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Postagens exclusivas Opasgarage:

BATENTE DA SUSPENSÃO TRASEIRA

BATENTE DA SUSPENSÃO TRASEIRA

Indicação do uso do batente da suspensão traseira. O batente de borracha da suspensão traseira do Volkswagen Fusca é um componente que limita o curso

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DREWS

DREWS

Drews: esportivo de dois lugares. Drews é uma marca alemã de carros esportivos feitos com componentes da Volkswagen entre 1948 e 1955. A pequena montadora

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CHEVRON

CHEVRON

Para-barro em um Fusca oval, com o emblema Chevron. O nome Chevron é utilizado popularmente para designar algumas partes, peças e acessórios do Fusca na

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CAIXA DE CÂMBIO

COR DA CAIXA DE CÂMBIO

Caixa de câmbio bipartida do Fusca. Num processo de restauração do Fusca, deve-se atentar quanto à cor da caixa de câmbio do besouro. Sim, houve

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DUPLO SETE

DUPLO SETE

Chapa inferior interna da churrasqueira traseira. O Fusca Split e Oval fabricado até julho de 1957, possui uma particular característica na grelha interna do vidro

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VENENO DE ÉPOCA - RIECHERT

DUPLA CARBURAÇÃO RIECHERT

Logomarca da empresa. A empresa Riechert Motorentechnik foi fundada em 1958 na cidade alemã de Neuss pelo engenheiro Bernd Riechert. O senhor Riechert trabalhava na

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MATCHING NUMBER

MATCHING NUMBER

Fusca Matching Number. No meio do antigomobilismo, houve–se muito falar da expressão inglesa “matching number“. O que seria isso? O que significa? A expressão designa

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VARIANT II

BOMBRIL

Bombril na base do respiro do óleo. Bombril é a designação popular dada ao filtro do respiro do óleo dos motores refrigerado a ar planos,

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KOMBI 1971

KOMBI 1971

Kombi Luxo. Chassis: BH 217.335 até o chassi nº BH 245.651. Motor refrigerado a ar de 1.500 cm3, com 52 hp, iniciado pelas letras BH,

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TETINHA

TETINHA

Tetinha no Fusca. Em 3 de maio de 1955, a partir do chassi nº 1-0871.207, os Fuscas destinados aos EUA, Canadá e Guam passaram a

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TERMOSTATO

TERMOSTATO DA TAMPA DO MOTOR

Aletas adicionais de refrigeração da tampa do motor acionadas por termostato. Desde a década de 1950 o motor do Fusca era equipado, opcionalmente, com termostato,

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IKA

MALAS DE VIAGEM IKA

Malas Ika para Volkswagen. Já abordamos as malas de viagem feitas pela curitibana IKA cujo post pode ser consultado clicando aqui. Hoje desejamos apenas compartilhar com nossos assinantes

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FUSCA 1976 1300-L

FUSCA 1976: 1300 E 1300-L

Fusca 1300-L 1976 na cor marrom savana. Em outubro de 1975, a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca, disponível nas versões 1300,

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CORES FUSCAS NACIONAIS

AZUL ORIENTE – L 3010

  Fusca 1300 Standard 1976 na cor azul oriente.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1976 nos veículos Fusca, Variant, Brasília e

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B.F.GOODRICH

PNEUS B.F. GOODRICH

O Fusca foi equipado com pneus da marca B.F. Goodrich. A empresa B.F. Goodrich foi fundada em 1870 por Benjamin Franklin Goodrich em Ohio, Estados

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VARTA

BATERIA VARTA

Bateria Varta. As baterias da marca Varta equiparam o Fusca alemão desde a década de 1950, sendo um fornecedor oficial da Volkswagen. Aqui no Brasil,

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SÉRIE ESPECIAL ÚLTIMA SÉRIE

FUSCA ÚLTIMA SÉRIE

Última Série: últimos Fuscas produzidos em 1986. Em 31 de outubro de 1986, a Volkswagen encerra a produção do Fusca no Brasil, após ter produzido 3.324.506

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ALZA IND. E COM.

PROTETOR DE PAPO

Protetor de papo da Brasília. O protetor de papo ou peito de aço é um acessório instalado no VW Brasília (1973-1982) para proteger a chapa

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CHAVEIROS

MOEDEIRA

Moedeira: lugar para guardar as moedas dentro do Fusca. Um local adequado para guardar as moedas dentro do carro é algo de grande valia. Ter

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SP2 CINTO DE SEGURANÇA

SP2: CINTOS DE SEGURANÇA

SP2: cinto de segurança de 3 (três) pontos. O VW SP2, fabricado no Brasil entre 1972 e 1975, foi  um veículo inovador em vários aspectos

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TRATOR PORSCHE

PORSCHE: O TRATOR DO POVO

Ferdinand Porsche: criador do trator do povo. Na Alemanha da década de 1930 políticas governamentais visavam popularizar diversos bens de consumo, tais como o nosso

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CORES FUSCAS NACIONAIS

LARANJA GRANADA – L1251

   Fusca 1500 1971 na cor laranja granada. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1971 no Fusca, Variant e TL. Código L1251.

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BANCOS

BANCOS GOMÃO

Bancos do tipo gomão. Gomão é a denominação popular dada ao padrão dos bancos utilizados por alguns veículos montados pela Volkswagen do Brasil no período

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KARMANN-GHIA 1968

KARMANN-GHIA 1968

Karmann-Ghia 1968 na cor amarelo margarida. 1968 foi um ano que o Karmann-Ghia teve inúmeras inovações em relação ao modelo do ano anterior. A começar

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DRENO DE BORRACHA DOS FARÓIS

DRENO DE BORRACHA DO FAROL

Dreno de borracha no bojo dos faróis.   Em agosto de 1959, com o lançamento do modelo 1960 do Fusca, a Volkswagen introduziu um dreno

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1500 SUPER

1500 SUPER

 1500 Super: bomba de óleo para motor refrigerado a ar. 1500 super foi uma marca de bomba de óleo para motores refrigerados a ar fabricada

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VIDROBRÁS

VIDROBRÁS

 Anúncio da Vidrobrás de dezembro de 1968. A firma Indústrias Reunidas Vidrobrás Ltda foi fundada no Brasil em 1944 e tinha representação na Praça Dom

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RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL

RESPIRO DO TANQUE DE COMBUSTIVEL

Respiro do tanque de combustível do Fusca. O tanque de combustível pode acumular pressão excessiva pelo acúmulo de gases em seu interior, razão pela qual

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BAGAGEIRO BEKOWA

BAGAGEIRO BEKOWA

Bagageiros BeKöWa. BeKöWa é uma conhecida marca alemã de bagageiros para veículos. A palavra BeKöWa é formada pelo acrônimo da razão social do fabricante Bernhard Körner,

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EVOLUÇÃO DOS FRISOS DA CARROCERIA

FRISOS DA CARROCERIA

Friso vincado do capô dianteiro (1950-1952). 1950-1952: Os frisos da carroceria foram introduzidos pela Volkswagen com o lançamento do Fusca Luxo ou Exportação ocorrido em

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ALAVANCA DE CAMBIO HURST

ALAVANCA DE CÂMBIO HURST

  Alavanca esportiva Hurst.   A empresa americana Hurst-Campbell foi fundada em 1958 por George Hurst e Bill Campbell, inicialmente como uma oficina mecânica no

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AFOGADOR

AFOGADOR (1950-1996)

Acionamento do afogador: apenas com o motor frio. O afogador é um mecanismo que permite enriquecer a mistura ar-combustível do carburador, facilitando a partida quando

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CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

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MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

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1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

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VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

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EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

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LANTERNA DE EMERGÊNCIA

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  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

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CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

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FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

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CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

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POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

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1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

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FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

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ATOGAS

ATOGAS

Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

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FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

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FUSCA 1958

FUSCA 1958

Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs

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