Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SÉRIE LOVE: 25 ANOS AMANDO O FUSCA
Série Love: designação popular dada ao Fusca Série Especial lançado em 1984 para comemorar os 25 anos de produção do besouro no Brasil (1959-1984).
TARTARUGA DE KOMBI
Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo
RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V
Rádio Telefunken modelo IA-51V. Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios
BAGAGITO
Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.
ESTABILIZADOR TRASEIRO
O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da
CABEÇOTE DA SUSPENSÃO
O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante
SEMÁFORO
As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.
BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO
A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção
RÁDIO PHILIPS AUTOSUPER 491
Anúncio de 1951. O desejo de todo motorista. É assim que a PHILIPS anunciava, no início de 1950, seu rádio automotivo modelo Autosuper 491, que
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA ELÉTRICO
Anúncio de janeiro de 1977. O limpador de pára-brisa original do Fusca era acionado por meio de um sistema de pressão de ar, que,
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA
1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950
PORTA-LUVAS DE KOMBI
Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos
CALHA DE VENTO E CHUVA
Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950, tem a função de
GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL
Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de
1957
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº
QUE TIPO É ESSE?
Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização
PAINEL DE JACARANDÁ
Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no
ECKEL
Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH
RÁDIO COLARADI
Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do
CASTANHO METÁLICO – L1272
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974, nos veículos SP1, SP2, TL (1973) e SP1, SP2, TL, Variant, Brasília e Karmann-Ghia TC
GATO STOP-SOM
Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de
CADEADO DO PNEU SOBRESSALENTE
Fusca 1950 com estepe preso com cadeado. Na primeira metade da década de 1940, por conta do avanço da Segunda Grande Guerra, o acesso da
BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!
O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre
HS
Anúncio de 1971. A empresa brasileira HS, sediada na cidade de São Paulo (SP), foi fabricante de regulador de voltagem, relês para buzina, dínamos, faróis
ETIQUETA DE CONTROLE DE REVISÕES E LUBRIFICAÇÕES
Em maio de 1969 a Volkswagen do Brasil introduziu uma etiqueta gomada para ser fixada na coluna A dos veículos por ela produzidos na
BAGAGEIRO TRASEIRO
Uma das maneiras de aumentar a capacidade de carga do Fusca é instalar um bagageiro no teto do besouro. Mas e se o Fusca for
EVOLUÇÃO DO LIMITADOR DE PORTA
Fusca split: limitador de porta em formato de cinta. O limitador de abertura das portas, como o próprio nome sugere, tem a função de evitar
EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DA TAMPA DO MOTOR
A maçaneta em forma de L, conhecida no Brasil como rabo de tatu, foi utilizada no Fusca até setembro de 1952. Como opcional de fábrica,
MOLA ANTI-FURTO
Anúncio de maio de 1982. Mola anti-furto de combustível. A mola anti-furto foi um dispositivo bastante prático que tinha por função dificultar o furto de
OS 10 MANDAMENTOS DO FUSCA
1. Amarás o Fusca sobre todas as coisas. 2. Não se importarás com os comentários do vizinho. 3. Guardarás os domingos e encontros em sua
TRAVA DE GASOLINA
Anúncio de janeiro de 1971. No final da década de 1960 começaram a surgir no mercado as primeiras travas de combustível, equipamento de segurança que
REBOQUE KARMANN-GHIA
Os reboques feitos pela Karmann-Ghia do Brasil ainda hoje despertam paixões. Aumentava, em muito, a capacidade de carga do veículo, principalmente se fosse um Fusca.
FILTRO MAGNÉTICO
Anúncio de março de 1974. Um dos acessórios mecânicos de grande utilidade para a vida útil do motor do Fusca é o filtro magnético. Por
TRAVESSEIRINHO ANTI-RUÍDO
Introduzido no Fusca em 1946, o anti-ruído localizado na coluna traseira, no final da longarina de teto, próximo da janela traseira, recebeu o apelido de
PINO DA DOBRADIÇA DA PORTA
Pino da dobradiça de porta até setembro de 1968. Um dos detalhes da originalidade do Fusca que deve ser observado ao se comprar um besouro,
LIGUE E RELAXE!
Anúncio de dezembro de 1977. Na segunda metade dos anos 70 surgiu a almofada vibratória utilizada com a finalidade de massagear a região lombar
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
PORTA FUSÍVEIS
Ficar na mão por causa da queima de um fusível é de chorar! Para evitar esse aborrecimento, é sempre bom ter no Fusca fusíveis de
HERBIE
Recentemente no Ebay americano, foi colocado em leilão um legítimo “Herbie”, 1 dos 23 Fuscas 1963 utilizados nos filmes da Disney. Este, em particular, foi
VERDE TROPICAL L1406
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código universal: L1406. VW Fusca 1300-L 1976.
VERMELHO IBÉRICO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1059. VW Brasília 1976.
AZUL FIRENZE
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1062. Fusca 1976.
BEGE ARENA L7051/012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código Lazzuril: 1117. Código universal: L7051/012. Fusca 1993. Fusca modelo 1996 (faturado em dezembro de
VERDE TAHITI METÁLICO L124
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1995 e 1996 (Fuscas). Código Universal: L124. Código Luxforde: 1460. Código Lazzuril: 1564. Fusca 1996. Etiqueta da cor
AZUL RENO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código universal: L9974. Código Lazzuril: 1122. Código de Plaqueta: 048. Fusca Std. 1986.
AZUL DANÚBIO L3008
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1975. Código da tinta: L3008. Código interno: 032. Fusca 1500 1975.
HISBRAS
A extinta empresa HISPAN DO BRASIL, então localizada na Rua Vieira de Morais, 1685, São Paulo (SP), fabricou nos anos 60 produtos da marca HISBRAS,
MANOPLA DO FREIO DE MÃO
Por mais zeloso que fosse o proprietário de um Fusca, era quase impossível evitar o desgaste da pintura na alavanca do freio de mão. Para minimizar
BICHARADA À SOLTA!
A bicharada está à solta! Pode não parecer, mas os bichos estão estreitamente ligados ao Fusca. Afinal, em todo o mundo, o apelido mais comum
SWAMP COOLER
Entre os anos 30 a 60, para amenizar o calor do dia-a-dia, o americano utilizava em seus veículos um curioso equipamento: o Swamp Cooler. O
CINZA CARRARA L2016
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1983. Código L2016. Fusca 1300 standard 1982.
MARROM SAVEIRO L7013
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7013. Código de plaqueta: 005. Fusca 1300-L 1978. Variant II 1978.
AMARELO IMPERIAL L6005
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 e 1976. Código da tinta: L6005. Código interno: 033. Fusca 1300-L 1976. Brasília 1975 na cor amarelo
PORTA-COPO DE CERVEJA
Nestes dias de calor, uma boa cerveja é bem-vinda. Descanse seu copo num porta-copos da concessionária VW – SPINDLER, da cidade alemã de Bad Kissingen.
GRADE DE PROTEÇÃO
A grade de proteção foi um acessório utilizado na Europa e EUA nos anos 70 e 80. Feito em material plástico, era instalado entre o
METALÚRGICA TUPAN S.A.
METALÚRGICA TUPAN S.A. – empresa paulistana, sediada na Rua Matarazzo, 32, São Paulo (SP), transformada em sociedade anônima em 1963, fabricante de filtros de ar
EVOLUÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL 1950-1996
Tanque utilizado de 1950 a 28 de julho de 1952, com bocal de 100 mm, sem bóia do marcador de combustível, com torneirinha de reserva. Conhecido
MARROM CARAVELA L7002
Cor utilizada pela VW do Brasil nos modelos 1974 e 1975. Código Universal: L7002. Código da plaqueta: 028. Fusca 1974. Brasília 1974. Karmann-Ghia TC 1975.
WALROD
Anúncio de junho de 1966. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação de volantes esportivos
VOLANTE ROB
A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS INTERNAS
Maçanetas internas. 1950-1952: De 1950 a setembro de 1952, o Fusca possuía um conjunto de uma manivela de acionamento do vidro da porta, com botão,
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original. Esse
MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS
Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952
NORFOL
A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé
FUSCA 1956
Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .
BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW
Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios
VENTOINHA
Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.
BARRACA AUTOMÁTICA
Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca? O
PARAFUSO OCO DO VOLANTE DO MOTOR
Diferenças entre o parafuso oco do volante do motor (part number 111.105.305) do Fusca 1200 e 1300. O parafuso do 1300 é maior. Parafuso do
MARGARIDA
O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.
PRATA LUNAR METÁLICO
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da
BARATINHAS, ALÇAS, GANCHOS E CABIDES
Baratinhas, alças, ganchos e cabides. Vamos falar um pouco sobre isso. A alça traseira de segurança era fixada por meio de um gancho e dois parafusos.