANTEIRO
O copinho ou tampa do tambor dianteiro da roda do Fusca é diferente para a roda com 5 furos (utilizada até outubro de 1974, exceto