Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

IKA

MALAS DE VIAGEM IKA

Malas Ika para Volkswagen. Já abordamos as malas de viagem feitas pela curitibana IKA cujo post pode ser consultado clicando aqui. Hoje desejamos apenas compartilhar com nossos assinantes

Leia mais »
FUSCA 1976 1300-L

FUSCA 1976: 1300 E 1300-L

Fusca 1300-L 1976 na cor marrom savana. Em outubro de 1975, a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca, disponível nas versões 1300,

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

AZUL ORIENTE – L 3010

  Fusca 1300 Standard 1976 na cor azul oriente.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1976 nos veículos Fusca, Variant, Brasília e

Leia mais »
B.F.GOODRICH

PNEUS B.F. GOODRICH

O Fusca foi equipado com pneus da marca B.F. Goodrich. A empresa B.F. Goodrich foi fundada em 1870 por Benjamin Franklin Goodrich em Ohio, Estados

Leia mais »
VARTA

BATERIA VARTA

Bateria Varta. As baterias da marca Varta equiparam o Fusca alemão desde a década de 1950, sendo um fornecedor oficial da Volkswagen. Aqui no Brasil,

Leia mais »
SÉRIE ESPECIAL ÚLTIMA SÉRIE

FUSCA ÚLTIMA SÉRIE

Última Série: últimos Fuscas produzidos em 1986. Em 31 de outubro de 1986, a Volkswagen encerra a produção do Fusca no Brasil, após ter produzido 3.324.506

Leia mais »
ALZA IND. E COM.

PROTETOR DE PAPO

Protetor de papo da Brasília. O protetor de papo ou peito de aço é um acessório instalado no VW Brasília (1973-1982) para proteger a chapa

Leia mais »
CHAVEIROS

MOEDEIRA

Moedeira: lugar para guardar as moedas dentro do Fusca. Um local adequado para guardar as moedas dentro do carro é algo de grande valia. Ter

Leia mais »
SP2 CINTO DE SEGURANÇA

SP2: CINTOS DE SEGURANÇA

SP2: cinto de segurança de 3 (três) pontos. O VW SP2, fabricado no Brasil entre 1972 e 1975, foi  um veículo inovador em vários aspectos

Leia mais »
TRATOR PORSCHE

PORSCHE: O TRATOR DO POVO

Ferdinand Porsche: criador do trator do povo. Na Alemanha da década de 1930 políticas governamentais visavam popularizar diversos bens de consumo, tais como o nosso

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

LARANJA GRANADA – L1251

   Fusca 1500 1971 na cor laranja granada. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1971 no Fusca, Variant e TL. Código L1251.

Leia mais »
BANCOS

BANCOS GOMÃO

Bancos do tipo gomão. Gomão é a denominação popular dada ao padrão dos bancos utilizados por alguns veículos montados pela Volkswagen do Brasil no período

Leia mais »
KARMANN-GHIA 1968

KARMANN-GHIA 1968

Karmann-Ghia 1968 na cor amarelo margarida. 1968 foi um ano que o Karmann-Ghia teve inúmeras inovações em relação ao modelo do ano anterior. A começar

Leia mais »
DRENO DE BORRACHA DOS FARÓIS

DRENO DE BORRACHA DO FAROL

Dreno de borracha no bojo dos faróis.   Em agosto de 1959, com o lançamento do modelo 1960 do Fusca, a Volkswagen introduziu um dreno

Leia mais »
FUSCA 1945

FUSCA 1945

Fusca 1945 tipo 51.   Já abordamos diversos aspectos do Fusca 1945 em post anterior (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos especificamente uma particularidade construtiva do tipo 51 (antigo

Leia mais »
FUSCA 1986

AZUL ATLANTA

Fusca 1986 no cor azul Atlanta. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para o Fusca, já no final da linha 1986. Código de plaqueta: 074.

Leia mais »
ZÉ DO CAIXÃO - ACESSÓRIOS

ACESSÓRIOS DO ZÉ – PARTE II

  VW 1600, vulgo Zé do Caixão. Já havíamos anteriormente abordado os acessórios disponíveis para o VW 1600 (para acessar esse post clique aqui). Hoje vamos

Leia mais »
ENZMANN 506

ENZMANN 506

Enzmann 506. Muitos devem ter visto esse carro nas redes sociais participando do evento de Kemell (clique aqui para saber mais sobre esse encontro) e em Bad

Leia mais »
1100 X 1200

SABONETEIRA 1100 X 1200

  Bomba de gasolina.   A chapa metálica de cobertura ou proteção da bomba de gasolina dos Fuscas com motores 1.100 e 1.200 é popularmente

Leia mais »
ROMETSCH

FUSCA 4 PORTAS

Anúncio da Rometsch. Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava em frangalhos sob todos os aspectos. A indústria se esforçava para reativar

Leia mais »
KAMEI

KAMEI

Um pequeno vídeo mostrando um Fusca com diversos acessórios de época fabricados pela empresa alemã Kamei. Esse veículo se encontra no Museu da VW em

Leia mais »
BILBAO

BILBAO

 Bilbao: produtos para a linha VW a ar. A Bilbao é uma empresa fundada em 1957 em São Paulo (SP), fabricante de polias do virabrequim, polias

Leia mais »
FILTRO DE GASOLINA

FILTRO DE GASOLINA

 Filtro de gasolina. O Fusca, durante muito tempo, não era equipado com o filtro de combustível instalado junto à bomba de gasolina, no cofre do

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORDONÊ (1973-1979)

CORDONÊ (1973-1979)

Padrão de cordonê utilizado entre 1973-1975 (exceto 1300 Std). Entre 1974 e 1979 a Volkswagen do Brasil utilizou um courvin com listras coloridas na faixa

Leia mais »
MECCA

TOCA-FITAS DE CARTUCHO MECCA

Toca-fitas Mecca em uma Variant 1972. Já abordamos o toca-fitas de cartucho em um de nossos posts (para mais informações, clique aqui). Rapidamente hoje apresentamos um

Leia mais »
1300

EMBLEMA 1300

Emblema 1300. O emblema 1300 foi usado na tampa do motor do Fusca entre janeiro de 1967 a novembro de 1974.  O dístico começou ser

Leia mais »
VOLANTE PEALIT

VOLANTE PETRI PEALIT

Volante Petri Pealit.   Nas décadas de 1930 a 1950 era comum alguns veículos serem equipados com volante do tipo banjo, caracterizado pelas hastes que

Leia mais »
EIXO TRASEIRO

PORCA CASTELO

Porca castelo. Os cubos das rodas traseiras são fixados nos semieixos por meio de uma porca castelo de 36 mm e part number 311.501.221. Essa porca recebe

Leia mais »
LANTERNA DE EMERGÊNCIA

LANTERNA DE EMERGÊNCIA NICE

  Lanterna de emergência Nice.   A empresa nacional FAE Ferragens e Aparelhos Elétricos S/A, fabricou nas décadas de 1970 e 1980, sob a marca

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

AUTOHAUS BUCHWINKLER

Concessionária Autohaus Buchwinkler encrustada entre as montanhas. A concessionária Autohaus Buchwinkler, localizada na cidade de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma concessionária autorizada VW desde 1948, sendo

Leia mais »
FUSCA 1977

FUSCA 1977

Fusca modelo 1977. O Fusca modelo 1977 foi lançado em outubro de 1976, a partir do chassi BJ 449.873 (Fusca 1300) e BS 613.682 (Fusca

Leia mais »
CESTA DE PIC-NIC

CESTA DE PIC-NIC STABBURET

A empresa Stabburet foi fundada por Gunnar Nilsen (1913-1984) em 1936 na cidade de Fredrikstad, Noruega. Popularmente conhecida como Stabbur-Nilsen, era fabricante de alimentos prontos

Leia mais »
POLAINA

POLAINA

Polaina de proteção do para-lama. Um dos acessórios mais populares do Fusca foram as polainas instaladas nas extremidades do para-lamas, que tinham a função de

Leia mais »
1300-L

FUSCA 1975: 1300 x 1300-L

Fusca 1300 Standard 1975. Em novembro de 1974 a Volkswagen do Brasil lançou os modelos 1975 do Fusca. As versões disponíveis nessa ocasião eram o

Leia mais »
FUSCA 1953

1953. O PRIMEIRO OVAL

Fusca oval: lançado em março de 1953. No dia 10 de março de 1953 o primeiro Fusca oval saiu da linha de produção da fábrica

Leia mais »
ATOGAS

ATOGAS

Veneno alemão de época: Atogas.     Dentre as diversas tentativas de melhorar a performance do Fusca na década de 1950, a empresa alemã Galmar

Leia mais »
FUSCA 1955

FUSCA 1955

Fusca 1955.   O Fusca 1955 iniciou sua produção em janeiro de 1955. Naquela época a Volkswagen ainda não antecipava o lançamento do modelo seguinte

Leia mais »
FUSCA 1958

FUSCA 1958

Fusca modelo 1958: inúmeras novidades! O Fusca modelo 1958 foi lançado em 1º de agosto de 1957, a partir do chassi nº 1.600.440 e pôs

Leia mais »
KOMBI 1975

KOMBI 1975

Kombi 6 portas 1975. 1975 marca o último ano da Kombi Corujinha no Brasil. Diferente do que aconteceu na Alemanha, que teve o modelo descontinuado

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

JUPITER GREY L225

Fusca Standard 1959 na cor Jupiter grey. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a agosto de 1963 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

MEDIUM BLUE L37

  Fusca 1951 na cor medium blue. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1951 a julho de 1958 para os Fuscas Standard.

Leia mais »
FUSCA 1947

DARK BLUE L32

  Fusca 1947 na cor dark blue. Cor utilizada na Alemanha nos Fuscas Standard até julho de 1951. Código L32.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PEARL GREY L21

Pearl Grey.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha nos Fuscas Standard até março de 1953. Código L21.   Cor exclusiva dos Fuscas alemães Standard.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

FJORD BLUE L434

  Fusca Fjord Blue.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

KALAHARI BEIGE L343

  Kalahari Beige.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667. Código

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

GARNET RED L358

  Garnet Red.   Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha utilizada entre agosto de 1958, chassi nº 2.060.332, e julho de 1959, chassi nº 2.528.667.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

PRAIRIE BEIGE L378

Fusca na cor prairie beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

DIAMOND GREEN L412

Diamond Green. Cor utilizada pela Volkswagen alemã entre abril de 1956, chassi nº 1.173.573 a julho de 1957, chassi nº 1.600.439. Código L412.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

CHESTNUT BROWN L73

Chestnut brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre abril de 1951 a janeiro de 1954. Código L73.

Leia mais »