Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

IKA

MALAS DE VIAGEM IKA

Malas Ika para Volkswagen. Já abordamos as malas de viagem feitas pela curitibana IKA cujo post pode ser consultado clicando aqui. Hoje desejamos apenas compartilhar com nossos assinantes

Leia mais »
FUSCA 1976 1300-L

FUSCA 1976: 1300 E 1300-L

Fusca 1300-L 1976 na cor marrom savana. Em outubro de 1975, a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca, disponível nas versões 1300,

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

AZUL ORIENTE – L 3010

  Fusca 1300 Standard 1976 na cor azul oriente.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1976 nos veículos Fusca, Variant, Brasília e

Leia mais »
B.F.GOODRICH

PNEUS B.F. GOODRICH

O Fusca foi equipado com pneus da marca B.F. Goodrich. A empresa B.F. Goodrich foi fundada em 1870 por Benjamin Franklin Goodrich em Ohio, Estados

Leia mais »
VARTA

BATERIA VARTA

Bateria Varta. As baterias da marca Varta equiparam o Fusca alemão desde a década de 1950, sendo um fornecedor oficial da Volkswagen. Aqui no Brasil,

Leia mais »
SÉRIE ESPECIAL ÚLTIMA SÉRIE

FUSCA ÚLTIMA SÉRIE

Última Série: últimos Fuscas produzidos em 1986. Em 31 de outubro de 1986, a Volkswagen encerra a produção do Fusca no Brasil, após ter produzido 3.324.506

Leia mais »
ALZA IND. E COM.

PROTETOR DE PAPO

Protetor de papo da Brasília. O protetor de papo ou peito de aço é um acessório instalado no VW Brasília (1973-1982) para proteger a chapa

Leia mais »
CHAVEIROS

MOEDEIRA

Moedeira: lugar para guardar as moedas dentro do Fusca. Um local adequado para guardar as moedas dentro do carro é algo de grande valia. Ter

Leia mais »
SP2 CINTO DE SEGURANÇA

SP2: CINTOS DE SEGURANÇA

SP2: cinto de segurança de 3 (três) pontos. O VW SP2, fabricado no Brasil entre 1972 e 1975, foi  um veículo inovador em vários aspectos

Leia mais »
TRATOR PORSCHE

PORSCHE: O TRATOR DO POVO

Ferdinand Porsche: criador do trator do povo. Na Alemanha da década de 1930 políticas governamentais visavam popularizar diversos bens de consumo, tais como o nosso

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

LARANJA GRANADA – L1251

   Fusca 1500 1971 na cor laranja granada. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1971 no Fusca, Variant e TL. Código L1251.

Leia mais »
BANCOS

BANCOS GOMÃO

Bancos do tipo gomão. Gomão é a denominação popular dada ao padrão dos bancos utilizados por alguns veículos montados pela Volkswagen do Brasil no período

Leia mais »
KARMANN-GHIA 1968

KARMANN-GHIA 1968

Karmann-Ghia 1968 na cor amarelo margarida. 1968 foi um ano que o Karmann-Ghia teve inúmeras inovações em relação ao modelo do ano anterior. A começar

Leia mais »
DRENO DE BORRACHA DOS FARÓIS

DRENO DE BORRACHA DO FAROL

Dreno de borracha no bojo dos faróis.   Em agosto de 1959, com o lançamento do modelo 1960 do Fusca, a Volkswagen introduziu um dreno

Leia mais »
FUSCA 1945

FUSCA 1945

Fusca 1945 tipo 51.   Já abordamos diversos aspectos do Fusca 1945 em post anterior (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos especificamente uma particularidade construtiva do tipo 51 (antigo

Leia mais »
FUSCA 1986

AZUL ATLANTA

Fusca 1986 no cor azul Atlanta. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para o Fusca, já no final da linha 1986. Código de plaqueta: 074.

Leia mais »
ZÉ DO CAIXÃO - ACESSÓRIOS

ACESSÓRIOS DO ZÉ – PARTE II

  VW 1600, vulgo Zé do Caixão. Já havíamos anteriormente abordado os acessórios disponíveis para o VW 1600 (para acessar esse post clique aqui). Hoje vamos

Leia mais »
ENZMANN 506

ENZMANN 506

Enzmann 506. Muitos devem ter visto esse carro nas redes sociais participando do evento de Kemell (clique aqui para saber mais sobre esse encontro) e em Bad

Leia mais »
1100 X 1200

SABONETEIRA 1100 X 1200

  Bomba de gasolina.   A chapa metálica de cobertura ou proteção da bomba de gasolina dos Fuscas com motores 1.100 e 1.200 é popularmente

Leia mais »
ROMETSCH

FUSCA 4 PORTAS

Anúncio da Rometsch. Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava em frangalhos sob todos os aspectos. A indústria se esforçava para reativar

Leia mais »
KAMEI

KAMEI

Um pequeno vídeo mostrando um Fusca com diversos acessórios de época fabricados pela empresa alemã Kamei. Esse veículo se encontra no Museu da VW em

Leia mais »
BILBAO

BILBAO

 Bilbao: produtos para a linha VW a ar. A Bilbao é uma empresa fundada em 1957 em São Paulo (SP), fabricante de polias do virabrequim, polias

Leia mais »
FILTRO DE GASOLINA

FILTRO DE GASOLINA

 Filtro de gasolina. O Fusca, durante muito tempo, não era equipado com o filtro de combustível instalado junto à bomba de gasolina, no cofre do

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT

O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do fusca,

Leia mais »

POLICRISTAL

A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio

Leia mais »

COFRE ANTONINHO

Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA),  desenvolveram-se, localmente,

Leia mais »

LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA

Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por

Leia mais »

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA

Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual

Leia mais »

PORTA CHAPÉU

    Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o

Leia mais »

RIMI

Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os

Leia mais »

FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM

Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação

Leia mais »

KAMEI

Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,

Leia mais »

ANTENAS TRUFFI

“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos

Leia mais »

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver

Leia mais »