Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT

O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do fusca,

Leia mais »

POLICRISTAL

A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio

Leia mais »

COFRE ANTONINHO

Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA),  desenvolveram-se, localmente,

Leia mais »

LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA

Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por

Leia mais »

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA

Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual

Leia mais »

PORTA CHAPÉU

    Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o

Leia mais »

RIMI

Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os

Leia mais »

FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM

Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação

Leia mais »

KAMEI

Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,

Leia mais »

ANTENAS TRUFFI

“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos

Leia mais »

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA

SAIA LATERAL DO PARA-LAMA

Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960.   Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de

Leia mais »
1300-N

FUSCA 1300-N

  Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita

Leia mais »
FUSCA 1974

VOLANTE BUMERANGUE

Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR INTERNO ANTI-OFUSCANTE

ESPELHO BIFOCAL GHE

Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal.   A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de

Leia mais »
1.000.000

1955. O ANO DO MILHÃO

1.000.000 de VWs produzidos em 1955.   1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão

Leia mais »
CONCESSIONÁRIAS

MONUMENTO

Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968.   A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na

Leia mais »
FUSCA 1969

INSTRON

Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca.   A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a

Leia mais »
GAIATO

GAIATO

Jipe Gaiato.   Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer

Leia mais »
CAPA PROTETORA DO DISTRIBUIDOR

MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR

  Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca.   A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi

Leia mais »
APELIDOS DE PEÇAS E ACESSÓRIOS

PUDIM

Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”.   O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas

Leia mais »
BUZINA

CARVÃOZINHO DA BUZINA

“Beep-Beep”, sai da frente!   Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada

Leia mais »
CORES FUSCAS ALEMÃES

METALLIC BLUE L35

Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do

Leia mais »
ESTRIBOS

FRISOS DOS ESTRIBOS

Estribo do Fusca.   Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da

Leia mais »
CALOTA ORIGINAL

A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS

Calotas do Fusca.   O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de

Leia mais »
EVOLUÇÃO DOS SUPORTES DE PARA-CHOQUE

SUPORTE DO PARA-CHOQUE

Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no

Leia mais »
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO

Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca.   Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen

Leia mais »
CRUXEN

RÁDIO CRUXEN

  Anúncio de junho de 1968.   Durante  a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram

Leia mais »
BRASILWAGEN

BRASILWAGEN

Sede da Brasilwagen em São Paulo.   A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais

Leia mais »
CORES

AZUL ATLAS L338

Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.  

Leia mais »
APRILIA

TREMENDÃO

Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969.   A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO SANTILLI

SANTILLI

  Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a

Leia mais »
CINZEIRO

HAGUS

Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,

Leia mais »