Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
RÁDIO INVICTUS
Anúncio de dezembro de 1968 do rádio Invictus instalado em um Fusca. Como os leitores do blog já sabem, o Fusca não saia de fábrica
ULTRAMAROON – L276
Ultramaroon. Cor utilizada pela VW alemã entre os anos de 1954 e 1955. Código L276. Fusca 1954 ragtop na cor ultramaroon. Tabela com combinação
LUZ TETO, CORTESIA OU PLAFONNIER
Luz de teto do Fusca. O plafonnier (em inglês: “dome light”, em alemão: “innenleuchte”), também chamado de luz de teto, luz de leitura ou
COBERTURA DA DOBRADIÇA DA JANELA LATERAL BASCULANTE
Fusca 1963: basculante era novidade! O vidro lateral basculante do Fusca foi introduzido no Brasil com o lançamento do modelo 1963, tendo perdurado, como equipamento
CINZA NÉVOA – L2021/35
Cor utilizada pela VW nos modelos 1995 e 1996 do Fusca. Código Universal L2021/035. Tonalidade da cor cinza névoa.
REBOQUE ALLSTATE
Allstate é uma marca pertencente à americana Sears de diversos produtos automotivos, tais como pneus, filtros de óleo, reguladores de voltagem, velas de ignição, almotolias,
ASSOALHO
Assoalho até 1975: retilíneo nas bordas. Dentre as diversas mudanças ocorridas no assoalho do Fusca, destacamos hoje, rapidamente, a diferença entre o assoalho do Fusca
A L A R M E S
O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se
PISCA ALERTA
Pisca de emergência. A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31
KOMBI. PROTETOR DE JOELHO
Até 1960, o suporte fixador da coluna de direção da Kombi não possuía qualquer acabamento, Em maio daquele ano, a VW introduziu uma borracha
AZUL UNIVERSO – L3046
Cor utilizada pela VW do Brasil para o modelo 1983 do Fusca e Kombi. Código Universal: L3046. Código de plaqueta: 030.
A E R O L U S
Acessório alemão do início de 1950: AEROLUS, permite a entrada de ar ao interior do veículo, mesmo em dias de chuva, minimizando o embaçamento dos
INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO
O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.
MARCADOR MANUAL
Tankfix alemão: hora de abastecer! Os marcadores manuais de controle da quilometragem percorrida pelo veículo, acessório de época da década de 1950 e 1960, podiam
FRISOS DO PAINEL
Fusca 1959. Em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440, o Fusca sofreu diversas mudanças. As transformações mais visíveis foram
JANELAS CAPRI. ACESSÓRIO PARA A KOMBI
Anúncio da década de 1960. Comparativamente ao Fusca, para a Kombi havia uma quantidade bem menor de acessórios. Compreensível, afinal, a maioria absoluta da
KOMBI. BATENTE INFERIOR DA PORTA.
Destaque para o batente inferior da porta. O batente inferior da porta da Kombi, peça número 211.809.501.1, também chamado de contorno do pára-lama ou somente
MUFLA INTERNA
Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito
O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. RECEPTOR DE ONDAS CURTAS.
Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel. O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente
FUSCA DO AMOR
Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”. Em
CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI
Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava
TRAILERS E REBOQUES
Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da
FUSCÃO PRETO
Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.
ESTRIBO DE APOIO PARA KOMBI
Um dos acessórios antigos disponíveis para a Kombi era o estribo ou batente de apoio. Geralmente fixado nas extremidades do pára-choque, tinha a função
CINZA LONDRINO
Cor utilizada pela VW do Brasil para a linha 1984 e 1985. Código Universal: L-9958. Código de Plaqueta: 033.
TAPETES 1950-1955
Todos os Fuscas fabricados até julho de 1959 eram equipados com jogo de 4 (quatro) tapetes individuais, feitos em borracha. A partir do lançamento do
SACADOR ORIGINAL DE CALOTA
Retirar a calota pode ser um momento delicado. O sacador de calota, também conhecido como gancho ou saca calotas, é uma ferramenta utilizada para facilitar a
POSIÇÃO DAS LANTERNAS
Lanterna do Fusca Split, utilizada até 1º/out/1952. Para facilitar a restauração de nossos Fuscas, segue, adiante o gabarito da posição das lanternas. Isso evitará que
OURO VILA RICA METÁLICO L6006
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 (Fusca 1300/1500, TL, Variant, Brasilia, SP1/2, Passat L/LS) e 1976 (Variant, Brasília, SP2, Passat). Código L6006. Código
TABELA NACIONAL DE MOTORES REFRIGERADOS A AR
Todo motor montado na linha de produção possui um número que o identifica. No caso do motor refrigerado a ar, o número fica inscrito na
PETRI
Petri: tradição e qualidade. Petri é uma das mais tradicionais marcas de volante de direção do mercado internacional. Sua logomarca é o desenho de um
PROTETOR NO PÁRA-CHOQUE
O Fusca, certamente, é o veículo para o qual mais se produziu acessórios. Despojado em itens de segurança, conforto e beleza, a indústria local nos
ROSCA FINA, MÉDIA E GROSSA
Sem adentrar neste tópico nas modificações ocorridas ao longo tempo na alavanca de câmbio do Fusca, rapidamente abordaremos as medidas da rosca da alavanca (e,
CINZA LOBO – L1220
Kombi 1969 na rara cor cinza lobo. Cor introduzida pela VW do Brasil em fevereiro de 1969 para os seguintes modelos: Fusca Pé-de-Boi (Tipo
PRIMEIRO VOLKSFEST CURITIBA 2018
Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril, o primeiro Volksfest de Curitiba, no Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba (PR).
BANCO INTEIRIÇO
Anúncio de janeiro de 1967. Ainda sob a influência dos veículos fabricados até 1950, principalmente os sedans, cuja maioria saia de fábrica com o
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
PORTA FUSÍVEIS
Ficar na mão por causa da queima de um fusível é de chorar! Para evitar esse aborrecimento, é sempre bom ter no Fusca fusíveis de
HERBIE
Recentemente no Ebay americano, foi colocado em leilão um legítimo “Herbie”, 1 dos 23 Fuscas 1963 utilizados nos filmes da Disney. Este, em particular, foi
VERDE TROPICAL L1406
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código universal: L1406. VW Fusca 1300-L 1976.
VERMELHO IBÉRICO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1059. VW Brasília 1976.
AZUL FIRENZE
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1062. Fusca 1976.
BEGE ARENA L7051/012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código Lazzuril: 1117. Código universal: L7051/012. Fusca 1993. Fusca modelo 1996 (faturado em dezembro de
VERDE TAHITI METÁLICO L124
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1995 e 1996 (Fuscas). Código Universal: L124. Código Luxforde: 1460. Código Lazzuril: 1564. Fusca 1996. Etiqueta da cor
AZUL RENO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código universal: L9974. Código Lazzuril: 1122. Código de Plaqueta: 048. Fusca Std. 1986.
AZUL DANÚBIO L3008
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1975. Código da tinta: L3008. Código interno: 032. Fusca 1500 1975.
HISBRAS
A extinta empresa HISPAN DO BRASIL, então localizada na Rua Vieira de Morais, 1685, São Paulo (SP), fabricou nos anos 60 produtos da marca HISBRAS,
MANOPLA DO FREIO DE MÃO
Por mais zeloso que fosse o proprietário de um Fusca, era quase impossível evitar o desgaste da pintura na alavanca do freio de mão. Para minimizar
BICHARADA À SOLTA!
A bicharada está à solta! Pode não parecer, mas os bichos estão estreitamente ligados ao Fusca. Afinal, em todo o mundo, o apelido mais comum
SWAMP COOLER
Entre os anos 30 a 60, para amenizar o calor do dia-a-dia, o americano utilizava em seus veículos um curioso equipamento: o Swamp Cooler. O
CINZA CARRARA L2016
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1983. Código L2016. Fusca 1300 standard 1982.
MARROM SAVEIRO L7013
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7013. Código de plaqueta: 005. Fusca 1300-L 1978. Variant II 1978.
AMARELO IMPERIAL L6005
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 e 1976. Código da tinta: L6005. Código interno: 033. Fusca 1300-L 1976. Brasília 1975 na cor amarelo
PORTA-COPO DE CERVEJA
Nestes dias de calor, uma boa cerveja é bem-vinda. Descanse seu copo num porta-copos da concessionária VW – SPINDLER, da cidade alemã de Bad Kissingen.
GRADE DE PROTEÇÃO
A grade de proteção foi um acessório utilizado na Europa e EUA nos anos 70 e 80. Feito em material plástico, era instalado entre o
METALÚRGICA TUPAN S.A.
METALÚRGICA TUPAN S.A. – empresa paulistana, sediada na Rua Matarazzo, 32, São Paulo (SP), transformada em sociedade anônima em 1963, fabricante de filtros de ar
EVOLUÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL 1950-1996
Tanque utilizado de 1950 a 28 de julho de 1952, com bocal de 100 mm, sem bóia do marcador de combustível, com torneirinha de reserva. Conhecido
MARROM CARAVELA L7002
Cor utilizada pela VW do Brasil nos modelos 1974 e 1975. Código Universal: L7002. Código da plaqueta: 028. Fusca 1974. Brasília 1974. Karmann-Ghia TC 1975.
WALROD
Anúncio de junho de 1966. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação de volantes esportivos
VOLANTE ROB
A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS INTERNAS
Maçanetas internas. 1950-1952: De 1950 a setembro de 1952, o Fusca possuía um conjunto de uma manivela de acionamento do vidro da porta, com botão,
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original. Esse
MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS
Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952
NORFOL
A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé
FUSCA 1956
Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .
BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW
Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios
VENTOINHA
Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.
BARRACA AUTOMÁTICA
Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca? O
PARAFUSO OCO DO VOLANTE DO MOTOR
Diferenças entre o parafuso oco do volante do motor (part number 111.105.305) do Fusca 1200 e 1300. O parafuso do 1300 é maior. Parafuso do
MARGARIDA
O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.
PRATA LUNAR METÁLICO
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da
BARATINHAS, ALÇAS, GANCHOS E CABIDES
Baratinhas, alças, ganchos e cabides. Vamos falar um pouco sobre isso. A alça traseira de segurança era fixada por meio de um gancho e dois parafusos.