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Postagens exclusivas Opasgarage:

EMBELEZA HORRORES!

Anúncio de Julho de 1968. A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era

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VOLANTE BOBO

 No início de 1971 a empresa paulistana VOLINTER Indústria e Comércio Ltda, sito à Rua Major Basílio 36, São Paulo (SP), lançou um novo volante

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FRISO DA CALHA DE TETO

No início dos anos 60 o friso da calha de teto já figurava em alguns catálogos de acessórios.  O friso era feito de um plástico flexível

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TERMÔMETRO

 No verão …  … ou no inverno …  … saber a quantas anda a temperatura é indispensável; quase uma curiosidade natural do ser humano. E nada

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ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE

 A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc.    Um

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ORGANIZADOR DE PORTA-LUVAS

 Anúncio de junho de 1968. Divisor, separador, organizador do porta-luvas. Seja qual nome queira dar, ele é útil, principalmente para organizar aquelas pequenas coisas que

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TETO SOLAR KARMANN GHIA

A empresa alemã Karmann iniciou suas atividade em 1784 em Osnabrück, na Alemanha. No final de 1949 começou uma parceria com a Volkswagen alemã, fabricando

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VENEZIANAS

As venezianas (ou persianas) para carros foram moda nos anos 50 e 60. Foram usadas nos Fuscas split, … … ovais, … … nos Fuscas com vigia

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HELLO, BYE BYE!

Acessório típico do final dos anos 70 e início dos anos 80. Não tinha nenhuma utilidade prática. Não passava de uma brincadeira para quem vinha

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POLEIROS DE PÁRA-CHOQUES

Todos os Fuscas fabricados até abril de 1955 não possuiam os protetores superiores de pára-choques em forma tubular, conhecidos aqui no Brasil como poleiros, uma

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CATAVENTO KADRON

A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no

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VINCADAS E LISAS

O vinco é um sinal ou sulco que fica em algo que se dobrou. O vinco aparece em qualquer tipo de material, tais como tecido,

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BUZINA FER

A empresa alemã FER fabricava buzinas duplas para serem adicionadas a qualquer veículo. Essas buzinas chegaram a ser vendidas no Brasil nos anos 60. Acima,

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BRASÃO DO CAPUZ

O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não

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MALETA DE PIQUENIQUE CONAP

Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga “Wikipedia” “um convescote

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RADIO ZILOMAG

 A Zilomag era tradicional fabricante de rádios nos anos 60. De Aero Willys a Fuscas. Para todos os carros nacionais. Fabricou rádios de 6 e

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LANCHEIRA KOMBI

Acampar com uma Kombi é um prazer indescritível. Porém, se esse sonho está muito distante, resta-nos um lanchinho temático. Para quem gosta de automobilia essa lancheira

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RADIO AKKORD AUTOTRANSISTOR

Com o lançamento do Fusca com o vidro traseiro quadrado, ocorrido em agosto de 1957, a empresa alemã Akkord-Radio GMBH Herxheim/Pfalz, lançou um modelo do

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LUZ DE EMERGÊNCIA ENDERS

  A empresa alemã ENDERS era especialista na fabricação de produtos para camping, tais como cadeiras, mesas, equipamentos de iluminação e, principalmente, fogões portáteis. Folder

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DISCO DE VINIL

Há quem não troque o som do velho disco de vinil pelo puríssimo som em CD ou MP3. Aquele chiadinho realmente dá saudade. Naquela época,

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A BANDA VOLKSWAGEN

 Você sabia que a Volkswagen do Brasil tinha uma banda? Não, não é a banda “Pardal e seus Rapazes”. Tinha por nome “A Banda Volkswagen”.

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PALÁCIO DA ALVORADA

Em 1960 Brasília, Capital do Brasil, foi inaugurada. Dois anos antes porém, em 1958, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil, já

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TETO DE VINIL

Aqui no Brasil, nos anos 60 e 70, era comum os carros mais luxosos possuírem revestimento de vinil no teto, quer como item opcional –

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SACADOR DE CALOTA

Tirar a calota do Fusca com a ferramenta adequada é sempre recomendável. Nada de tentar tirá-la com uma chave de fenda, você poderá arranhar a

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O SONHO DE TER UM KDF!

A fábrica da atual Volkswagen teve sua pedra fundamental lançada em 1938 na Alemanha, onde hoje se situa a cidade de Wolfsburg. O Fusca foi

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PESCANDO DE FUSCA!

Homem pescando à beira do Rio Aller, ao lado da Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha. Foto de 1959. Apesar de nem todos gostarem, o

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VISUALIZADOR DE SEMÁFORO

  É comum, até mesmo nos dias atuais, o motorista ter dificuldade de enxergar o semáforo, principalmente quando for o primeiro da fila aguardando o sinal

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

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CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

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TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

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TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

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DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

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TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

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BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

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ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

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TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

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PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

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CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

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DEFLETOR DE ÓLEO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

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