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Postagens exclusivas Opasgarage:

DRENO DE BORRACHA DO FAROL
Dreno de borracha no bojo dos faróis. Em agosto de 1959, com o lançamento do modelo 1960 do Fusca, a Volkswagen introduziu um dreno

FUSCA 1945
Fusca 1945 tipo 51. Já abordamos diversos aspectos do Fusca 1945 em post anterior (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos especificamente uma particularidade construtiva do tipo 51 (antigo

AZUL ATLANTA
Fusca 1986 no cor azul Atlanta. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para o Fusca, já no final da linha 1986. Código de plaqueta: 074.

ACESSÓRIOS DO ZÉ – PARTE II
VW 1600, vulgo Zé do Caixão. Já havíamos anteriormente abordado os acessórios disponíveis para o VW 1600 (para acessar esse post clique aqui). Hoje vamos

ENZMANN 506
Enzmann 506. Muitos devem ter visto esse carro nas redes sociais participando do evento de Kemell (clique aqui para saber mais sobre esse encontro) e em Bad

SABONETEIRA 1100 X 1200
Bomba de gasolina. A chapa metálica de cobertura ou proteção da bomba de gasolina dos Fuscas com motores 1.100 e 1.200 é popularmente

BANANINHA FUSCA CONVERSÍVEL
Fusca cabriolet 1954. Como já expusemos em posts anteriores, o Fusca da década de 1950 e início de 1960 foi equipado com as

COR DO SUPORTE DA BOBINA DE IGNIÇÃO
Bobina Bosch e respectivo suporte de fixação. Um detalhe não menos importante na restauração do seu Fusca é a cor correta do suporte de fixação

ENCONTRO NOS CAMPOS DE FLANDERS
Hebmüller às portas do Castelo de Warande. Aconteceu neste fim de semana, nos dias 1º e 2 de junho de 2024, o primeiro encontro de

FUSCA 4 PORTAS
Anúncio da Rometsch. Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava em frangalhos sob todos os aspectos. A indústria se esforçava para reativar

KAMEI
Um pequeno vídeo mostrando um Fusca com diversos acessórios de época fabricados pela empresa alemã Kamei. Esse veículo se encontra no Museu da VW em

BILBAO
Bilbao: produtos para a linha VW a ar. A Bilbao é uma empresa fundada em 1957 em São Paulo (SP), fabricante de polias do virabrequim, polias

FILTRO DE GASOLINA
Filtro de gasolina. O Fusca, durante muito tempo, não era equipado com o filtro de combustível instalado junto à bomba de gasolina, no cofre do

MANGUEIRA TRANSFERIDORA DE AR
Mangueira transferidora de ar: acessório de época. A partir do lançamento do Fusca 1963 no Brasil, a Volkswagen mudou o sistema do lavador do para-brisa,

CHAVE PISTOLINHA
Chave de ignição do tipo pistolinha. A chave de ignição do tipo pistolinha foi introduzida pela Volkswagen em 1958 no Fusca. O apelido é uma

PADRÃO DOS NÚMEROS DE CHASSI (1950-1959)
Pensando em ter um Fusca alemão? Com o objetivo de facilitar a identificação do padrão correto dos números do chassi no túnel do Fusca, publicamos

VOLKSFEST 2024
Volksfest 2024. Aconteceu nos dias 4 e 5 de maio de 2024, a 5º edição do Volksfest Curitiba, no bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

KOMBI 1961
Kombi Luxo 1961. As Kombis do início da década de 1960, além de raras, receberam uma rica gama de cores, desde a versão de entrada

FAROL HELLA COM GRADE DE PROTEÇÃO
Hella e Fusca: estreita relação. A firma alemã Hella foi fornecedora oficial de produtos para a Volkswagen, tais como faróis, lanternas, buzina, chaves de

ALMOFADAS DO BANCO TRASEIRO DO FUSCA SPLIT
Fusca 1949 Luxo com as almofadas no banco traseiro. Com o lançamento do Fusca Luxo em junho de 1949, a Volkswagen introduziu um par

CALOTAS DISCO VOADOR
Disco voador: apelido de calota de Fusca. Na década de 1980 era comum os proprietários de Fusca, Brasília, Gol, Variant trocarem as calotinhas originais

FUSCA 1974
Fusca 1974 nas versões 1300 e 1500. 1974 foi um ano particularmente especial para a Volkswagen. Nunca se vendeu tanto Fusca no Brasil! Foram 239.393

AZUL SAFIRA L3001
Fusca 1300 1974 na cor azul safira. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1974, código L3001, código de plaqueta 023.

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO FIXADO NO QUADRO DA PORTA
Espelho retrovisor externo fixado no quadro da janela da porta. Como os leitores deste blog já sabem, o espelho retrovisor externo do Fusca só

1983. O ANO EM QUE O FUSCA VIROU FUSCA!
Fusca 1983. O Fusca modelo 1983 foi lançado em setembro de 1982, a partir do chassi nº 9BWZZZ11.ZDP.000.001. As versões disponíveis eram o Fusca Standard e

PROTETOR DE VÁLVULA PARE-BEM
Protetor de válvula Pare-Bem. Na década de 1960 encontrava-se disponível no mercado um acessório que prometia proteger a válvula da câmara, retardando o esvaziamento

KADRON
Vídeo apresentando alguns acessórios da Kadron. Dupla carburação da Kadron. Dupla carburação Kadron para motores 1300 e 1500. Emblema metálico da Kadron no suporte

VIDROS SEKURIT
Anúncio da Sekurit de fevereiro de 1956. Os vidros da marca Sekurit – atualmente pertencente ao grupo Saint-Gobain – equiparam os Fuscas alemães junto com

RADIO BLAUPUNKT MODELOS A610B e A51
Rádio Blaupunkt A610B em um Fusca (1950-1952). Hoje em dia, ter um rádio instalado no carro é algo bastante comum. A maioria dos veículos

CIBRASIL
Anúncio no Jornal O Globo, de 11.10.1955. A Cibrasil foi uma financeira fundada em 1951 que atuava com financiamento imobiliário e com títulos de capitalização

COURVIN CANELADO
Courvin canelado. O courvin canelado foi o padrão utilizado no revestimento da parte central dos bancos do Fusca Standard entre outubro de 1979 e

FUSCA 1979 (1300 e 1300-L)
Fusca 1979. O Fusca modelo 1979 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em outubro de 1978, a partir do chassi nº BJ 819.853 (1300)

AMARELO TROPICAL L6015
Fusca na cor amarelo tropical. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979, código L6015, código de plaqueta 013.

ACESSÓRIOS DO ZÉ!
Batente de proteção de para-choque: acessório para o VW 1600 de 1969. O Volkswagen 1600, vulgo Zé do Caixão, disponível ao público entre janeiro

PIJAMINHA
Tecido pijaminha. Pijaminha é a designação popular dada ao padrão do tecido central utilizado nos bancos dianteiros e traseiros do Fusca entre 1964 e

ARAME DE FRENO OU DE TRAVAMENTO
Arame de freno ou de travamento. O arame de freno ou de travamento é um método usado para frenar duas ou mais unidades, de
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CALIBRADOR DE PNEUS
Anúncio de setembro de 1964. Manter a correta calibragem é essencial para prolongar a vida útil dos pneus. Além disso, é questão de segurança, pois evita
LINDBERGH: DO AVIÃO AO FUSCA
Charles Lindbergh, aviador, em foto dos anos 20. A vida de Charles Lindbergh é uma das biografias mais fascinantes do século XX. Quem tiver oportunidade
LUZ DE LEITURA
Na época em que o motorista, para traçar o melhor trajeto, dependia, essencialmente, de um mapa, uma luz de leitura direcional vinha bem a calhar, principalmente em
CALOTA CUBO RÁPIDO
Calota cubo rápido, da EMPI. A roda de cubo rápido sempre foi sinônimo de esportividade num carro. Era utilizada para facilitar a troca do pneu,
LUZ DE ESTACIONAMENTO
Nos anos 50 a luz de estacionamento – indicativa da presença de um veículo parado – ainda não havia sido incorporada ao fusca. Por causa
ENCONTRO POMERODE 2011 – VOLKS FRIENDS
Organizado pelo Pomer Volks Fusca Clube, aconteceu neste domingo, 04.12.2011, um dos maiores encontros de fuscas do sul do Brasil, o 5º Volks Friends. Pomerode
TRAVA DO FREIO DE MÃO
Anúncio de janeiro de 1969. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda (ou UNIVEL) além de ter produzido maçanetas e consoles – http://opasgarage.blogspot.com/search/label/CONSOLES – para o fusca, desenvolveu
RÁDIO BLAUPUNKT DERBY (PIC-NIC)
Rádios …. ah os rádios, fascinantes rádios. Até hoje, uma das primeiras providências de quem compra um carro novo é instalar um radinho. Apenas os modelos top de
PARAFUSOS
Para quem está restaurando um Fusca alemão ou mesmo para quem se propuser a avaliar sua originalidade, fique atento aos parafusos! Eles falam muito da
DESCANSA PÉS DO PASSAGEIRO
Uma das cerca de 2.500 modificações ocorridas no fusca ao longo dos anos, foi a introdução, em agosto de 1959, do descanso inclinado para os
RELÓGIO DE PORTA-LUVAS
Os relógios para o fusca sempre foram acessórios desejados. Davam um ar de sofisticação ao besouro. Havia diversos modelos à disposição, instalados nos mais diversos lugares
LANTERNÃO L. HUBER. O PREDECESSOR DA FAFÁ NO BRASIL
Logo nos primeiros anos de produção do fusca no Brasil, começaram a surgir diferenças, ainda que sutis, com o besouro produzido na Alemanha. Esse descompasso tornou-se mais marcante a
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – VDO
A empresa VDO (http://www.vdo.com.br/) foi fundada por Adolf Schindling no final da década de 1920, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A VDO surgiu da incorporação de
PONTEIRA DE ESCAPAMENTO
O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,
BÚSSOLA
Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma
KITCAR
O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para
ASPIRADOR DE PÓ
Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de
BECK
Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o
EQUALIZADOR MARANTZ
Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de
RÉGUA PARA MARCAR O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Até a 1a. série de 1961, o fusca não possuia marcador de combustível. Algo inimaginável nos dias atuais, afinal, como são saber quanto de combustível
LANTERNAS DIANTEIRAS
Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época
UNISTRA
Abril de 1957. Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal
GLUP! PLOC! POP! … BOLHA!
Há mais em comum entre a bolha e o Fusca do que podemos imaginar. E não se trata de nenhuma bolha especulativa – no mercado imobiliário
VACUÔMETRO DIVERTIDO PARA FUSCA!
O vacuômetro mede a depressão do ar na entrada do coletor de admissão. Serve tanto para monitorar o consumo de combustível, quanto para indicar diversas
LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC
As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção.
“TIP TOP” E “INFLA-TIRE”
Anúncio de dezembro de 1968. Nos anos 60, a empresa Farloc do Brasil S.A. importou, para comercialização no Brasil, o kit TIP TOP. O kit consistia em
BEFOR
Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como
ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA
Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último
VELOCÍMETRO
Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande
GUIATEC
Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,
ESTRIBOS
Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.
RELÓGIO DE PAINEL 1957-1961
Os fuscas fabricados até o início de 1961 não vinham de fábrica com marcador de combustível. O fim da era do fusca oval e a
GELA SACO, ESFRIA BUNDA … PERAÍ, ESQUENTA TUDO!
Gela saco no Fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo? Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950
PÁRA-CHOQUES NORJA
Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959
Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis
TOCA-DISCOS, VITROLA, PARA O FUSCA!
Nos anos 60, possuir uma vitrola dentro do carro para tocar seus LPs preferidos era algo para poucas pessoas. O toca fitas de cartucho e K7 surgiriam anos depois. Hoje, uma