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PORTA-COPO DE CERVEJA
Nestes dias de calor, uma boa cerveja é bem-vinda. Descanse seu copo num porta-copos da concessionária VW – SPINDLER, da cidade alemã de Bad Kissingen.
GRADE DE PROTEÇÃO
A grade de proteção foi um acessório utilizado na Europa e EUA nos anos 70 e 80. Feito em material plástico, era instalado entre o
METALÚRGICA TUPAN S.A.
METALÚRGICA TUPAN S.A. – empresa paulistana, sediada na Rua Matarazzo, 32, São Paulo (SP), transformada em sociedade anônima em 1963, fabricante de filtros de ar
EVOLUÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL 1950-1996
Tanque utilizado de 1950 a 28 de julho de 1952, com bocal de 100 mm, sem bóia do marcador de combustível, com torneirinha de reserva. Conhecido
MARROM CARAVELA L7002
Cor utilizada pela VW do Brasil nos modelos 1974 e 1975. Código Universal: L7002. Código da plaqueta: 028. Fusca 1974. Brasília 1974. Karmann-Ghia TC 1975.
WALROD
Anúncio de junho de 1966. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação de volantes esportivos
VOLANTE ROB
A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS INTERNAS
Maçanetas internas. 1950-1952: De 1950 a setembro de 1952, o Fusca possuía um conjunto de uma manivela de acionamento do vidro da porta, com botão,
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original. Esse
MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS
Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952
NORFOL
A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé
FUSCA 1956
Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .
BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW
Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios
VENTOINHA
Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.
BARRACA AUTOMÁTICA
Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca? O
PARAFUSO OCO DO VOLANTE DO MOTOR
Diferenças entre o parafuso oco do volante do motor (part number 111.105.305) do Fusca 1200 e 1300. O parafuso do 1300 é maior. Parafuso do
MARGARIDA
O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.
PRATA LUNAR METÁLICO
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da
BARATINHAS, ALÇAS, GANCHOS E CABIDES
Baratinhas, alças, ganchos e cabides. Vamos falar um pouco sobre isso. A alça traseira de segurança era fixada por meio de um gancho e dois parafusos.
TRAVA DE PEDAL
Cuidar bem do Fusca não significa apenas mantê-lo com a manutenção em dia, limpo e brilhante. É preciso também zelar para que ele não nas
MOTOR INDUSTRIAL VW
Com o objetivo de atender as necessidades da indústria e agricultura, a Volkswagen disponibilizou, desde o início dos anos 50, um motor industrial de funcionamento
LACRE DO VELOCÍMETRO
Velocímetro do Fusca com hodômetro total. Por conta do indefectível “jeitinho brasileiro” e para evitar a adulteração da quilometragem real do hodômetro, principalmente durante o
CADEIRINHA
Cadeirinha: designação popular dada à parede do compartimento do estepe. A chapa de reforço que forma a parede do compartimento do pneu sobressalente, dado seu
1300
1967: estreia do motor 1300. O lançamento do Fusca 1300, em Janeiro de 1967, veio acompanhado de uma grande campanha publicitária por parte da VW
RADIO BLAUPUNKT HAMBURG
Possuir um rádio no carro é algo bem comum hoje em dia. Antigamente, contudo, chegava a ser um luxo, principalmente nos anos 50, época em que
PLAYBOY
Manopla de câmbio Playboy. Diz-se que “playboy” é um homem geralmente jovem, rico e ocioso, que se entrega a uma vida social intensa, ao convívio
EVOLUÇÃO DO BERÇO DO ESTEPE
1950-1955. A chapa posterior inferior do alojamento do pneu sobressalente (Peça Nº 113.805.583.1) também é conhecida como “berço do estepe”. Essa chapa evoluiu ao longo
TRILHOS DO CHIQUEIRINHO
Os Fuscas alemães de 1950 a 1954 foram equipados com dois trilhos paralelos instalados no compartimento localizado atrás dos bancos traseiros, o popular e conhecido
ELTRON (SWF)
Anúncio de julho de 1963. A empresa ELTRON ELETRÔNICA SÃO PAULO S.A. fundada em 1945, foi fabricante de micro-motores especiais, motores para limpadores de pára-brisa
C I T R O N
A empresa CITRON EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA., então localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 440, Conjunto 132, Porto Alegre (RS), foi fabricante de diversos produtos
VERMELHO VINHO L1057
Cor utilizada pela VW do Brasil entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e 1965 no Fusca e na Kombi Luxo. Código L1057.
SUPORTE RT DO DÍNAMO
Dínamo, ó dínamo, esse eterno incompreendido! Fazer reparos no dínamo do Fusca, quando necessário sua retirada, dá sempre bastante trabalho. Trocar as escovas, bobina de campo,
MANGELS
Anúncio de setembro de 1970. A empresa MANGELS INDUSTRIAL S.A., sediada em São Paulo (SP), é famosa pela fabricação de rodas para o setor automobilístico.
RELÓGIO IMANTADO GRÉ
Dos diversos tipos de relógios que podiam ser instalados no Fusca, o mais prático – e, certamente, o menos oneroso, era adquirir um relógio imantado
MANOPLA DE CÂMBIO GRAND PRIX
Trocar a manopla ou bola de câmbio do Fusca era extremamente comum nos anos 60 e 70. Nada melhor quando o tema remete à velocidade.
MOLDU-STOP-RÉ
Fusca 1500 com brake-light. A luz de freio tem por finalidade indicar que o veículo está sendo freado ou está parado, evitando-se uma colisão traseira,
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PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.
FANIA
Anúncio de dezembro de 1964. A empresa FANIA Fábrica Nacional de Instrumentos Auto Veículos Ltda., foi fundada em 1961, em São Paulo (SP), atuando
CINZA PRATA L23
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 até 1966. Código L23. VW Sedan 1966.
GEDORE
A mundialmente conhecida fábrica de ferramentas GEDORE foi fundada em 1919 na cidade de Remscheid, Alemanha pelos irmãos Otto, Willi e Karl Dowidat. GEDORE é o acrônimo
AMARELO COLONIAL L-1268
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L-1268. VW Sedan 1500 1972.
CINZA CASCALHO L440
1) Cor utilizada pela VW alemã de agosto de 1959 a julho de 1960. Código L440. Código PPG 32061. Em alemão essa cor é chamada
AZUL ARARA L1337
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código da tinta: L1337. Código de Plaqueta: 013. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NIÁGARA L1339
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1973. Código L1339. VW Sedan 1500 1973.
AZUL NÁPOLES L1047
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1972. Em 1969 e 1970 era cor exclusiva do Zé do Caixão. A partir de agosto
VERDE ILHÉUS L1414
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1977. Código L1414. VW Sedan 1300 1977.
VERMELHO ANHAMBI L5016
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L5016. Código de plaqueta: 007. VW Sedan 1300 1978.
VERDE INDAIÁ L1417
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1980. No Fusca, foi utilizada apenas na linha 1979 e 1980. Código L1417. Código de plaqueta:
AMARELO SAFARI L1363
Cor utilizada pela VW entre 1973 e 1974. Código L1363. VW Sedan 1500 1974.
VERMELHO RUBI L5000
Cor utilizada pela VW entre 1974 e 1975. Código L5000. VW Sedan 1500 1974. VW SP2 1975. VW Karmann-Ghia TC 1974.
VERMELHO VILA VELHA L5015
Cor utilizada pela VW entre 1978 e 1979. Código L5015. Código de plaqueta: 006. VW Sedan 1300-L 1978.
ALAVANCA DE CÂMBIO NA COLUNA DE DIREÇÃO
Nos anos 50, parcela significativa dos automóveis, principalmente os fabricantes nos EUA, possuíam a alavanca de acionamento do câmbio na coluna de direção. O espaço
VERDE HIPPIE L1313
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974. Código L1313. VW Sedan 1973.
VERMELHO CERÂMICA L1050
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1961 e janeiro de 1964. Código L1050. VW Sedan 1962 na cor vermelho cerâmica.
BEGE JAMAICA L7019
Cor utilizada pela VW entre 1979 e 1980. Código L7019. VW Sedan 1300-L 1979.
VERDE PAMPA L1420
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1980. Código L1420. VW Sedan 1300 1980.
LARANJA OUTONO L5004
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1975. Código L5004. VW Sedan 1300 1975. VW Brasília 1975.
VERDE ÁLAMO L9934
Cor utilizada pela VW do Brasil na linha/modelo 1982 e 1983. Código L9934. VW Fusca 1983.
AZUL PAVÃO L1233
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1970 e 1972. Código L1233. VW Sedan 1500 1971.
VERMELHO MONTANA L30BR
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1973. Código L30BR. Entre 1969 e 1971 apenas o Karman-Ghia utilizou essa cor. Em 1972 toda
VERDE IGUAÇU L1219
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1219. VW Sedan 1500 1972.
CINZA ATLAS L9212
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código L9212. VW Fusca Última Série 1986.
AZUL SATURNO L3085
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 e 1994. Código L-3085. Código de etiqueta: 045. VW Fusca 1993. Etiqueta da cor no Fusca Itamar.
BEGE URANO L7061
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1995 e 1996. Código L7061. VW Fusca 1995.
RETENTORES SABÓ
A SABÓ Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda., é uma das maiores fabricantes mundiais em soluções para vedação e condução para a indústria automobilística.
EMBLEMAS OU LETREIROS DA TAMPA DO MOTOR
VW Sedan 1200. Considerando a trajetória de quarenta anos do besouro no Brasil, os Fuscas fabricados até dezembro de 1966, chassi nº B 6-336.100, motor