Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT

O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do fusca,

Leia mais »

POLICRISTAL

A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio

Leia mais »

COFRE ANTONINHO

Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA),  desenvolveram-se, localmente,

Leia mais »

LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA

Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por

Leia mais »

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA

Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual

Leia mais »

PORTA CHAPÉU

    Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o

Leia mais »

RIMI

Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os

Leia mais »

FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM

Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação

Leia mais »

KAMEI

Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,

Leia mais »

ANTENAS TRUFFI

“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos

Leia mais »

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CORES FUSCAS ALEMÃES

MEDIUM BROWN L70

Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

BORDEAUX RED L51

  Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.

Leia mais »
KARMANN GHIA

KARMANN-GHIA 1970

Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a

Leia mais »
PNEUS

RODÍZIO DE PNEUS

Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi.   A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

SAHARA BEIGE L272

Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

ICELAND GREEN L213

Fusca 1955 na cor Iceland green.   A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

LIGHT BEIGE L275

Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

JUNGLE GREEN L315

Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

REED GREEN – L313

Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº  1-823

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

BEGE EQUATORIAL – LK 7032

Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.

Leia mais »
FUSCA 1968 ALEMÃO

QUE LANTERNA É ESSA?

  Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO

MERLI

  Anúncio de setembro de 1963.   A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo

Leia mais »
EMPI

FUSCA GTV

Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.

Leia mais »
MAÇANETAS INTERNAS

MAÇANETA WALROD

Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação

Leia mais »
ENCONTROS

VOLKSFEST 2023

  Cartaz de 2023 do Volksfest Curitiba.   Entre os dias 6 e 7 de maio de 2023 ocorreu a 4ª edição do Volksfest, realizado

Leia mais »
FUSCA 1993

FUSCA ITAMAR (1993-1996)

Fusca 1993 na cor vermelho sport. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, que ficou popularmente

Leia mais »
FUSCA 1996

CINZA STONE LK4002

Fusca 1996 na cor cinza stone.   Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1996 do Fusca, código LK4002, código plaqueta 136. Cor

Leia mais »
FUSCA 1996

PARAFUSO ALLEN

Parafuso hexagonal Allen. O parafuso do tipo Allen é um fixador com cabeça hexagonal interna, patenteado em 1910 pelo industrial americano William G. Allen, daí

Leia mais »
FUSCA 1970 1300 SEGUNDA SÉRIE

FUSCA 1300 1971

Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao

Leia mais »
ALTO-FALANTE

ALTO-FALANTE PARA FUSCA

Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário

Leia mais »
NORDLAND

VISORES DE SOL PARA FUSCA

  Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado

Leia mais »
FUSCA 1970

FUSCA 1970

Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca

Leia mais »
FUSCA 1968

FUSCA 1968

Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts

Leia mais »
EVOLUÇÃO DO VOLANTE (1950-1959)

VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)

Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa

Leia mais »
BLUE DOT

BLUE DOT

Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e

Leia mais »
COLETOR DE ADMISSÃO

COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)

Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o

Leia mais »
FUSCA 1945

FUSCA 1945/6

Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo

Leia mais »