Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

HELPHOS

MANGUEIRA TRANSFERIDORA DE AR

 Mangueira transferidora de ar: acessório de época. A partir do lançamento do Fusca 1963 no Brasil, a Volkswagen mudou o sistema do lavador do para-brisa,

Leia mais »
CHAVE DE IGNIÇÃO

CHAVE PISTOLINHA

 Chave de ignição do tipo pistolinha. A chave de ignição do tipo pistolinha foi introduzida pela Volkswagen em 1958 no Fusca. O apelido é uma

Leia mais »
ENCONTROS

VOLKSFEST 2024

 Volksfest 2024. Aconteceu nos dias 4 e 5 de maio de 2024, a 5º edição do Volksfest Curitiba, no bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

Leia mais »
KOMBI 1961

KOMBI 1961

 Kombi Luxo 1961. As Kombis do início da década de 1960, além de raras, receberam uma rica gama de cores, desde a versão de entrada

Leia mais »
CALOTA DISCO VOADOR

CALOTAS DISCO VOADOR

  Disco voador: apelido de calota de Fusca.   Na década de 1980 era comum os proprietários de Fusca, Brasília, Gol, Variant trocarem as calotinhas originais

Leia mais »
FUSCA 1974

FUSCA 1974

 Fusca 1974 nas versões 1300 e 1500. 1974 foi um ano particularmente especial para a Volkswagen. Nunca se vendeu tanto Fusca no Brasil! Foram 239.393

Leia mais »
FUSCA 1974

AZUL SAFIRA L3001

  Fusca 1300 1974 na cor azul safira.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1974, código L3001, código de plaqueta 023.

Leia mais »
Uncategorized

PROTETOR DE VÁLVULA PARE-BEM

  Protetor de válvula Pare-Bem.   Na década de 1960 encontrava-se disponível no mercado um acessório que prometia proteger a válvula da câmara, retardando o esvaziamento

Leia mais »
KADRON

KADRON

   Vídeo apresentando alguns acessórios da Kadron. Dupla carburação da Kadron. Dupla carburação Kadron para motores 1300 e 1500. Emblema metálico da Kadron no suporte

Leia mais »
FUSCA 1950

VIDROS SEKURIT

 Anúncio da Sekurit de fevereiro de 1956. Os vidros da marca Sekurit – atualmente pertencente ao grupo Saint-Gobain – equiparam os Fuscas alemães junto com

Leia mais »
CIBRASIL

CIBRASIL

 Anúncio no Jornal O Globo, de 11.10.1955. A Cibrasil foi uma financeira fundada em 1951 que atuava com financiamento imobiliário e com títulos de capitalização

Leia mais »
COURVIN CANELADO (1980-1986)

COURVIN CANELADO

 Courvin canelado.   O courvin canelado foi o padrão utilizado no revestimento da parte central dos bancos do Fusca Standard entre outubro de 1979 e

Leia mais »
FUSCA 1979

AMARELO TROPICAL L6015

  Fusca na cor amarelo tropical. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979, código L6015, código de plaqueta 013.

Leia mais »
ACESSÓRIOS

ACESSÓRIOS DO ZÉ!

Batente de proteção de para-choque: acessório para o VW 1600 de 1969.   O Volkswagen 1600, vulgo Zé do Caixão, disponível ao público entre janeiro

Leia mais »
FORRAÇÃO DE BANCOS

PIJAMINHA

 Tecido pijaminha.   Pijaminha é a designação popular dada ao padrão do tecido central utilizado nos bancos dianteiros e traseiros do Fusca entre 1964 e

Leia mais »
1600

EMBLEMA 1600

Fusca 1600: 1975-1982.   O emblema 1600 foi usado na tampa do motor do Fusca entre maio de 1975 a junho de 1982, para identificar

Leia mais »
1500 SUPER

1500 SUPER

 1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

Leia mais »
VIDROBRÁS

VIDROBRÁS

 Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

Leia mais »
RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL

Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

Leia mais »
BAGAGEIRO BEKOWA

BAGAGEIRO BEKOWA

Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

Leia mais »
EVOLUÇÃO DOS FRISOS DA CARROCERIA

FRISOS DA CARROCERIA

Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO HURST

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST

  Alavanca esportiva Hurst.   A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

Leia mais »
AFOGADOR

AFOGADOR (1950-1996)

Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO

O fusca, até julho de 1955, possuia apenas uma ponteira de escapamento. Essa ponteira saia do silencioso do fusca por baixo da saia traseira, que,

Leia mais »

BÚSSOLA

Catálogo de acessórios de fusca (Poly Pad) dos anos 60. Nos tempos de GPS (acrônimo de “Global Positioning System”), falar em bússola parece ser uma

Leia mais »

KITCAR

O fusca dominava a cena do mercado automobilístico nos anos 60. Era, verdadeiramente, o rei do pedaço. As fábricas de acessórios aproveitavam a pujança do fusca para

Leia mais »

ASPIRADOR DE PÓ

Chega o fim de semana. Hora de lavar o fusquinha. É, sem dúvida, o momento de maior intimidade entre o dono e a pequena maravilha. Depois de

Leia mais »

BECK

Lembro até hoje a primeira vez que ouvi esse nome: Beck. Um senhor do interior de São Paulo havia falecido e seu genro, organizando sua garagem após o

Leia mais »

EQUALIZADOR MARANTZ

Saul B. Marantz (1911-1997) MARANTZ. A empresa fundada  na década de 50 nos EUA por Saul B. Marantz, teve grande influência no desenvolvimento de sistemas de

Leia mais »

LANTERNAS DIANTEIRAS

Muitos motoristas com mais idade têm, até hoje, o costume de usar os braços para auxiliar na sinalização da mudança de direção. São de uma época

Leia mais »

UNISTRA

Abril de 1957.  Partindo do conceito da física de que o espelho reflete a luz, foi lançado na Alemanha um acessório para Fusca chamado UNISTRA, acrônimo de Universal

Leia mais »

LANTERNA TRASEIRA ELECTRIC

 As lanternas do Fusca, de 1956 até 1961 eram iguais ao do modelo acima. Nesse período, o Fusca ainda usava as bananinhas como indicadores de direção. 

Leia mais »

BEFOR

Anúncio de dezembro de 1968. A empresa paulistana B.C. Mar Ltda., localizada à Rua General Couto de Magalhães, 240, São Paulo (SP), citada também como

Leia mais »

ADAPTADOR DE NARIZ DE PLACA

  Adaptador de nariz de placa. No passado era muito comum os proprietários quererem atualizar o seu Fusca usado, dando-lhe um aspecto de modelo “último

Leia mais »

VELOCÍMETRO

Vamos falar um pouco sobre originalidade do velocímetro do Fusca neste tópico. Acima, o velocímetro do Fusca até 1949, feito pela VDO, com um grande

Leia mais »

GUIATEC

Anúncio de maio de 1968. A empresa brasileira Autotec Peças e Acessórios para Automóveis Ltda, de São Paulo, produziu nos anos 60 o produto chamado GUIATEC,

Leia mais »

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »