Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
PNEUS
Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A
PAINEL ACOLCHOADO
Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”
BERND REUTERS
Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de
DESEMBAÇADOR
1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do
VOLKS ENFEITADO
Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento
ACESSÓRIOS OFICIAIS VW-BRASIL
Mais raro que os próprios acessórios é encontrar no Brasil algum catálogo de época com os acessórios disponíveis para o Fusca. Tão comum lá fora,
PROTETOR GRELHA
Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve
HEBMÜLLER – CAPAS DE PROTEÇÃO
Esse acessório é antigo. De 1950. Para o mais raro dos Volkswagens: um Hebmüller. Capas de proteção do volante, laterais de porta, bancos dianteiros e capota.
FLAGPOLE, BALIZA
Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a
KARMANN GHIA
Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento
ASSOALHO
Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande
CONSOLES
Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era
VARIG
Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios
FÓRMULA VEE
Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia
EVOLUÇÃO DO PAINEL 1950-1969
Da série originalidade do fusca alemão. A evolução do painel de 1950 a 1961. Até setembro de 1952: De outubro de 1952 até dezembro de
QUANDO UMA BORRACHA É UM ACESSÓRIO
Tampões originais da dobradiça de porta. Não há lugar algum do Fusca que não tenha se criado um acessório. As borrachas (acessórios) que deste tópico
HAZET
Estande da Hazet nos anos 50. A empresa HAZET, sediada na Alemanha, foi fundada em 1868 por Hermann Zerver. HAZET é uma composição da pronúncia,
LUZ DE RÉ
Um dos acessórios mais úteis para o fusca. O fusca, em boa parte de sua produção, não vinha com luz de ré. Era um acessório muito
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de
FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um
FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita
EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros
VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.
PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A
ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de
1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão
MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na
INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a
UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos
A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos
GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina
GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer
MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi
PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas
ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos
RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,
ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a
CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada
METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do
FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da
VEÍCULO DO ASSINANTE. FUSCA 1962
Fusca 1962 do assinante Caio Ramos. É notório que o Fusca desperta uma empatia incomum à maioria das pessoas, principalmente em crianças. Graças a
A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS
Calotas do Fusca. O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de
SUPORTE DO PARA-CHOQUE
Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no
PINTADOS OU GALVANIZADOS? A SAGA CONTINUA ….
Fusca 1952 com parafusos das dobradiças galvanizadas de preto. Continuando a série “Pintados ou Galvanizados?” iniciada neste tópico (clique aqui), hoje abordaremos os parafusos das
TRAVA DA MAÇANETA INTERNA GERINA
Funcionamento da trava de segurança. O acessório já foi abordado anteriormente (para mais informações, clique aqui). Hoje, um pequeno vídeo de seu funcionamento. Era
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO
Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca. Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen
RÁDIO CRUXEN
Anúncio de junho de 1968. Durante a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram
BRASILWAGEN
Sede da Brasilwagen em São Paulo. A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais
AZUL ATLAS L338
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA: PINTADOS OU GALVANIZADOS?
Parafusos da dobradiça de porta galvanizados. Os parafusos das dobradiças de porta são galvanizados, como na imagem acima, ou pintados da cor da carroceria? Essa
TREMENDÃO
Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969. A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo
SANTILLI
Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a
HAGUS
Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,